• Autor: Victor Pinheiro
  • 14 Minutos de leitura
  • 28 de janeiro de 2022

Conteúdo criado por humano

Marketing de conteúdo: o que é e quais os benefícios para seu negócio

Você sabia que o marketing de conteúdo é uma das estratégias de conversão mais eficientes para se investir?

Isso porque o marketing de conteúdo tem o poder de aumentar o tráfego orgânico do seu site e o reconhecimento do seu negócio, se tornando uma das mais eficientes estratégias de Marketing Digital da atualidade. 

Tanto é que essa estratégia é utilizada hoje por cerca de 84% das empresas, segundo pesquisa da Semrush.

O Marketing de Conteúdo parte da premissa de atrair e converter clientes por meio da criação de conteúdo de valor para cada etapa da jornada de compra da sua persona.

Esse conteúdo pode ser um artigo em um blog, vídeo no YouTube, e-book, campanha de e-mail, podcast ou um post em alguma rede social, como o Instagram, por exemplo. 

A venda acaba, assim sendo, uma consequência. Acontece de forma mais sutil e otimizada. 

Neste artigo, você vai entender o que é marketing de conteúdo, qual a sua relação com o inbound marketing e as principais vantagens de desenvolver uma estratégia de content marketing para a sua empresa. Confira a seguir!

Entenda o que é o marketing de conteúdo 

O marketing de conteúdo é uma estratégia de aquisição de clientes por meio da criação e da entrega de conteúdos de valor.  

É enxergar o cliente como um ser humano, sabendo identificar suas dores, medos, problemas, e apresentar propostas de como solucioná-los. 

Com artigos em blogs, vídeos no Youtube, podcasts, e-books e planilhas, você, aos poucos, educa e nutre os potenciais clientes em todas as etapas do seu funil de vendas, tornando-se uma referência e autoridade na área

E sabe a melhor parte? Por mais que não venda de forma direta, o content marketing permite que a sua empresa fique na cabeça do cliente, fazendo com que ele escolha você dentre tantos outros concorrentes. 

Aqui, entra em jogo o gatilho da reciprocidade: se de graça a empresa já me entrega tanto, imagine ao comprar pela solução que ela me oferece? Por isso, a venda se torna mais fácil e natural. 

Afinal, o que é conteúdo? 

No Marketing, conteúdo é aquilo que o seu público-alvo deseja. É nessa ideia que se fundamenta o marketing de conteúdo, que tem o foco na trajetória do cliente desde o momento em que ele tem um primeiro contato com a sua empresa, até o momento em que ele vira lead e concretiza a venda. 

Por isso é tão importante, antes de começar a desenvolver uma estratégia de conteúdo, entender com quem você está falando, qual a persona do seu negócio, quais as suas dores e como você pode entregar a melhor solução. 

É a partir da persona que você conseguirá produzir conteúdos cada vez mais assertivos e personalizados para diferentes formatos.

Como surgiu o marketing de conteúdo

Por mais que a gente tenha o costume de associar o marketing de conteúdo ao marketing digital, ele existe há muitos anos! 

Em 1895, foi lançada a revista “The Furrow” por uma empresa do ramo de máquinas agrícolas, a John Deere. A revista tinha o objetivo de educar os trabalhadores do campo sobre meios de qualificar o seu negócio. 

Mesmo sendo proprietários da revista, a John Deere percebeu que apenas colocar anúncios de suas máquinas na revista não seria de interesse do público. Por isso, passaram a produzir também conteúdos relacionados à agricultura.

Dessa forma, a John Deere se tornou uma grande referência e líder no mercado de máquinas agrícolas e outras empresas passaram a seguir o seu exemplo. 

Foi o caso da gigante de pneus Michelin, que produziu o Guia Michelin com o objetivo de incentivar as pessoas a irem de carro a restaurantes. Que, assim, desgastam os pneus…

A Shell lançou o “Clube Irmão Caminhoneiro Shell” com o intuito de falar com os motoristas nas estradas e entender melhor suas necessidades, problemas e anseios.

