• Autor: Victor Pinheiro
  • 8 Minutos de leitura
  • 20 de junho de 2023

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Guia para alcançar a nota 100 no Pagespeed do site

É impossível deixar o PageSpeed de lado quando o assunto é uma boa estratégia de SEO!

O Google PageSpeed Insights é uma ferramenta que mede a velocidade do site tanto para desktop quanto para dispositivos móveis. 

Ao utilizar o PageSpeed, você consegue visualizar uma pontuação geral para a sua página, servindo como insight para ações de melhoria. Isso porque ter uma boa nota é essencial para garantir a melhor experiência ao usuário e se manter no topo de buscas do Google. 

Para que você entenda como alcançar a nota 100 no PageSpeed, separamos um guia completo a seguir. Confira!

Qual a importância da velocidade do site para o SEO

Segundo o Google, a velocidade está diretamente ligada à experiência do usuário. Assim, como esse se tornou um critério importante para alcançar o topo das pesquisas, então o Google PageSpeed Insights foi desenvolvido.

O usuário quer uma web rápida, que acompanhe o seu ritmo, entregue respostas na medida das suas necessidades, sem perder tempo por um carregamento. Inclusive, a taxa de rejeição da página aumenta à medida que a velocidade de carregamento diminui.

Afinal, a porcentagem de usuários que abandonam uma página por não carregar após três segundos chega a 40%. Ou seja, apenas alguns segundos de demora são motivo para fechar o site. 

Por isso, o buscador incentiva constantemente os sites a melhorarem a sua performance de carregamento.

O que é o Google PageSpeed Insights

O PageSpeed Insights é uma ferramenta do Google que mede a velocidade do carregamento de páginas de forma gratuita. Ele surgiu na conferência Google I/O 2010, junto aos seus recursos para encontrar falhas e automatizar a formatação das páginas.

O PageSpeed do Google é formado pelo PageSpeed Module, PageSpeed Insights, PageSpeed Service e PageSpeed DevToolkit. Essas ferramentas tem técnicas diferentes para te ajudar a otimizar a velocidade do seu site

A mais popular, entretanto, é o PageSpeed Insights, que dá a nota à sua página e as recomendações para o melhor desempenho. É a mais conhecida pelo público e muito usada pelos profissionais de SEO, Design e desenvolvimento de sites.

Ela serve para sites em desktop e em dispositivos móveis, e utiliza métricas essenciais para a experiência do usuário, como as do Core Web Vitals. Os insights do PageSpeed também falam sobre a estabilidade da página enquanto os usuários interagem com ela.

A ferramenta faz auditorias e funciona como um ótimo norteador para as estratégias de otimização do site, tanto para UX quanto para SEO.

Como funciona o Google PageSpeed

O PageSpeed Insights é fácil de usar. Primeiro, você acessa a ferramenta PageSpeed Insights, depois, insere uma URL desejada, e então clica em Analyze. A ferramenta irá analisar o site segundo as métricas da web e te dará um resultado de 0 a 100.

Por padrão, o Insights mostra primeiro elementos de páginas em dispositivo móvel, mas você pode trocar para desktop. É normal ter diferentes pontuações para desktop e mobile, pois alguns fatores contribuem para que os resultados em mobile sejam inferiores.

Leia também nosso conteúdo sobre o conceito de mobile first.

O Google PageSpeed divide a nota em:

  • Baixa: de 0 a 49 (identificado em vermelha);
  • Média: de 50 a 89 (identificado em amarelo);
  • Alta: de 90 a 100 (identificado em verde).

Quais são os critérios para conseguir alcançar a nota 100 no PageSpeed

Quando acessar o Google PageSpeed, você verá a pontuação geral e entenderá se o site foi aprovado ou não, mas também verá outros elementos. É essencial conhecer todos eles para saber como melhorar a velocidade da página, confira:

