- Autor: Victor Pinheiro
- 14 Minutos de leitura
- 18 de janeiro de 2024
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Entenda o algoritmo do Google: guia completo para alcançar bons resultados em SEO
O grande desafio dos profissionais de SEO é acompanhar as atualizações do algoritmo do Google. Isso porque ele é fator importante para manter a indexação das páginas funcionando.
Por isso, a sua página precisa seguir as diretrizes certas de acordo com o que exige o algoritmo para continuar se posicionando no Google de forma eficiente.
Então, se você quer o seu site ranqueando nas primeiras posições do Google, ganhando visibilidade e tráfego, precisa entender como funciona o seu algoritmo. Confira no guia a seguir o que são as atualizações do algoritmo, como elas influenciam no ranqueamento das páginas e dicas para otimizar a sua estratégia de SEO e alcançar as primeiras posições. Boa leitura!
O que é o algoritmo do Google?
O maior buscador existente tem algoritmos que se tornam um verdadeiro desafio para os profissionais que trabalham com SEO. Anualmente, diversos especialistas tentam desvendar o seu funcionamento, os segredos do ranqueamento de suas páginas de busca.
Como o Google define qual site aparece primeiro? Como conseguir melhores posições nos seus resultados? Por qual motivo determinados sites são rebaixados?
Afinal, as respostas sobre o algoritmo do Google são o caminho para ganhar visibilidade na SERP, a lista de resultados das pesquisas feitas por usuários na Internet. Estratégias de SEO eficientes seguem os critérios definidos pelo algoritmo.
Esses critérios são um verdadeiro conjunto de regras que determinam quais páginas aparecem e em qual posição, classificando os resultados segundo a relevância para a consulta do usuário.
Apesar da sua totalidade ser um segredo comercial, o algoritmo do Google já demonstrou alguns fatores que não podem faltar nas estratégias de quem quer ter relevância. Entenda mais a seguir.
Por que é importante entender o algoritmo do Google?
Como você viu, o algoritmo tem uma verdadeira “receita” para gerar resultados. Dessa forma, a SERP é personalizada e organizada para mostrar conteúdos relevantes para cada busca de usuários ao redor do mundo.
O algoritmo do Google busca gerar a melhor experiência para os usuários, facilitando a busca, priorizando os bons resultados nas primeiras posições e eliminando do ranking os sites com baixa qualidade.
Entender o algoritmo do Google é fundamental para otimização das suas estratégias de SEO, para aparecer nas classificações mais altas da pesquisa, gerar conteúdos cativantes para o seu público-alvo e oferecer a melhor experiência.
Além disso, frequentemente surgem as atualizações do algoritmo do Google. Essas mudanças do algoritmo podem assustar profissionais de SEO, mas servem para melhorar ainda mais os resultados, e inserem novas diretrizes de classificação.
Então, é preciso ajustar estratégias. Se o seu site não estiver de acordo com os critérios do Google, ele pode ser penalizado, perdendo posições e não aparecendo para os usuários que importam – o que prejudica os resultados do seu negócio.
Fatores importantes que determinam os resultados nas pesquisas do Google
Como você viu, existem critérios que não podem ser esquecidos se o seu site quer aparecer no Google. Conheça alguns fatores:
Intenção da busca por trás da consulta
Para exibir bons resultados, o Google decifra o objetivo da consulta. Assim, as palavras digitadas no buscador indicam o conteúdo que o usuário procura e o Google reconhece o que foi digitado.
O sistema conecta as palavras à intenção do usuário, exibindo o conteúdo adequado para o que ele procura.
Relevância do conteúdo
O algoritmo do Google analisa o conteúdo para avaliar se os dados são relevantes para o que o usuário procura. As palavras-chave são um grande sinal (no cabeçalho, título, corpo do texto, etc.), assim como a utilidade e a veracidade das informações.
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Qualidade do conteúdo
O Google prioriza o conteúdo mais útil, que mostra especialidade, autoridade e confiabilidade. Por isso, ele observa se outros sites referenciam o seu conteúdo (link building) e quais as referências dos seus textos. Essa avaliação de qualidade ocorre a todo momento.
Usabilidade da página
O algoritmo do Google considera a usabilidade do conteúdo. O conteúdo mais acessível passa a ter a melhor performance, contando com a experiência do usuário na página, a responsividade, navegabilidade e velocidade do site.
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Contexto
A localização, o histórico de pesquisas e as configurações da busca do usuário ajudam o Google a mostrar os resultados mais úteis. Afinal, se o usuário pesquisa por “restaurantes”, os conteúdos mais relevantes estarão na sua localidade.
Como funciona o algoritmo do Google?
O algoritmo do Google realiza procedimentos para localizar, organizar e classificar os conteúdos que aparecem nos resultados. Entenda esse fluxo:
Rastreamento
Primeiro, o algoritmo do Google faz o rastreamento das páginas disponíveis que podem servir como resultados na SERP. Para isso, ele usa os “crawlers”, um sistema que organiza os sites em um banco de dados.
