• Autor: Victor Pinheiro
  • 7 Minutos de leitura
  • 17 de julho de 2023

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Indexação de SEO: como identificar problemas e solucioná-los

Se você tem notado erros de indexação de SEO no seu site, então é importante entender como solucionar esse problema.

Isso porque se a sua página não estiver indexada, ela não consegue ser rastreada e fica impossível aparecer nos resultados de busca.

Assim, entenda neste conteúdo o que é indexação de SEO e quais são as boas práticas para solucionar problemas e alcançar os melhores resultados. Boa leitura!

O que é indexação de SEO

Para que o seu site seja encontrado no Google, ele precisa estar indexado. Esse é o processo pelo qual os mecanismos de busca rastreiam e armazenam as páginas da web em seus bancos de dados.

Apenas depois da indexação que o site se torna disponível nos resultados da pesquisa, pois ele foi anexado no índice do Google. 

Isso acontece graças aos robôs do Google. Esses, executam constantemente varreduras para encontrar e indexar novos conteúdos através de suas palavras-chave e outras informações relevantes para o SEO.

Para ser indexada, a página deve ter qualidade, não ser duplicada e nem ser um spam. O ideal é sempre buscar seguir os fatores que o buscador considera importantes, como backlinks, uma boa estrutura, responsividade, etc. 

Afinal, o Google quer sempre entregar os melhores resultados aos usuários, e você terá vantagem se seguir esse mesmo lema.

Qual a importância da indexação para o SEO

O Google organiza todo o conteúdo da web para que ele esteja bem filtrado e seja acessível aos usuários. A todo momento, está ocorrendo a descoberta, o rastreamento, a indexação e a classificação de páginas e sites. 

Então, para que a sua página seja vista pelo Google e os seus resultados aconteçam, é preciso facilitar o trabalho do robô, tornando a indexação mais fácil.

Porém, é importante saber que a indexação não garante que uma página seja classificada no topo dos mecanismos de pesquisa. Mas, sem a indexação, a página nem ao menos será exibida nos resultados – sendo invisível para os usuários. 

Entenda como funcionam os mecanismos de buscas para sites e descubra como aparecer no Google!

Afinal, indexação de SEO e ranqueamento do Google são a mesma coisa?

É só após realizar o processo de indexação que o conteúdo entra em uma situação de classificação, ranking – ou ranqueamento. Então, esses processos não são a mesma coisa.

Ao criar o conteúdo da sua página, é preciso já pensar nas estratégias SEO. Assim que você colocá-la no ar e ela estiver indexada, então poderá começar a subir no ranking.

Para se posicionar bem no Google, você deve considerar os fatores que o robô do Google analisa para classificar os sites. Esse utiliza critérios como importância do assunto, utilização de palavras-chave, uso de links, dentre outros.

Apenas através de um bom SEO é possível chegar na primeira página – e na primeira posição dos resultados orgânicos.

Boas práticas para indexar uma página no Google

Entenda o que fazer para indexar uma página no Google:

1. Mostre a sua URL para o Google

O envio para o pedido de rastreamento pode ser feito aqui.

2. Tenha um blog

Criar um blog para o seu site serve até para ajudar na indexação! Ele gera muitos links e uma boa quantidade de material que ajudam a aumentar a autoridade do seu negócio nas buscas.

3. Tenha um sitemap 

O mapa do site é uma listagem de URLs das suas páginas. Ele mostra ao Google as prioridades e os conteúdos que precisam ser indexados, além de outras informações, como vídeos, imagens, notícias, frequências de alteração e mais. Portanto, o próprio Google recomenda que você crie e envie o sitemap completo.

4. Use o Google Analytics

O Google Analytics é a ferramenta de análise do Google. Ela permite que você acompanhe dados importantes sobre o seu site. Para isso, você precisa fazer a instalação e copiar um código de rastreamento no código-fonte do seu site.

Assim, você acompanhará as informações, além de enviar ao Google o sinal de que o seu site existe e precisa ser indexado. 

Dúvidas? Saiba como usar o Google Analytics!

5. Use o arquivo robots.txt

Os bots costumam automaticamente procurar por um arquivo chamado robots.txt nos sites. Nele, você fala o que deve ou não ser indexado, acelerando esse processo.

6. Faça marketing de conteúdo

Durante a produção de novos posts, o Google irá indexar as páginas e apresentá-las aos leitores. Assim, seu site ganha autoridade nos mecanismos de busca do Google, tornando mais fácil chegar ao topo das pesquisas e adquirir mais tráfego qualificado e orgânico.

7. Use o link building

Quanto melhor a qualidade dos links, melhor. Então, invista na estratégia de link building. Use links internos que apresentem ao leitor os seus posts, bem como em links externos, demonstrando autoridade e confiabilidade.

8. Seja ativo nas redes sociais

Sim, as redes sociais ajudam na indexação de páginas! Ao colocar o link do seu novo site em um post, você irá facilitar o trabalho dos robôs para encontrar a página, além de transmitir confiança.

Como verificar se o Google está indexando as páginas

Para isso, basta acessar o Google e digitar no operador de pesquisa “site:”, seguido pelo seu domínio.

exemplo: site:queenseo.com.br

Tela indexação de SEO página do site Queen SEO Marketing

Você terá uma estimativa de quantas páginas já foram indexadas observando os resultados da pesquisa.

Se nenhum resultado surgir, significa que a página ainda não está indexada. Essa é a forma mais rápida de conferir essa informação.

Como descobrir e solucionar os problemas de indexação

Às vezes, podem existir problemas com o seu site, causando dificuldades de indexação.

Então, o recomendado é que você use uma ferramenta como o Google Search Console. Ela serve tanto para a indexação quanto para a manutenção das páginas. Nela, é possível obter relatórios de erros, conferindo os problemas e o que deve ser feito para resolvê-los.

A ferramenta ainda disponibiliza o recurso de receber notificações por e-mail no caso de problemas graves, como incompatibilidades com dispositivos móveis, baixa velocidade e mais.

Entenda como fazer a configuração do Google Search Console!

Você também pode usar a ferramenta de auditoria da Semrush. Basta criar uma conta, configurar o seu primeiro rastreamento e iniciar a auditoria. O Semrush também te entrega um relatório detalhado sobre o seu site.

Clique na aba Problemas e veja tudo o que está relacionado à indexação na seção de Erros, sejam erros no arquivo robots.txt, links internos, tags e mais.

Para evitar os erros, seguir as melhores estratégias e manter o seu site ranqueando no Google, conte com uma equipe especializada. 

Aqui na Queen, acompanhamos todos os projetos nas ferramentas que são referência no mercado, para entregar insights e estratégias eficientes com foco em resultados. Portanto, confie em quem entende de SEO, clique no botão abaixo e converse com nossa equipe!

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Victor Pinheiro

Victor Pinheiro é o atual CEO da Queen, além de ser um administrador de empresas e consultor do mercado de SaaS com ampla experiência em projetos de SEO para Startups e empresas de tecnologia. Com mais de 7 anos de atuação, Victor é um especialista em SEO, Inbound Marketing e Marketing Digital. Entregando soluções estratégicas para impulsionar o crescimento dos negócios no Google. Seu conhecimento e expertise no segmento B2B são fundamentais para potencializar a visibilidade das empresas, garantindo que elas se destaquem nos motores de busca e conquistem seus mercados.

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