• Autor: Victor Pinheiro
  • 9 Minutos de leitura
  • 9 de janeiro de 2023

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Saiba como o Google imagens pode ajudar o tráfego do seu site

Você tem trabalhado uma estratégia de SEO para o Google imagens? 

Existem estratégias SEO para imagens que você insere no seu site ou blog, ou seja, um conjunto de técnicas para otimizar conteúdos de mídia e ranquear melhor nas buscas online. Elas possuem um impacto considerável no tráfego final do seu site. 

Se você ainda não conhece essas técnicas ou quer saber mais sobre elas, veja a seguir!

O que é o Google Imagens?

O Google Imagens é provavelmente o maior e mais usado buscador de imagens do mundo, assim como também está no topo quando o tema é buscadores de vídeos, com o Youtube. 

A sua armazenagem dos mais diversos tipos de mídia compõe um grande índice de variados formatos de conteúdo na web e, a depender da palavra-chave que o usuário buscar, ele irá encontrar o tipo de conteúdo que procura – sejam localidades, páginas, vídeos, imagens, notícias e mais.

De tantas buscas no Google, 1 em cada 3 são por imagens. Esse recurso tem um potencial de tráfego gigante para ser conquistado, podendo trazer resultados de grande impacto para o seu site.

A questão é que a pesquisa por imagem do Google esconde muito mais funcionalidades do que a maioria das pessoas conhecem. Ela foi lançada em 2001, e permite filtros como tamanho das imagens, cores específicas, e até a anexação da própria imagem para encontrar parecidas.

Para te ajudar a aplicar as medidas necessárias para ser encontrado mais facilmente nesse buscador tão eficiente, siga as dicas do nosso post bem interessante sobre como aparecer no Google.

Qual a importância do Google imagens para o SEO do seu site?

Mas afinal, será que vale a pena investir no Google Imagens como estratégia SEO? Será que essa técnica trará benefícios para o seu Marketing de Conteúdo de maneira geral? Confira aqui algumas das enormes vantagens desse investimento:

Ajuda a rankear o site

Quando um usuário faz buscas no Google, ele acaba sendo levado a diversos resultados. Se você estiver procurando por texto, o Web Search vai apresentar resultados neste sentido, mas se você quiser encontrar imagens ou vídeos, você pode recorrer a outras abas do Google, como o Google Imagens ou Google Vídeos. 

Em todas essas abas é possível ranquear o seu site, basta seguir um protocolo de uso de palavras-chave de forma estratégica. 

Além do mais, para ranquear no Google Imagens, além da palavra-chave, também é preciso que a imagem esteja coerente com o conteúdo que você está apresentando e a palavra-chave utilizada. Por isso, ter uma boa imagem pode aumentar as suas chances de estar bem ranqueado, já que a sua página poderá aparecer nas primeiras posições para buscas específicas do seu cliente potencial. 

Melhora o SEO da página

As técnicas de SEO envolvem diversos critérios que contam com diferentes partes do seu site  que devem ser adaptadas, como uso das palavras-chave, o título da página, as headings tags, a estruturação do próprio conteúdo, os links internos e externos, e as imagens.

Apesar de esse último elemento ser por vezes esquecido, ele é um fator importantíssimo de rankeamento. Quando a imagem é configurada corretamente, irá favorecer o tráfego orgânico da página, a sua otimização, o engajamento dos usuários, e até o tempo de carregamento.

Aumenta o tráfego orgânico

A adequação das imagens do seu blog irá ajudar em muitos aspectos, como o rankeamento das imagens, a otimização das páginas e o maior engajamento dos leitores. Tudo isso irá gerar o aumento do tráfego orgânico na web.

Isso serve para os mais diversos tipos de mídia, dos infográficos até as ilustrações, já que são convidativos e chamam ao clique. Quanto mais cliques, mais tráfego para quem conseguir se destacar no Google Imagens.

Quer aprender mais sobre técnicas SEO? Veja aqui!

Como funciona o Google Imagens?

O Google Imagens foi criado em 2001, apenas três anos depois da fundação do próprio Google. A curiosidade é que o motivo foi o surgimento da cantora Jennifer Lopez usando um vestido Versace na premiação do Grammy no ano 2000. O público que assistiu ao evento passou a buscar fotos da cantora no Google, e os resultados eram apenas textos.

O vestido alcançou o topo das pesquisas, então o Google sentiu a necessidade de ter a sua plataforma atualizada para atender aos usuários. Assim, surgiu o Google Imagens.

Atualmente, as opções de filtragem nas buscas por imagens são grandes. É possível configurar tamanho, resoluções, cor, tipo de imagem, direitos de uso e até tempo. É possível também anexar uma imagem para pesquisar semelhantes, via upload ou colando a URL da foto. 

Os dados encontrados são de grande utilidade: nome do autor de uma foto ou pintura, nome de produtos, artistas, plantas, animais, receitas, acontecimentos, lugares e mais. 

