• Autor: Victor Pinheiro
  • 9 Minutos de leitura
  • 28 de janeiro de 2022

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Técnicas de Copywriting: 5 práticas para uma copy persuasiva

Despertar o desejo no produto ou serviço, aumentar o reconhecimento da marca e, principalmente, vender. Esses são apenas alguns dos benefícios que as técnicas de copywriting podem gerar para o seu negócio. 

Hoje, o copywriter se tornou um dos profissionais mais desejados e bem remunerados no mercado do Marketing Digital justamente por gerar retornos em vendas para as empresas. 

O copywriter é responsável por escrever a “copy”, ou seja, textos que impactam, geram conexão com a persona e convertem, seja de forma 100% orgânica ou paga. 

 Neste artigo, você vai entender:

  • O que é Copywriting
  • Qual a função do copywriter?
  • 5 práticas para criar textos persuasivos e que convertem

Boa leitura! 

Entenda o que é copywriting e seu principal objetivo

Se falassem um tempo atrás que a escrita poderia render milhões à sua empresa, você acreditaria? Pois é. A estratégia por trás de textos que convertem e vendem milhões se chama copywriting.

O copywriting é uma forma de escrever que utiliza técnicas de persuasão e objetivo é passar a mensagem certa para o cliente potencial, convencendo-o a tomar uma ação imediata. 

E, para transmitir a mensagem corretamente para o público-alvo de uma empresa, o copywriter precisa entender bem a persona do negócio, pesquisar muito sobre o tema proposto e seguir um roteiro estratégico. 

Por isso, muito se engana quem pensa que copywriting se refere apenas à escrita e que colocar um texto aleatório em templates de copies disponíveis na internet resolve todo o problema de atração no digital da sua empresa. 

O trabalho de copywriting vai muito além disso. 

Ao se tornar um copywriter, seu trabalho principal consiste em pesquisar, estudar a persona, entender suas dores e problemas, além de entender sobre o mercado, a concorrência e a própria empresa para qual trabalha. 

Dessa forma, o principal objetivo do copywriting é através da escrita, entregar uma proposta de valor, ajudando na tomada de decisão do cliente e fazendo com que ele se sinta estimulado a realizar uma ação dentro da sua página, e o principal, a comprar a sua solução.

Qual a importância de investir em técnicas de copywriting

Um site com textos mal escritos faz o cliente querer abandonar a página e sequer ter interesse na solução que você oferece. 

É função do copywriter criar chamadas ou assuntos que despertem o interesse da persona no seu conteúdo, seja ele no site, blog, e-mail, WhatsApp e redes sociais.

Ou seja, precisa-se de alguém que, com técnica, crie conteúdos que impactem e convertam qualquer usuário, fazendo com que ele tome uma ação, seja deixar o contato em uma página de captura ou efetuar uma compra no seu site. 

Lembre-se: o seu negócio está lutando contra mil notificações de Whatsapp, redes sociais e e-mails. A sua empresa precisa se destacar no meio de um turbilhão caótico de informações e prender a atenção do cliente.

Por isso, incluir o copywriting estratégico no seu marketing digital é investir em melhores resultados para escalar a sua empresa rapidamente. Afinal, a escrita persuasiva educa, converte e gera muitas vendas para o seu negócio. 

Saiba o que faz um copywriter

Você já aprendeu o que é Copywriting, mas sabe dizer o que faz um copywriter? 

Ele é o profissional responsável por colocar em prática diversos gêneros textuais utilizando técnicas de persuasão. 

E, nos dias atuais, trabalho não falta para um bom copywriter. Principalmente após a pandemia do Covid-19 que fez com que diversas empresas migrassem para o digital.

Veja algumas atividades desempenhadas por esse profissional:

  • E-mails;
  • Landing pages;
  • Vídeos de vendas;
  • Produção de conteúdo para blogs e redes sociais;
  • Páginas de vendas;
  • Páginas de checkout;
  • Roteiros para webinars, lives e masterclasses;
  • Descrição para sites e produtos;
  • Anúncios.

O objetivo do copywriter é adequar a comunicação do seu negócio de acordo com os objetivos que você deseja alcançar.

5 boas práticas para usar as técnicas de copywriting para uma copy persuasiva 

1) Crie conexão com o leitor

Conexão é uma das principais técnicas do copywriting que mais convertem. O leitor precisa se identificar com o seu texto. Por isso, elabore copies estratégicas, pensando exatamente no que o seu público-alvo precisa. 

Conte histórias (storytelling), crie cenários de “dor vs solução”, “antes e depois do seu produto”, explore as emoções e o sentimento e, assim, crie conexão com a persona. 

2) Toque na dor de quem você quer atingir

Identifique as principais dores e problemas que os seus possíveis clientes enfrentam. 

Com essa informação em mãos, você tem uma verdadeira mina de ouro para elaborar textos persuasivos e que geram muitas vendas. 

Isso porque, nas suas copies, você deve tocar na ferida, isto é, trazer à tona esses problemas e também mostrar ao leitor que você (o seu produto ou serviço) é capaz de solucioná-los. 

As pessoas gostam de imaginar uma vida mais fácil, de pensar na transformação do “com o problema” vs. “sem o problema”, isso as faz comprar um produto ou serviço mais rápido. 

