• Autor: Victor Pinheiro
  • 13 Minutos de leitura
  • 7 de maio de 2024

Conteúdo criado por humano

Práticas eficientes de SEO para vendas

O SEO para vendas se baseia em uma estratégia de otimização do seu site para os motores de busca, na qual o objetivo é gerar mais vendas para sua empresa.

Ao colocar a sua página nos primeiros lugares do Google, fica muito mais fácil ganhar visibilidade no mercado e gerar leads orgânicos e qualificados para fechar negócios!

Se você quer entender melhor como aplicar estratégias de SEO para vendas para alcançar melhores resultados, continue a leitura deste conteúdo e confira as práticas mais eficientes do mercado!

O que é o SEO para vendas

Motores de busca, como o Google, rastreiam, indexam e ranqueiam conteúdos da web a cada segundo. Os robôs do Google determinam a ordem que as páginas aparecem quando uma pesquisa é feita por um usuário.

Por isso, essa ordem de classificação é uma verdadeira competição entre empresas.

Para se destacar da sua concorrência, você precisa implementar de maneira eficiente uma estratégia de SEO. Isso porque ela reúne um conjunto de técnicas usadas para melhorar a visibilidade e aumentar o número de usuários de um site sem necessitar de tráfego pago.

Dessa forma, o objetivo do SEO é aumentar o tráfego orgânico (não pago) para o site.

Com o SEO para vendas, fica mais fácil atrair leads qualificados, diminuir o custo de aquisição do cliente (CAC) e, claro, gerar receita.

Por que é importante melhorar o posicionamento no Google

Como você viu, aumentar o posicionamento no Google é uma verdadeira competição. Afinal, os primeiros lugares possuem a maior visibilidade para os usuários.

Isso significa que, se a sua empresa está na primeira posição, mais pessoas vão ver e, potencialmente, clicar na página, conhecendo as soluções oferecidas e aumentando as oportunidades de converter visitantes em clientes.

Os dados da pesquisa Google Organic Click Through Study demonstram que o primeiro lugar nos resultados de pesquisa do Google ganha, em média, 21% dos cliques, enquanto o segundo ganha 10% e o terceiro fica com 7%.

Outros dados importantes são:

  • os resultados que aparecem na primeira página do buscador atraem quase 100% do tráfego
  • uma campanha eficiente de SEO gera 1.000% mais tráfego do que campanhas de social media.

Os sites que aparecem nos primeiros lugares a partir de pesquisa orgânica também transmitem mais confiabilidade, autoridade, além da grande vantagem competitiva.

Vantagens de investir em SEO para aumentar as vendas - queen seo marketing

Vantagens de investir em SEO para aumentar as vendas

Investir em SEO traz diversas vantagens a longo prazo para empresas. Não é à toa que 80% dos CMOs planejaram aumentar (46%) ou manter (34%) os seus orçamentos para a estratégia no ano de 2023.

Os benefícios de investir em SEO são variados:

Gerar mais vendas

O SEO para vendas pode gerar excelentes resultados ao destacar a sua empresa nos resultados do Google. Assim, quando o cliente busca por uma solução que a sua empresa oferece, encontrará os seus serviços logo no topo das pesquisas.

Além disso, ao otimizar o seu site para palavras-chave relevantes para o cliente, você pode atrair leads mais qualificados, que estão ativamente procurando soluções como as suas.

Aumentar a visibilidade digital

Como você viu, o SEO é o principal conjunto de estratégias para ajudar a melhorar a visibilidade do seu site nos motores de busca de forma orgânica. Isso significa que mais pessoas serão capazes de encontrar a sua empresa.

Criar autoridade no mercado

Quanto melhor for o seu posicionamento no Google, mais credibilidade o site transmite para os potenciais clientes, reforçando a autoridade da sua empresa no setor. Assim, você consegue aproveitar a oportunidade de mais negócios fechados.

Aumentar o volume de tráfego orgânico

O SEO é a melhor técnica para aumentar o tráfego orgânico do seu site. Afinal, o Google tem 4,3 bilhões de usuários no mundo, com market share de 92,24%!

Estar bem posicionado no Google significa se destacar em um dos maiores canais de vendas do mundo e alcançar uma ampla quantidade de usuários sem anúncios pagos.

Gerar mais leads

Ao utilizar as palavras-chave relevantes e uma estratégia de SEO para o seu site, você pode atrair mais visitantes interessados. Esses usuários se tornarão leads para seu time de vendas prospectar, aumentando assim a base de clientes a longo prazo.

Influenciar nas decisões de compra

Você sabia que, segundo o relatório Demand Generation Benchmarks, leads nutridos geram, em média, 20% mais oportunidades de vendas?

Uma boa estratégia de SEO permite que você crie e direcione conteúdo otimizado para nutrir os seus potenciais clientes. Isso pode ajudá-lo a influenciar suas decisões de compra e aumentar as vendas.

