- Autor: Victor Pinheiro
- 12 Minutos de leitura
- 16 de outubro de 2023
Conteúdo criado por humano
3 ferramentas de palavras-chave do Google para usar e otimizar sua estratégia SEO
Se você quer fazer uma pesquisa de palavras-chave otimizada, para encontrar termos estratégicos e impulsionar o SEO do seu site, precisa conhecer essas ferramentas de palavras-chave do Google.
Confira neste post, o que são as palavras-chave, quais os tipos, funcionalidades e como inseri-las na sua estratégia SEO de forma eficiente. Além disso, também fique por dentro de 3 ferramentas indispensáveis para usar e otimizar a sua pesquisa de palavras! Boa leitura.
O que são palavras-chave do Google
As palavras-chave são termos que as pessoas digitam no Google para encontrar um resultado que responda às suas necessidades. Também são palavras ou frases que resumem o tópico principal de um conteúdo em um site ou blog.
Também conhecidas como keywords, no mundo da estratégia SEO (otimização para mecanismos de busca), elas são usadas para conectar a busca do usuário aos sites.
Para otimizar o conteúdo do seu site ou blog, e melhorar sua visibilidade nos resultados de pesquisa orgânica, as palavras-chave relevantes devem ser incorporadas ao conteúdo de forma estratégica, como em títulos, meta descrições e outras partes.
Essa técnica ajuda o motor de busca a entender do que se trata o conteúdo do seu site e a direcioná-lo aos usuários que buscam pelo termo em questão.
Tipos de palavras-chave
Existem três tipos principais de palavras-chave: as de cauda curta, as de cauda média e as de cauda longa.
As palavras-chave de cauda curta (head tail) são normalmente compostas por uma ou no máximo duas palavras. Por isso, não são muito específicas, mas sim genéricas e amplas, com grande volume de pesquisa e concorrência mais alta.
São ótimas palavras-chave para alcançar um público amplo e gerar tráfego inicial. Porém, a concorrência pode ser intensa, tornando difícil alavancar o site no buscador apenas com essa estratégia.
As middle tail ou palavras-chave de cauda média são termos mais específicos, alinhados às buscas do usuário, com concorrência menor, mas ainda com certo desafio.
Já as palavras-chave de cauda longa (long tail) são mais específicas, formadas por três ou até mais palavras. Tornam-se mais detalhadas, filtradas, direcionadas, com volume de pesquisa menor e concorrência mais baixa.
As palavras-chave de cauda longa são famosas por serem capazes de atrair um público mais qualificado, com intenção de busca muito específica e clara. São mais propensas a levar tráfego de qualidade ao seu site.
Palavras-chave de acordo com a intenção de busca
É essencial compreender a intenção por trás das pesquisas dos usuários para que possamos direcionar nosso conteúdo de forma eficaz.
E além da escolha do tipo de palavra-chave sendo de cauda curta, média ou longa, também é preciso levar em conta a intenção de busca da palavra-chave. Ela pode ser informacional, navegacional, comercial e transacional.
Palavra-chave informacional
As palavras-chave informacionais são aquelas em que os usuários estão buscando informações ou respostas para suas perguntas. Geralmente, possuem um tom educacional ou de pesquisa e são usadas quando os usuários desejam aprender mais sobre um tópico específico.
Palavra-chave navegacional
As palavras-chave navegacionais são usadas pelos usuários quando eles têm a intenção de encontrar um site ou uma página específica. Essas palavras-chave geralmente incluem nomes de marcas, produtos ou serviços específicos.
Palavra-chave comercial
As palavras-chave comerciais são usadas pelos usuários quando eles estão pesquisando produtos ou serviços específicos antes de tomar uma decisão de compra.
Essas palavras-chave geralmente incluem termos como “comprar”, “melhor preço”, “revisão”, “comparação” e assim por diante.
Palavra-chave transacional
As palavras-chave transacionais são usadas pelos usuários quando eles têm a intenção de realizar uma transação online, como fazer uma reserva, comprar um produto ou contratar um serviço.
Essas palavras-chave geralmente incluem termos como “comprar agora”, “reservar online”, “inscrever-se” e assim por diante.
Qual a importância do uso estratégico de palavras-chave
O uso estratégico de um keyword planner é essencial para o seu planejamento de SEO (otimização para mecanismos de busca), pois desempenha um papel fundamental para aumentar a visibilidade do site.
O Google é o principal mecanismo de busca, por isso, é nele que você deve pensar quando formular o seu planejamento estratégico de SEO. A intenção é fazer com que o seu site seja visível para os usuários.
