• Autor: Victor Pinheiro
  • 7 Minutos de leitura
  • 21 de julho de 2023

Conteúdo criado por humano

5 ferramentas de SEO que fazem a diferença na sua estratégia

Se você busca alcançar o topo da página do Google e aumentar a visibilidade do seu site, precisa usar ferramentas de SEO eficientes! Elas vão te ajudar a atingir os objetivos economizando tempo e dinheiro.

SEO é um conjunto de técnicas para conseguir um bom posicionamento no Google, ganhando autoridade e gerando tráfego orgânico.

Ao utilizar as ferramentas de SEO, você otimiza o seu tempo e o da sua equipe, obtendo acesso a insights para posicionar o seu site de forma rápida e assertiva.

Porém, é importante ter familiaridade com a plataforma e contar com profissionais especialistas para ter os melhores resultados.

Portanto, confira no conteúdo a seguir quais são essas ferramentas de SEO e dicas de uso para implementar na sua estratégia. Boa leitura!

O que é o SEO e suas diferentes abordagens

A sigla SEO em português significa Otimização para Mecanismos de Busca. Essa estratégia utiliza um conjunto de táticas essenciais para gerar visibilidade e um melhor posicionamento da sua página nos resultados orgânicos do Google. 

Para atingir esse objetivo, há diferentes abordagens de SEO que você pode adotar durante a otimização, como:

SEO Técnico: Otimização para que o site seja rastreado e indexado pelos mecanismos de busca. Isso inclui a velocidade de carregamento, estrutura da URL e otimização para dispositivos móveis, por exemplo.

SEO On-Page: Otimização no próprio site, na sua estrutura, palavras-chave, meta descrições, URLs, imagens, criação de conteúdo relevante, e mais. 

SEO Off-Page: As estratégias realizadas fora do site para melhorar a sua visibilidade. Isso inclui a construção de links (backlinks) de qualidade, digital PR, redes sociais, compartilhamento de conteúdo e parcerias.

Essas são algumas das abordagens e devem ser usadas em conjunto para que o site tenha um bom desempenho. E, para que você consiga atingir todas essas metas, precisa contar com as ferramentas certas e profissionais especializados.

Se você ainda tem dúvidas sobre o tema, pode conferir o nosso conteúdo sobre as técnicas de SEO!

5 ferramentas que fazem a diferença na sua estratégia SEO

As ferramentas de SEO analisam o seu site, para obter insights essenciais que te ajudarão a construir um planejamento eficiente. Esses podem ser relacionados a melhores palavras-chave para utilizar no planejamento, melhorias na performance, uso de backlinks da página, e mais.

É importante saber que existem diferentes tipos de ferramentas e cada uma pode ter um objetivo diferente. Porém, existem também plataformas que são mais completas, envolvendo todo o projeto do cliente e fazendo leituras 360°.

Por isso, separamos para você as 5 principais ferramentas de SEO que podem fazer total diferença na hora de realizar a sua estratégia. Confira a seguir.

Google Search Console

Como você viu, são muitos os fatores que devem ser considerados na hora de otimizar uma página. Você precisa do apoio da tecnologia para analisar esse desempenho com precisão, e por isso deve utilizar o Google Search Console. 

Essa plataforma, como o nome indica, é do próprio Google, e pode ser usada em conjunto com o Google Analytics. Nela, você obtém diagnósticos completos sobre o seu site – com uma leitura equivalente a dos algoritmos do buscador.

As informações obtidas com o Google Search Console são variadas. Seu painel é de simples leitura e você pode ter acesso a dados como: número de impressões, quantidade de cliques, desempenho de vídeos, indexação, linkagem interna, média de posições, saúde do site e mais.

A partir dessas informações, a sua equipe consegue tomar decisões estratégicas para melhorar ainda mais o desempenho e posicionamento do seu site.

Quer saber como usar a ferramenta? Temos um guia completo sobre o Google Search Console!

Indexação de páginas no Google Search Console

Google PageSpeed

A velocidade de carregamento de uma página é um fator de rankeamento, e por isso o Google PageSpeed pode te ajudar nesse ponto. Ele mede a velocidade do seu site e entrega recomendações para que você melhore esse número.