O rastreamento ocorre o tempo todo através dos Googlebots, os robôs que buscam o conteúdo da internet e armazenam as informações das páginas no servidor. Os sites que os robôs encontram são canais para mais links a serem adicionados no banco de dados.
Com uma boa estratégia de SEO, a sua página será mais facilmente encontrada nessa etapa. Além disso, com um sitemap, o rastreamento e a indexação do seu conteúdo será mais fácil para os Googlebots.
Indexação
Todas as URLs encontradas e armazenadas no banco de dados são organizadas para que, posteriormente, sejam encontradas em buscas. Essa organização é feita a partir das palavras-chave dos conteúdos.
Assim, quando o usuário realiza uma busca, as páginas são selecionadas a partir dos temas dos seus conteúdos, essenciais para o ranqueamento. O algoritmo do Google compreende as palavras-chave relevantes, a frequência com a qual elas aparecem e onde estão dispostas.
Ranqueamento
No ranqueamento, o algoritmo do Google faz a classificação dos sites com base nos seus critérios. Ele busca entregar a melhor experiência para o usuário, dispondo uma ordem de links com base na qualidade das páginas.
Quanto mais no topo estiver, mais o tráfego e a visibilidade do site, já que ele aparece primeiro para os usuários.
Quais são as principais atualizações do algoritmo
Como você viu, as atualizações do algoritmo do Google devem ser checadas para que o seu site se mantenha relevante. Conheça algumas:
Flórida
A primeira grande atualização do Google, que surgiu em 18 de setembro de 2003, mostrou o SEO, retirando sites que estavam posicionados na época. A atualização Flórida eliminou páginas de baixa qualidade.
Ela foi projetada para melhorar a relevância dos resultados, sendo, na época, uma grande mudança na SERP. Contou com fatores como a relevância e qualidade do conteúdo, bem como a usabilidade do site.
Essa atualização foi um marco na história do SEO, já que os sites com alta qualidade foram promovidos, incentivando a otimização das páginas.
Panda
Essa foi a primeira atualização a impactar grandemente o mercado de SEO, onde milhares de sites foram rebaixados. Novamente, o Google puniu páginas de baixa qualidade, que praticavam técnicas de Black Hat SEO.
A composição dos resultados mudou significativamente, eliminando conteúdos duplicados, copiados, páginas com pouco ou nenhum conteúdo, exagero no uso de palavras-chave e compras de links.
Penguin
A atualização do Google Penguin foi lançada em 24 de abril de 2012, projetada para combater o spam de links, penalizando sites com técnicas de black hat SEO que tentavam ranquear bem.
Primeiro, o Penguin afetou cerca de 3% dos resultados, depois, ele continuou as atualizações que mudaram a SERP. O Google queria combater a geração de backlinks artificiais e a otimização exagerada dos sites que tentavam manipular o algoritmo.
Hummingbird
O Hummingbird foi lançado em 26 de setembro de 2013, pouco mais do que um ano depois da atualização Penguin. Entre as mudanças do algoritmo até então, foi a mais diferente, pois não focou em conteúdos de baixa qualidade, mas em otimizar a compreensão das consultas que os usuários faziam.
O algoritmo do Google adotou recursos de processamento de linguagem natural para compreensão da linguagem humana, sem depender mais de palavras-chave exatas. O Google passou a entender sinônimos, gírias, digitações erradas e termos inexatos.
HTTPS/SSL update
A atualização HTTPS/SSL é uma série de mudanças do algoritmo projetadas para incentivar os donos dos sites a mudarem a criptografia para HTTPS/SSL. Essas mudanças começaram em 2014.
O HTTPS/SSL é um protocolo de proteção das comunicações entre um site e seus visitantes, com criptografia de todos os dados trocados, tornando mais difícil qualquer ataque, interceptação e roubo de dados confidenciais.
O HTTPS/SSL virou um fator de classificação em 2016.
Então, os sites que não usavam o protocolo começaram a ter classificações mais baixas na SERP. As atualizações deste algoritmo continuaram, inclusive com uma recente, em 2022, aumentando a sua importância. O protocolo gera segurança, confiabilidade e otimiza o SEO.
Mobilegeddon
A atualização é relacionada aos resultados da busca em dispositivos móveis, e foi feita em 2015. Afinal, cada vez mais os usuários acessavam sites por interfaces além do desktop. Nessa atualização, sites mobile-friendly se tornaram mais relevantes, ganhando prioridade nos resultados de buscas feitas em tablets e smartphones, por exemplo.
Com a otimização, os usuários passaram a ver sites com design responsivo, melhor navegabilidade e usabilidade em dispositivos móveis. Ela foi ficando mais e mais relevante com o tempo.
Rankbrain
O RankBrain é como uma evolução do Hummingbird, onde o buscador passou a entender a linguagem humana e as intenções de busca dos usuários. Nesse momento, o algoritmo do Google passou a usar a tecnologia machine learning – ou aprendizado de máquina.
O Google, utilizando inteligência artificial, passou a estudar o histórico de buscas do usuário e o contexto da pesquisa, e, quanto mais o usuário age no buscador, mais o sistema aprende sobre o que ele procura. Ele faz isso automaticamente para entregar resultados mais relevantes.
