• Autor: Victor Pinheiro
  • 7 Minutos de leitura
  • 27 de fevereiro de 2023

Conteúdo criado por humano

Google Keyword Planner: saiba como utilizar para aprimorar sua estratégia de SEO

As palavras-chave são peça essencial para uma estratégia de SEO que funcione com eficiência. Você sabe como escolher as suas? Lida com dificuldades na hora de construir o seu planejamento de SEO? Não sabe como encontrar as palavras-chave certas? Então o Google Keyword Planner pode te ajudar. 

Isso porque essa ferramenta consegue te dar uma visibilidade de comportamento de palavras-chave, indicando as melhores estratégias para a sua campanha. Para que você entenda melhor, vamos te explicar o que é o Google Keyword Planner, qual a importância da ferramenta e como você pode utilizá-la para aumentar o tráfego do seu site. Confira no conteúdo a seguir e boa leitura!

Entenda o que é o Google Keyword Planner

O Keyword Planner (“planejador de palavras-chave” em tradução livre) é uma ferramenta gratuita do Google que permite a expansão ou construção de novas campanhas, auxiliando na escolha das palavras-chave para esses anúncios.

A ferramenta permite prever o comportamento de uma lista de palavras-chave, indica quais são as melhores escolhas e qual seria um bom lance na hora de definir o orçamento da sua campanha.

Antes do Keyword Planner, o Google tinha a Keyword Tool, uma plataforma gratuita que conquistou vários usuários por sua eficiência, já que os dados vem sempre diretamente do Google – o buscador que queremos conquistar.

Com o aumento das aplicações de anúncios através do Google Ads, a Keyword Tool foi trocada pelo Google Keyword Planner, grande referência como planejador de palavras-chave, por sua praticidade, associação ao Google Ads e outros benefícios.

Qual a importância da pesquisa de palavras-chave para o tráfego do site?
Google Keyword Planner - Queen Seo Marketing

Atualmente, as palavras-chave são reconhecidas por sua imensa importância nas estratégias SEO (Search Engine Optimization ou Otimização para motores de busca). Afinal, com as palavras corretas, você irá atrair o seu público com muito mais facilidade dentre os milhões de resultados que irão aparecer para ele.

Um bom planejamento e inclusão das palavras-chave corretas faz toda a diferença!

Dado que o Google possui robôs que procuram dentre os conteúdos quais são os melhores para os clientes, os que tiverem as melhores palavras-chave irão aparecer nas primeiras páginas de busca com mais facilidade.

Confira como usar o Google Keyword Planner

Afinal, como utilizar o Google Keyword Planner?

Para ter acesso ao Keyword Planner, você precisa ter uma conta no Google Ads. Crie a sua conta aqui.

Depois do cadastro, você terá que preencher seus dados pessoais. Leia todas as informações que o Google disponibilizar nessa fase. O site poderá pedir os dados do seu cartão de crédito para simular uma campanha, mas você não precisa colocá-los.

Ao selecionar o tipo de conta, escolha “Gerenciar contas de outras pessoas”. Em seguida, aparecerá o dashboard da conta gerenciada. Então, adicione uma nova conta e insira o nome desejado. Preencha dados de fuso horário e valores com cuidado, pois não poderão ser alterados.

Agora, no Google Ads, escolha no menu superior “ferramentas” e depois “planejador de palavras-chave”. Escolha a primeira alternativa “Procurar novas palavras-chave usando uma frase, um website ou uma categoria”. 

Você terá a oportunidade de planejar uma campanha, colocando dados sobre o seu negócio e segmentando os clientes.

Conforme você usa a ferramenta, poderá filtrar ainda mais o público. Por fim, clique em “obter ideias”. Nessa página, há as médias dos resultados buscados, ideias de grupos de anúncio e de palavras-chave mais pesquisadas no Google. 

Você sabe como aparecer no Google? Essa é a pergunta de ouro, certo? Clique aqui e entenda como funciona o principal mecanismo de busca.

5 dicas de como montar uma estratégia SEO com o Keyword Planner

Confira a seguir dicas práticas para montar a sua estratégia SEO com a ferramenta Keyword Planner e utilizar essa plataforma com todo o seu potencial e eficiência:

Tenha claro qual a persona ou ICP do seu negócio e como ela pensa

Os clientes costumam buscar produtos e soluções no Google no intuito de resolver uma dor ou necessidade. As pesquisas podem ser a título de buscar uma informação, concluir uma transação ou encontrar um site. 