É fato: se bem executado, o Marketing de Conteúdo é capaz de gerar resultados inestimáveis para uma empresa a longo prazo!

Entenda a relação do marketing de conteúdo com o inbound marketing

Imagine que está com o carro parado em uma das avenidas mais movimentadas da sua cidade. O trânsito, naquele dia, está uma loucura. 

É justamente nesses momentos de pico que vemos pessoas panfletando para lanchonetes, concessionárias, escolas e faculdades nas ruas. Ali, você não escolhe o conteúdo ou a propaganda que vai receber enquanto não chega ao seu destino.

Você simplesmente os recebe de forma passiva, assim como acontece nos canais de TV aberta, que seguem uma programação com horário definido. 

Essa estratégia de conteúdo em que somos receptores completamente passivos é conhecida como Outbound Marketing. Ou seja, o conteúdo vem até nós e não o contrário. 

Já o Inbound Marketing é a vertente do Marketing Digital que atrai o interesse das pessoas de forma não-invasiva e, portanto, muito sutil. 

Como isso acontece? 

No Inbound Marketing, o cliente é quem é atraído e chega até a sua empresa.

Ele encontra a sua empresa justamente por meio da entrega de conteúdos de valor no digital, que o atraiam e que sejam do interesse dele. É exatamente o que faz o Marketing de Conteúdo. 

Para isso, claro, você pode utilizar estratégias para que ele encontre a empresa mais facilmente, como otimizar seu site e seus artigos para SEO, isto é, para os mecanismos de busca do Google. 

Mas, ainda assim, o leitor é quem tem o poder e quem dá a permissão se quer continuar lendo seus artigos e tendo acesso aos seus conteúdos ou não. E, lógico, ele só chega à sua empresa se você produzir algum conteúdo que realmente seja do interesse dele. 

É justamente por tal motivo que o Inbound Marketing é também conhecido como Marketing de Atração. 

Para atrair desconhecidos, transformá-los em clientes e em fidelizadores da sua marca, você produz conteúdos e segue a metodologia do Inbound Marketing. 

A metodologia Inbound Marketing

A metodologia Inbound Marketing consiste em um processo de quatro etapas: atrair, converter, vender e fidelizar. 

Atrair

Na primeira delas, o Atrair, os possíveis clientes começam a perceber que têm um determinado problema, mas ainda não sabem qual. Por isso, começam a pesquisar sobre os sintomas desse problema a fim de nomeá-lo. 

Converter

Na segunda etapa, o Converter, aquele visitante regular é transformado em um lead, ou seja, em um visitante mais estratégico e valioso para a sua marca. De que forma isso acontece?

Agora, esse visitante estratégico, o lead, já sabe que tem um problema, reconhece qual é esse problema e começa a buscar soluções ou alternativas para ele. Para marcar seu território e seguir sendo útil ao possível cliente, você agora produz um e-book bem completo e cheio de informações importantes sobre o assunto e o libera gratuitamente em seu blog. 

No entanto, para baixá-lo, esse visitante regular precisa lhe dar algo em troca: clicar em um call to action (botão de “chamada para ação”) e preencher um formulário na landing page com informações mais detalhadas, como nome, telefone e e-mail. 

A partir desse momento, ele deixa de ser um mero visitante e se transforma em um lead, ou seja, um visitante estratégico e super valioso para o seu negócio. 

Percebe como, aos poucos, com a nutrição do cliente, a venda vai ficando mais próxima?

Vender

O terceiro estágio é Vender. É nesse momento que o lead já sabe de qual solução precisa para o problema e que você é uma delas. 

Ele está procurando a empresa certa para fechar negócio. Através de ligações, trilhas de e-mails, demonstrações da plataforma e reuniões, você vai mostrar que a sua empresa é a melhor opção e convertê-lo. 