Guia Completo de SEO: Como Colocar Minha Empresa em Primeiro Lugar no Google

Como funciona uma estratégia de SEO

Uma boa estratégia de Search Engine Optimization (SEO) ou otimização para o motor de busca gera aumento no tráfego orgânico, potencialmente levando a mais conversões e vendas para a sua empresa.

Implementar uma estratégia de SEO é um investimento a médio e longo prazo, já que é preciso conquistar o Google, mostrando, com o decorrer do tempo, que o seu site mantém conteúdo atualizado, frequente, confiável e relevante.

Assim, ao contrário dos anúncios pagos que geram tráfego apenas enquanto a campanha está ativa e cobram a cada clique, uma estratégia de SEO bem executada continuará a atrair tráfego orgânico com o tempo.

Para isso, em resumo, o SEO usa três pilares principais:

  • SEO On-Page: otimizações de conteúdo nas páginas do seu site;
  • SEO Off-Page: ações que você realiza fora do seu próprio site, como construção de backlinks;
  • SEO Técnico: otimizações para que o Google possa rastrear e indexar o seu site.

Ao seguir boas medidas para esses três pilares funcionarem corretamente, os usuários chegam ao seu site através de pesquisas orgânicas. Esses, geralmente estão procurando ativamente por soluções como as suas.

Isso significa que eles são leads mais qualificados, o que pode resultar em um aumento nas conversões e vendas a longo prazo.

Além disso, o SEO ajuda a gerar conteúdos que de fato reflitam a sua marca, contribuindo para um branding preciso.

E através de práticas de SEO técnico, você melhora a experiência do usuário em seu site, o que ajuda a manter os visitantes em seu site por mais tempo, aumentando as chances de conversão.

Com base nessas diretrizes, confira a seguir práticas eficientes para alcançar bons resultados no SEO para vendas.

Práticas eficientes para crescer com o SEO - queen seo marketing

Práticas eficientes para crescer com o SEO

Mas, como acontece na prática? Aqui estão algumas dicas para escalar o seu negócio a partir da estratégia de SEO:

Planejamento de palavras-chave

As palavras-chave são termos digitados na barra de pesquisa do Google quando os usuários querem encontrar uma solução, solucionar dúvidas e mais. Por isso, identificar as palavras-chave corretas para o seu negócio é fundamental para ser encontrado com facilidade no Google.

Essas palavras-chaves podem ser em vários formatos: mais genéricas, chamadas head tail, ou específicas, as long tail.

As palavras-chave devem estar presentes em todas as páginas do seu site, nos conteúdos do blog e em outros espaços, mas sem exageros. O Google busca conteúdos humanizados, então não adianta repetir palavras-chave indefinidamente.

Por isso, use ferramentas como o Google Keyword Planner para descobrir quais palavras-chave se encaixam na sua estratégia. Ele é gratuito e pode te ajudar nessa tarefa!

O Semrush também é uma referência no mercado como ferramenta completa onde você descobre não apenas as palavras-chave exatas, mas termos relacionados e aquelas que os seus concorrentes estão usando.

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Títulos e meta-description persuasivos

Os títulos são o primeiro elemento que os usuários veem nos resultados da pesquisa. Então, escreva títulos atraentes e persuasivos para incentivar os cliques.

Certifique-se de que os títulos incluam palavras-chave – de preferência logo no começo.

Além disso, use títulos curtos, objetivos, específicos e que correspondam ao que você está propondo responder no conteúdo. Lembre sempre que esse é um dos primeiros pontos de contato com o cliente, representando oportunidade para captar a atenção e a compra.

As descrições (ou meta descrições) são pequenos textos que aparecem nos resultados da pesquisa em conjunto com os títulos. Ela deve persuadir o usuário para que ele clique no conteúdo.

Por isso, escreva um texto que incentive os usuários a lerem o seu conteúdo, usando a palavra-chave e os dados determinantes para incentivar a tomada de decisão. Confira abaixo um exemplo para saber exatamente onde fica cada elemento:

SEO técnico

O SEO técnico é parte fundamental do SEO, pois foca em otimizar a infraestrutura do seu site para melhorar a experiência do usuário e tornar o site mais fácil de ser rastreado, indexado e bem posicionado pelo Google.

O Google usa bots para rastrear sites e indexar o seu conteúdo, e o SEO técnico deve facilitar essa jornada, garantindo que a página possa ser encontrada a partir das técnicas certas. Por isso, envolve diversas diretrizes, como:

  • A criação de um arquivo robots.txt para orientar os bots de rastreamento, indicar quais páginas devem ser consideradas, ou ainda a criação de um sitemap para ajudar o Google a entender a estrutura do seu site.
  • A otimização da velocidade do site para melhorar a experiência do usuário.
  • A garantia da responsividade para que o seu site permaneça otimizado em qualquer dispositivo.
  • O uso do protocolo HTTPS para manter a integridade, segurança e confidencialidade dos dados do usuário.
  • Uma boa estrutura de link interno, com textos âncora, para ajudar o buscador a entender o conteúdo do seu site e melhorar o SEO.
  • URLs limpas, objetivas e com a palavra-chave para melhorar a experiência do usuário e ajudar o Google a entender rapidamente o conteúdo da página, dentre outras.