Em 2019, o Google Imagens lançou uma integração com o Google Lens. Assim, agora o Google permite escanear as fotos encontradas no Google Imagens para identificar objetos presentes, como estampas, itens de lojas e outros materiais. 

Confira os principais pontos que você deve saber para rankear pelo Google Imagens

Agora vamos ao que interessa: as práticas que você deve implementar para rankear bem pelo Google Imagens.

Qualidade da imagem

A imagem que você anexa nos conteúdos do seu blog deve ter um foco bem ajustado (a menos que o desfoque seja o conceito da foto), com resolução adequada e sem distorções. Qualquer texto nas imagens deve ser legível, com cores bem escolhidas.

Uma má configuração da imagem pode prejudicar a boa experiência do usuário no seu site, aparentando amadorismo, afetando a credibilidade ou reputação da marca. No fim, o seu site pode até mesmo ser penalizado no Google

Tamanho da imagem 

Outro ponto que é levado em conta na hora de ranquear no Google é o formato das imagens que você usa no seu site. Isto porque muitas empresas tendem a subir os arquivos em formatos pesados, como é o caso do PNG. Dessa forma, acaba prejudicando a performance e tempo de carregamento da página. 

Uma boa prática para garantir que o seu site carregue mais rapidamente, sem perder pontos no SEO, é utilizar imagens em formato WebP e, para imagens pequenas, o indicado é usar em vetor SVG.

Dar match com o assunto da página

O seu conteúdo visual deve ser relevante para o tema do blogpost e da sua página. As imagens devem agregar valor ao conteúdo, já que devem ser interessantes para o seu público.

De preferência, opte por imagens originais e próximas ao texto relevante. A imagem que você considerar mais importante deve estar no topo da página.

Usar textos de legenda e título alternativo que faça sentido

Evite incorporar textos nas imagens, Essa recomendação existe porque nem todos conseguem acessar dados em imagens, e ferramentas de traduções não irão funcionar. 

Então, o melhor é que você mantenha o texto em HTML adaptado de acordo com as boas práticas de estratégias de SEO, e forneça um bom texto alternativo para as imagens.

Além disso, as legendas embaixo de imagens são frequentemente lidas. Por isso, use-as como oportunidades de engajar. O próprio buscador utiliza as legendas para compreender o que está no seu conteúdo, indicando ao usuário que ele tem o que a busca indicou.

Tamanho de rápido carregamento

Um bom tempo de carregamento é importante para ranquear bem no Google, já que os usuários não gostam de sites que demoram para abrir. As imagens influenciam muito nesse tempo! Quanto mais leves, melhores são para o posicionamento do seu site. 

Além disso, as dimensões também importam. O Google favorece imagens retangulares, com proporções como 16:9 ou 4:3. Elas ranqueiam melhor do que imagens muito horizontais ou muito verticais.

Por fim, lembre-se que o nome do arquivo importa. Afinal, os buscadores dão muita importância aos textos, e ainda mais às palavras-chave. Essa é a forma de comunicar o seu conteúdo aos robôs do Google: se o nome da sua imagem é “aquivodefotos.png”, eles não irão conseguir entender do que se trata.

Por fim, as imagens devem ser compatíveis com os dispositivos móveis. Afinal, os seus usuários provavelmente pesquisam muito mais pelo smartphone do que pelo computador.

Trabalhar o atributo alt da imagem

As imagens na Internet precisam ter um atributo Alt para descrever o conteúdo delas. O Alt Text é um fator importantíssimo no SEO para Google Imagens, pois ajuda pessoas que usam leitores de tela a compreender o conteúdo, são exibidos quando o navegador não carrega a imagem, e ajuda o Google a entender o arquivo e a sua relevância.

O atributo Alt deve ser breve, com a palavra-chave a ser ranqueada e facilmente entendível.

Conte com a ajuda de especialistas quando o assunto é SEO e tráfego orgânico

A estratégia SEO da sua empresa deve ser prioridade. Ela é a responsável por levar o seu site ao topo das buscas do Google – trazendo mais visualizações, engajamento, credibilidade e lucro. Só vantagens!

Por isso, conte com profissionais especializados para cuidar dessa parte tão importante da sua empresa. A Queen tem o orgulho de reunir um time de experts que será capaz de alinhar estratégias e rankear rapidamente o seu site. Clique aqui e confira nossas soluções de desenvolvimento para páginas web

Victor Pinheiro

Victor Pinheiro é o atual CEO da Queen, além de ser um administrador de empresas e consultor do mercado de SaaS com ampla experiência em projetos de SEO para Startups e empresas de tecnologia. Com mais de 7 anos de atuação, Victor é um especialista em SEO, Inbound Marketing e Marketing Digital. Entregando soluções estratégicas para impulsionar o crescimento dos negócios no Google. Seu conhecimento e expertise no segmento B2B são fundamentais para potencializar a visibilidade das empresas, garantindo que elas se destaquem nos motores de busca e conquistem seus mercados.

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