• Autor: Victor Pinheiro
  • 14 Minutos de leitura
  • 12 de abril de 2024

Conteúdo criado por humano

Ataque cibernético e boas práticas para blindar o seu site

Diante de um cenário onde é cada vez mais comum ser vítima de ataques cibernéticos, saber práticas para blindar o site da sua empresa é essencial.

A cibersegurança é um dos principais requisitos que os clientes têm buscado em empresas de negócios online, incluindo empresas de SaaS.

Além disso, investir em cibersegurança pode trazer retornos como visibilidade, autoridade e boa reputação da sua empresa no mercado.

Segundo pesquisa da Palo Alto Networks, pelo terceiro ano consecutivo, o Brasil é considerado o país mais vulnerável a ataques cibernéticos na America Latina.

A falta de segurança pode resultar em prejuízos financeiros e legais, e até na pausa das operações.

Então, saiba a seguir no conteúdo quais são os principais tipos de ataques cibernéticos direcionados para os sites das empresas, os objetivos dos hackers e boas práticas para proteger a sua empresa. Boa leitura!

O que são ataques cibernéticos

Os ataques cibernéticos são uma ameaça para indivíduos e empresas em todo o mundo. Tratam-se de operações maliciosas realizadas através de sistemas de computadores, redes e infraestruturas digitais.

Eles costumam envolver a manipulação, interrupção ou acesso não autorizado a dados ou sistemas. Estão cada vez mais constantes e sofisticados, causando prejuízos e dores de cabeça cada vez maiores às empresas.

Existem diversos casos de ataques cibernéticos bastante famosos, como a violação massiva de dados do LinkedIn, que ocorreu no início em 2021, quando um usuário anunciou quase 700 milhões de dados à venda em um fórum.

Os dados envolviam nomes completos, contatos, endereços e até geolocalização. Em 2021, os custos mundiais do cibercrime chegaram a US$6 trilhões, segundo o estudo da Roland Berger. Em 2025, a previsão é que o valor seja de US$10,5 trilhões.

Para começar a se preparar, saiba que existem vários tipos de ataques cibernéticos. Então, conheça os mais comuns a seguir.

Tipos de ataques cibernéticos mais comuns em sites empresariais - queen seo marketing

Tipos de ataques cibernéticos mais comuns em sites empresariais

A perda de dados sigilosos pode prejudicar a reputação da sua empresa, e a recuperação é muito mais custosa do que a prevenção. Portanto, o melhor caminho é entender como funcionam esses ataques e quais as práticas para proteger o seu negócio.

Conheça os tipos de ataques cibernéticos mais comuns:

Phishing

Neste tipo de ataque, o hacker tenta acessar informações sensíveis, como nomes de usuário, senhas, dados do cartão de crédito e mais. Ele pode se disfarçar como uma entidade confiável, sempre com fins maliciosos.

O hacker engana a vítima para abrir um e-mail, mensagem instantânea, anúncio ou texto. A vítima clica em um link malicioso, que pode levar à instalação de malware, ao congelamento do sistema ou à revelação de informações confidenciais.

Malware

O termo malware é uma abreviação de “software malicioso”. Trata-se de qualquer software projetado para causar danos a um computador, servidor, cliente ou rede. Existem vários tipos, como o famoso vírus, worms, trojans e mais.

Os ataques podem ocorrer através de um link, e-mail ou até diante de vulnerabilidades de segurança do dispositivo usado.

Spyware

O spyware é um software malicioso que irá se infiltrar em sistemas para monitorar e recolher dados sobre uma pessoa ou instituição sem o seu conhecimento.

Ele pode roubar qualquer tipo de informação, e pode vir em formato de adware, trojans, keyloggers e vários outros métodos.

Ransomware

O ransomware está na família dos malwares, e é comumente usado para extorsão por meio de sequestro de dados. Ele tende a criptografar os dados dos usuários e exigir resgates em troca da devolução, tornando os arquivos verdadeiros reféns.

O ransomware costuma exigir um pagamento em Bitcoins ou outra criptomoeda, e pode aparecer em vários formatos, como crypto (que criptografa os arquivos) ou locker (que bloqueia o acesso ao sistema).

