• Autor: Victor Pinheiro
  • 15 Minutos de leitura
  • 19 de abril de 2024

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SEO técnico e otimização: boas práticas para ranquear rapidamente

O SEO técnico é uma das partes mais impor­tante de uma estratégia de SEO. Ele envolve medidas que você precisa adotar para conseguir que o Google rastreie e indexe corretamente o seu site. Só assim, você conseguirá aparecer nos resultados de busca.

Para alcançar esse objetivo de aparecer nas primeiras posições de pesquisa do Google, é importante seguir algumas diretrizes. Por isso, entender como elas funcionam é essencial para garantir bons resultados.

Confira no conteúdo a seguir o conceito de SEO técnico, a sua importância para a visibilidade do site no Google, as melhores estratégias para a sua empresa e mais. Vamos lá!

O que é SEO técnico e sua importância para o ranqueamento no Google

O SEO (Search Engine Optimization) significa o processo de otimização para motores de busca. A sigla engloba um conjunto de estratégias para aumentar a visibilidade de um site, otimizando a sua posição no Google.

Quando um usuário faz uma pesquisa, surge uma página repleta de resultados relacionados ao que está sendo procurado: links, imagens, produtos e mais. Essa página se chama SERP, e ela guarda um verdadeiro ranking de sites.

A partir de um algoritmo complexo, o Google elenca qual site irá aparecer em qual posição. Os que alcançam as primeiras posições ganham mais visibilidade e mais cliques.

Portanto, para posicionar os links, o Google olha para a estrutura, código HTML, conteúdo, links, qualidade, velocidade, responsividade e mais. São feitas atualizações periódicas do algoritmo do Google para que os sites em boas posições forneçam sempre a melhor experiência para o usuário.

E finalmente, o SEO técnico resume todas as práticas de SEO, exceto a produção e otimização de conteúdo, bem como o trabalho de linkagem.

Principais componentes do SEO técnico que você deve considerar - queen seo marketing

Principais componentes do SEO técnico que você deve considerar

Como você viu, o SEO técnico é o processo de otimizar o seu site para a fase de rastreamento e indexação do Google. Você irá melhorar os aspectos técnicos do site para que o Google possa interpretá-lo de forma eficiente.

Para isso, é preciso prestar atenção em alguns componentes importantes do SEO técnico. Cada um deles desempenha um papel para garantir que o seu site seja facilmente rastreável, indexável e compreensível. Confira!

Indexabilidade e rastreabilidade

Os motores de busca precisam ser capazes de rastrear e indexar o seu site para que ele possa aparecer para os usuários. Isso pode envolver a criação e a submissão de um arquivo sitemap, a gestão do arquivo robots.txt e outras técnicas.

Saiba o que é e como criar o sitemap!

Arquitetura do site

A arquitetura do site deve ser organizada, lógica e bem pensada. Dessa forma, é preciso mostrar o caminho aos robôs ou algoritmos do Google, indicando como ele deve navegar no seu site, quais as hierarquias entre páginas e as conexões.

Uma arquitetura clara e lógica ajuda os usuários e os rastreadores, portanto, use uma estrutura hierárquica com menus de navegação claros e um mapa do site.

Velocidade de carregamento

A velocidade na qual as páginas do seu site carregam é um fator importante para a experiência do usuário e para o SEO. Então, é essencial para o SEO técnico corrigir problemas que podem estar retardando esse carregamento.

Isso envolve o uso correto de tipos de arquivo como WebP para imagens e SVG para vetores e ícones, por exemplo. Assim como minimização de solicitações HTTP, dentre outros.

URLs amigáveis

As URLs devem ser facilmente lidas pelo algoritmo: claras, concisas e descritivas. Elas devem conter a palavra-chave, sendo mais fáceis para os usuários e os motores de busca entenderem. Evite URLs longas ou complicadas, cheias de caracteres diferenciados.

Ainda, use hífens para separar palavras, o que torna as URLs mais legíveis e é preferido pelos motores de busca.

Marcação estruturada

A marcação estruturada ou dados estruturados é um tipo de código que ajuda os motores de busca na compreensão do conteúdo de uma página. É um formato padronizado para fornecer informações.