A ferramenta é gratuita, fácil de usar e essencial para otimizar a experiência dos usuários na página. Ela também faz recomendações detalhadas especialmente para a versão mobile do endereço web.  

Confira também nosso conteúdo sobre como alcançar a nota máxima do PageSpeed.

Resultado de SEO no PageSpeed

Lighthouse

Mais uma ferramenta do Google, o Lighthouse serve para fazer testes e te entregar sugestões para melhorar o desempenho, acessibilidade, a segurança e a estratégia SEO em geral do seu site. 

As métricas usadas são inúmeras: otimização de imagem, tempo para ficar interativo, índice de velocidade, elementos da página, estrutura e mais.

O Google Lighthouse faz simulações de diversos cenários que afetam a jornada do usuário, e cria um relatório de desempenho. Ele dá uma nota final para a página e aponta possíveis problemas e correções necessárias. 

A ferramenta pode ser usada como extensão do Chrome ou por linha de comando (NodeJS).

Google Analytics

Google Analytics é a ferramenta mais popular quando o assunto é monitoramento, sendo a mais utilizada para isso em todo o mundo.

Você pode acessar de forma gratuita e, após o cadastro, receber dados importantes para entender como anda a sua estratégia SEO. Isso porque a ferramenta oferece visibilidade sobre tráfego, quantidade de cliques, localização geográfica dos usuários, canais de origem, sistema operacional, dispositivos, navegador e mais.

A ferramenta se integra com outros serviços do Google, como o Google Ads e o Search Console. Junto a essas outras plataformas, o seu monitoramento fica mais completo.

Aquisição de tráfego no Google Analytics

Semrush

As ferramentas citadas anteriormente são gratuitas e não precisam de planos ou assinaturas. Já a que vamos citar agora é uma ferramenta que possui a versão gratuita, mas também a paga.

A versão paga é mais completa, porém para quem tem apenas um cliente ou quem está iniciando no SEO, a versão gratuita pode servir como um primeiro teste.

Na versão gratuita, por exemplo, você consegue fazer até 10 pesquisas de palavras-chave por dia usando a Keyword Magic Tool ou a ferramenta Visão geral de palavras-chave. E dentro da pesquisa das palavras-chave, você receberá até 100 resultados.

A Semrush é uma plataforma completa que entrega diversas funcionalidades quando o assunto é SEO.

A partir dela, é possível:

  • comparar os seus resultados com os dos concorrentes;
  • fazer auditorias complexas na página, com relatórios que incluem sugestões, alertas para erros e indicações de soluções.
  • ter acesso aos termos de busca e suas métricas;
  • revisar conteúdos já prontos com ajuda de Inteligência Artificial;
  • ter insights para otimizar conteúdos já postados;
  • monitorar o posicionamento das palavras-chave utilizadas;
  • ter insights de estratégia de backlinks, dentre outros.

Visão geral do SemRush

Portanto, essa é uma ferramenta bastante completa e a mais indicada quando o assunto é eficiência para SEO.

Porém, não basta ter acesso às melhores ferramentas, se a sua equipe não tiver a expertise para criar, colocar em prática e monitorar resultados de SEO, o resultado e objetivo pode se tornar difícil.

Portanto, agora que você já sabe quais ferramentas utilizar, conte com a ajuda de uma consultoria de SEO especializada e focada em resultados.

Aqui na Queen, o seu negócio tem o acompanhamento de profissionais qualificados, com o uso das ferramentas mais indicadas do mercado para uma estratégia eficiente.

Buscamos seguir todas as tendências de SEO para que a sua página alcance o topo das pesquisas do Google, obtendo tráfego qualificado e autoridade no mercado.

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Victor Pinheiro

Victor Pinheiro é o atual CEO da Queen, além de ser um administrador de empresas e consultor do mercado de SaaS com ampla experiência em projetos de SEO para Startups e empresas de tecnologia. Com mais de 7 anos de atuação, Victor é um especialista em SEO, Inbound Marketing e Marketing Digital. Entregando soluções estratégicas para impulsionar o crescimento dos negócios no Google. Seu conhecimento e expertise no segmento B2B são fundamentais para potencializar a visibilidade das empresas, garantindo que elas se destaquem nos motores de busca e conquistem seus mercados.

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