• Autor: Victor Pinheiro
  • 12 Minutos de leitura
  • 28 de agosto de 2023

Conteúdo criado por humano

Aprenda como criar um blog de sucesso e conquistar as primeiras posições no Google

Você sabia que o seu site é o cartão de visita da sua empresa no digital? A partir dele, você consegue gerar mais tráfego, melhorar a autoridade da empresa e vender mais. Grande parte desses benefícios podem acontecer se você souber como criar um blog de sucesso.

É através do blog que você consegue colocar em prática boas estratégias de marketing digital. Principalmente quando se trata de criação de conteúdos educativos para os usuários. Por isso, esse canal é tão importante para o seu negócio.

Pensando em simplificar para você, criamos esse passo a passo de como criar um blog de sucesso. Ele mostra em quais estratégias você deve investir para garantir bons resultados e o seu site nas primeiras páginas do Google. Boa leitura!

O que é um blog de sucesso e sua importância para aumentar o tráfego orgânico do site

Um blog pode ser um dos principais meios de entrada dos usuários no seu site. Assim como também se mostra um canal eficiente para a captação de leads qualificados.

Isso porque ao criar conteúdo estratégico SEO, você consegue ranquear o seu site e aumentar a visibilidade do seu negócio nos mecanismos de busca. Assim, fica mais fácil de ser encontrado, aumentando também o tráfego qualificado. 

Dessa forma, o blog é uma das ferramentas mais exploradas em estratégias digitais, já que é um investimento no capital intelectual da sua empresa e que normalmente traz retorno a médio e longo prazo.

Quando empresas pensam em como criar um blog profissional, o objetivo principal é implementar estratégias de Marketing de Conteúdo.

Normalmente, os usuários utilizam o Google para encontrar respostas para suas dúvidas. Assim, um conteúdo de qualidade vai responder às questões do cliente em potencial. Esse é o marketing de conteúdo. A partir de uma análise do seu ICP (Perfil de cliente ideal), você cria conteúdos com base nas dúvidas e dores do seu cliente.

Ao escolherem pelo seu conteúdo, os usuários conhecem também a sua empresa, a solução oferecida, e veem a sua empresa como autoridade.

Ao gerar conteúdo de valor, você também cria a possibilidade do público desenvolver identificação, conexão e interesse pela sua solução. 

Portanto, confira a seguir o passo a passo completo para criar um blog de sucesso.

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Passo a passo para criar um blog de sucesso

Para começar agora o seu blog de sucesso, siga a leitura e entenda as estratégias abaixo:

1) Invista no desenvolvimento do site 

Para começar, antes de criar o seu blog, é preciso ter um site. O desenvolvimento do site do seu negócio é uma decisão estratégica essencial se você quer ter uma presença online eficiente.

Lembre-se que um site bem desenvolvido é uma base para uma boa estratégia de marketing digital. A plataforma deve representar o negócio, entregar a melhor experiência ao usuário e ser otimizado para ser encontrado pelo mecanismo de busca (SEO). 

Nesse momento, você precisa focar no layout e na web performance. Afinal, um bom layout otimiza a jornada do usuário no site.

Já uma boa performance significa rápido carregamento, responsividade, acessibilidade e economia no uso de códigos, o que também contribui para a conquista das primeiras posições do Google.

O layout responsivo se adapta a diferentes tamanhos de tela, possibilitando que o seu usuário sempre tenha uma visualização otimizada, seja em desktops, tablets, smartphones e outros dispositivos.

O rápido carregamento, fator importante para definir se o usuário irá ou não acessar o seu site, precisa ser construído através de tamanhos reduzidos de imagem (sem comprometer qualidade), além de minificação do código (remoção de caracteres desnecessários).

Utilize um código limpo, bem estruturado, com tecnologias mais leves e eficientes. É essencial contar com um profissional especializado, pois ele irá usar estratégias adicionais, como o carregamento assíncrono e configurações de cache, por exemplo.

E lembre-se: procure não utilizar templates ou plugins desnecessários, pois eles podem acabar prejudicando sua web performance e tornando seu site lento.  

2) Determine o ICP do negócio

O ICP significa “Ideal Customer Profile” ou “Perfil do Cliente Ideal”, quando traduzido para o português. Trata-se de uma representação detalhada do seu tipo de cliente.

Assim, definir bem o ICP é fazer com que os seus esforços e investimentos sejam feitos para os clientes certos, melhorando as taxas de conversão em vendas.

