• Autor: Victor Pinheiro
  • 11 Minutos de leitura
  • 26 de abril de 2024

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Como escolher uma estrutura de URL para alcançar bons resultados no Google

Você sabia que é preciso utilizar uma estrutura de URL otimizada para conseguir bons resultados no Google para a sua empresa?

Isto porque o uso correto das URLs vai ajudar o Google a encontrar e indexar melhor um site, o que vai trazer uma maior visibilidade para sua empresa no mercado e melhorar também o posicionamento dela no Google.

Por isso, é preciso entender quais são essas boas práticas e como aplicá-las para que você não erre no momento de definir suas URLs.

Confira neste artigo um passo a passo claro sobre como criar URLs amigáveis. Veja também informações detalhadas sobre o que é uma URL, qual a estrutura correta, as vantagens das URLs amigáveis para o SEO e mais. Boa leitura!

O que é URL e sua importância para negócios

Então, que é uma URL exatamente? A sigla URL significa Uniform Resource Locator ou Localizador Uniforme de Recursos.

Trata-se de um endereço único para uma página específica que costuma ser inserido em um navegador web, a forma básica e não criptografada de transferir dados.

A partir do endereço na web, páginas podem ser compartilhadas em diversas plataformas. Dessa forma, a URL é uma das principais tecnologias que tornam possível o funcionamento da internet. Sem ela, as páginas não seriam individuais.

Esse termo virou padrão em 1994, na RFC 1738 por Tim Berners-Lee, e resume uma composição de caracteres em sequência para que seja possível encontrar um recurso específico.

A URL, por exemplo, não inclui acentos e para encontrar o que você procura, é preciso digitar a URL corretamente.
Dessa forma, a estrutura URL é o principal caminho para que o cliente encontre suas soluções na web. Então, é importante que você utilize esses URLs de forma estratégica.

Qual a estrutura de uma URL

A estrutura URL é decisiva para os resultados de qualquer empresa na web, portanto entenda como funciona sua estrutura.

A estrutura de uma URL é composta por várias partes, cada uma com uma função:

  • Protocolo (https://): O protocolo indica como os recursos serão obtidos. O mais comum e melhor é o https (HTTP Secure). Toda URL se inicia com um protocolo para sinalizar o tipo de comunicação.
  • Domínio (seudominio.com.br): O nome do site, usado para identificar um ou mais endereços IP.
  • Porta: A porta é o número TCP associado ao protocolo usado na URL, usado para acessar o servidor do domínio. Geralmente é omitida nas URLs, pois a maioria usa o padrão (80 para http e 443 para https).
  • Caminho (/directory/page): Após o domínio e a porta, o caminho especifica a localização exata na máquina do servidor onde o recurso está.
  • Query (?query=example): A parte da query (após a interrogação) é usada para enviar um comando para informações específicas.
  • Fragment (#fragment): O fragmento é uma âncora que leva a uma parte específica de uma página.

Cada parte da estrutura URL é essencial para a localização do seu site e para a otimização para motores de busca (SEO).

Entenda o que é SEO e técnicas essenciais para a sua empresa chegar no primeiro lugar do Google.

Benefícios de URLs amigáveis para o ranqueamento no Google – queen seo marketing

Benefícios de URLs amigáveis para o ranqueamento no Google

Uma URL bem estruturada é um dos fatores para que o Google posicione melhor o seu site nos resultados de buscas na web.

Além disso, a estrutura de URL otimizada e parametrizadas serve como ferramenta para monitorar campanhas de marketing, analisar o comportamento do usuário ao interagir com o seu site, rastrear a fonte do tráfego orgânico e mais.

A URL pode entregar dados para otimizar as suas estratégias. Entenda mais vantagens:

1. Melhora a experiência do usuário

URLs claras e legíveis são mais fáceis de entender e ajudam os usuários a encontrar o conteúdo desejado. As pessoas são mais propensas a clicar em URLs que são fáceis de ler e descrevem o conteúdo esperado, e isso melhora a experiência do usuário.

