- Autor: Victor Pinheiro
- 9 Minutos de leitura
- 28 de janeiro de 2022
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Técnicas de Copywriting: 5 práticas para uma copy persuasiva
Despertar o desejo no produto ou serviço, aumentar o reconhecimento da marca e, principalmente, vender. Esses são apenas alguns dos benefícios que as técnicas de copywriting podem gerar para o seu negócio.
Hoje, o copywriter se tornou um dos profissionais mais desejados e bem remunerados no mercado do Marketing Digital justamente por gerar retornos em vendas para as empresas.
O copywriter é responsável por escrever a “copy”, ou seja, textos que impactam, geram conexão com a persona e convertem, seja de forma 100% orgânica ou paga.
Neste artigo, você vai entender:
- O que é Copywriting
- Qual a função do copywriter?
- 5 práticas para criar textos persuasivos e que convertem
Boa leitura!
Entenda o que é copywriting e seu principal objetivo
Se falassem um tempo atrás que a escrita poderia render milhões à sua empresa, você acreditaria? Pois é. A estratégia por trás de textos que convertem e vendem milhões se chama copywriting.
O copywriting é uma forma de escrever que utiliza técnicas de persuasão e objetivo é passar a mensagem certa para o cliente potencial, convencendo-o a tomar uma ação imediata.
E, para transmitir a mensagem corretamente para o público-alvo de uma empresa, o copywriter precisa entender bem a persona do negócio, pesquisar muito sobre o tema proposto e seguir um roteiro estratégico.
Por isso, muito se engana quem pensa que copywriting se refere apenas à escrita e que colocar um texto aleatório em templates de copies disponíveis na internet resolve todo o problema de atração no digital da sua empresa.
O trabalho de copywriting vai muito além disso.
Ao se tornar um copywriter, seu trabalho principal consiste em pesquisar, estudar a persona, entender suas dores e problemas, além de entender sobre o mercado, a concorrência e a própria empresa para qual trabalha.
Dessa forma, o principal objetivo do copywriting é através da escrita, entregar uma proposta de valor, ajudando na tomada de decisão do cliente e fazendo com que ele se sinta estimulado a realizar uma ação dentro da sua página, e o principal, a comprar a sua solução.
Qual a importância de investir em técnicas de copywriting
Um site com textos mal escritos faz o cliente querer abandonar a página e sequer ter interesse na solução que você oferece.
É função do copywriter criar chamadas ou assuntos que despertem o interesse da persona no seu conteúdo, seja ele no site, blog, e-mail, WhatsApp e redes sociais.
Ou seja, precisa-se de alguém que, com técnica, crie conteúdos que impactem e convertam qualquer usuário, fazendo com que ele tome uma ação, seja deixar o contato em uma página de captura ou efetuar uma compra no seu site.
Lembre-se: o seu negócio está lutando contra mil notificações de Whatsapp, redes sociais e e-mails. A sua empresa precisa se destacar no meio de um turbilhão caótico de informações e prender a atenção do cliente.
Por isso, incluir o copywriting estratégico no seu marketing digital é investir em melhores resultados para escalar a sua empresa rapidamente. Afinal, a escrita persuasiva educa, converte e gera muitas vendas para o seu negócio.
Saiba o que faz um copywriter
Você já aprendeu o que é Copywriting, mas sabe dizer o que faz um copywriter?
Ele é o profissional responsável por colocar em prática diversos gêneros textuais utilizando técnicas de persuasão.
E, nos dias atuais, trabalho não falta para um bom copywriter. Principalmente após a pandemia do Covid-19 que fez com que diversas empresas migrassem para o digital.
Veja algumas atividades desempenhadas por esse profissional:
- E-mails;
- Landing pages;
- Vídeos de vendas;
- Produção de conteúdo para blogs e redes sociais;
- Páginas de vendas;
- Páginas de checkout;
- Roteiros para webinars, lives e masterclasses;
- Descrição para sites e produtos;
- Anúncios.
O objetivo do copywriter é adequar a comunicação do seu negócio de acordo com os objetivos que você deseja alcançar.
5 boas práticas para usar as técnicas de copywriting para uma copy persuasiva
1) Crie conexão com o leitor
Conexão é uma das principais técnicas do copywriting que mais convertem. O leitor precisa se identificar com o seu texto. Por isso, elabore copies estratégicas, pensando exatamente no que o seu público-alvo precisa.
Conte histórias (storytelling), crie cenários de “dor vs solução”, “antes e depois do seu produto”, explore as emoções e o sentimento e, assim, crie conexão com a persona.
2) Toque na dor de quem você quer atingir
Identifique as principais dores e problemas que os seus possíveis clientes enfrentam.
Com essa informação em mãos, você tem uma verdadeira mina de ouro para elaborar textos persuasivos e que geram muitas vendas.
Isso porque, nas suas copies, você deve tocar na ferida, isto é, trazer à tona esses problemas e também mostrar ao leitor que você (o seu produto ou serviço) é capaz de solucioná-los.