Desenvolva conteúdos de qualidade

Para aumentar as vendas com SEO, você precisa produzir conteúdos de alta qualidade. Afinal, a criação de conteúdos relevantes e atraentes é um dos critérios analisados pelo Google para posicionar bem a sua empresa na web.

Conteúdos originais, úteis para os usuários, relevantes e confiáveis ajudam a aumentar o interesse dos usuários e as chances de conversão dentro do seu site.

Foque na experiência do usuário

Uma ótima experiência do usuário pode levar a taxas de conversão mais altas, maior engajamento e melhor ranking nos motores de busca. Para isso, você precisa pensar em fatores como:

  • O tempo de carregamento da página, pois páginas lentas podem frustrar os usuários;
  • Design Responsivo, que se adapta a diversos tamanhos de telas;
  • Boa navegabilidade, para que o usuário mantenha a boa experiência nas páginas;
  • Organização dos conteúdos com uma sequência lógica e com menus fáceis;
  • Conteúdo relevante, útil, confiável e de alta qualidade e mais.

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Como mensurar o investimento e retorno de uma estratégia de SEO

Finalmente, para garantir que as suas técnicas de SEO estejam indo no caminho certo, é essencial mensurar o investimento e o retorno. Para isso, existem uma série de métricas que podem te ajudar. Confira:

1. Custo Por Clique (CPC)

Custo por clique é uma métrica que determina o custo pago por cada clique em um anúncio. Embora o SEO não envolva pagamento direto por cliques, o CPC pode ajudar a avaliar o valor de cada visitante trazido ao seu site através de SEO.

Para isso, coloque um múltiplo do valor do CPC de uma palavra-chave no método de busca paga para comparar com a versão orgânica.

2. Custo de Aquisição de Cliente (CAC) e Valor Vitalício do Cliente (LTV)

O CAC é o custo total para adquirir um novo cliente, incluindo toda as despesas de marketing e vendas. Já o LTV é o lucro líquido projetado de um cliente ao longo do tempo.

A proporção de LTV para CAC pode te ajudar a avaliar o retorno geral do investimento em SEO. Os cálculos são:

  • CAC = Custo total de marketing e vendas / Número de novos clientes adquiridos
  • LTV = (Valor médio da compra x Frequência de compra x Tempo médio de retenção do cliente) – CAC

3. Retorno Sobre o Investimento (ROI) de SEO

Um dos indicadores mais famosos, o ROI é a métrica final que ajuda a entender o retorno que você adquiriu sobre o seu investimento em SEO.

Ele mede o lucro gerado em relação ao custo total investido, de forma que você também pode perceber quais das suas estratégias de marketing estão gerando resultados.

O cálculo é:

ROI de SEO = (Lucro – Custo do SEO) / Custo do SEO * 100

4. Custo para atingir o objetivo

A métrica determina o custo para atingir um objetivo específico, como aumentar o tráfego orgânico, aumentar o número de leads vindos de SEO e mais.

Essa métrica é especialmente interessante para estratégias de SEO, já que é preciso construir um orçamento e entender o quanto a empresa está disposta a investir para adquirir as suas vantagens.

Lembre-se que é essencial monitorar a sua estratégia e fazer ajustes ao longo do tempo.

Gostou das dicas e quer investir para melhorar os resultados da sua empresa a partir de boas técnicas de SEO? Então descubra como vender no orgânico com essas 5 dicas imperdíveis.

E se você acha que a sua empresa precisa implementar uma estratégia de SEO, conte com a ajuda de profissionais qualificados, entre em contato com nossos especialistas.

Nosso time está atualizado nas melhores ferramentas e técnicas do mercado quando o assunto é atrair leads qualificados a partir do tráfego orgânico. Portanto, se o seu objetivo é continuar aumentando os leads e gerando mais vendas a partir do canal orgânico, clique aqui e conheça melhor as nossas soluções.

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Victor Pinheiro

Victor Pinheiro é o atual CEO da Queen, além de ser um administrador de empresas e consultor do mercado de SaaS com ampla experiência em projetos de SEO para Startups e empresas de tecnologia. Com mais de 7 anos de atuação, Victor é um especialista em SEO, Inbound Marketing e Marketing Digital. Entregando soluções estratégicas para impulsionar o crescimento dos negócios no Google. Seu conhecimento e expertise no segmento B2B são fundamentais para potencializar a visibilidade das empresas, garantindo que elas se destaquem nos motores de busca e conquistem seus mercados.

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