• Autor: Victor Pinheiro
  • 5 Minutos de leitura
  • 27 de março de 2023

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Arquitetura da informação: o que é e como aplicar no desenvolvimento web

Se não existisse a arquitetura da informação, a internet não seria como a conhecemos. Isso porque ela funciona para que as páginas sejam pensadas de forma a oferecer uma boa experiência para o usuário.

Portanto, se essas ainda não fazem parte da realidade do seu negócio, é hora de começar a olhar com mais cuidado para como você está usando o digital para divulgar o seu negócio e atrair clientes.

Assim, entenda melhor qual o papel da arquitetura da informação no marketing, como ela funciona, e quais são as principais metodologias para aplicar na hora de desenvolver um novo site e páginas para sua empresa. Boa leitura!

O que é arquitetura da informação e qual a sua importância para o desenvolvimento de projetos web

A arquitetura da informação é o processo da organização de toda a estrutura e elementos de uma página na internet, ou de aplicativos e softwares, por exemplo. O objetivo é otimizar ao máximo a experiência do usuário, facilitando também a navegação na página.

Assim, ao criar uma arquitetura da informação, você estará aplicando o design estrutural do ambiente e da informação, favorecendo a usabilidade e tornando o projeto mais compreensível para os mecanismos de busca.

Exemplo de arquitetura da informação 

Provavelmente, você deve ter na sua empresa equipes separadas por setores ou áreas específicas de negócios. Para identificar o local certo para cada equipe dentro da empresa, é preciso que haja algum tipo de sinalização, isso vai facilitar o trânsito e dar acesso com mais facilidade quando alguém procurar por um setor específico. 

A arquitetura da informação trabalha para que essa lógica de fácil acesso e fácil entendimento seja desenvolvida para páginas web. 

Portanto, ela nada mais é que uma metodologia de organização que favorece a experiência do usuário, facilitando o seu acesso e a sua navegação pelas páginas online. 

Leia também o nosso post de como evitar o Erro 404 e acabar com as dores de cabeça causadas por essa falha.

Como funciona o conceito da arquitetura da informação?

Para definir como funciona o modelo de armazenamento e apresentação das informações, é preciso entender quais são os principais componentes da arquitetura da informação. Confira a seguir: 

Usuário

Os usuários são as pessoas que vão ler as informações na sua página. Por isso, na hora de criar uma página é importante conhecer bem o perfil do seu público, quais são as suas necessidades, objetivos, comportamentos e qual o principal objetivo de navegar na sua página.

Conteúdo 

O conteúdo é o que está relacionado às informações, a estrutura e o volume delas. São os dados, textos, gráficos, imagens, vídeos, áudios, mapeamento das páginas e das telas, a taxonomia e mais.

Contexto 

O contexto é o objetivo do projeto ou modelo do negócio. Também é a tecnologia e metodologia utilizada, os recursos disponíveis e suas restrições.

A arquitetura da informação funciona a partir da interseção desses 3 conceitos. É um ambiente de interdependência, que irá se diferenciar a depender da marca que utiliza a organização. O conteúdo deve ser pensado para o contexto do usuário, da empresa e do projeto.

4 metodologias importantes para a criação de sites e usadas na arquitetura da informação 

Por fim, essas são quatro das metodologias mais utilizadas por profissionais de arquitetura da informação, essenciais para a criação de sites. Confira:

Hierarquia de tags

As tags constroem uma relação entre páginas e conteúdos, com as devidas classificações. Quando devidamente organizadas, promovem uma navegação fluida e de fácil interação.

Wireframes

É interessante planejar a estrutura do projeto a partir de um esboço – os wireframes. Eles são usados por profissionais para compreensão e elaboração do conteúdo, evitando erros e aprimorando a arquitetura da informação.

Taxonomia

As informações precisam ter uma linguagem padrão, incluindo as suas nomenclaturas, categorias, conteúdos e mais. Eles devem se adequar aos objetivos e necessidades do usuário.

Inventário de conteúdo

No inventário, é feito um levantamento de todos os conteúdos, dos mais variados links e dados, utilizados na plataforma. O catálogo pode ser em formato de planilha, assim todos os profissionais terão acesso aos conteúdos, facilitando a organização.

Se quiser conhecer mais sobre a arquitetura da informação, conte com a nossa equipe de especialistas. Aqui na Queen, desenvolvemos sites pensados para oferecer a melhor experiência ao usuário, melhorando a conversão e também a autoridade da página nos mecanismos de busca

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Victor Pinheiro

Victor Pinheiro é o atual CEO da Queen, além de ser um administrador de empresas e consultor do mercado de SaaS com ampla experiência em projetos de SEO para Startups e empresas de tecnologia. Com mais de 7 anos de atuação, Victor é um especialista em SEO, Inbound Marketing e Marketing Digital. Entregando soluções estratégicas para impulsionar o crescimento dos negócios no Google. Seu conhecimento e expertise no segmento B2B são fundamentais para potencializar a visibilidade das empresas, garantindo que elas se destaquem nos motores de busca e conquistem seus mercados.

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