Esse é, então, o momento perfeito de oferecer a solução do seu negócio ou uma condição especial, pois o leitor estará muito mais propenso a comprar. 

3) Crie um título atrativo

De acordo com uma pesquisa realizada pelo Hubspot, 55% dos visitantes passam menos de 15 segundos em uma página da internet. 

Para ir na contramão e fugir dessa métrica, criar um título matador que chame a atenção para os seus anúncios, artigos de blog e até assuntos de e-mail faz toda a diferença. 

É por meio dessa primeira impressão que o leitor irá decidir entre continuar lendo o seu texto ou abandoná-lo.

Existem alguns exemplos de copywriting para headlines que convertem, confira:

  • Como a empresa X conseguiu faturar X milhões em apenas 12 meses;
  • 12 erros fatias de um copywriter iniciante;
  • 5 passos para construir seu próprio negócio;
  • O guia definitivo de tal coisa;
  • Empreendedor, cuidado! Estão te roubando. 

4) Utilize gatilhos mentais: 

Concorda que o processo de decisão, muitas vezes, pode demorar, dependendo da jornada de compra de cada tipo de serviço/produto.

Justamente para otimizar esse tempo e fazer com que o leitor tome a sua decisão ou faça alguma ação dentro da sua página, que uma das técnicas de copywriting é utilizar gatilhos mentais no texto.

Os gatilhos ou atalhos mentais são mecanismos cerebrais que tornam mais rápido o nosso processo de decisão.

De acordo com o livro As Armas da Persuasão, de Robert Cialdini, os seres humanos respondem de forma automática quando são submetidos a gatilhos, como:

  • Escassez – é utilizada para mostrar que estamos prestes a perder algo. Naturalmente, lutamos contra isso.
  • Compromisso e coerência – se manter coerente e não cair em contradição com os posicionamentos.
  • Autoridade – revela respeito por quem é superior a você. Dessa forma, você tende a seguir os passos dessa pessoa.
  • Afeição – temos a tendência de gostar de pessoas semelhantes a nós, que viveram situações parecidas ou passaram pelos mesmos problemas. Você pode usar a afeição nos textos para gerar uma conexão maior com o seu leitor.
  • Prova social – é um dos gatilhos mentais mais poderosos. Temos o hábito de pesquisar avaliações sobre um produto ou serviço antes de comprá-lo. Por isso, no atalho de Prova Social, você prova o seu valor através de depoimentos, avaliações e índices de satisfação do cliente.
  • Reciprocidade – quando recebemos algo gratuitamente, nos sentimos em dívida com a pessoa que nos presenteou. Ofereça algum material gratuito (e-book, masterclass, lives) e o usuário se sentirá “obrigado” a retribuir o feito.
  • Curiosidade – os seres humanos são curiosos por natureza. Crie títulos chamativos, construa e-mails que provoquem a curiosidade do leitor.
  • Urgência – se estamos muito perto de perder algo, sequer pensamos, apenas efetuamos a compra. A urgência é uma técnica de copywriting excelente para alavancar vendas. 

5) Entregue o que você está prometendo

O copywriter trabalha com persuasão e não com mentiras. 

Um bom copywriter é aquele que entrega o que está prometendo utilizando técnicas de copywriting eficazes. Não adianta mentir ou encher o texto de promessas que não serão cumpridas ou que serão entregues pela metade. 

Seja sincero em todas as copies. Afinal, é a credibilidade da sua empresa que está em jogo aqui. 

Você consegue escrever títulos e textos matadores sem precisar inventar histórias ou enchê-los de conteúdos tapa-buracos. A audiência se qualifica a partir do momento que você entrega conteúdos ricos, de valor, que agregam na vida do leitor e o transformam. 

Invista em uma copy de sucesso

Como você viu, copywriting vai muito além de escrever. 

Para criar uma copy de sucesso que gere conexão e converta usuários em leads e clientes, é preciso muito estudo, pesquisa e técnica. 

Por isso, a importância de investir em profissionais experientes, que já tenham trabalhado e conquistado resultados significativos com a escrita persuasiva. 

Lembrando que sempre você pode potencializar os resultados no marketing digital. Um exemplo é ao aliar as técnicas de copywriting  à otimização de conteúdos para os mecanismos de busca, ou seja, o SEO (Search Engine Optimization) e marketing de conteúdo. 

Dessa forma, seus conteúdos, além de extremamente envolventes, serão encontrados logo nas primeiras páginas do Google, aumentando as chances de visualização e de conversão.

E é justamente nisso que a equipe da Queen pode te ajudar! Nós temos profissionais especializados em marketing de conteúdo, copywriting e SEO, tudo para que a sua empresa conquiste as primeiras posições do Google, atraindo a atenção de milhares de usuários no mundo todo. Agende a sua consultoria e venha decolar no digital. 

Victor Pinheiro

Victor Pinheiro é o atual CEO da Queen, além de ser um administrador de empresas e consultor do mercado de SaaS com ampla experiência em projetos de SEO para Startups e empresas de tecnologia. Com mais de 7 anos de atuação, Victor é um especialista em SEO, Inbound Marketing e Marketing Digital. Entregando soluções estratégicas para impulsionar o crescimento dos negócios no Google. Seu conhecimento e expertise no segmento B2B são fundamentais para potencializar a visibilidade das empresas, garantindo que elas se destaquem nos motores de busca e conquistem seus mercados.

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