Para isso, analise dados de clientes existentes e entreviste os que estão satisfeitos. Estude e analise padrões no comportamento dos seus clientes. Também é interessante investigar a concorrência para encontrar segmentações com características semelhantes.

O seu ICP não deve ser estático, ou seja, ele deve evoluir com o tempo. A partir de revisões, você consegue adequar seu perfil para criar conteúdos cada vez mais personalizados.

3) Crie um planejamento estratégico de SEO 

Quando você pensa em como criar um blog eficiente, precisa pensar em SEO. 

O SEO (Search Engine Optimization ou otimização para mecanismos de busca), é um conjunto de técnicas para aprimorar um site ou conteúdo para melhorar os seus resultados de busca no Google. 

Assim, você consegue aumentar o tráfego orgânico do seu site sem precisar investir em mídia paga, apenas pelas pesquisas relacionadas aos seus conteúdos.

Portanto, com base no perfil de cliente, pesquise as palavras-chave que possuem volume de tráfego e são relevantes para seu negócio. Assim, você direciona investimentos e os usuários encontrarão o que procuram no seu blog, gerando maior satisfação e permanência no site.

Dica da Queen: palavras-chave de cauda longa (frases mais específicas) costumam ter menos concorrência, o que aumenta as suas chances de ranquear melhor e mais rapidamente.

Incluir diferentes formatos, como vídeos e infográficos também ajudam o seu conteúdo a ganhar pontos com o Google. Também aposte em estratégias de link building, ou seja, construa uma rede de links que direcionam tráfego para a sua marca.

Não esqueça: as práticas de SEO ideais estão sempre mudando, pois o algoritmo do Google sempre muda também. Então, fique atento e atualize as estratégias.

4) Desenvolva conteúdos estratégicos com foco no funil de vendas

Desenvolva conteúdos pensados para o seu ICP com base na sua jornada de compra. Dessa forma, você irá atrair e engajar potenciais clientes em cada etapa do ciclo. São elas:

  • Topo do Funil – a fase da conscientização, onde você quer atrair o público-alvo e educá-lo sobre o que ele precisa. O conteúdo deve ser mais informativo.
  • Meio do Funil – a etapa da consideração, onde os possíveis clientes já querem informações mais detalhadas. É hora de mostrar a autoridade e os diferenciais da sua empresa.
  • Fundo do Funil – a fase da decisão, onde os leads estão prontos para a decisão de compra. Você deve ser persuasivo, fornecer incentivos à compra, mostrar descontos, Cases de Sucesso e avaliações, por exemplo.
  • Pós-venda – é hora da fidelização, onde você vai manter a conexão com o cliente, dar suporte, responder às dúvidas e incentivar novas compras.

Para conseguir mais entradas e reter o usuário mais tempo na sua página, utilize estratégias de copywriting nos conteúdos.

O copywriting é a técnica de escrever textos persuasivos, para influenciar o leitor. Para usar essa estratégia, você deve sempre pensar no seu ICP, saber destacar benefícios e soluções e utilizar gatilhos de escassez, urgência ou autoridade, por exemplo.

Uma storytelling bem feita também é um recurso potente na hora de prender a atenção do usuário. Além disso, adeque a sua mensagem à linguagem do cliente e utilize recursos para convencer como banners com botões para clicar.

5) Crie títulos e meta descriptions otimizados e atrativos

A criação de títulos e meta descriptions otimizados e atrativos é essencial para o sucesso da sua estratégia de SEO (Search Engine Optimization). Ambos atraem usuários, aumentando a taxa de cliques e o tráfego orgânico, pois aparecem no buscador.

Os títulos e meta descriptions também melhoram a experiência do usuário, já que dizem exatamente o que ele deve encontrar ao entrar no seu site. É uma forma eficiente de aumentar a visibilidade dos seus conteúdos.

Então, nos títulos, seja claro e conciso, utilize a palavra-chave, desperte a curiosidade do leitor, seja impactante e instigue os cliques. Sempre personalizando tudo para o seu ICP.

Na hora de escrever meta descriptions, seja informativo, relevante, destaque benefícios, atingindo até 160 caracteres. Inclua a palavra-chave e uma chamada para a ação, como “entenda agora” ou “descubra agora”, mostrando urgência e exclusividade.

Atualmente, já existem ferramentas de Inteligência Artificial que auxiliam nesse processo, garantindo maior agilidade e eficiência. Como é o caso da Niara.

Confira 5 ideias de títulos de SEO para usar gatilhos e converter.

6) Aplique o inboud marketing

O Inbound Marketing ou marketing de atração é um conjunto de estratégias para atrair, envolver e converter potenciais clientes.

