- Autor: Victor Pinheiro
- 14 Minutos de leitura
- 17 de maio de 2024
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Rich Snippets: entenda sua função para alcançar mais cliques no Google
Como você pode se destacar em um mar de concorrentes e atrair os cliques dos seus potenciais clientes? A resposta pode estar em uma ferramenta chamada “Rich Snippets”.
Estar nos primeiros resultados é o principal objetivo de muitas empresas, já que o site passa a receber maior tráfego.
Por isso, os rich snippets são tão valiosos: eles chamam a atenção dos usuários antes mesmo de sequer acessarem o site!
Quando o cliente em potencial busca um resultado, ele encontra várias informações relevantes disponibilizadas pelo Google em vários formatos, independentes da própria lista da SERP(Search Engine Results Page)que é a página de resultados dos mecanismos de busca.
Esses são os rich snippets, formatos que vão além do padrão, que comumente inclui um título, URL e descrição. É possível dizer que a empresa que ganha o destaque do rich snippet está de fato muito bem em sua estratégia de SEO.
Portanto, é importante entender como você pode alcançar esses resultados através dos Rich snippets. Confira no conteúdo a seguir como implementar essa estratégia e alcançar mais cliques para a sua página no Google. Boa leitura!
O que são Rich Snippets
Os rich snippets são meios ainda mais eficientes de se destacar na SERP. Você pode até não saber ainda o que são, mas certamente já os viu no Google. Tratam-se de resultados de pesquisa avançados e otimizados, com dados extras e mais espaço na SERP.
Quando o usuário faz uma busca, o Google sempre exibe as páginas em fragmentos chamados snippets. Só que, em 2009, o Google introduziu uma mudança a esse funcionamento.
A partir daí, os rich snippets, que fornecem informações adicionais, são capazes de oferecer uma experiência de busca mais satisfatória.
O termo se refere a um “resultado aprimorado” ou “fragmentos ricos”, que ficam em destaque em comparação aos resultados padrões do Google.
Enquanto os resultados comuns normalmente ficam em lista, com título, URL e descrição, os fragmentos enriquecidos fornecem informações como imagens, trechos de conteúdos, vagas, receitas, avaliações, preços e mais.
Os rich snippets são criados usando Dados Estruturados, um tipo de código que ajuda o Google a entender o conteúdo de uma página. Assim, eles capturam a atenção dos usuários rapidamente, pois oferecem uma prévia rica e mais interativa do conteúdo.
Naturalmente, as páginas que fornecem esses dados ganham mais visibilidade e vão poder se distinguir das marcas concorrentes.
Então, se você quer conquistar o mercado de forma orgânica, gerando visibilidade para a empresa, saiba que os rich snippets são necessários para a sua estratégia de SEO.
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Por que os Rich Snippets são importantes para o SEO
É essencial lembrar que os rich snippets não são um fator de ranqueamento para o Google, já que o algoritmo não considera os dados estruturados para posicionar a página.
Embora não sejam um fator direto de ranqueamento, os rich snippets são importantes para a sua estratégia de SEO.
Afinal, o Google passa a implementar o seu rich snippet quando ele faz mais sentido entre os outros resultados para os usuários. A exibição de rich snippets do seu site significa que o conteúdo está sendo bem avaliado, além de fornecer uma posição que pode aumentar a visibilidade na busca orgânica.
Assim, a exibição de rich snippets é capaz de aumentar a taxa de cliques e diminuir a taxa de rejeição.
Aumento da taxa de cliques
Os rich snippets exibidos na SERP trazem elementos-chave do conteúdo antes mesmo do clique, fazendo com que seu conteúdo se sobressaia entre os demais.
Já que essa funcionalidade cria um destaque visual que atrai o olhar do usuário, passa a influenciar nas interações. Assim, é natural que, com o ganho do rich snippet, você veja um amplo aumento da taxa de cliques.
Baixa na taxa de rejeição
Os rich snippets também influenciam na taxa de rejeição – o percentual de visitantes que acessou a página, mas a abandonou sem realizar interação.
Já que os rich snippets mostram uma prévia do seu conteúdo, geram um tráfego que é frequentemente de alta qualidade, e evitam que o usuário se frustre ao clicar no site.
O potencial cliente passa a ter mais informações sobre o que encontrará na página, tomando decisões mais informadas, o que o torna menos propenso a sair sem suprir as expectativas.
Além disso, ao verificar o conteúdo anteriormente, quem acessa o site pode garantir que está realmente interessado, o que pode melhorar até o tempo de permanência do usuário na página.
Se a informação no site corresponder ao que o usuário viu, ele é mais propenso a explorar mais, demorando na sua página e interagindo com as suas soluções. Essa diminuição da taxa de rejeição também é um bom sinal para o Google.
