• Autor: Victor Pinheiro
  • 5 Minutos de leitura
  • 20 de março de 2023

Conteúdo criado por humano

Como otimizar o CTR orgânico e aumentar o tráfego

O CTR é um dos indicadores mais importantes para a sua estratégia digital, principalmente quando se trata de SEO.

É essa taxa de cliques que mostra a proporção de usuários que clicam num link específico em relação ao número total de usuários que visualizam uma página.

O CTR também influencia na posição das suas páginas na SERP, por exemplo. Também é possível usar essa ferramenta para avaliar os mais diversos critérios de SEO, como eficiência na escolha dos títulos e textos de meta-description, por exemplo.

Portanto, para você aumentar os números da sua página, entenda como calcular o CTR e o que fazer para melhorar essa taxa. Confira no conteúdo a seguir.

CTR: o que é e qual a sua importância para o SEO

A sigla CTR significa Click Through Rate ou Taxa de Clique. O próprio Google explica que o CTR  é a taxa que mede a frequência com a qual pessoas clicam no título da sua página, ou seja, o título que aparece nos mecanismos de busca.

Em anúncios pagos, o indicador mostra se os seus anúncios estão atraindo cliques e se estão sendo relevantes para quem busca a solução que você vende.

Com um CTR bom, o Custo Por Clique (CPC) de suas campanhas será menor. Além do mais, o CTR influencia também no Índice de Qualidade do Google Ads (que determina o rankeamento do anúncio), indica se as palavras-chave escolhidas são boas e se o anúncio é eficiente. Dessa forma, os profissionais podem utilizar o CTR como termômetro para os seus anúncios. 

Para o tráfego orgânico, o CTR indica se você utilizou a palavra-chave adequadamente e se os seus títulos e meta-description estão bem trabalhados, pois eles precisam fazer com que o seu conteúdo seja atrativo para o clique.

Como calcular o CTR?

Calcular o CTR parece uma tarefa difícil ou complexa, mas na realidade não é. O cálculo é simples:

(Número de cliques/Impressões) = porcentagem de CTR.

Ou seja, divida o número de cliques pela porcentagem de impressões ou visualizações. Se o seu anúncio conseguir ter 20 cliques e 400 impressões, o CTR será de 5%.

O que pode deixar o CTR baixo?

Existem muitas situações que podem causar um CTR baixo, mas essas são duas situações bem comuns:

Na estratégia orgânica, o CTR baixo pode ser indicador de mau uso da palavra-chave no título e nas descrições, assim como texto não atrativo para esses dois elementos e o uso URLs não amigáveis.

Portanto, é essencial ter o acompanhamento de um profissional de SEO para manter esses pontos otimizados e dentro das exigências do Google.

Entenda qual é o CTR ideal 

Uma boa Taxa de Clique é um ótimo indicador de que o seu conteúdo está de fato atrativo.

Para o tráfego orgânico, pode-se dizer que uma boa média de CTR é acima de 5%, porém estudos comprovam que os CTRs de conteúdos que alcançam o SERP possuem em média uma taxa de 31,7%.

Além do mais, o conteúdo no SERP acaba recebendo 10x mais cliques que a 10ª posição no ranking para a mesma palavra-chave e os três primeiros lugares dos mecanismos de busca arrebatam 75% dos cliques totais.

Assim você consegue ver a importância de otimizar sempre o CTR. Inclusive, esse CTR pode variar de acordo com a tendência do tipo de conteúdo. Dessa forma, é preciso sempre monitorar essas taxas para entender onde pode melhorar.


CTR métrica SEO

Saiba como otimizar o CTR para aumentar o tráfego da sua página

Separamos os principais pontos para otimizar o CTR para que você consiga aplicar essas ações na sua estratégia de SEO. Confira as nossas dicas abaixo:

Crie um planejamento com foco no perfil do cliente

Comece com um bom planejamento de palavras-chave com foco no perfil do seu cliente. Tente entender quais são suas dores e quais são os gatilhos que você pode usar para atrair a sua curiosidade.

Otimize ao máximo o seu Title e Meta Description e utilize a ajuda do próprio buscador a partir de ferramentas como o Google Trends, o Google Search Console ou o planejador de palavras-chave.

Confira nosso post sobre como utilizar técnicas de Copywriting para melhorar o seu Meta Description.

Utilize gatilhos e call-to-action 

É essencial chamar a atenção dos seus clientes no título da página com o uso de gatilhos de escassez, urgência, dicas, dentre outros. O texto deve impactar o usuário, ser persuasivo, fazendo com que ele clique no seu link e navegue na sua página.

Tenha uma URL amigável

A URL está entre os fatores de ranqueamento mais importantes do Google. Ela deve ser curta, de fácil assimilação pelo usuário, deve conter a palavra-chave e não é recomendado que tenha caracteres.

Desenvolva uma boa estratégia para otimizar o seu CTR

Acompanhar as métricas é essencial para manter a performance da sua estratégia. Por isso, acompanhe os CTRs pelo Google Search Console e atente onde você otimizar para melhorar os resultados.

E, lembre-se, para garantir bons resultados, é importante contratar profissionais especializados e capacitados para deixar a sua estratégia mais eficiente e com o retorno esperado pela sua empresa. Para isso, entre em contato conosco. Nosso trabalho é oferecer as melhores estratégias e acompanhar e monitorar os resultados para escalar negócios. Clique aqui e converse com nossos profissionais.

Victor Pinheiro

Victor Pinheiro é o atual CEO da Queen, além de ser um administrador de empresas e consultor do mercado de SaaS com ampla experiência em projetos de SEO para Startups e empresas de tecnologia. Com mais de 7 anos de atuação, Victor é um especialista em SEO, Inbound Marketing e Marketing Digital. Entregando soluções estratégicas para impulsionar o crescimento dos negócios no Google. Seu conhecimento e expertise no segmento B2B são fundamentais para potencializar a visibilidade das empresas, garantindo que elas se destaquem nos motores de busca e conquistem seus mercados.

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