Mas, se o Google simplesmente mostrasse todos os resultados para o usuário, sem filtrar, ele jamais acharia o que quer. Portanto, a forma de filtragem, entre outros fatores, é o uso das palavras-chave.
Para começar, quando as pessoas precisam encontrar algo, elas recorrem ao pesquisador buscando diferentes termos, sejam dúvidas, endereços, opções de produto e mais. Elas informam ao Google o que querem.
Para que o seu site seja mostrado como resposta, precisa indicar que contém o termo buscado. Por exemplo: se você fornece “softwares de automação de processos”, precisa ter essa palavra-chave no seu site.
Assim, quando o usuário buscar o termo, poderá encontrar e indicar a sua página.
Se você não estiver ranqueando bem, o seu público-alvo não o encontrará entre os endereços disponíveis nas primeiras páginas do buscador. Assim, fica mais difícil que ele visite a sua página e se torne um cliente.
Para mostrar ao Google que está falando sobre o que o seu público-alvo busca e escalar o caminho até as primeiras páginas e os primeiros resultados, é essencial usar as palavras-chave interessantes para os seus usuários de forma estratégica.
As palavras-chave devem ser relevantes, segmentadas para o público-alvo da sua empresa, englobadas por uma boa estratégia de criação de conteúdo, link building e monitoramento frequente do desempenho das keywords.
O que é a estratégia SEO
Uma estratégia de SEO é um plano construído para melhorar as classificações do seu site no Google e aumentar o tráfego orgânico. A estratégia é composta por um conjunto de técnicas, as melhores práticas para otimização de conteúdos e sites.
O SEO é capaz de melhorar sua visibilidade nos resultados dos mecanismos de busca, gerando mais visitas sem a necessidade de pagamento por cliques, como é o caso dos anúncios pagos.
Diversas estratégias fazem parte de um planejamento de SEO: conteúdo de qualidade, otimização On-Page e Off-Page do site, otimização da experiência do usuário, uso de palavras-chave e mais. Tudo, claro, seguindo as diretrizes do algoritmo do Google.
Como escolher as palavras-chave de forma assertiva
Para escolher as melhores keywords para o seu negócio, você precisará fazer uma pesquisa dentro das ferramentas de palavras-chave do Google que escolher. Siga esses passos:
Foco em persona e no ICP
Se as palavras-chave devem corresponder ao que os usuários buscam, então, devem ser escolhidas segundo os seus desejos, dores, necessidades e comportamentos. Pense sempre no perfil do seu cliente ideal, ou seja, na sua persona.
Entenda quem ela é, quais são seus objetivos, desafios, perguntas e interesses, quais palavras elas usariam para buscar informações relacionadas à solução que você fornece. Use entrevistas e análise de dados para obter esses insights.
Objetivos de marketing
Entenda também as necessidades da sua empresa. Defina o que você precisa para atingir os resultados desejados, em quais termos deve focar, quais correspondem à identidade da empresa.
Esses objetivos podem incluir, por exemplo, aumento do tráfego do site, geração de leads, aumento das vendas, melhora da conscientização da marca e mais.
Jornada de compra
Aqui, você deve compreender as diferentes etapas pelas quais um cliente em potencial passa na jornada de compra da sua empresa. Isso envolve desde o reconhecimento do problema ou necessidade que ele tem até a tomada de decisão de compra.
As palavras-chave são diferentes para cada fase: na fase de conscientização, as personas podem estar pesquisando problemas ou sintomas; durante a consideração, as personas estão pesquisando soluções possíveis.
Durante a decisão, as personas estão prontas para comprar. Use palavras-chave que indiquem essa intenção de compra e que mostrem que você é a melhor escolha.
Principais funcionalidades de uma ferramenta de palavras-chave
Existem várias ferramentas que a sua empresa pode usar para encontrar as melhores palavras-chave. Mas quais são as funcionalidades que não podem faltar? Entenda:
Pesquisar palavras-chave
As ferramentas de palavras-chave do Google têm como principal recurso a pesquisa e a otimização de palavras-chave para estratégias de SEO.
É comum que essas ferramentas ofereçam uma grande variedade de recursos para ajudar os profissionais a identificar as palavras-chave certas. Como é o caso do fornecimento de sugestões, análise de volume, da concorrência e do desempenho.
Acompanhar volume de busca
O volume de busca é um fator determinante na escolha de uma palavra-chave. Então, as ferramentas apresentarão quais são os termos com um volume de busca maior e menor, para que você consiga fazer escolhas bem embasadas.