  • Pontuação de velocidade: é a média de diversas métricas. Convém deixar essa pontuação sempre alta, e, para isso, você deve corrigir os problemas encontrados nos demais elementos. 
  • Dados de campo (Field Data): você irá encontrar uma análise de desempenho do site dos últimos 30 dias, ou seja, as oscilações de performance do mês. 
  • Primeira exibição de conteúdo (FCP): é o indicador que calcula o tempo que leva desde que o usuário dá a ordem para acessar uma página até o primeiro bit do conteúdo ser carregado pela página. São milissegundos muito importantes. 
  • Latência de entrada (FID): mede a demora da página em responder à interação do usuário, ou seja, em compreender o que o usuário fez, iniciar o carregamento. 
  • Dados do laboratório (Lab Data): o Google PageSpeed faz uma conexão simulada apenas para coletar os dados do site. 
  • Primeira exibição importante (FCP): o PageSpeed leva em consideração as imagens, vídeos, textos e demais elementos. Quanto mais leve for o primeiro exibido, melhor e mais rápida deve ser a página.
  • Índice de velocidade: calcula o tempo que os elementos no total levam para ficar visíveis.
  • Tempo até ficar interativa:  mede o tempo que a página leva para que os seus elementos fiquem interativos, e a interface esteja disponível.
  • Latência máxima na primeira entrada: mede o delay máximo da primeira exibição do conteúdo da página.
  • Tempo até o primeiro byte (TTFB): é o tempo que o servidor demora para entregar o primeiro byte do site ao navegador.
  • Maior renderização de conteúdo (LCP): informa o tempo em que o conteúdo principal de uma página leva para ser carregado. 
  • Mudança cumulativa de layout (CLS): mede a estabilidade visual do site, ou seja, com qual frequência os seus elementos mudam.
  • Oportunidades: mostra as recomendações que o PageSpeed te entrega para que a página tenha melhor desempenho.
  • Diagnóstico: que mostra se a página está boa ou ruim. É o resultado final dos Insights do PageSpeed.

É importante lembrar que o Google PageSpeed segue as Principais Métricas da Web ou Core Web Vitals, e considera questões essenciais para a sua estratégia de SEO na hora de dar a nota ao site.

Então, para alcançar a nota 100, você deve investir nessas práticas recomendadas:

  • Otimizar o HTML da página, evitando os erros que causam a demora, e observando se alguns códigos podem ser suprimidos ou simplificados;
  • Comprimir as imagens e utilizar a rede de entrega de conteúdo CDN;
  • Aplicar AMP, uma estrutura usada na criação de sites que facilita o carregamento em dispositivos móveis;

Lembre-se do Mobile First!

  • Ative a compactação de texto: os recursos de texto devem ser veiculados com compactação em GZIP, Deflate ou Brotli;
  • Montar um cache eficiente e limpar redirecionamentos para evitar HTTP adicionais; 
  • Postergar o carregamento das imagens fora da tela, ou seja, serão carregadas quando o usuário usar a barra de rolagem;
  • Garantir que o site está hospedado em um bom servidor para evitar a demora no carregamento;
  • Usar a minificação, que exclui espaços em branco e comentários no trabalho dos desenvolvedores, para melhorar arquivos CSS e JS;

É essencial pensar na acessibilidade, e o PageSpeed também te entrega um relatório com elementos que podem tornar o site mais acessível. São dados de laboratório e recomendações de tecnologias adaptativas, legibilidade de conteúdo e mais.

Assim como no Desempenho, o Google recomenda que a pontuação de Acessibilidade fique entre 90 e 100. 

Finalmente, chega o último relatório que o PageSpeed entrega, sobre SEO, Search Engine Optimization ou Otimização para Motores de Busca. 

O PageSpeed fala sobre boas práticas de otimização que o site deve seguir para alcançar melhores posições na SERP, embora não analise todos os fatores.

Ela fala sobre compatibilidade com dispositivos móveis, rastreabilidade, conteúdo otimizado, uso de title tags, uso de meta description e mais. Uma boa pontuação de SEO no Google PageSpeed precisa ficar acima de 90. 

Para conhecer as melhores metodologias, aumentar a velocidade e levar o seu site ao topo do buscador, entenda mais sobre o SEO técnico.

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Victor Pinheiro

Victor Pinheiro é o atual CEO da Queen, além de ser um administrador de empresas e consultor do mercado de SaaS com ampla experiência em projetos de SEO para Startups e empresas de tecnologia. Com mais de 7 anos de atuação, Victor é um especialista em SEO, Inbound Marketing e Marketing Digital. Entregando soluções estratégicas para impulsionar o crescimento dos negócios no Google. Seu conhecimento e expertise no segmento B2B são fundamentais para potencializar a visibilidade das empresas, garantindo que elas se destaquem nos motores de busca e conquistem seus mercados.

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