• Autor: Victor Pinheiro
  • 11 Minutos de leitura
  • 20 de outubro de 2023

Conteúdo criado por humano

O que é um mecanismo de busca e como funciona?

Você, provavelmente, utiliza algum mecanismo de busca diariamente, e depende dele para que o seu site seja encontrado na internet.

Os mecanismos de buscas são sistemas onde usuários realizam pesquisas. Eles funcionam através de uma engenharia sofisticada, rastreando os resultados mais relevantes para a sua busca.

Para isso, utilizam algoritmos de classificação de mecanismos de busca que priorizam certos fatores de ranqueamento. Se você quer saber mais sobre o tema, entender como funcionam e como otimizar o seu site para ranquear bem nos mecanismos de busca, basta seguir a leitura.

O que é um mecanismo de busca e qual a sua função?

Um mecanismo de busca, motor de busca ou buscador, é uma ferramenta online que permite que os usuários pesquisem informações na internet. 

A principal função do mecanismo de busca é indexar e organizar conteúdo online, como páginas da web, imagens, vídeos e diversos outros tipos de mídia. Assim, eles ficam acessíveis para os usuários que desejam fazer consultas usando palavras-chave.

Dessa forma, os mecanismos de busca são extensos bancos de dados da web e os disponibilizam com rapidez, avaliando as intenções de busca e o histórico do usuário para fornecer as informações mais relevantes.

Quais são os principais mecanismos de busca disponíveis atualmente - queen seo marketing

Quais são os principais mecanismos de busca disponíveis atualmente?

Alguns dos mecanismos de busca mais conhecidos são o Google, o Bing, o Yahoo, o Snap, DuckDuckGo, o Youtube, Yandex, Ecosia e o Baidu. Cada um deles tem seus próprios algoritmos, e todos querem fornecer aos usuários os resultados mais úteis. 

Entre esses mecanismos de busca populares, está o mais famoso, o Google, que provavelmente você usa diariamente para tirar dúvidas e encontrar endereços web. O Google inclui, por exemplo, o Google Imagens, Acadêmico e Mapas.

O Google é considerado o mecanismo de busca mais popular do mundo. Ele é conhecido por seus algoritmos muito avançados de pesquisa e pela apresentação de resultados de fato relevantes, prezando pela autoridade, confiabilidade e boa experiência para o usuário.

Como os mecanismos de busca indexam e classificam páginas na web?

Os mecanismos de busca funcionam através das etapas a seguir:

Rastreamento

O rastreamento é a etapa na qual os mecanismos de busca encontram páginas, links, imagens, vídeos e qualquer conteúdo necessário. No Google, que é o principal mecanismo, esse rastreamento é feito pelo seus bots.

O Google utiliza algoritmos com critérios diversos para determinar quais sites rastrear. Se a sua página não for rastreada, ela não será encontrada entre os resultados da SERP (Search Engine Results Page), a página de resultados do mecanismo de pesquisa. 

Apenas se o seu site for encontrado no rastreamento, será possível seguir para a indexação, a segunda etapa.

Para essa etapa, você precisa investir em um sitemap. A partir do mapa do site, tanto os bots quanto os visitantes irão enxergar a estrutura da página facilmente. Entenda o que é Sitemap, qual a sua importância e como criar um.

Indexação

Após rastrear uma página, o mecanismo de busca irá fazer a indexação do conteúdo no seu banco de dados. Para isso, ele analisa todo o site, os seus textos, imagens, a estrutura e mais.

É nessa hora que o Google, por exemplo, “organiza a sua biblioteca”, classificando informações. Com a etapa da indexação, os mecanismos de busca podem oferecer resultados de busca de acordo com o que é mais relevante para a pesquisa do usuário. 

Renderização

Desde o Core Web Vitals, um conjunto de métricas que avaliam a experiência real do usuário nas pesquisas do Google, a renderização se tornou decisiva para o ranqueamento de uma página.

A renderização é a construção da página, os vários códigos que precisam ser processados para a sua representação visual. 

Com o Core Web Vitals, se houver problemas no Javascript, por exemplo, a falha visual do site, que impacta o usuário, será considerada na hora de determinar a relevância e o posicionamento da página no mecanismo de busca. 

Pior: se o Google não puder renderizar o seu conteúdo, ele não poderá encontrá-lo e indexá-lo.