Como configurar um Rich Snippet
Com esses fragmentos enriquecidos de SEO, a sua página não só captura a atenção dos usuários, mas também pode reduzir as taxas de abandono e comunicar ao Google que segue sendo relevante.
Então, vamos partir para a implementação correta. Saiba como configurar e obter rich snippets atraentes:
1. Escolha o dado estruturado
Para criar um rich snippet, você precisará de conhecimentos um pouco mais avançados ou poderá recorrer a uma plugin (como RankMath e Yoast).
O Google gera rich snippets a partir da marcação de dados estruturados, um código que pode ser adicionado às suas páginas. Ele rastreia o código com a ajuda da marcação de dados estruturados, que serve para contextualizar esse conteúdo.
Por exemplo, você pode usar essa marcação para dizer aos motores de busca que uma URL pertence a página de serviços e soluções do seu site.
Assim, configurar um rich snippet requer a adição de dados estruturados ao HTML da sua página. Os dados do tipo estruturados tem um padrão, com estrutura rígida, pensada previamente. Você pode utilizar o Schema.org para criar esses dados.
Então, decida qual tipo de dado estruturado você deseja adicionar, a depender do conteúdo da página. Siga as diretrizes do Google sobre dados estruturados, evitando ser classificado como Spam.
Use a marcação de esquema para organizar as informações. A marcação permite que os bots que rastreiam o seu site compreendam mais facilmente o conteúdo. Dessa forma, o Google pode entender e apresentar os seus rich snippets.
Nessa etapa, escolha o tipo certo de schema markup, com marcadores como “Review”, “Product” e “Event”, mais comuns para que o Google entenda o contexto do site.
Através do Google Tag Manager, crie tags específicas para inserir códigos de dados estruturados nas páginas.
Estruture os dados de forma clara, para que o Google possa categorizar e exibir seu conteúdo. Use as ferramentas do buscador e saiba se o marcador de dados está funcionando, detectando possíveis erros técnicos e a conformidade com as diretrizes do buscador.
2. Adicione o código
É hora de implementar no código da página. Então, nessa fase, adicione o código de dados estruturados ao HTML do seu site.
Para se qualificar para os rich snippets, você precisa marcar as páginas usando um dos três formatos: JSON-LD, Microdados ou RDFa. Nessa etapa, o Google recomenda usar o código JSON-LD.
O JavaScript Object Notation for Linked Data é um método de marcação de dados estruturados/codificação de dados vinculados usando o JSON, gerando padronização.
Como você viu, existem ainda os plugins projetados para facilitar a implementação dos rich snippets em sites criados com o WordPress, por exemplo. Nesses casos, basta instalar e configurar o plugin.
3. Teste as implementações
O Google fornece ferramentas para testar dados estruturados e pesquisa aprimorada que você pode usar para verificar se as novas implementações estão funcionando bem.
4. Publique e monitore
Depois de adicionar e testar seus dados estruturados, você pode publicar a página e partir para o monitoramento.
Saiba que demora algum tempo para que o Google possa rastrear a página e começar a exibir os rich snippets, mas é essencial manter o acompanhamento e manter as informações atualizadas, precisas e consistentes.
Você pode, ainda, usar o Google Search Console para monitorar os seus rich snippets e dados estruturados.
Tipos de Rich Snippets
Você deve entender o tipo de rich snippet que faz sentido para a sua empresa, para as diferentes páginas do site e para cada busca feita pelo usuário, avaliando a relevância do fragmento para o seu conteúdo.
Aqui estão alguns dos tipos de rich snippets:
Destaque
Um dos tipos mais comuns de Rich Snippets é o de destaque. Esse é um dos mais importantes para o SEO.
Eles costumam aparecer no topo da página de resultados de busca e são ótimos para chamar a atenção dos usuários. Geralmente, incluem uma imagem chamativa, uma breve descrição do conteúdo, a imagem do conteúdo e até mesmo uma avaliação de estrelas.
Breadcrumbs
Os breadcrumbs são também conhecidos como trilhas de navegação, e fornecem um caminho claro do site para os usuários seguirem de volta às páginas anteriores.
A ferramenta ajuda no SEO, favorecendo o entendimento da disposição do conteúdo no seu website.
Sitelinks
Fornece links para seções específicas do seu site diretamente nos resultados da pesquisa.
São links adicionais que aparecem abaixo do resultado principal da sua página, com um caminho direto para locais importantes do seu site.
É excelente para o SEO, já que demonstra fácil navegação, e o Google seleciona automaticamente os sitelinks que considera mais úteis para o usuário.