Fred
A Fred foi lançada em março de 2017 para achar páginas com conteúdo de baixa qualidade, muitas propagandas e banners. Novamente, o Google buscou melhorar a qualidade dos resultados, eliminando conteúdos irrelevantes.
Houve uma grande mudança nos resultados de pesquisa do Google, já que muitos sites perderam posições, enquanto outros ganharam posições. A atualização analisou a relevância, a originalidade, utilidade, autoridade e a qualidade do conteúdo. O Fred também olhou a usabilidade da página, facilidade de navegação e confiabilidade.
Medical update
A atualização Medical Update foi lançada em agosto de 2017, e gerou bastante impacto no posicionamento das páginas. Ela otimizou os indicadores de qualidade, cuidando da propriedade que os sites de fato tinham para falar sobre alguns temas.
Como o nome indica, a Medical Update focou em assuntos de saúde, consultas médicas e mais, penalizando sites com informações médicas imprecisas ou enganosas. Ela cuidou da relevância, qualidade, cientificidade, confiabilidade e precisão dos dados. A Medical Update foi rigorosa em contar com a autoridade do site no assunto, avaliando fontes e históricos.
EAT
A sigla EAT resume as diretrizes que o Google usa na avaliação da qualidade dos conteúdos nos resultados da busca. Dessa forma, a sigla é importante para te guiar no entendimento do que é uma página de qualidade. As iniciais significam:
- Expertise (nível de conhecimento) sobre o conteúdo criado;
- Authoritativeness (autoridade) sobre o conteúdo e do site da publicação;
- Trustworthiness (confiabilidade) do criador, do conteúdo e do site;
Os pilares são essenciais para estratégias de SEO, já que são critérios do próprio Google. Ele se preocupa em mostrar resultados de quem de fato domina o tema, confiáveis, com qualidade, autoridade, úteis e cheios de expertise.
Mais recentemente, em 2022, uma nova letra surgiu: o EEAT agora é acrônimo para Experience, Expertise, Authoritativeness, Trustworthiness (Experiência, Especialidade, Autoridade, Confiabilidade).
Como você viu, o novo E significa, e mostra a importância da experiência do autor ou criador do conteúdo para que as informações tenham real qualidade.
Update de confiabilidade
Por causa de solicitações da comunidade, o Google lançou uma atualização focada na confiabilidade dos resultados de busca. Por causa da grande quantidade de desinformações, o maior impacto foi em sites de notícia, privilegiando a confiança dos usuários na qualidade dos conteúdos.
Update de diversidade
Nessa atualização, as páginas que antes contavam com um grande volume de links para a mesma pesquisa passaram a contar com apenas dois resultados na primeira página da SERP. O Google eliminou a duplicação de resultados em até dois.
BERT
A BERT é voltada para a compreensão das intenções de busca dos usuários, e surgiu em 2019. Ela significa Bidirectional Encoder Representations from Transformers, um sistema de inteligência artificial para o processamento de linguagem natural.
O Google precisava entender as pesquisas inéditas, que nunca tenham sido feitas antes. Por isso, a BERT entende contextos e relações entre significados, indo além de palavras-chave específicas.
Favicon
Essa é uma mudança bastante atual, que visa melhorar a relevância dos resultados de pesquisa, penalizando sites que não têm um Favicon ou cujo Favicon é irrelevante. O Favicon é um pequeno ícone que representa o site, geralmente exibido na barra de endereço e nos resultados de pesquisa. O algoritmo analisa a relevância, qualidade e
frequência de uso do Favicon.
frequência de uso do Favicon.
Entenda mais sobre fatores de classificação com o Core Web Vitals!
Como se manter preparado para as mudanças de algoritmo?
Parece muita informação, certo? Mas não se preocupe, você vai melhorar o posicionamento do seu site na SERP indo além dos algoritmos: focando no usuário. Todas as atualizações do Google querem melhorar a experiência do usuário, então, o seu site deve fornecer a melhor navegação possível. Com bons conteúdos, boa velocidade,
design, responsividade e mais.
design, responsividade e mais.
Ofereça uma leitura confiável, útil, agradável, relevante usando as palavras-chave certas e, claro, segundo os critérios do Google. Conheça o seu público-alvo e as suas intenções de busca, sem repetir as palavras-chave de forma exagerada.
Planeje as suas estratégias de SEO com cuidado, sempre pensando nos dispositivos móveis e no SEO técnico, onde a estrutura do site é otimizada para que os Googlebots possam fazer a devida indexação.
Use vários formatos de conteúdo: vídeos, blogposts, e-books, checklists, infográficos e mais. Com as boas práticas de SEO, você pode conquistar as melhores posições do Google.
Conte com uma consultoria especializada em SEO: na Queen, vamos te ajudar a entender as mudanças de algoritmo e implementar as melhores práticas. Você terá toda a orientação para impulsionar resultados e conquistar seu mercado. Conheça as nossas soluções!