- Autor: Victor Pinheiro
- 6 Minutos de leitura
- 23 de fevereiro de 2023
Conteúdo criado por humano
Entenda o que é o conceito do mobile first e como aplicar
Você sabia que mais de dois terços da população mundial está conectada à internet através dos seus smartphones? Por isso, o Google entende a necessidade de dar importância ao mobile first.
Isto quer dizer que a usabilidade e a experiência do usuário passaram a valer pontos importantes que influenciam diretamente no ranqueamento do seu site ou página.
Mas, se você nunca ouviu falar nesse conceito ou conhece mas não sabe ainda como aplicar de maneira eficiente, confira no conteúdo abaixo o que quer dizer o mobile first, quais os benefícios que ele traz para seu site e como você pode implementar de acordo com as diretrizes dos mecanismos de busca. Boa leitura!
Entenda o conceito mobile first
Afinal, o que é mobile first?
Segundo o novo Relatório de Visão Geral Global Digital 2022 – publicado em parceria com We Are Social e Hootsuite, cerca de 67,1% da população mundial está conectada à internet pelos seus smartphones, totalizando até o início de 2022 cerca de 5,31 bilhões de usuários únicos.
A verdade é que as novas mídias estão se tornando hegemonia no mercado e a sua empresa precisa acompanhar essa movimentação. Por isso, desenvolver telas utilizando o mobile first é, hoje, um dos principais algoritmos do Google.
Para resumir, o mobile first define a criação de projetos que priorizam a experiência dos clientes em dispositivos móveis. O conceito mobile first foca no desenvolvimento de sites para o formato móvel como prioridade, já que a responsividade é um critério essencial para o ranqueamento.
Quem deve implementar o mobile first e como fazer isso?
O conceito mobile first surgiu em 2011 quando Luke Wroblewski, o Diretor de produto da empresa Google, propôs a criação de um site pensado primeiro para o mobile e depois para o computador, ao contrário do que vinha sendo feito historicamente.
De forma geral, todos os projetos web precisam aplicar o conceito mobile para melhorar a experiência dos seus usuários, facilitar o seu dia a dia, trazer agilidade e eficiência para a conexão entre empresa e cliente.
Quem pensa em investir em estratégias de marketing digital deve construir um planejamento focado em diversos formatos de telas, priorizando a navegabilidade da página, sem esquecer do conteúdo.
A empresa também deve cuidar das redes sociais, já que elas são de principal acesso via mobile. Portanto, é fundamental criar estratégias de produção de conteúdo, e-mail marketing (newsletters e campanhas promocionais), com templates para mobile first, já que o e-mail também precisa ser responsivo.
Mobile first x design responsivo: entenda a diferença
Esses dois conceitos são próximos, porém possuem suas diferenças. Então veja a seguir o que difere o mobile first do design responsivo:
O design responsivo é uma técnica que organiza a interface de um site, pensando na sua coesão, formatos, uso de botões, imagens, na qualidade da sua estrutura, independentemente do seu desenvolvimento ser para desktop ou mobile.
Já o mobile first pensa imediatamente nos smartphones. O conceito busca suprir as necessidades dos usuários de mobile, buscando soluções dinâmicas, ágeis e específicas para esses consumidores.
Entenda as vantagens do mobile first e porque investir nesse conceito
Confira a seguir os principais benefícios de implementar o mobile first nos seus projetos digitais:
Otimização e ranqueamento
O conceito mobile first é um dos principais critérios que o Google leva em conta na hora de ranquear páginas online. Desde 2018, o Google anunciou oficialmente que o ranqueamento da indexação das páginas ocorreria de acordo com a responsividade delas.
Sem um site que pense no conceito mobile, a sua empresa pode perder lugar para concorrentes na SERP, assim como posicionamento nas primeiras páginas orgânicas do Google. Portanto, pensar no mobile é uma vantagem para se destacar e ocupar posições privilegiadas nos mecanismos.
Credibilidade
Quanto maior a credibilidade da sua empresa no digital, maior será a confiança dos clientes com os seus produtos. E pensar no mobile ajuda a construir essa credibilidade, aproxima o cliente do seu negócio e facilita a comunicação da sua empresa com o potencial cliente.
Novos leads
Quando a sua plataforma é responsiva, corresponde às necessidades dos usuários e alcança melhores resultados com facilidade. Páginas otimizadas para o mobile são mais acessíveis, abrem mais rapidamente, de fácil leitura e entendimento, por isso, acabam gerando vendas e leads qualificados.
Omnichannel
Uma estratégia omnichannel significa se comunicar com o cliente por meio de canais integrados de comunicação. Assim, você consegue uma relação personalizada com a audiência.
O mobile first é muito importante para esse contexto, já que otimiza os seus canais online pensando exclusivamente em dispositivos móveis. Para negócios que possuem grande parte de audiência conectada em dispositivos móveis, otimizar o mobile first é fundamental.
Experiência do usuário
Um site com adaptações para desktop pode não funcionar adequadamente para o mobile, podendo desconfigurar certas partes e prejudicar a navegação do usuário. Por isso, para contribuir para uma experiência de usuário mais positiva, limpa e funcional, é necessário investir em mobile first.
Otimização no carregamento de páginas
Pensar no mobile first também significa melhorar a velocidade de carregamento da sua página.
Sabia que, segundo a plataforma Kissmetrics, 40% dos usuários abandonam sites que demoram mais de 3 segundos para carregar? No mobile, essa situação é pior, pois é comum que as pessoas estejam mais apressadas, normalmente em meio à rotina, e sem uso de internet com banda larga.
No mobile, os desenvolvedores priorizam o que importa para que os sites carreguem bem, oferecendo uma página mais rápida e eficaz.
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