Fidelizar

Uma vez que o cliente realmente virou cliente, pensa que acabou? Não mesmo. O Inbound Marketing considera também o pós-venda. Afinal, além de clientes, é preciso ter promotores, defensores da sua marca. 

Aqui, mais uma vez, o conteúdo entra em ação. Produza cases de sucesso, mostre como o seu cliente conseguiu tanto êxito utilizando a sua solução e deixe que ele venda por você!

Conheça os benefícios de investir no marketing de conteúdo

Agora que você já sabe o que é marketing de conteúdo e como ele está inserido dentro do Inbound Marketing, conheça os benefícios que ele traz para seu negócio.

De maneira geral, o principal objetivo do content marketing é atrair, engajar e fazer crescer a sua rede de clientes e apostar nessa estratégia para seu negócio possui uma série de vantagens, como:

Aumentar o tráfego orgânico

Entre os principais benefícios do marketing de conteúdo, está o aumento do tráfego orgânico do seu site. 

Segundo pesquisa realizada pela Semrush em 2020 com mais de 1.500 profissionais de marketing digital, o crescimento do tráfego orgânico é a principal métrica utilizada para medir o sucesso de um conteúdo, seguida do número de leads gerados. 

Justamente, porque, ao produzir conteúdos com planejamento e estratégia, como blogposts, artigos e e-books, você atrai uma grande quantidade de visitantes e pode nutri-los, transformando-os em leads. 

Por isso, é muito importante mapear e entender quais pontos você deve abordar no seu texto, quais palavras-chave são melhores de rankear e que estratégias de SEO pode utilizar para que o seu conteúdo esteja em uma das primeiras posições do Google. 

Concentre-se nos seus clientes para produzir conteúdos de valor e não no seu produto e veja, assim, o seu tráfego orgânico disparar!

Lembrando que os sites que possuem um bom tráfego são considerados mais relevantes na internet. Use o conteúdo a seu favor. 

Crescer o número de interações com a marca

Aumentar o reconhecimento da sua marca, torná-la líder e autoridade no mercado são desafios para você?

Hoje em dia, é completamente possível alcançar todos esses objetivos com a produção de conteúdos úteis e valiosos para a sua audiência. 

À medida em que você posta e seus conteúdos vão ranqueando no Google, as visitas orgânicas aumentam, assim como o número de interações dos leitores (ou possíveis clientes) com a marca. 

As pessoas começam a se engajar nos seus blogposts, compartilhá-los em grupos de Whatsapp e salvá-los na barra de favoritos do navegador. Tem publicidade melhor que essa, 100% espontânea?

De acordo com o CMI Report, inclusive, 79% das empresas usam conteúdos interativos na sua estratégia de conteúdo. Quizzes e infográficos estão entre um dos principais formatos adotados para chamar a atenção do leitor e retê-lo nos sites.

Além disso, no quesito interatividade, vale a pena divulgar esses materiais nos principais canais de comunicação da sua empresa como redes sociais: Instagram, Telegram, Twitter, Facebook, Youtube… 

Deixe sempre um canal de comunicação aberto com a sua audiência, escute o que ela tem a dizer. É nos comentários dos posts e nas interações via e-mail e direct que você tem as melhores ideias de conteúdo. 

Gerar reconhecimento de marca

Quanto mais conteúdo os novos clientes consomem da sua marca, mais familiaridade eles têm com aquilo que você oferece, estando mais propensos a pagar por um serviço seu. 

O marketing de conteúdo faz com que as pessoas conheçam a sua marca. Se o conteúdo que você produz realmente for bom, dificilmente você será esquecido. 

Educar o mercado 

Como mencionamos no início do texto, às vezes estamos com sintomas de um problema, mas ainda não sabemos ao certo que problema temos. É nessas horas que recorremos ao Google. 

Fazer Marketing de Conteúdo no digital é a oportunidade perfeita para falar sobre problemas e dores da audiência, quebrar objeções e apontar soluções e caminhos para os leitores. 

