- Autor: Victor Pinheiro
- 6 Minutos de leitura
- 13 de março de 2023
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Entenda como usar o funil de conteúdo na sua estratégia
Você já utiliza o funil de conteúdo na sua estratégia? Sabe aproveitar o melhor dessa ferramenta para otimizar o seu marketing e alcançar os melhores resultados?
Talvez você já tenha ouvido falar em “ToFu, MoFu e BoFu”, conceitos muito usados para planejar a comunicação de uma empresa. Mas, a verdade é que existe muito além dessas nomenclaturas. É preciso entender bem como funciona cada fase para aplicar de forma assertiva na sua estratégia.
Portanto, se você tem dúvidas sobre esses termos e como devem ser utilizados de forma eficiente no marketing da sua empresa, continue a leitura. Vamos te explicar como funciona o funil de conteúdo!
O que é e para que serve o funil de conteúdo
O funil de conteúdo é uma ferramenta que vai te ajudar a organizar as informações passadas aos seus clientes durante a comunicação. É a partir dessa ferramenta que sua equipe guiará a jornada de compra, desde a atração até o fechamento do negócio.
Topo de funil, fundo de funil e meio de funil são termos que você já deve ter ouvido. Essa é a classificação básica de cada etapa do funil, onde o topo significa os clientes na fase da atração, o meio é o relacionamento e o fundo é a conversão.
Confira a seguir alguns outros termos que caracterizam cada etapa do funil:
- O aprendizado e a descoberta;
- O momento em que o cliente reconhece o problema;
- Quando ele considera a solução;
- E quando é gerada a intenção e/ou decisão de compra.
Essas etapas de conscientização são guiadas pela própria empresa que, conhecendo a estratégia do funil, constrói conteúdos específicos para direcionar os seus clientes. O funil tem o objetivo de auxiliar na condução do cliente na jornada de compra.
Como funciona o funil de conteúdo?
Entenda a seguir como funciona cada fase do funil.
Topo de funil
Afinal, o que são conteúdos de topo de funil?
O conteúdo topo de funil é criado para atrair visitantes para as suas páginas, mesmo que eles não estejam necessariamente focados em adquirir o produto ou serviço naquele momento. Essa é a fase de conscientização e atração.
Nessa fase, o cliente às vezes nem sabe que tem um problema ou qual problema é esse, então você precisa despertar o seu interesse, possivelmente descobrindo o problema dele.
Outra parte do topo do funil é aquele cliente que já sabe qual o seu problema, mas não sabe ainda como solucioná-lo. Dessa forma, você vai entender a situação do cliente e mostrar de forma bem sútil que você é capaz de resolver o seu problema.
São exemplos de conteúdo de topo de funil aqueles que são mais gerais, que servem para trazer quantidade de usuários à página. São de fácil acesso, claros, objetivos e servem para despertar a curiosidade.
Meio de funil
Nos conteúdos do meio de funil, o usuário já não é mais apenas um visitante. Ele considera a existência do problema e tem a intenção de solucioná-lo. Ele já visualizou o seu conteúdo, mas é hora de aprofundar o contato.
Dado que o cliente precisa solucionar o problema, mas ainda não comprou o seu produto, é hora de quebrar objeções – sem exagerar nas menções à sua empresa. São exemplos de material para marketing de conteúdo nesta etapa do funil: os blogposts, as newsletters e os e-books.
Leia também sobre as técnicas de copywriting essenciais para o funil de vendas.
Fundo de funil
E, por fim, quais são os conteúdos de fundo de funil?
Agora o usuário já está com a atenção voltada para a compra da sua solução e conhece a sua empresa, então é a hora de mostrar bem as suas qualidades.
O fundo de funil é a etapa que visa levar o lead à conversão, então os esforços para vender são bem mais diretos. Mostre que o seu negócio é a melhor opção para solucionar o problema do cliente.
São exemplos de conteúdos os webinars, vídeos, ebooks, demonstrações do produto e do funcionamento da empresa, cases de sucesso e comprovações das vantagens da sua empresa frente às outras.
Confira também nossas dicas para otimizar a produção do seu conteúdo da sua empresa.
Entenda a diferença entre funil de conteúdo e funil de vendas
O funil de conteúdo e o funil de vendas trazem conceitos diferentes. O funil de vendas é o conjunto de etapas e gatilhos que visam dar suporte à jornada de compras da organização.
Para o funil de conteúdo, como você viu acima, o topo é a atração, o meio é a demonstração de interesse e o fundo é a conversão.
Nessas etapas, você usará estratégias de palavras-chave que condizem com o perfil de cliente da empresa, assim como escrita de acordo com o nível de interesse e conhecimento do usuário para conseguir captar suas informações e guiá-lo dentro do funil através do envio de conteúdos otimizados.
Já para o funil de vendas, o topo é o prospecto, o meio é o lead e o fundo é o cliente. Dentro dessas etapas de jornada de vendas, podemos utilizar o funil de conteúdo. Eles se complementam e possuem o objetivo de gerar vendas.
Ou seja, o funil de vendas é o objetivo, e o funil de conteúdo é a estratégia para chegar ao objetivo.
Quais os benefícios de adotar o funil de conteúdo para a estratégia de marketing?
Usado frequentemente no inbound marketing, o maior benefício do funil de conteúdo é ajudar a sua empresa a transformar prospects em clientes. Ele é de extrema utilidade dentro da sua estratégia de marketing, pois:
- Guia o cliente no entendimento do seu negócio e do sua solução;
- Melhora o relacionamento entre o seu consumidor e a empresa;
- Aproxima e conecta a sua marca ao público;
- Aumenta o engajamento orgânico;
- Atrai os interessados pelo seu conteúdo;
- Aumenta a interação com os usuários de forma mais intuitiva e fácil;
- Melhora as taxas de conversão;
- Possibilita que você entenda a jornada do seu consumidor na empresa;
- Otimiza a gestão do conteúdo e estabelece metas;
- Aumenta a autoridade da sua marca;
Muitas vantagens, certo? Afinal, é fundamental que você saiba conduzir os seus potenciais clientes durante a jornada, oferecendo conteúdos que os incentivam a avançar para a compra.
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