Spofing

O spoofing age em redes de computadores, disfarçando a origem de uma comunicação. Dessa forma, ela aparenta vir de uma fonte diferente e legítima.

Esta prática é comumente usada para enganar pessoas ou sistemas para obter acesso não autorizado a dados ou espalhar outros ataques cibernéticos.

Tunelamento de DNS

A técnica usa o protocolo DNS (Domain Name System) para encapsular e transferir dados. Assim, o DNS passa a esconder informações em pedidos e respostas codificadas, contendo senhas e outros dados confidenciais.

O tunelamento de DNS permite que os dados sejam transmitidos mesmo em redes onde o tráfego de certos protocolos é bloqueado. Os dados são enviados ao servidor DNS, que os decodifica e envia para o destino – é um método que pode ser aplicado a longo prazo.

Injeção de SQL

A injeção de SQL explora as vulnerabilidades na camada de banco de dados de um aplicativo. Os invasores irão inserir comandos SQL mal-intencionados, o que pode levar a roubo, modificação e até mesmo a exclusão de dados.

Por exemplo: se o site estiver vulnerável, o invasor pode inserir um comando SQL no campo “nome de usuário”, modificando a consulta SQL onde o site verifica a senha. Assim, o invasor passa a fazer login sem precisar da senha correta.

MITM

O ataque Man-in-the-Middle (MITM) é sobre interceptar a comunicação entre duas partes para roubar dados, monitorar ou manipular. A ameaça se posiciona entre vítima e sistema, passando a ter controle sobre as mensagens.

Assim, pode até roubar informações sensíveis, espionar e induzir a vítima a iniciativas prejudiciais.

Rootkit

O ataque cibernético Rootkit envolve um compilado de programas de software maliciosos para controlar um sistema sem ser detectado. São projetados para serem invisíveis por longos períodos.

Uma vez instalado, o rootkit dá ao invasor acesso e controle completos sobre o sistema.

Zeroday

A vulnerabilidade Zero-Day é uma falha de segurança desconhecida pelo fabricante do software ou hardware. São falhas, bugs ou qualquer outro tipo de problema que possa ser explorado por usuários maliciosos.

As vulnerabilidades permitem que os hackers acessem sistemas e dados, podendo roubar informações, espalhar malware ou controlar os sistemas.

Backdoor

Na segurança cibernética, o backdoor é uma forma de contornar os sistemas de segurança existentes. Assim, os hackers que identificam backdoors passam a evitar as proteções usadas pela empresa, podendo acessar dados de forma invisível.

Os backdoors podem ser instalados através de vulnerabilidades de software já existentes, ataques ou até mesmo por desenvolvedores mal-intencionados.

Objetivos dos hackers ao atacar sites de empresas

Os ataques cibernéticos ocorrem por diferentes motivos. Em geral, a intenção é roubar dados confidenciais que serão úteis financeiramente, como: senhas, códigos bancários e todo conjunto de dados sensíveis.

Os hackers também podem querer interromper as operações de uma empresa, seja para causar danos financeiros ou simplesmente para estabelecer uma situação de caos.

Os ataques cibernéticos também podem ocorrer para espionagem corporativa, obtendo segredos comerciais ou informações competitivas. Independentemente dos objetivos dos ataques, as empresas devem tomar todas as precauções para proteger as operações.

Ao entender o que motiva os criminosos a implementarem ataques cibernéticos, é possível compreender a importância e urgência de antecipar soluções.

Impactos dos ataques cibernéticos nas empresas

Como você viu, um ataque cibernético pode causar grandes danos à sua empresa. Afinal, o impacto dessa perda de dados é gigante.

O Yahoo, por exemplo, foi vítima de ataques de 2013 a 2014, onde dados de usuários, como nomes, e-mail, telefone, datas de nascimento e senhas foram afetados.

Por isso, a empresa foi acusada de negligência, multiplicando prejuízos financeiros e de reputação.

O impacto dos ataques cibernéticos pode afetar seus resultados da empresa no setor, a confiança do consumidor, de parceiros e investidores. Por isso, podemos dividir os prejuízos em financeiros, reputacionais e jurídicos.