Também chamada de Schema Markup, trata-se de um vocabulário que pode te ajudar a alcançar melhores resultados de pesquisa.

Como otimizar a estrutura do site para melhorar o SEO Técnico?

Os mecan­is­mos de ras­treio observam o con­teú­do das pági­nas e usam os seus links para encon­trar out­ras pági­nas. Dessa forma, encon­tram o con­teú­do na inter­net.

Geral­mente, o Google cria uma lista das URLs que encon­tra. Um sis­tema secundário para essa busca é o sitemap. É neste arquivo que você vai indicar ao Google quais páginas do seu site você deseja que sejam rastreadas.

Além dessa, existem outras medidas para otimizar o site e melhorar o SEO técnico, confira a seguir quais são elas:

Hierarquia de URLs

Esse é um aspecto fundamental do SEO técnico. A hierarquia de URLs é a organização e estrutura das suas URLs no site. Uma hierarquia clara e lógica é o ideal, facilitando o processo do Google na hora de rastrear e indexar as suas páginas.

A estrutura deve refletir o conteúdo e ter as palavras-chave relevantes. Por exemplo, se você tem uma página de serviços em seu site, a URL poderia ser www.seusite.com/servicos. Bastante precisa e simples.

Estrutura de diretórios

A estrutura de diretórios é outro componente importante. Ela é a forma como as páginas do seu site são organizadas e interconectadas. Essa é também uma ótima ferramenta para facilitar o rastreamento e a indexação.

Nessa etapa, você pode:

  • Organizar as páginas em categorias e subcategorias, oferecendo uma experiência de usuário mais suave.
  • Usar uma estrutura de diretório plana, com todas as páginas do seu site a apenas alguns cliques da página inicial.
  • Evitar diretórios profundos, com páginas distantes e difíceis de rastrear.
  • Usar palavras-chave relevantes nos nomes de diretório.

diretorio- queen seo marketing

Redirecionamentos

Os redirecionamentos são essenciais para a sua estratégia de SEO técnico, Isso ajuda no posicionamento do site e a manter uma boa experiência do usuário.

Alguns redirecionamentos mais comuns são:

  • O redirecionamento 301 (movido permanentemente), que informa ao bot que a página pode ser encontrada em um novo endereço.
  • O redirecionamento 302 (movido temporariamente), onde a URL está temporariamente disponível em outro endereço.

Não exagere nos redirecionamentos para não sobrecarregar o tempo de carregamento do site ou gerar outros problemas.

Melhores práticas para otimizar a velocidade de carregamento do site

A velocidade de carregamento de um site influencia na experiência do usuário e no seu posicionamento na hora de aparecer no Google. Então, é ideal colocar em prática algumas estratégias na hora de melhorar essa métrica:

Compressão de arquivos

Utilize ferramentas para reduzir o tamanho dos arquivos CSS, HTML e JavaScript. Isso pode diminuir significativamente o tempo de carregamento do seu site.

Otimização de imagens

As imagens podem ocupar muito espaço, então é importante otimizá-las para reduzir o tempo de carregamento enquanto mantém a qualidade.

Isso pode envolver a redução do tamanho do arquivo, a compressão sem perdas ou a conversão para formatos mais eficientes.

O uso mais indicado é de Webp para imagens e SVG para ícones e vetores.

Minificação de códigos

A minificação é o processo de reduzir o tamanho do código-fonte do seu site. Ela envolve a remoção de espaços em branco, quebras de linha e comentários dos seus arquivos CSS e JavaScript.

Assim, você reduz o tamanho dos arquivos e, por consequência, melhora a velocidade de carregamento.

Utilização de CDN (Content Delivery Network)

Uma CDN é uma rede de servidores localizados em diferentes partes do mundo. Ela armazena cópias do seu site e as entrega aos usuários a partir do servidor mais próximo.

A estratégia pode reduzir significativamente o tempo de carregamento do website, especialmente para usuários que estão distantes do servidor principal.

Marcação estruturada (schema markup)

Como você viu, o uso de dados estruturados (schema markup) pode ajudar o Google a entender melhor o conteúdo do seu site e pode levar até mesmo ao alcance de rich snippets nos resultados.

O schema markup é como uma conversa mais direta com o Google, fornecendo informações detalhadas com muito mais agilidade.