Visualizar o CPC
Nas ferramentas de palavras-chave do Google, você poderá calcular qual será o seu custo por clique. Afinal, em uma estratégia de anúncios pagos, você precisará saber em média quanto custa cada clique para a sua empresa.
Dessa forma, poderá montar um orçamento de campanha com visão mais realista dos investimentos.
Ter acesso a palavras-chave relacionadas
Algumas ferramentas de palavras-chave do Google ajudam a identificar sinônimos e palavras relacionadas com maior potencial. É comum que as ferramentas apresentem sugestões do mesmo contexto para a sua empresa.
Analisar de concorrentes de SEO
Ferramentas de palavras-chave também permitem que você acompanhe a concorrência, avalie quais termos estão trazendo resultados para os concorrentes, fazendo um comparativo para encontrar mais oportunidades de investimentos.
Monitorar o posicionamento da palavra-chave
Monitorar o posicionamento das palavras-chave é uma funcionalidade essencial em muitas ferramentas. Você poderá acompanhar como suas páginas estão se classificando para determinadas keywords nos resultados de busca.
Observando as classificações das palavras-chave ao longo do tempo, poderá identificar tendências de melhoria ou declínio, e analisar o histórico de posições em determinados períodos.
3 ferramentas de palavras-chave do Google indispensáveis para sua estratégia
Confira a seguir 3 ferramentas de palavras-chave do Google que fazem parte da rotina da Queen e que indicamos como essenciais para uma estratégia SEO eficiente.
Semrush
A plataforma Semrush possui muitas funcionalidades para te ajudar, como:
- Keyword Magic Tool: ele oferece mais de 20 bilhões de palavras-chave e mais de 140 bancos de dados, com filtragem por tópico, intenção de pesquisa, tipo de pergunta e mais. Você poderá analisar métricas de dificuldade e concorrência para o termo.
- Position Tracking Tool: ele vai te auxiliar no monitoramento da posição do seu domínio em comparação com outros sites. Você poderá fazer a pesquisa com base em um conjunto de palavras-chave, local ou tipo de dispositivo.
- Semrush Keyword Gap Tool: ele é uma ferramenta de análise de concorrentes, bem como comparações de palavras-chave. Analise quantas palavras-chave você compartilha com concorrentes, quais eles obtêm sucesso e você pode estar perdendo. A ferramenta inclui palavras-chave orgânicas, pagas e de anúncios da lista de produtos, entregando um suporte completo no seu planejador de palavras-chave.
Google Trends
O Google Trends é gratuito e fornecido pelo próprio buscador. É um recurso de exploração de dados para explorar tendências de pesquisa tanto anteriores quanto em tempo real.
Você pode ver o que está em alta no mundo todo com base em dados de pesquisa do Google. Também poderá fazer comparação de múltiplas palavras-chave, filtrar as tendências por categorias, verificar eventos, notícias, pesquisas relacionadas e mais.
Poderá ainda comparar por formatos de conteúdos e encontrar tópicos emergentes, que podem inspirar ideias futuras para conteúdos ou ajudar a entender contextos.
Google Keyword Planner
Finalmente, o Google Keyword Planner, o próprio planejador de palavras-chave do Google, fornecido pelo Google Ads. Essa também é uma ferramenta de palavras-chave do Google que foi projetada principalmente para ajudar os anunciantes a criar campanhas otimizadas de anúncios pagos, mas acabou por ser uma ferramenta valiosa para analisar palavras-chave relevantes.
O Keyword Planner do Google permite que você analise palavras-chave de nicho, solução ou serviço, específicas, em URL, em categoria e mais, além de fornecer sugestões. Você pode estudar o volume de pesquisa, a concorrência, segmentação por localização ou idioma.
Também é possível adicionar palavras-chave negativas, que não deseja para os seus anúncios, e também segmentar por dispositivos (desktop, tablet e smartphone). O Google Keyword Planner vai te ajudar a estimar o custo das palavras-chave para investir melhor.
Embora seja destinado principalmente a anunciantes, ele é uma ferramenta útil para pesquisar e obter insights.
Se você quer trazer uma estratégia eficiente de palavras-chave para alcançar o topo do Google e aumentar a visibilidade do seu negócio, conte com a Queen. Somos especialistas em SEO e utilizamos as melhores ferramentas do mercado para entregar planejamentos estratégicos de sucesso para escalar o negócio dos nossos clientes. Se é disso que a sua empresa precisa, clique no botão abaixo e converse com a nossa equipe.