Confira abaixo os principais impactos desses ataques:

Perdas financeiras

As perdas financeiras resultantes de ataques cibernéticos podem incluir:

  • Roubo de dinheiro, informações corporativas e financeiras, como dados bancários.
  • Custos para obter os dados de volta, como pagamentos de resgate.
  • Custos de recuperação e reparo, já que a empresa precisa recuperar sistemas e máquinas após um ataque.
  • Multas, onde as empresas podem ser penalizadas por não proteger adequadamente os dados.
  • Perda de oportunidades e negócios, pois, se os sistemas forem desligados devido a um ataque, isso pode resultar em pausa na produtividade.
  • Custos de mitigação, pois a empresa tem que investir em sistemas de segurança melhores e mais caros.
  • Interrupção de negociações e transações.
  • Perda de oportunidades financeiras por causa dos danos na reputação da empresa.

Prejuízo à reputação da empresa

Além das perdas financeiras, os ataques cibernéticos também podem causar danos significativos à reputação da empresa. A confiança do cliente fica abalada, o que pode resultar em migrações para concorrentes.

Questões jurídicas

Existem leis de proteção de dados internacionais e nacionais, como a LGPD, que exigem que você gerencie a segurança de todos os dados pessoais dos seus clientes e colaboradores.

Em caso de descumprimento, os resultados são multas, sanções e outros problemas. Com os dados comprometidos e, caso a empresa não tenha implementado a segurança necessária, os prejuízos jurídicos podem se tornar gigantes.

notes 2 - queen seo marketing

Boas práticas para proteger seu site contra ataques cibernéticos

Os ataques cibernéticos podem devastar até mesmo as empresas mais fortes do setor. Então, é hora de entender como evitar tantas dores de cabeça. Confira as dicas:

Gestão de patch

As empresas de software lançam patches de forma regular para correções, otimizações de códigos html, recursos, funcionalidades ou ajustes de vulnerabilidades. A Gestão de Patch envolve a identificação e aplicação desses patches nos sistemas.

Assim, a Gestão de Patch ajuda a manter o software do computador atualizado, incluindo o sistema operacional e todos os aplicativos. Por isso, é essencial para a segurança e eficiência do sistema.

Utilização de redes confiáveis

Use redes confiáveis para a defesa contra ataques cibernéticos. Redes confiáveis são aquelas que foram verificadas como seguras, com medidas adequadas de segurança.

As redes confiáveis evitam malwares, interpretação de dados, roubos e outros problemas. Se desejar, use VPN (Virtual Private Network) para criar uma conexão segura, evite redes públicas, faça atualizações no roteador e use sistemas de detecção de intrusões.

Desconfie de qualquer comunicação não solicitada e fique atento a e-mails, mensagens, anexos ou links suspeitos.

Senhas fortes

As senhas fortes são essenciais para proteger suas informações pessoais e evitar acessos não autorizados. Elas envolvem mais caracteres, de 8 a 12, com uma combinação de letras maiúsculas, minúsculas, símbolos e números.

Evite senhas repetitivas para várias contas, palavras comuns, frases óbvias ou informações pessoais. Além disso, atualize as senhas regularmente – se quiser, sue gerenciadores para te ajudar a lembrar das diferentes combinações.

Atualização regular de software

Mantenha o software atualizado para evitar vulnerabilidades, já que os fornecedores costumam fazer auditorias e correções periodicamente. A versão mais recente do sistema costuma ser a mais protegida.

Além disso, as atualizações geram melhorias de funcionalidades e mais eficiência. Então, configure os sistemas para atualizar automaticamente, se possível. Tome cuidado para manter fontes confiáveis de atualização, com a Gestão de Patch para te ajudar.

Sempre que possível, teste as atualizações em um ambiente controlado antes de aplicá-las em para evitar dores de cabeça.

Realização de backups

Nunca se sabe quando a empresa pode ser vítima de um malware ou algum dano aos dispositivos. Por isso, realize backups regularmente para proteção contra ataques cibernéticos.

