• Autor: Victor Pinheiro
  • 10 Minutos de leitura
  • 28 de agosto de 2023

Conteúdo criado por humano

7 dicas de ouro para aumentar o tráfego orgânico do seu site

Alcançar maior tráfego orgânico significa aumentar as visitas que o seu site recebe de forma espontânea, sem precisar pagar por anúncios. Isso faz com que seu negócio ganhe visibilidade, oportunidades de conversão e vendas.

Então, se você quer melhorar essas métricas, é importante entender como aplicar estratégias eficientes para garantir tráfego orgânico para seu site.

Pensando nisso, separamos para você as 7 melhores estratégias para aumentar o tráfego orgânico da sua página nos mecanismos de busca. Confira no conteúdo abaixo e anote essas dicas!

O que é tráfego orgânico

O tráfego orgânico é a aquisição de novos visitantes em uma página sem precisar investir em anúncios. Ou seja, o público chega até o seu site através da própria pesquisa no Google ou em outros mecanismos de busca como Bing, por exemplo.

Para que isso seja possível, você deve utilizar estratégias baseadas em:

  • Análise de dados;
  • Marketing de conteúdo;
  • Técnicas de SEO;

As ações que geram tráfego orgânico também são mais duradouras para as empresas. Afinal, elas são capazes de alimentar uma conexão com o usuário, objetivando que ele volte a visitar o site. De fato, um post em um blog pode acabar gerando resultados por anos.

Quais as principais vantagens de investir no tráfego orgânico - queen

Quais as principais vantagens de investir no tráfego orgânico

Afinal, qual a melhor opção: tráfego orgânico ou tráfego pago? 

O tráfego pago é impulsionado por investimentos em links e anúncios. Quando você pesquisa um resultado no Google, provavelmente já viu as primeiras posições com indicação de “patrocinado”.

Da mesma forma, para atrair visitantes, algumas empresas colocam anúncios em outros sites. Mas, afinal, por que então você precisa gerar tráfego orgânico? Confira a seguir as principais vantagens dessa estratégia para o seu negócio.

Resultado consistente

O tráfego orgânico é essencial para obter resultados a longo prazo. Ao criar um conteúdo de qualidade e estratégico, você consegue fazer com que ele fique mais tempo ranqueado. Quanto mais tempo ele consegue ficar nas primeiras posições, mais usuários ele atrai para a sua página.

Portanto, você investe em um conteúdo e ele traz resultado por um longo período, garantindo sua estratégia por mais tempo.

Conteúdos escaláveis

No tráfego pago, se uma campanha não recebe mais investimento e impulsionamento, os cliques normalmente diminuem. Enquanto isso, no tráfego orgânico, as práticas geram um resultado mais duradouro, que pode crescer em visitas mesmo muito tempo depois.

Autoridade

A autoridade da sua empresa só pode ser construída com o tempo, e, para isso, é importante estar nas primeiras posições dos buscadores. Quanto maior o seu tráfego orgânico, maior será a sua visibilidade e autoridade.

Posicionamento digital

O tráfego orgânico influencia o posicionamento digital de um site, já que também alimenta a posição que a página ocupa nos resultados de busca para determinadas palavras-chave. 

Quanto melhor o posicionamento, maior a probabilidade de atrair mais cliques, gerar mais tráfego orgânico. Então, as práticas para atrair tráfego orgânico naturalmente também influenciam no crescimento do seu posicionamento na SERP (página de resultados de pesquisa dos buscadores).

Retorno do investimento

O tráfego orgânico pode gerar um retorno significativo do investimento (ROI) para um site. Não é necessário pagar por cliques individuais, mas sim por um crescimento sustentável da empresa nos mecanismos de busca.

A estratégia, quando bem feita, tem alto potencial de conversão, reduzindo a dependência de investimentos constantes em anúncios pagos.

Construção de relacionamento

Através das estratégias de tráfego orgânico e conteúdos de qualidade, você ganha a confiança e satisfação dos seus usuários. Isso porque eles entendem que você é especialista no que o seu negócio se propõe.

Além disso, é possível também criar experiências satisfatórias dentro do seu site, favorecendo que o seu usuário fique mais tempo navegando no seu site ou retorne sempre que precisar.

7 dicas de ouro para aumentar o tráfego orgânico do site - queen

7 dicas de ouro para aumentar o tráfego orgânico do site

Mas afinal, como fazer tráfego orgânico? Confira abaixo as 7 dicas que separamos para te ajudar a melhorar a sua estratégia para alcançar mais visibilidade e usuários de forma orgânica.

1) Adote boas práticas de SEO técnico

A sigla SEO (Search Engine Optimization ou otimização para motores de busca) foca em colocar a sua página em primeiro lugar nos buscadores. Por isso, é uma técnica essencial para quem busca tráfego orgânico. Quanto mais visibilidade, mais cliques.

Para alcançar boas posições nos mecanismos de busca, você deve investir, principalmente, na experiência do usuário. Então fique atento a aspectos como:

  • Otimização da performance do seu site e da velocidade de carregamento;
  • Responsividade e uma boa versão mobile-friendly;
  • URLs amigáveis, curtas, com a palavra-chave, sem números ou caracteres confusos;
  • Arquivo robots.txt configurado corretamente para que páginas desnecessárias não sejam indexadas;
  • Otimização de imagens com boa qualidade e tags Alt descritivas, para que o mecanismo de busca entenda do que se trata;
  • Uma conexão segura HTTPS para garantir a proteção dos dados dos usuários;
  • Estruturas adequadas de títulos (H1, H2, H3, etc.), e mais.

Ao implementar essas práticas do SEO técnico, você melhora a experiência do usuário, além de otimizar a visibilidade da página nos mecanismos de busca, o que pode aumentar o tráfego orgânico ao longo do tempo. 

