• Autor: Victor Pinheiro
  • 9 Minutos de leitura
  • 8 de setembro de 2023

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5 dicas indispensáveis de como vender no orgânico

Se você deseja atrair clientes de forma contínua, saber como vender no orgânico pode ser essencial para melhorar seus resultados.

Adotar estratégias para aumentar a visibilidade do negócio e as vendas já faz parte do calendário de diversas empresas. Por isso, investir em tráfego orgânico tem sido a melhor alternativa para atrair leads de forma consistente.

Para isso, você precisa de planejamento e das técnicas corretas. Confira no conteúdo a seguir como vender no orgânico, quais são as vantagens de investir nessa estratégia e 5 dicas indispensáveis para vender mais usando essa estratégia. Boa leitura!

O que quer dizer vender no orgânico?

Vender no orgânico que dizer vendas de soluções realizadas na internet sem utilizar anúncios pagos ou mídia paga para alcançar os clientes.

A ideia da venda orgânica é atrair clientes e gerar receita através de estratégias de marketing orgânico. Como é o caso do uso de SEO, marketing de conteúdo, mídias sociais, e-mail marketing e outras técnicas.

Portanto, o tráfego orgânico é o gerado através da atração dos usuários sem investimentos em anúncios. As pessoas que visitam o seu site encontram a página no Google de forma espontânea.

Qual a diferença entre tráfego orgânico e tráfego pago - queen

Qual a diferença entre tráfego orgânico e tráfego pago

Então, a principal diferença entre o tráfego orgânico e o tráfego pago são os gastos envolvidos. No pago, sempre que o usuário clicar, comprar ou realizar outras ações, você terá um custo. 

São os links patrocinados, feitos pelo Google Ads, os anúncios no Facebook, Instagram e mais, todos com um custo. São soluções mais instantâneas, e o mesmo não ocorre no tráfego orgânico. 

Os custos relacionados ao tráfego orgânico são dos profissionais envolvidos na produção de conteúdo e na otimização do site segundo as técnicas de SEO.

Além disso, os resultados do tráfego orgânico são a médio ou longo prazo, diferente do tráfego pago que é instantâneo.

Quais as vantagens de vender no orgânico - queen

Quais as vantagens de vender no orgânico

Agora que você já sabe algumas diferenças entre venda orgânica e paga, confira as vantagens que o tráfego orgânico pode te entregar:

Baixo custo

A boa notícia é que os custos para vender no orgânico costumam ser mais baixos que no pago. Assim, você investe na mão de obra dos profissionais que estarão envolvidos na estratégia, não dependendo da variável de cliques e ações do tráfego pago, por exemplo.

Além disso, você inicia a sua estratégia e ela continua atualizada e funcionando por um longo período, podendo trazer resultados consistentes.

Solidez e estabilidade

Como se trata de uma estratégia que exige consistência, ela tende a iniciar o retorno em resultados um pouco mais tarde. Normalmente, ela começa a apontar resultados a partir do 4º ou 6º mês após o início da estratégia. Porém, o tráfego orgânico é mais duradouro, sólido e estável. O seu conteúdo otimizado continua sendo útil e aparecendo por certo tempo, sem gastos diários.

Escalabilidade

Gastos com tráfego orgânico são fixos, não irão variar, como é o caso dos anúncios pagos. Ainda que muitas pessoas sejam alcançadas e convertidas a partir dos seus conteúdos, não necessariamente o valor investido mudará. 

Autoridade e alcance

Investir em venda orgânica requer otimizar as suas estratégias de SEO (otimização para motores de busca), o que significa melhorar o seu site para que o Google o encontre com facilidade. 

Com o necessário para cumprir as regras de SEO, o seu negócio passará a entregar melhores experiências ao cliente. Além disso, produzirá conteúdos ricos, demonstrando relevância e autoridade.

notas - queen

5 dicas indispensáveis para aumentar as vendas pelo tráfego orgânico

Mas afinal, tráfego orgânico: como fazer na prática? O alcance de um site precisa ser melhorado a partir de estratégias que influenciam o algoritmo do Google a tornar essa página mais visível.

Veja a seguir dicas essenciais:

Tenha um site responsivo e otimizado para SEO

Ser encontrado no Google é essencial para qualquer empresa que deseja ter sucesso online. Ele é o mecanismo de busca mais usado no mundo, com bilhões de pesquisas realizadas diariamente.

Por isso, você precisa estar bem posicionado nas páginas da plataforma, aumentando a sua visibilidade e atraindo tráfego qualificado.

O SEO (Search Engine Optimization ou otimização para mecanismos de busca) é justamente o conjunto das principais técnicas adotadas por quem quer conquistar uma melhor posição no Google e, assim, alcançar maior tráfego orgânico. 

Alguns dos principais fatores que influenciam o ranqueamento incluem a qualidade e a relevância do seu conteúdo, a experiência do usuário e a velocidade de carregamento do site.