Ranqueamento

O ranqueamento é a última etapa e a mais conhecida por todos os profissionais que trabalham para otimização de mecanismo de busca. É nessa fase que as páginas são listadas segundo a sua relevância.

Finalmente, após passar pelas etapas anteriores, a página da Web pode ser ranqueada. O Google utilizará os seus robôs, levando em conta os seus muitos fatores de ranqueamento, para definir em qual posição entre os resultados a página aparecerá.

Quais os problemas que uma má indexação de páginas pode trazer ao site - queen seo marketing

Quais os problemas que uma má indexação de páginas pode trazer ao site

Uma má indexação pode causar diversos problemas, afetando negativamente a forma como ela aparece nos resultados de busca, a sua usabilidade e desempenho.

Ou seja, a má indexação gera baixa visibilidade no Google, já que as páginas nessa situação não aparecerão nos resultados de pesquisa e não poderão ser encontradas pelos usuários. 

Assim, ela perde tráfego orgânico, tendo menos visitantes, baixa popularidade e má eficiência. Erros na indexação também podem gerar páginas duplicadas ou canibalização de palavras-chave (várias páginas do mesmo site competindo pelas mesmas keywords), confundindo o Google.  

Se as páginas não estiverem configuradas corretamente para o rastreamento, os bots podem ter dificuldade em acessá-las e os usuários podem ter que lidar com páginas danificadas, o que prejudica a reputação do site e a sua classificação no Google.

Qual a importância de otimizar um site para mecanismos de busca?

Otimizar um site para que seja encontrado nos mecanismos de busca é uma prática conhecida como SEO (Search Engine Optimization). Apenas essa prática é capaz de tornar a página visível, aumentando as suas chances de ser encontrada pelos usuários. 

Assim, quando os usuários realizarem pesquisas relacionadas ao seu conteúdo e a solução que você oferta, poderá encontrar o seu site. Essa otimização aumenta o tráfego orgânico, diminui custos com o tráfego pago e aumenta a credibilidade do site.

Técnicas de SEO também melhoram a experiência do usuário na página, já que cuidam da velocidade do site, da organização da sua estrutura e do seu conteúdo. Ele cresce em competitividade online e pode alcançar um público maior e bem segmentado.

Melhores práticas de SEO para melhorar a visibilidade em mecanismos de busca

Melhorar a visibilidade em mecanismos de busca por meio de práticas de SEO é uma estratégia essencial para aumentar o tráfego orgânico e alcançar o sucesso online. Aqui estão algumas das melhores práticas de SEO que podem ajudar a melhorar a visibilidade do seu site:

Pesquisa de palavras-chave e seleção estratégica

A pesquisa de palavras-chave é uma das partes mais importantes para a sua estratégia de SEO. Essas palavras serão usadas no seu conteúdo para indicar que ele tem o que é buscado pelo seu público-alvo. Integre-as estrategicamente em artigos, títulos, tags e mais.

Realize uma pesquisa de palavras-chave relevantes para a sua empresa, entendendo a intenção de busca dos seus usuários. Isso inclui palavras-chave de cauda curta (mais genéricas) e palavras-chave de cauda longa (mais específicas).

Faça uma seleção estratégica de palavras, considerando volume de busca e concorrência. Você pode usar o próprio Planejador de Palavras-chave do Google para identificar palavras-chave relevantes ou utilizar ferramentas como o Semrush que é referência no mercado e a que utilizamos aqui na Queen.

No Semrush, a ferramenta Keyword Magic Tool oferece informações sobre palavras-chave com relação ao volume de buscas, pesquisas relacionadas, e outras informações essenciais para escolher de forma estratégica o termo a utilizar.

keyword magic tool Semrush - ferramenta utilizada pela Queen SEO Marketing

 

Otimização de conteúdo e estrutura do site

O seu site precisa ser otimizado segundo os padrões de SEO para ser bem posicionado no Google. Crie conteúdo de qualidade, útil, informativo, original, confiável e relevante para o seu público-alvo.

Use títulos interessantes, descritivos e com as devidas palavras-chave relevantes. O seu site deve proporcionar a melhor experiência do usuário, sendo responsivo, veloz, fácil e intuitivo para navegação.