Um exemplo simples de URL amigável é o endereço: https://seudominio.com/blog/seo

2. Facilita a indexação pelo Google

URLs amigáveis são fáceis de entender até mesmo para os motores de busca. Elas são claras, possuem a palavra-chave, descrevem o conteúdo da página e não apresentam caracteres desnecessários, evitando erros ou confusões.

Assim, os robôs do Google entendem e indexam essas páginas com mais facilidade, possibilitando maior visibilidade e um tráfego em crescimento.

Entenda mais sobre como solucionar problemas de indexação de SEO!

3. Aumenta a Taxa de Clique (CTR)

URLs amigáveis podem aumentar a taxa de cliques (CTR) do seu site nos resultados de pesquisa. Quando os usuários realizam uma pesquisa, eles geralmente analisam, entre outros fatores, as URLs.

Se o seu endereço é claro e descreve com precisão o conteúdo, tem mais chances de receber cliques dos usuários que procuram exatamente o que está escrito.

4. Melhora o compartilhamento

A estrutura URL é como uma placa de sinalização em uma rodovia: quanto mais legíveis, mais fáceis de serem seguidas.

Quando as URLs estão cheias de caracteres e códigos, os usuários podem até mesmo desconfiar que possuem intenções maliciosas, como vírus, evitando cliques no endereço.

Além de todos esses fatores, a estrutura de URL otimizada é essencial na publicidade paga, como Google Ads ou campanhas em redes sociais. O endereço pode ser usado para analisar métricas do anúncio e fazer otimizações.

Melhores práticas para criar URLs otimizadas

Para utilizar de forma otimizada as URLs do seu site, entenda algumas práticas que você deve seguir:

Uso da palavra-chave relevante

É essencial incluir palavras-chave relevantes em sua URL para melhorar o ranqueamento do seu site. Afinal, a palavra-chave indica exatamente do que se trata o conteúdo.

Além disso, use textos âncora no link para entregar mais informações. Entretanto, evite o exagero para não ser penalizado pelo mecanismo de busca.

Crie URLs de fácil interpretação

O Google consegue interpretar qual é o tipo de URL capaz de gerar mais engajamento, sempre priorizando os endereços fáceis e intuitivos.

Dessa forma, as URLs devem ser facilmente compreensíveis para os usuários e para o Google. Quanto mais fácil a sua URL for lida por usuários, melhor para a sua estratégia de SEO. Essa facilidade gera acessibilidade, credibilidade e visibilidade.

Imagine esse endereço:

http://dominio.com/dicas-de-seo

Nele, o usuário e o Google recebem uma mensagem clara do conteúdo esperado. Em comparação, a URL:

https://dominio.com/pub/post?ID=87)w5675gjt4789yjkmg=de+seof#

Com uma URL assim, provavelmente o usuário terá medo de acessar os conteúdos do seu site, suspeitando de qualquer ação maliciosa, como vírus.

Evite o uso de URLs iguais

É fundamental evitar o uso de URLs iguais para diferentes páginas no seu site. Isso pode confundir o algoritmo do Google e gerar problemas de indexação.

A estrutura de URL deve ser única para não ser considerada conteúdo duplicado, prejudicando o ranqueamento. Garanta que cada página do seu site tenha uma URL única para evitar dores de cabeça.

Remova caracteres problemáticos

Existem caracteres que são de difícil leitura, então, para gerar melhores resultados, o ideal é não utilizar.

Para organizar a estrutura URL, use os hífens como espaços, use apenas letras minúsculas e evite sequências de caracteres que podem ser difíceis de ler ou podem parecer Spam.

Utilize hífens e sublinhados

Para criar URLs amigáveis para SEO, considere o uso de hífens (-) e sublinhados (_). Os hífens são excelentes para URLs, já que são considerados espaços para o Google.