É por isso que quando se fala em Marketing de Conteúdo, fala-se também em nutrição. Você, aos poucos, educa o cliente e faz com que ele mesmo reconheça que precisa daquilo que a sua empresa oferece.

Impulsionar leads

O Marketing de conteúdo aumenta o tráfego orgânico do site, o número de interações, gera reconhecimento da marca, educa o mercado e transforma a geração de leads das suas páginas.

É através do uso de gatilhos mentais no momento certo da compra, ou seja, agora que você já entendeu o percurso e fez o necessário para que o cliente saiba que a melhor solução é a sua, é o momento ideal para usar os gatilhos para impulsionar os leads.  

Através de botões Call to Action e landing pages com copies persuasivas que você consegue tocar na dor do seu cliente e fazer com que ele responda ao seu questionário, gerando leads e deixando informações importantes para a próxima etapa, que é a venda.

É dessa forma que você cria uma base de leads valiosa, de interessados no seu nicho, e pode trabalhar, posteriormente, essa lista de e-mails com estratégia de venda.

Reduzir o custo de aquisição do cliente

Muito falamos do orgânico até aqui. Sendo que até na redução do custo de aquisição do cliente um Marketing de Conteúdo bem feito pode intervir!

O Custo de Aquisição do Cliente, conhecido como CAC, é o quanto a sua empresa gasta para conseguir um cliente. Esse processo envolve tanto o marketing como as vendas em si. 

A partir do momento que você tem uma lista de leads engajados, que acompanham e interagem com o seu conteúdo, o seu CAC diminui. Ou seja, você gasta bem menos com mídia paga para atrair e converter clientes. 

Isso acontece porque os seus clientes já terão um nível de consciência mais elevado (graças ao excelente conteúdo produzido) e estarão mais favoráveis ao momento de compra.

Fidelizar o cliente

Outra grande vantagem de entregar conteúdo de valor é que, por meio dele, você consegue fidelizar inclusive aqueles que já são os seus clientes. 

Isso mesmo!

Aproveite os momentos de interação nos conteúdos para respondê-los, pedir feedbacks e torná-los grandes defensores da sua marca. Clientes que vestem a camisa da sua empresa e vendem o seu produto por você na mesa do bar, em uma reunião do trabalho ou de família. 

Ao fidelizar o seu cliente, a sua marca estará na cabeça dele o tempo todo! Um grande diferencial!

Escolha a melhor estratégia para aumentar seu tráfego digital

Como você pôde perceber, o marketing de conteúdo é essencial quando o assunto é estratégia para atrair, fidelizar clientes e aumentar o reconhecimento da sua marca. 

Mas, para garantir resultados expressivos e mais rápidos, não basta apenas ter um conteúdo bem escrito, de qualidade e que realmente entregue valor ao leitor. 

É preciso fazer com que esse material seja mais facilmente encontrado pelas pessoas, aliando-o a uma estratégia de SEO.

Contar com profissionais experientes no mercado para elaborar estratégias de conteúdo já otimizados para os mecanismos de busca faz toda a diferença, já que traz mais visibilidade e reconhecimento para o seu negócio. 

Para escrever histórias memoráveis e impactar sua audiência através do marketing de conteúdo, conte com a equipe da Queen. Estamos preparados para ajudar sua empresa a crescer no digital. 

Victor Pinheiro

Victor Pinheiro é o atual CEO da Queen, além de ser um administrador de empresas e consultor do mercado de SaaS com ampla experiência em projetos de SEO para Startups e empresas de tecnologia. Com mais de 7 anos de atuação, Victor é um especialista em SEO, Inbound Marketing e Marketing Digital. Entregando soluções estratégicas para impulsionar o crescimento dos negócios no Google. Seu conhecimento e expertise no segmento B2B são fundamentais para potencializar a visibilidade das empresas, garantindo que elas se destaquem nos motores de busca e conquistem seus mercados.

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