- Autor: Victor Pinheiro
- 7 Minutos de leitura
- 7 de agosto de 2023
Conteúdo criado por humano
Core Web Vitals: como medir e melhorar o desempenho do seu site
O Core Web Vitals é um fator de classificação vital para que a sua página alcance bons resultados no Google. Ele vai te ajudar a otimizar a experiência dos usuários em seu site, ao mesmo tempo que ajuda as suas páginas a subirem no ranking de buscas do Google.
Continue a leitura para entender o que são Core Web Vitals. Além disso, entenda como eles influenciam na performance do seu site e quais são os principais indicadores de desempenho que você deve estar alerta para garantir um bom ranqueamento nos mecanismos de busca.
O que é o Core Web Vitals
No início de maio de 2020, o Google anunciou o Core Web Vitals. Esse conjunto de métricas ajuda a simplificar e unificar orientações sobre o seu site com relação à experiência ao usuário.
Logo, o Core Web Vitals foi incorporado ao próprio algoritmo do buscador e a ideia é facilitar o entendimento das métricas que realmente importam para um bom ranqueamento.
Portanto, eles indicam quais são os sinais essenciais para que os algoritmos do Google avaliem a usabilidade das páginas. Por isso, a tradução de Core Web Vitals pode ser justamente “principais métricas da web” ou “pontos vitais e principais da web”.
Qual o papel do Core Web Vitals para a estratégia SEO
Já que o Core Web Vitals indica os critérios mais importantes para o Google, ele desempenha um papel essencial na sua estratégia de SEO (Search Engine Optimization).
As métricas do Core Web Vitals são o seu guia para gerar uma boa experiência ao usuário, alcançando melhores posições no buscador. Ou seja, o Core Web Vitals é o indicador que você deve seguir para uma boa estratégia de SEO técnico.
Seguindo os critérios do Core Web Vitals, você terá:
- melhor velocidade de carregamento;
- responsividade;
- otimização da experiência do usuário;
- estabilidade no site;
- menor taxa de rejeição;
- maior tempo de permanência do usuário no site.
As suas métricas são medidas pelo Google e usadas como um fator para classificação nos resultados de pesquisa. Então, considere o Core Web Vitals como prioridade para a sua estratégia de SEO técnico.
Quais são os indicadores do Core Web Vitals
As métricas do Core Web Vitals evoluem com o tempo. O conjunto atual tem três partes da experiência do usuário: o carregamento, a interatividade e a estabilidade visual.
Para isso, os critérios são os seguintes:
Largest Contentful Paint (LCP): É sobre o tempo que leva para o maior elemento visível na janela de exibição ser carregado. Cumprir essa métrica é essencial para oferecer uma boa experiência de navegação ao usuário. O ideal é que ocorra abaixo de 2,5 segundos.
O pré-carregamento do maior conteúdo ajuda o site a atingir uma pontuação melhor. Já os fatores como tempo de resposta lento dos servidores, renderização do lado do cliente e imagens muito grandes causam baixa pontuação.
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First Input Delay (FID): Mede o tempo de resposta entre a primeira interação do usuário no site e a capacidade de resposta da página. Um FID curto é bom, pois indica que o seu site é responsivo, veloz e interativo.
A métrica abrange pressionamentos de teclas, cliques em botões, links, vídeos ou áudios na página do site. A FID privilegia a responsividade. Para garantir uma boa experiência de usuário, é recomendado que as páginas tenham um FID de 100 milissegundos ou até menos.
Cumulative Layout Shift (CLS): É a métrica da estabilidade visual do site, o quanto os elementos se movem de forma inesperada durante o carregamento. Esse movimento inesperado ocorre quando elementos da página são carregados de forma assíncrona.
Desde 2021, o sistema pontua por janelas de sessões, reunindo uma ou mais mudanças individuais de layout de um máximo de cinco segundos com intervalo de um segundo.
O CLS deve ser baixo para garantir que os usuários não sejam interrompidos ou frustrados. A pontuação de CLS das páginas deve ficar abaixo de 0.1.
O Core Web Vitals atua em conjunto com outros fatores de ranqueamento, como:
- Compatibilidade com dispositivos móveis;
- Segurança na navegação;
- Uso do protocolo HTTPS e mais.
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Como analisar as métricas do site
O PageSpeed Insights é uma ferramenta do Google muito útil e gratuita para que você possa medir a velocidade da sua página e se informar sobre o Core Web Vitals.
Ela é dividida entre avaliações desktop e mobile, e dá sugestões de otimização e informações sobre o último mês.
Também entrega uma pontuação geral de velocidade do site e das métricas do Core Web Vitals, junto a recursos para encontrar falhas e estabilizar a página enquanto os usuários interagem com ela.
Ele inclui o PageSpeed Module, PageSpeed Service e PageSpeed DevToolkit. São técnicas diferentes para te ajudar na otimização da sua página. Para usar o Page Speed Insights, basta inserir uma URL e clicar no botão Analisar.
Além disso, você também pode ter acesso à métricas de performance web através de outra ferramenta gratuita do Google, o Lighthouse. Ele pode ser executado como extensão do Chrome ou por linha de comando (NodeJS).
A partir do Lighthouse você tem acesso a um relatório completo sobre o desempenho do site e soluções de como melhorar os pontos críticos. Essa análise é relacionada ao desempenho do site, SEO, responsividade, experiência do site, acessibilidade e melhores práticas.
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Outras métricas que também devem ser analisadas
Além do Core Web Vitals, é essencial reunir os outros parâmetros importantes para ficar no topo da pesquisa do Google. Confira exemplos:
Mobile first: o nível de compatibilidade e priorização da navegabilidade do site em dispositivos móveis;
Segurança de navegação: o Google analisa URLs e identifica quais têm vulnerabilidades que podem gerar riscos para os usuários, exibindo avisos para que eles não entrem na página.
Speed Index: mede o tempo necessário para que o conteúdo acima da linha de visão do usuário seja carregado.
First Contentful Paint (FCP): mede o carregamento do primeiro elemento da página.
Time to interactive (TTI): detecta possíveis problemas de interatividade que afetarão o First Input Delay.
Total Blocking Time (TBT): a soma do tempo em que uma página foi impedida de responder às solicitações do usuário.
Time to First Byte (TTFB): analisa o tempo que o seu servidor leva para enviar uma resposta ao navegador do usuário.
Para dar conta de tantas métricas, você precisa das melhores ferramentas. Entenda como usar o Google Analytics a seu favor!
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