Através delas, você consegue construir relacionamentos mais significativos com o seu público-alvo, atrair leads qualificados, aumentar o tráfego orgânico e mais.

O inbound marketing deve ser aplicado com base no ICP e inclui estratégias de SEO, marketing de conteúdo, envio de newsletters, e-books, vídeos, webinars, podcasts ou os formatos preferenciais para o seu público.

Você deve distribuir os conteúdos exclusivos e capturar leads, fornecendo o material em troca de informações de contato. Depois, precisa nutrir esses leads, conectando-os à sua marca ao longo do tempo e do funil de vendas.

7) Mantenha os conteúdos atualizados e otimizados

Você deve ter sempre conteúdos da sua marca atualizados e otimizados para obter relevância, o engajamento do público e o sucesso das estratégias. 

Conteúdos atualizados são sempre melhor avaliados pelo Google. Portanto, revise-os periodicamente, atualizando dados.

Você também deve monitorar as tendências ou mudanças do seu setor, e se possível, reaproveitar conteúdos antigos para que virem infográficos, vídeos e outros formatos.

8) Utilize imagens atrativas e otimizadas 

O uso de imagens pesadas, sem os formatos adequados, desfocadas ou pixelizadas podem prejudicar a experiência do usuário. Por isso, evite essa prática.

Também é indicado fazer o uso de atributos alt nas imagens. Esses, são uma parte importante do seu código HTML. Eles são usados em elementos de imagem para entregar uma descrição textual alternativa ao que é exibido. O nome “alt” vem de “alternative text” (ou texto alternativo).

O “alt” deve fornecer uma descrição da imagem para pessoas que não podem visualizá-la, por questão de acessibilidade ou problemas de carregamento. É essencial para tecnologias de assistência, como leitores de tela, para que indiquem o que a imagem representa.

Além disso, o “alt” é útil para a sua estratégia de SEO, já que explica a imagem aos motores de busca para que possam indexá-la corretamente.

9) Acompanhe e analise os resultados: 

Para criar um blog de sucesso, você deve acompanhar e analisar diversas métricas. Assim, você saberá como anda o desempenho do seu conteúdo e se é necessário otimizar.

Alguns indicadores são:

  • Taxa de cliques (CTR): A porcentagem de pessoas que clicam no seu link quando o veem no Google. Entenda mais sobre o que é e como otimizar o CTR!
  • Tempo de permanência na página: O tempo médio que os visitantes passam no seu conteúdo. 
  • Taxa de Conversão: A taxa de conversão mostra quantos visitantes estão realizando a ação desejada (virando leads ou clientes).
  • Palavras-chave de destaque: As palavras-chave que estão trazendo mais tráfego para o blog.
  • Tráfego orgânico: Entenda quantas visitas seu blog está recebendo a partir dos resultados do Google. 
  • Taxa de rejeição (Bounce Rate): Mostra a porcentagem de visitantes que deixam o blog após visualizar uma página.

Como a Queen pode ajudar você a criar um blog de sucesso 

Se você entendeu como criar um blog de sucesso, mas não tem a prática e quer a ajuda de um especialista, a Queen é a solução.

Isso porque temos profissionais capacitados e com ferramentas avançadas para uma estratégia que alcance de fato as primeiras posições do Google. 

Nossa equipe possui o conhecimento e experiência necessária para implementar as melhores práticas de SEO. Os nossos profissionais são experts nas mais diversas áreas, desde planejamento e produção de conteúdo até desenvolvimento de sites otimizados.

Além disso, você conta com um planejamento estratégico mais sólido e eficiente, considerando sempre as metas e características da sua empresa, além das dores e necessidades do seu ICP. 

Aqui na Queen ainda fazemos o monitoramento e análise com construção de relatórios detalhados para que você entenda os seus resultados. Invista em estratégias assertivas e aproveite todo o potencial que o Google e o SEO oferecem. Clique no botão abaixo e fale conosco!

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Victor Pinheiro

Victor Pinheiro é o atual CEO da Queen, além de ser um administrador de empresas e consultor do mercado de SaaS com ampla experiência em projetos de SEO para Startups e empresas de tecnologia. Com mais de 7 anos de atuação, Victor é um especialista em SEO, Inbound Marketing e Marketing Digital. Entregando soluções estratégicas para impulsionar o crescimento dos negócios no Google. Seu conhecimento e expertise no segmento B2B são fundamentais para potencializar a visibilidade das empresas, garantindo que elas se destaquem nos motores de busca e conquistem seus mercados.

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