As imagens devem estar otimizadas, leves, com texto alternativo (atributo alt text) descritivo e com palavras-chave. Crie URLs amigáveis que incluam palavras-chave relevantes e se livre dos conteúdos duplicados ou danificados.

Como anda o conteúdo do seu blog? Ele é útil para o usuário? Está otimizado para o mecanismo de busca? Aprenda como criar um blog de sucesso e conquistar as primeiras posições no Google!

Construção de links e autoridade de domínio

Busque oportunidades para criar links internos, ligando páginas dentro do seu site de forma lógica e relevante para o seu usuário. Sempre que possível, encontre oportunidades de backlinks, ou seja, de outros endereços confiáveis linkando o seu site.

Assim, você mostra ao Google que tem um conteúdo de fato útil, confiável e original. Crie conteúdos que atraiam backlinks de forma natural, como artigos informativos, infográficos, pesquisas, Cases de Sucesso, estudos e dados.

Não invista em compra de backlinks, pois podem prejudicar a confiabilidade do seu site no Google. 

Mecanismo de busca e planejamento estratégico - queen seo marketing

Principais tendências para otimização dos mecanismos de busca

O SEO de sucesso é um esforço contínuo, consistente, com resultados que podem levar algum tempo para aparecer, mas são de fato duradouros e sólidos. Algumas tendências dessa otimização atualmente são:

Pesquisa por voz

Com a popularização dos assistentes de voz, como a conhecida Siri e a Alexa, a pesquisa por voz tornou-se uma tendência. As pessoas agora fazem buscas usando a voz, o que traz impacto para o SEO, palavras-chave e estratégias que sites devem usar.

Para essa otimização, tente responder a perguntas específicas, permaneça investindo em boas palavras-chave e na criação de conteúdos objetivos e concisos. 

Dispositivos móveis

Nenhum site consegue bons resultados de tráfego orgânico sem otimização para dispositivos móveis! Hoje em dia, a maioria das buscas agora é realizada no mobile. Por isso, os mecanismos de busca priorizam sites responsivos.

Certifique-se de que seu site seja totalmente adaptável aos diversos formatos de telas, com carregamento rápido e boa experiência de usuário.

Experiência do usuário

A experiência do usuário é a principal preocupação do SEO. Todas as métricas consideradas pelos mecanismos de busca pensam no quão bem o seu site é visto pelo público-alvo, considerando taxa de permanência e de rejeição, por exemplo.

O Google quer facilidade de navegação, design intuitivo, conteúdo útil, original e de qualidade, velocidade de carregamento e navegação facilitada. 

Integração com mídias sociais

As mídias sociais não têm um impacto direto no SEO, mas são importantes para aumentar a visibilidade do seu site. O seu conteúdo deve gerar tráfego e backlinks para o seu site.

Então, certifique-se de compartilhar um bom conteúdo nas mídias sociais, levando o usuário a visitar o seu site através de trocas entre plataformas.

Personalização de resultados

Foque sempre no seu público-alvo, pois não adianta alcançar um público que não terá a intenção de adquirir as soluções ofertadas pela sua empresa ou o que não está interessado no seu conteúdo.

Crie conteúdo segmentado para o seu público com base em dados obtidos no seu site e nas mídias sociais, criando um conteúdo que responda às necessidades e dores específicas.

Se você deseja melhorar a sua presença online e maximizar a sua visibilidade no Google, é indicado contar com a ajuda de uma consultoria de SEO. 

Aqui na Queen, nós somos referência em produção de conteúdo otimizado para SEO, pois criamos conteúdos personalizados para cada segmento dos nossos clientes. Não perca tempo e alavanque a visibilidade digital do seu site no Google. Clique na imagem abaixo e fale com o nosso time!

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Victor Pinheiro

Victor Pinheiro é o atual CEO da Queen, além de ser um administrador de empresas e consultor do mercado de SaaS com ampla experiência em projetos de SEO para Startups e empresas de tecnologia. Com mais de 7 anos de atuação, Victor é um especialista em SEO, Inbound Marketing e Marketing Digital. Entregando soluções estratégicas para impulsionar o crescimento dos negócios no Google. Seu conhecimento e expertise no segmento B2B são fundamentais para potencializar a visibilidade das empresas, garantindo que elas se destaquem nos motores de busca e conquistem seus mercados.

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