Antes de começar, identifique o seu tipo de conteúdo. O Schema.org pode te ajudar a avaliar essa classificação.
Depois, escolha e implemente a marcação correta. Você pode fazer isso manualmente, ou usar uma ferramenta que faça geração de marcação estruturada.

É recomendado fazer testes com a marcação para garantir que foi feita corretamente. Finalmente, depois de implementar e testar a marcação, você precisa seguir monitorando os resultados.

Entenda mais sobre código HTML para criar sites otimizados!

Importância de URLs amigáveis e como configurá-las

URLs amigáveis são verdadeiros endereços simplificados para que o Google encontre logo o conteúdo da sua página. Então, como fazer para gerar URLs eficientes? Confira algumas dicas para conhecer e relembrar:

Utilize palavras-chave

Use palavras-chave relevantes relacionadas ao conteúdo da página. Assim, o Google entende do que se trata aquele material.

url - queen seo marketing

Crie URLs curtas e simples

Nada de URLs longas e complexas, pois elas podem ser confusas para os usuários e os motores de busca.

Evite caracteres especiais e números

Os caracteres especiais e números são elementos desnecessários. Portanto, o indicado é evitar o uso desses elementos, facilitando a leitura do URL.

Use hífens

Os hífens são considerados o melhor método para separar palavras em uma URL. São simples, fáceis e legíveis.
Cuidado com conteúdos duplicados, que podem ser acessados através de várias URLs. Esse é um grande erro para o SEO técnico.

Como otimizar o arquivo robots.txt e o arquivo sitemap.xml

O arquivo robots.txt infor­ma ao Google onde ele pode acessar o seu site. O registro no diretório fornece informações importantes sobre como ler as suas páginas.

O robots.txt informa ainda se existem páginas ou diretórios individuais que não devem ser rastreados, como os que possuem dados confidenciais. Assim, o recurso economiza tempo e direciona o Google para as páginas importantes.

Aqui estão algumas dicas para otimizar o arquivo robots.txt:

  • Localização do arquivo: ele deve estar localizado na raiz do seu domínio (por exemplo, www.seusite.com/robots.txt).
  • Use o robots.txt para bloquear áreas do seu site que não são úteis para o Google.
  • Use com moderação: o uso excessivo de robots.txt para bloquear conteúdos pode fazer com que seu site pareça suspeito.

O arquivo sitemap.xml, por outro lado, indica a estrutura do seu site. A partir dele, o Google pode encontrar todas as suas páginas com eficiência.

O arquivo sitemap é útil para o Google. Ele fornece informações importantes, como a data da última atualização de uma página. Também mostra com que frequência a página é alterada. Além disso, indica a relevância da página em comparação com as outras do site.

Aqui estão algumas dicas para otimizar o sitemap.xml:

  • Inclua todas as páginas importantes no sitemap.xml.
  • Atualize o sitemap regularmente, sempre que você adicionar ou remover páginas.
  • Submeta o sitemap ao Google Search Console.
  • Evite incluir páginas duplicadas ou URLs quebradas.

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Melhores práticas de otimização para dispositivos móveis

Para alcançar seu público-alvo em qualquer lugar e a qualquer momento, é importante investir em estratégias de otimização para dispositivos móveis.

Isso significa que você deve adaptar seu conteúdo para ser facilmente acessado em smartphones e tablets. Assim, você garantirá que seu público consiga visualizar seu site e suas informações de forma rápida e eficiente.

O Google já faz da responsividade de um site um fator de classificação, sendo critério essencial para o SEO técnico. Saiba as práticas essenciais:

Importância do design responsivo

Nem sempre o seu site é acessado na versão para computador. Por isso, um site otimizado para dispositivos móveis deve ser uma prioridade para a sua empresa.

O Google possui a indexação mobile-first do Google, verificando se o site é responsivo e carrega rapidamente nos mais variados dispositivos.

Ele deve se adaptar automaticamente aos tamanhos de tela, mostrar as informações sem distorções e oferecer a melhor experiência independentemente.

Velocidade de carregamento

A velocidade do site é um fator de classificação conhecido para o Google, inclusive nos dispositivos móveis.

