• Autor: Victor Pinheiro
  • 7 Minutos de leitura
  • 6 de março de 2023

Conteúdo criado por humano

5 Ideias de títulos de SEO para usar gatilhos e converter

Sabia que a estratégia de SEO também envolve criar títulos atrativos para que o seu usuário clique e navegue pelo seu site? Pois é, para te ajudar nessa etapa, criamos esse conteúdo com ideias de títulos de SEO para você aplicar na sua estratégia.

Seja você um profissional da área ou um empresário, além de melhorar o posicionamento da sua página, é preciso fazer com que as pessoas cliquem e naveguem no seu site. Por isso, neste conteúdo, vamos explicar para você o que é a title tag e 5 ideias de títulos para captar a atenção de mais usuários. Boa leitura!

Saiba o que é a title tag

Uma tag de título (ou title tag) é parte do código HTML e indica aos motores de busca como o Google, qual é o nome da página em questão.

Essa é a primeira mensagem enviada pela sua página ao mecanismo de busca e, por isso, é um indicador forte sobre o seu conteúdo para os robôs do Google. 

A tag de título é parte dos metadados, ou seja, dos dados que facilitam o entendimento e a utilidade de outras informações e dados, assim como as meta-descriptions. São imperceptíveis aos visitantes durante a visita ao site, mas aparecem e são visíveis nas páginas de busca para os robôs do Google e para os usuários que navegam na web.

Exemplo:

Portanto, a title tag é aquela que você utiliza para chamar a atenção do usuário quando ele está buscando pela palavra-chave nos mecanismos de busca. Já a H1 é o título que aparece no início da página interna do site. Dessa forma, a H1 não necessariamente precisa ser igual a title tag. 

Entenda a importância de escrever bons títulos para title tag 

Na prática, qual a importância da title tag? Veja a seguir:

Otimizar o seu posicionamento no Google 

O Google tem mais de 200 indicativos nos seus algoritmos para classificar sites nas buscas. A sua estratégia de SEO, o conjunto de técnicas de copywriting para otimizar a sua página nos buscadores, é um dos mais importantes indicativos – e a title tag é uma prioridade para a otimização on-page.

Fazer o usuário clicar no seu link

O title tag aparece nos resultados dos mecanismos de busca e é o texto em destaque, tendo papel essencial na hora de guiar o usuário em clicar ou não na página. Uma title tag precisa ser persuasiva, pois ela será o pivô para que o usuário sinta curiosidade e clique na sua página. Uma boa title tag melhor o CTR (taxa de cliques orgânicos) do site, uma das principais métricas analisadas em SEO. 

Chamar a atenção nas redes sociais e navegadores

A sua tag de título também pode ser vista nas redes sociais, quando o link é compartilhado, ou quando o usuários passa o mouse pela aba do navegador. Cuidando da title tag, você irá otimizar a sua aparência nas redes sociais e na aba do navegador.

Saiba como criar title tags otimizadas

Agora vamos para a prática: entenda como criar title tags com os passos a seguir.

Use palavra-chave

As title tags devem ter as palavras-chave que importam para a sua página de forma bem posicionada. Os robôs do Google lêem da esquerda para a direita (como os humanos), então as suas palavras-chave devem estar no início da tag para que sejam rastreadas mais rapidamente, trazendo melhores posicionamentos nos buscadores.

Aproveite as palavras-chaves long tail ou de cauda longa, que se formam a partir de quatro ou mais palavras, e filtram melhor o usuário. Você irá conseguir menos cliques, mas os que conseguir serão melhor segmentados e mais propensos a adquirir a sua solução. 

Respeite os caracteres

As title tags possuem limitações. Recomendamos que opte por títulos entre 55 e 60 caracteres, incluindo espaços, pulando artigos e outras palavras dispensáveis. Aproveite ferramentas para verificar se o título está ideal.

Relacione o title com o conteúdo

É claro, você não está escrevendo apenas para os algoritmos, mas também e principalmente para os leitores. Escreva para humanos, escolha títulos contextualizados, que realmente estejam ligados ao seu conteúdo – não seja um clickbait, ou o seu usuário pode se sentir enganado.