Mesmo em um cenário de sistemas comprometidos, você ainda terá acesso a uma cópia dos seus dados, evitando até mesmo a perda total das informações.

Os backups devem estar seguros, criptografados, com cópias e testes regulares para garantir que estão funcionando com eficiência.

Utilização da autenticação multifator (MFA)

A Autenticação Multifator (MFA) é um método que requer que os usuários forneçam duas ou mais credenciais de verificação para acessar o sistema. A MFA é considerada uma defesa eficiente contra vários ataques cibernéticos.

A técnica eleva a segurança da organização, tornando mais difícil a implementação de qualquer ataque, já que, mesmo que o hacker tenha uma senha, ainda precisará de outros dados para o acesso. Alguns regulamentos de segurança, inclusive, exigem o MFA.

Uso de políticas de segurança de conteúdo (CSP)

Em um mundo digital cada vez mais vulnerável, a implementação de uma Política de Segurança de Conteúdo (CSP) se torna essencial para proteger seu site contra ataques de script entre sites (XSS).

Essa ameaça ocorre quando o navegador é enganado para executar conteúdo malicioso, aparentemente proveniente de uma fonte confiável, quando na verdade vem de outro lugar.

Quando se trata de fortalecer a segurança online, a utilização das CSPs (Políticas de Segurança de Conteúdo) é essencial. Isso pode ser alcançado adicionando um cabeçalho HTTP Content-Security-Policy às respostas do servidor ou inserindo um elemento <meta> devidamente configurado na seção <head> dos arquivos HTML.

Essas práticas são fundamentais para proteger seu site e seus visitantes de potenciais ameaças cibernéticas.

Monitoramento em tempo real de ataques

Por fim, mantenha um sistema de detecção de ameaças em tempo real para identificar atividades suspeitas com agilidade. Esse monitoramento previne muitas dores de cabeça, já que a empresa não será surpreendida com ataques inesperados.

A implementação de ferramentas avançadas de segurança, como firewalls e sistemas de prevenção de intrusão (IPS), ajudam na prevenção. Elas irão combater ataques cibernéticos ainda no estágio inicial, evitando maiores problemas.

A conscientização da equipe também é essencial para a segurança da empresa. Dessa forma, a equipe deve implementar, diariamente, as ações individuais protetivas, além de participar de programas, cursos, workshops e demais suportes oferecidos pela organização.

Por fim, você sabia que a segurança do seu site é parte essencial para alcançar uma melhor posição no resultado do Google? Essa proteção é parte dos critérios de SEO (Search Engine Optimization), o conjunto de técnicas de otimização para mecanismos de busca. Conheça os critérios do Google chamados de Core Web Vitals e otimize o seu site!

Portanto, para que a sua empresa seja referência em segurança, se tornando uma autoridade no mercado, conte com as boas práticas de cibersegurança, além de técnicas de SEO para escalar de forma rápida o seu negócio no setor.

Por isso a importância de contar com quem entender de segurança e autoridade no digital. Somos uma consultoria de SEO que tem como principal objetivo alinhar o seu site com estratégias de segurança para tornar a sua página um ambiente seguro para a sua empresa e seus clientes.

Além disso, aplicamos as melhores práticas do mercado para que o seu site alcance o topo das pesquisas orgânicas do Google, aumentando o tráfego orgânico e a entrada de leads qualificados para a sua equipe de vendas. Se você busca alcançar esses objetivos, clique aqui e conheça melhor as nossas soluções.

fale conosco - queen seo marketing

Victor Pinheiro

Victor Pinheiro é o atual CEO da Queen, além de ser um administrador de empresas e consultor do mercado de SaaS com ampla experiência em projetos de SEO para Startups e empresas de tecnologia. Com mais de 7 anos de atuação, Victor é um especialista em SEO, Inbound Marketing e Marketing Digital. Entregando soluções estratégicas para impulsionar o crescimento dos negócios no Google. Seu conhecimento e expertise no segmento B2B são fundamentais para potencializar a visibilidade das empresas, garantindo que elas se destaquem nos motores de busca e conquistem seus mercados.

Conteúdos recentes