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2) Faça um planejamento estratégico de palavra-chave com foco no ICP

As palavras-chave são essenciais para ranquear no buscador, pois são elas que indicam o que o usuário busca. Quando o usuário procura por um termo e o seu site possui conteúdo para esse tema, fica mais fácil aparecer nos resultados dos mecanismos de busca.

Por isso, o planejamento estratégico de palavras-chave com foco no perfil do cliente ideal (ICP) deve ser uma técnica usada desde o início. Ela é necessária para aumentar o tráfego orgânico do site, pois direciona seus esforços de SEO para o usuário certo.

Então, saiba bem quem é o seu público-alvo, entenda suas dores, necessidades e desafios.

Para isso, você pode utilizar ferramentas de pesquisa de palavras-chave, como o Google Keyword Planner, e identificar os termos com bom volume de busca e baixa concorrência.

Também é interessante mesclar as palavras-chave de cauda longa (long-tail) com as mais genéricas de acordo com a etapa do funil de conteúdo

As de cauda longa são mais específicas e, normalmente, utilizadas para conteúdos mais meio e fundo de funil. Já as palavras-chave mais genéricas, abordam assuntos mais gerais e são utilizadas para topo de funil.

3) Produza conteúdos escaláveis

Os conteúdos escaláveis são os que podem ser otimizados e adaptados para atender aos interesses do público-alvo. Você pode produzi-los através do marketing de conteúdo. Esta é uma estratégia de aquisição de clientes por meio da criação e da entrega de conteúdos de valor.  

Opte por tópicos amplos, relevantes, que podem ser divididos em seções e diferentes abordagens e inclusive destrinchados em uma série de conteúdos. Os formatos devem ser versáteis, para diferentes canais, em vídeo, podcast, e-book, infográfico e mais.

Você pode criar tutoriais, guias, checklists… Sempre atualizando periodicamente para manter as informações relevantes. Priorize temas atemporais, com boa vida útil e incentivos para interações (comentários, curtidas, download, assinaturas, cliques e mais).

Aproveite os conteúdos já existentes para criar novos formatos. Eles devem ser usados nos canais para alcançar mais usuários e gerar tráfego orgânico. Chame o usuário do Instagram para o seu site, do e-mail para o seu blog, incentive esse tráfego.

4) Crie bons titles e meta-descriptions

O title é o título que o seu conteúdo terá ao aparecer no resultado de busca. Portanto, ao criar títulos, é preciso utilizar de técnicas de persuasão para incentivar o usuário a clicar no seu conteúdo.

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Já a meta-description é a descrição da página que aparece logo abaixo do title. Nela, você deve informar do que se trata o seu conteúdo, utilizando também de técnicas de persuasão para incentivar o usuário a clicar.

Então, aposte em titles e meta-descriptions relevantes. Nelas, é preciso constar a palavra-chave do seu conteúdo, além de seguir regras de tamanho. Assim, os títulos devem ter menos de 70 caracteres, e as meta-descriptions devem ter menos de 160 caracteres. 

Seja convincente, persuasivo, desperte emoções, mostre autoridade, credibilidade, e inclua um apelo à ação de clique para saber mais.

5) Pratique a estratégia de backlinks

Backlinks são aqueles links que apontam para o seu site, vindos de outras páginas. Esses são reconhecidos pelos mecanismos de busca e funcionam como um sinal de relevância e autoridade. 

Para receber mais backlinks, conte com um conteúdo valioso, informativo, que pode ser citado como referência para outros sites. Faça parcerias, seja um autor convidado em outros blogs para mostrar o seu conhecimento.

Faça pesquisas para gerar dados exclusivos, que podem ser atrativos para diferentes páginas. Crie conteúdos de valor e atraentes em diversos formatos para gerar compartilhamentos.

Também não perca as menções sem um link, ou seja, aquelas que não vinculam o seu site. Se possível, entre em contato e peça a linkagem.

6) Utilize ferramentas eficientes de SEO

As ferramentas de SEO podem dar insights importantes para o seu planejamento e para o SEO técnico do seu site. Dessa forma, contar com as melhores opções do mercado é essencial para estar sempre à frente da concorrência.

Aqui na Queen, contamos com as ferramentas mais completas do mercado, como Semrush e Niara.

7) Contar com ajuda de especialistas em SEO

Você pode entender como melhorar o seu tráfego orgânico, mas não ter a prática na hora de colocar a mão na massa. Para isso, conte com uma equipe que entenda do assunto e seja especialista em tráfego orgânico e SEO.

Você precisa de conhecimento especializado para gerar um conteúdo otimizado, com pesquisa de palavras-chave estratégicas, análise de dados, monitoramento de desempenho, conhecimento sobre algoritmos e mais.

E nós aqui na Queen temos tudo o que você precisa para alcançar excelentes resultados. Com a nossa equipe, você vai construir uma base sólida de tráfego orgânico, fazendo o seu negócio crescer de forma sustentável.

Além disso, você garante que a sua estratégia seja eficiente a longo prazo, trazendo a autoridade necessária para o seu negócio no mercado.

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Victor Pinheiro

Victor Pinheiro é o atual CEO da Queen, além de ser um administrador de empresas e consultor do mercado de SaaS com ampla experiência em projetos de SEO para Startups e empresas de tecnologia. Com mais de 7 anos de atuação, Victor é um especialista em SEO, Inbound Marketing e Marketing Digital. Entregando soluções estratégicas para impulsionar o crescimento dos negócios no Google. Seu conhecimento e expertise no segmento B2B são fundamentais para potencializar a visibilidade das empresas, garantindo que elas se destaquem nos motores de busca e conquistem seus mercados.

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