Aplique o marketing de conteúdo

O marketing de conteúdo é uma das principais estratégias para vender no orgânico. Trata-se da produção de conteúdos relevantes para que eles atraiam o seu ICP (Ideal Customer Profile ou Perfil de Cliente Ideal).

Para que o conteúdo seja de qualidade, você deve considerar as dores do seu cliente e as etapas do seu funil de vendas.

Crie conteúdo direcionado para cada etapa:

  1. Topo de funil – conteúdos educacionais e informativos, feitos para gerar consciência sobre o problema do cliente, as possíveis soluções e a sua empresa.
  2. Meio de funil – materiais mais detalhados e específicos, feitos para a fase da consideração, onde o cliente avaliam opções para sanar o problema.
  3. Fundo de funil – mostre diretamente o seu produto, as qualidades e avaliações, pois o cliente está na fase de decisão de compra.

Você pode usar um blog dentro do seu site para escrever conteúdos, se posicionar como uma autoridade e seguir as práticas de SEO. Ele deve oferecer conteúdos ricos para converter leitores.

Além disso, é importante que você utilize técnicas de copywriting para envolver seu usuário e fazer com que ele converta no seu site.

Conheça técnicas essenciais de copywriting!

Outros pontos de atenção para um conteúdo mais otimizado é a criação de títulos com as palavras-chave e persuasivos. Assim como o uso de meta-descriptions informativas de no máximo 160 caracteres com a presença de uma chamada para ação.

Esteja nas principais redes sociais

É preciso entender quais as principais redes para o seu tipo de negócio e adotar estratégias eficientes para ser encontrado nelas.

Como é o caso do YouTube, que é a rede social mais utilizada no Brasil após o WhatsApp.

Leia também como aplicar a estratégia SEO para YouTube e alcançar melhores resultados nas buscas e visibilidade para seu negócio.  

Para aliar as suas redes sociais às estratégias de SEO, produza conteúdo de qualidade, utilizando palavras-chave relevantes para o seu ICP. Seja consistente, com postagens regulares.

Integre as suas redes sociais umas com as outras e com o seu site e blog, para fazer com que os usuários trafeguem entre as mídias. Interaja com os usuários para manter o engajamento, incentivando sempre essa troca.

Por fim, siga analisando as métricas das suas redes sociais para entender como otimizar o desempenho.

Utilize o inbound marketing

O Inbound Marketing visa atrair e converter clientes. As suas técnicas de conversão são essenciais para transformar os seus visitantes em leads qualificados.

As estratégias incentivam ações específicas, como preencher um formulário, se inscrever em uma newsletter, baixar um e-book ou solicitar um orçamento. Fornecendo conteúdo de valor, você pede em troca os dados do cliente, e pode passar a nutrir o lead com envio de materiais.

Nutra o relacionamento com o seu cliente

Nutrir o relacionamento com os clientes é essencial para a venda no orgânico. O bom tratamento do lead deve ser feito desde que ele demonstra interesse até a conversão em cliente.

Depois, você continuará essa nutrição para construir confiança, fidelidade, retenção, indicação, novas vendas e, claro, mais autoridade para o seu site.

Qual o papel de uma consultoria SEO para melhorar suas vendas no orgânico

Se você busca saber como vender no orgânico e lucrar mais, precisa contar com uma especialistas. 

Uma consultoria de SEO saberá implementar as melhores oportunidades e estratégias para aumentar a sua visibilidade no Google. Assim, você conseguirá atrair um público mais qualificado e de fato interessado nas soluções que você oferece. 

Ao trabalhar junto com uma equipe qualificada, você estará contando com expertise, estratégias eficientes e ferramentas de SEO especializadas e avançadas.

A Queen tem a expertise profissional para acompanhar todas as atualizações de SEO, mudanças no algoritmo e otimizações necessárias no seu conteúdo. Nossas estratégias são personalizadas, sempre considerando o seu público-alvo e as necessidades da sua empresa.

A nossa equipe também faz todo o acompanhamento de resultados com entrega de relatórios personalizados para que você saiba como anda a performance.

Se você quer total alinhamento com os requisitos do Google para vender no orgânico, clique no botão abaixo e converse com nossos especialistas.

 

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Victor Pinheiro

Victor Pinheiro é o atual CEO da Queen, além de ser um administrador de empresas e consultor do mercado de SaaS com ampla experiência em projetos de SEO para Startups e empresas de tecnologia. Com mais de 7 anos de atuação, Victor é um especialista em SEO, Inbound Marketing e Marketing Digital. Entregando soluções estratégicas para impulsionar o crescimento dos negócios no Google. Seu conhecimento e expertise no segmento B2B são fundamentais para potencializar a visibilidade das empresas, garantindo que elas se destaquem nos motores de busca e conquistem seus mercados.

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