Searchbox
Inclui uma caixa de pesquisa interna para o seu site nos resultados da pesquisa. Através da searchbox, o usuário pode fazer uma pesquisa facilitada, e a navegação no seu site ocorre de forma ágil, ainda na SERP.
Avaliações
Mostra as avaliações dos usuários para soluções, produtos, serviços ou conteúdo. Avaliações aparecem diretamente nos resultados de pesquisa, como verdadeiras recomendações em formas de estrelas e comentários de usuários anteriores.
Logo
Como o nome indica, o rich snippet “logo” exibe o logo da sua empresa nos resultados da pesquisa, colocando a identidade da marca em destaque nos resultados.
A exibição do logotipo pode gerar reconhecimento da marca, credibilidade, profissionalismo, autoridade e confiança.
Redes sociais
Sendo bastante útil para gerar tráfego e facilitar o contato com os leads orgânicos, o rich snippet de redes sociais inclui links para as contas de mídia social da sua empresa diretamente na SERP.
Contato
Também facilitando a comunicação com a sua equipe e até mesmo a continuação do lead pelo funil de vendas, o rich snippet de contato, como o nome indica, exibe informações para trocas de mensagens, como número de telefone ou endereço de e-mail.
Local Business
Fornece informações detalhadas sobre um negócio local, como horário de funcionamento, localização e avaliações.
Com esse rich snippet, os usuários podem encontrar facilmente o seu negócio físico, além de ver dados como horário de funcionamento, endereço e números para contato.
Página de notícias
Um rich snippet bastante famoso, exibe informações sobre um artigo de notícias, como a manchete, data de publicação e imagem, ajudando a determinar se os dados são interessantes, confiáveis e permanecem atualizados para o usuário.
Produtos
A ferramenta mostra detalhes sobre um produto, como preço, disponibilidade e avaliações.
As informações destacam detalhes essenciais para o usuário, que podem determinar se ele irá ou não entrar no seu site e adquirir a solução oferecida, gerando considerações antes mesmo do clique no link.
Eventos
Exibe informações sobre um evento, como data, local e disponibilidade de ingressos, gerando dados sem esforço por parte do usuário.
Com essa pesquisa aprimorada, o seu evento fica listado de forma privilegiada entre outros, com informações fáceis.
Receitas
Um rich snippet bem famoso, já que fornece detalhes sobre uma receita, como tempo de preparação, avaliações, insumos necessários e informações nutricionais.
Bastante visualizado na SERP, a ferramenta exibe receitas individualmente ou então em carrossel.
Músicas, TV e Filmes
Esses rich snippets mostra informações sobre uma música, programa de TV ou filme, como atores, diretores e produção.
Através desse rich snippet, os usuários podem encontrar listas com filmes ainda na SERP e até as suas respectivas avaliações.
Se você já pesquisou uma obra, deve ter se deparado com informações relevantes através do rich snippet, encontrando até mesmo as letras completas das músicas e a filmografia de um ator.
Boas práticas para maximizar a exibição de rich snippets nos resultados de pesquisa
Para te ajudar com dicas práticas, saiba que o Google possui algumas orientações para implementação de rich snippets, além das que já entregamos anteriormente. Confira:
Práticas técnicas
Você leu acima sobre schema markup, um vocabulário composto por tags que ajuda o algoritmo do Google a entender o que pode ser encontrado no seu site.
O Schema.org fornece um conjunto de vocabulários que você pode usar para marcar suas páginas, ajudando no rastreamento do Google.
Usar o esquema corretamente pode ainda ajudar o Google a entender melhor o conteúdo, podendo passar a exibir rich snippets com base nele.
Lembre-se de testar o seu markup com as ferramentas para validar os dados, seguir as diretrizes específicas do buscador e analisar as informações detalhadas que o Google oferece para quem quer usar dados estruturados.
Práticas de qualidade
Os rich snippets devem fornecer informações precisas e relevantes que ajudem os usuários a entender o que sua página oferece, seguindo a palavra-chave e a intenção de busca. Isso pode incluir valores, avaliações, horários, contatos e mais.
Conheça as três ferramentas de palavras-chave do Google para impulsionar o seu SEO!
As informações dos seus rich snippets devem ser atualizadas, fornecendo dados precisos, confiáveis, relevantes e úteis para o cliente ideal. A otimização de rich snippets passa por fornecer a melhor experiência para o usuário.
Pensar na qualidade do conteúdo é essencial para impulsionar a sua estratégia de SEO. Se você quer mais dicas práticas para essa jornada, gerando rich snippets e alcançando mais leads orgânicos, confira um guia completo sobre como aparecer no Google!
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