Lembre-se que, ao acessar o seu site por um smartphone, o cliente provavelmente está com pressa e quer encontrar as informações rapidamente. Você deve gerar a melhor jornada para os usuários.

Sites que carregam rapidamente oferecem uma melhor experiência ao usuário e podem ser recompensados com classificações mais altas no Google.

Usabilidade

A usabilidade e a experiência do usuário em dispositivos móveis tornaram-se cada vez mais importantes nos últimos anos. Mais do que nunca, clientes buscam empresas em smartphones, tablets e variados dispositivos.

Para manter a boa experiência, certifique-se de que botões, links e outros elementos sejam adequados para facilitar a interação. O conteúdo deve ser legível, o site deve ser facilmente navegável.

Evite pop-ups intrusivos, que cobrem o conteúdo da página. Se você precisa usar pop-ups, certifique-se de que eles são fáceis de fechar.

Utilização de tags de cabeçalho (H1, H2, etc.) para melhorar a relevância do conteúdo

As tags de cabeçalho (H1, H2, H3, etc.) são essenciais para estruturar o seu conteúdo, facilitar a leitura (pelos usuários e algoritmos) e ajudar a melhorar a relevância do site no Google.

Use apenas uma tag H1 por página, que serve como título principal e deve conter a palavra-chave. Depois, aplique as tags H2 para títulos de seções dentro da página. Elas devem ser relevantes, incluindo as palavras-chave.

Se precisar de mais subtítulos e divisões, use as tags H3 como subseções dentro de uma seção H2. Elas também devem ser relevantes, com palavras-chave relacionadas ao que explica.

Cuidado com os exageros: não repita as palavras-chave de forma desproporcional. Tente manter cabeçalhos concisos, informativos, atrativos e simples.

Ferramentas para analisar e otimizar o SEO Técnico

Para te ajudar em todas as etapas já citadas aqui, você precisa do apoio da tecnologia. Confira algumas ferramentas que podem te ajudar na hora de analisar os resultados:

Google Search Console

O Google Search Console é uma ferramenta gratuita do Google que permite monitorar a presença do seu site nos resultados de pesquisa. É uma ferramenta indispensável para analisar o seu SEO técnico.

A plataforma fornece uma riqueza de informações sobre como o Google vê e interage com seu site, mostrando as indexações, permitindo enviar sitemaps, alertando sobre problemas e mais.

google search console - queen seo marketing

Google PageSpeed Insights

O Google PageSpeed Insights é uma ferramenta online gratuita fornecida pelo próprio Google. Ela ajuda a otimizar o desempenho de sites ao analisar a velocidade do seu site e dar sugestões para melhorar esse fator.

Basta acessar a ferramenta, digitar a URL e analisar o seu site.

O Google PageSpeed Insights irá fornecer uma pontuação de desempenho, que varia de 0 a 100. Uma pontuação mais alta é melhor e uma pontuação de 85 ou acima indica que a página está funcionando bem.

A ferramenta também fornece resultados de teste de compatibilidade com dispositivos móveis. Esses são essenciais para testar a responsividade do seu site, verificando se as páginas estão otimizadas para dispositivos móveis.

Se você quer proporcionar uma experiência de usuário otimizada, implementar o SEO técnico corretamente e alcançar as melhores posições no Google, precisa contar com especialistas no assunto.

Aqui na Queen, nossos profissionais estão atentos nas útlimas atualizações do Google, para oferecer aos nossos clientes o melhor em estratégia SEO. Portanto, invista em uma estratégia de resultados e conquiste o seu mercado através do tráfego orgânico. Transforme o seu canal digital, o seu principal canal de vendas. Conheça as soluções da Queen!

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Victor Pinheiro

Victor Pinheiro é o atual CEO da Queen, além de ser um administrador de empresas e consultor do mercado de SaaS com ampla experiência em projetos de SEO para Startups e empresas de tecnologia. Com mais de 7 anos de atuação, Victor é um especialista em SEO, Inbound Marketing e Marketing Digital. Entregando soluções estratégicas para impulsionar o crescimento dos negócios no Google. Seu conhecimento e expertise no segmento B2B são fundamentais para potencializar a visibilidade das empresas, garantindo que elas se destaquem nos motores de busca e conquistem seus mercados.

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