Não abuse das palavras-chave para não se tornar cansativo, equilibre bem o que está escrito.

Utilize gatilhos

Utilizar os gatilhos mentais como ideias de títulos para SEO é uma forma poderosa de atração. Então, estude bem e escolha as palavras certas para persuadir o leitor. Tente despertar emoções através de iscas que atraiam o usuário.

Estude as title tags

Pesquise as palavras-chave corretas nas plataformas de SEO, entenda as dores do seu público e faça um brainstorm com sua equipe para criar listas de palavras-chave que possam ser inseridas nos títulos. 

Muitas ferramentas online também te ajudarão nisso – o próprio Google Ads tem um planejador de palavras-chave interessante para o seu Marketing de Conteúdo.

5 ideias de títulos com diferentes gatilhos para usar e converter

Já que falamos em gatilhos mentais, confira aqui alguns que são bem úteis para as suas title tags: 

Escassez

O gatilho mental da escassez movimenta os clientes através do sentimento de que eles podem perder uma oportunidade muito boa. Ao garantir a oportunidade, eles iriam prevenir frustrações futuras. 

Esse é um dos gatilhos mais utilizados pelos empreendedores, principalmente os que trabalham com o digital. Existe, por exemplo:

A escassez de tempo – “É só até amanhã”.

A escassez de vagas – “Só resta uma vaga!”.

A escassez de bônus – “O primeiro cadastrado ganha 50% de desconto”. 

E várias outras.

Urgência

Uma das ideias de títulos para SEO mais utilizada é o gatilho de urgência, que está conectado ao gatilho de escassez. A sensação é parecida, já que ele está ligado ao senso de urgência, que inicia uma rápida atitude para garantir os benefícios da oportunidade antes que ela se perca.

É o famoso “está acabando!”, mas, dessa vez, relacionado ao tempo. São as campanhas com tempo limitado, os descontos especiais enquanto houver estoque, os prazos finais para preços específicos etc.

Autoridade

O gatilho mental da autoridade é uma técnica que posiciona a marca como referência, passando credibilidade ao consumidor e, por consequência, muito mais valor ao produto oferecido. Ao reforçar os resultados proporcionados pelo que você vende, você conquista o cliente, transmite segurança e grandes vantagens.

Essa estratégia acelera a jornada de compra, já que não irá demorar tanto para que o consumidor se sinta seguro sobre a solução que a sua empresa vende. Se é vendido por você, ele confia mais. É um grande incentivo para que ele adquira os seus produtos.

Novidade

Quantas filas são feitas para comprar o Iphone novo? Seres humanos amam novidades, pois a exposição ao novo libera dopamina no cérebro, de acordo com estudo da área de Neurologia da Universidade UCL, no Reino Unido. 

Nos títulos, esse gatilho trabalha através de textos que anunciam novidades, exclusividade ou atualizações sobre determinado produto: novas versões, otimizações… O famoso upsell. É interessante anunciar novidades para o público.

Benefício

Esse gatilho está relacionado à busca pelo prazer sobre a qual falamos acima. O cliente está interessado, naturalmente, nas vantagens de ter um produto e se ele é mais benéfico do que outros. A sua estratégia deve mostrar como a sua solução será interessante para os clientes, e de fato a melhor.

Gostou do conteúdo? Tem dúvidas na hora de fazer o melhor planejamento SEO para a sua empresa? Clique aqui fale conosco! A Queen tem um time de especialistas sempre prontos para te ajudar. 

Victor Pinheiro

Victor Pinheiro é o atual CEO da Queen, além de ser um administrador de empresas e consultor do mercado de SaaS com ampla experiência em projetos de SEO para Startups e empresas de tecnologia. Com mais de 7 anos de atuação, Victor é um especialista em SEO, Inbound Marketing e Marketing Digital. Entregando soluções estratégicas para impulsionar o crescimento dos negócios no Google. Seu conhecimento e expertise no segmento B2B são fundamentais para potencializar a visibilidade das empresas, garantindo que elas se destaquem nos motores de busca e conquistem seus mercados.

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