Então, no domínio:

http://dominio.com/dicas-de-seo

O endereço descreve “dicas de SEO”.

Combine URLs com os títulos dos conteúdos

Quando uma estrutura URL se aproxima ao máximo do título do conteúdo, a possibilidade de manter um usuário atraído e propenso a clicar é maior. Afinal, a mensagem é passada com mais exatidão.

Assim, combinar URLs com a palavra-chave do títulos do conteúdo torna o texto mais legível e atraente, podendo ajudar a sua estratégia de SEO.

Isso inclui incorporar a palavras-chave, manter a URL curta e direta, evitar caracteres desnecessários e manter a URL bastante concisa, legível e descritiva.

Evite URLs muito longas

URLs mais longas podem ser difíceis de lembrar e inserir no buscador, especialmente para os seus potenciais clientes que usam meios mobile para digitar. Por fim, URLs muito longas também são difíceis para o Google, que pode ter problemas ao rastrear e indexar o seu site.

Evite a repetição de palavras-chave na mesma URL

A repetição excessiva de palavras-chave na mesma URL pode ser vista como “keyword stuffing”, uma prática de SEO desaprovada pelo Google. Isto pode prejudicar o seu posicionamento no mecanismo de busca.

Então, não exagere. Incluir palavras-chave na sua URL pode ajudar os motores de busca a entender do que se trata a sua página. Porém, é preciso manter o equilíbrio e inserir a palavra-chave de forma natural.

Utilize URLs canônicas para indicar o endereço certo para o Google

Em caso de URLs diferentes, mas que levam para um mesmo conteúdo, deve-se utilizar a URL canônica. Isto quer dizer, você deve escolher dentro do diretório de URLs qual será a URL principal para determinada página.

Para isso, você deve adicionar tags canônicas como rel=”canonical” no header da sua página, no código HTML. Assim, você indica ao Google que esta é a página que deve ser indexada para determinado conteúdo.

Https nas URLs: sua importância para a segurança do site

O HTTPS, ou Hypertext Transfer Protocol Secure, é uma versão mais segura do antigo protocolo HTTP, pois adiciona uma camada de criptografia SSL/TLS aos dados transmitidos.

Isso significa que todas as informações enviadas e recebidas entre o navegador do usuário e o servidor do site são criptografadas, impedindo que terceiros mal-intencionados interceptem ou modifiquem os dados.

Ao adotar o HTTPS nas URLs do site, as empresas garantem a proteção das informações sensíveis dos clientes, como dados de pagamento, informações de contato e detalhes pessoais. Isso ajuda a construir confiança com os visitantes, demonstrando comprometimento com a segurança e a privacidade dos dados.

A presença do cadeado de segurança ao lado do URL indica que a conexão é segura, tranquilizando os visitantes e incentivando a interação e a conversão.

Além disso, o HTTPS é um fator de classificação no Google, o que significa que sites seguros tendem a ter melhores posições nos resultados de pesquisa.

Ao proteger as URLs do site, as empresas não apenas garantem a segurança das informações dos clientes, mas também se destacam como marcas confiáveis e comprometidas com a segurança online.

Essa abordagem não apenas atrai mais visitantes, mas também gera leads qualificados, aumentando as chances de conversão e vendas.

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Victor Pinheiro

Victor Pinheiro é o atual CEO da Queen, além de ser um administrador de empresas e consultor do mercado de SaaS com ampla experiência em projetos de SEO para Startups e empresas de tecnologia. Com mais de 7 anos de atuação, Victor é um especialista em SEO, Inbound Marketing e Marketing Digital. Entregando soluções estratégicas para impulsionar o crescimento dos negócios no Google. Seu conhecimento e expertise no segmento B2B são fundamentais para potencializar a visibilidade das empresas, garantindo que elas se destaquem nos motores de busca e conquistem seus mercados.

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