Compreender quem é o seu cliente, quais são seus objetivos, medos, vontades e necessidades é essencial para saber quais palavras-chave irão cativar a sua atenção e atrai-lo para o seu site. 

Então, estude bem seus clientes e construa a sua persona, uma versão mais específica, detalhada, personificada e filtrada, com nome, idade, hobbies, gostos, situação econômica e outros detalhes.

Assim, os seus esforços e investimentos serão bem direcionados e personalizados para o público certo.

Busque referência com a concorrência

Você pode usar o Google Keyword Planner para estudar os seus competidores. Os concorrentes têm os mesmos objetivos que você, então é interessante estudar o que eles fazem para entender se você deve otimizar as suas próprias estratégias e obter insights. 

No campo “página de destino”, você pode colocar o endereço web do concorrente para estudá-lo. O próprio Google irá mostrar as palavras-chave utilizadas na referência. É um material livre para que você pesquise, monte o seu conteúdo, inove e se fortaleça no mercado.

Você não sabe como otimizar a produção de conteúdo diária da sua empresa? Nós te ajudamos! Confira as nossas dicas clicando aqui.

Pesquise palavras-chave específicas e gerais

Muitos termos têm mais de 10 mil pesquisas mensais no Google – chegando a uma média de 1 milhão ou mais de pesquisas relacionadas e variações mensalmente. Ou seja, são muitas palavras-chave para pesquisar!

Por isso, é importante especificar, principalmente se você quer mexer com anúncios pagos. Então, faça a pesquisa de palavras-chave, observe a média de pesquisas mensais e as suas variações, aproveitando as opções de segmentação e personalização para especificar sempre que necessário.

Você pode segmentar por localidade, idade, idiomas e até negativar palavras para que não entrem na busca. Esses dados vão te aproximar do que realmente pensam os seus clientes.

Então, quando estiver na pesquisa normal, vá para o canto direito dos dados da palavra e clique em Adicionar ao Plano. Em seguida, clique em Plano de Análise, coloque um lance bem alto (uns 500 reais) e observe as impressões que o Google irá te mostrar. A pesquisa nesse campo é muito mais acertada.

Utilize a pesquisa múltipla

Para economizar tempo e acelerar a construção do planejamento estratégico, você deve pesquisar múltiplos termos. Basta digitar as palavras que quer e separá-las por vírgula, clicando em “obter ideias”.

O planejador irá organizar as palavras em ordem: mais populares e menos populares. Essa pesquisa irá facilitar o seu trabalho, mostrando combinações de palavras-chave, muitos termos novos e insights chegando mais rápido. 

Busque por categoria

Você pode ainda segmentar a pesquisa de palavras por categoria de produto, aplicando a melhor opção para o seu negócio. Nessa forma de pesquisa, o planejador de palavras-chave irá selecionar termos próximos à sua categoria, facilitando o seu trabalho.

Essa é uma ótima opção para quando você está sem ideias. As recomendações serão relacionadas ao seu produto, e o estudo delas facilita os insights. 

Uma consultoria de SEO é o que você precisa para criar uma estratégia de sucesso

Se você tem dificuldades na hora de lidar com essas ferramentas, ou sente que não está experienciando todo o potencial das plataformas do Google, pode contar com a Queen para te guiar. 

Nós reunimos um verdadeiro time de experts capacitados para rankear o seu site rapidamente. Lembre-se: a estratégia de SEO da sua empresa é máxima prioridade, pois é ela que vai levar os seus resultados além.

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Victor Pinheiro

Victor Pinheiro é o atual CEO da Queen, além de ser um administrador de empresas e consultor do mercado de SaaS com ampla experiência em projetos de SEO para Startups e empresas de tecnologia. Com mais de 7 anos de atuação, Victor é um especialista em SEO, Inbound Marketing e Marketing Digital. Entregando soluções estratégicas para impulsionar o crescimento dos negócios no Google. Seu conhecimento e expertise no segmento B2B são fundamentais para potencializar a visibilidade das empresas, garantindo que elas se destaquem nos motores de busca e conquistem seus mercados.

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