As pessoas gostam de imaginar uma vida mais fácil, de pensar na transformação do “com o problema” vs. “sem o problema”, isso as faz comprar um produto ou serviço mais rápido.
Esse é, então, o momento perfeito de oferecer a solução do seu negócio ou uma condição especial, pois o leitor estará muito mais propenso a comprar.
3) Crie um título atrativo
De acordo com uma pesquisa realizada pelo Hubspot, 55% dos visitantes passam menos de 15 segundos em uma página da internet.
Para ir na contramão e fugir dessa métrica, criar um título matador que chame a atenção para os seus anúncios, artigos de blog e até assuntos de e-mail faz toda a diferença.
É por meio dessa primeira impressão que o leitor irá decidir entre continuar lendo o seu texto ou abandoná-lo.
Existem alguns exemplos de copywriting para headlines que convertem, confira:
- Como a empresa X conseguiu faturar X milhões em apenas 12 meses;
- 12 erros fatias de um copywriter iniciante;
- 5 passos para construir seu próprio negócio;
- O guia definitivo de tal coisa;
- Empreendedor, cuidado! Estão te roubando.
4) Utilize gatilhos mentais:
Concorda que o processo de decisão, muitas vezes, pode demorar, dependendo da jornada de compra de cada tipo de serviço/produto.
Justamente para otimizar esse tempo e fazer com que o leitor tome a sua decisão ou faça alguma ação dentro da sua página, que uma das técnicas de copywriting é utilizar gatilhos mentais no texto.
Os gatilhos ou atalhos mentais são mecanismos cerebrais que tornam mais rápido o nosso processo de decisão.
De acordo com o livro As Armas da Persuasão, de Robert Cialdini, os seres humanos respondem de forma automática quando são submetidos a gatilhos, como:
- Escassez – é utilizada para mostrar que estamos prestes a perder algo. Naturalmente, lutamos contra isso.
- Compromisso e coerência – se manter coerente e não cair em contradição com os posicionamentos.
- Autoridade – revela respeito por quem é superior a você. Dessa forma, você tende a seguir os passos dessa pessoa.
- Afeição – temos a tendência de gostar de pessoas semelhantes a nós, que viveram situações parecidas ou passaram pelos mesmos problemas. Você pode usar a afeição nos textos para gerar uma conexão maior com o seu leitor.
- Prova social – é um dos gatilhos mentais mais poderosos. Temos o hábito de pesquisar avaliações sobre um produto ou serviço antes de comprá-lo. Por isso, no atalho de Prova Social, você prova o seu valor através de depoimentos, avaliações e índices de satisfação do cliente.
- Reciprocidade – quando recebemos algo gratuitamente, nos sentimos em dívida com a pessoa que nos presenteou. Ofereça algum material gratuito (e-book, masterclass, lives) e o usuário se sentirá “obrigado” a retribuir o feito.
- Curiosidade – os seres humanos são curiosos por natureza. Crie títulos chamativos, construa e-mails que provoquem a curiosidade do leitor.
- Urgência – se estamos muito perto de perder algo, sequer pensamos, apenas efetuamos a compra. A urgência é uma técnica de copywriting excelente para alavancar vendas.
5) Entregue o que você está prometendo
O copywriter trabalha com persuasão e não com mentiras.
Um bom copywriter é aquele que entrega o que está prometendo utilizando técnicas de copywriting eficazes. Não adianta mentir ou encher o texto de promessas que não serão cumpridas ou que serão entregues pela metade.
Seja sincero em todas as copies. Afinal, é a credibilidade da sua empresa que está em jogo aqui.
Você consegue escrever títulos e textos matadores sem precisar inventar histórias ou enchê-los de conteúdos tapa-buracos. A audiência se qualifica a partir do momento que você entrega conteúdos ricos, de valor, que agregam na vida do leitor e o transformam.
Invista em uma copy de sucesso
Como você viu, copywriting vai muito além de escrever.
Para criar uma copy de sucesso que gere conexão e converta usuários em leads e clientes, é preciso muito estudo, pesquisa e técnica.
Por isso, a importância de investir em profissionais experientes, que já tenham trabalhado e conquistado resultados significativos com a escrita persuasiva.
Lembrando que sempre você pode potencializar os resultados no marketing digital. Um exemplo é ao aliar as técnicas de copywriting à otimização de conteúdos para os mecanismos de busca, ou seja, o SEO (Search Engine Optimization) e marketing de conteúdo.
Dessa forma, seus conteúdos, além de extremamente envolventes, serão encontrados logo nas primeiras páginas do Google, aumentando as chances de visualização e de conversão.
E é justamente nisso que a equipe da Queen pode te ajudar! Nós temos profissionais especializados em marketing de conteúdo, copywriting e SEO, tudo para que a sua empresa conquiste as primeiras posições do Google, atraindo a atenção de milhares de usuários no mundo todo. Agende a sua consultoria e venha decolar no digital.