- Autor: Victor Pinheiro
- 7 Minutos de leitura
- 17 de julho de 2023
Conteúdo criado por humano
Indexação de SEO: como identificar problemas e solucioná-los
Se você tem notado erros de indexação de SEO no seu site, então é importante entender como solucionar esse problema.
Isso porque se a sua página não estiver indexada, ela não consegue ser rastreada e fica impossível aparecer nos resultados de busca.
Assim, entenda neste conteúdo o que é indexação de SEO e quais são as boas práticas para solucionar problemas e alcançar os melhores resultados. Boa leitura!
O que é indexação de SEO
Para que o seu site seja encontrado no Google, ele precisa estar indexado. Esse é o processo pelo qual os mecanismos de busca rastreiam e armazenam as páginas da web em seus bancos de dados.
Apenas depois da indexação que o site se torna disponível nos resultados da pesquisa, pois ele foi anexado no índice do Google.
Isso acontece graças aos robôs do Google. Esses, executam constantemente varreduras para encontrar e indexar novos conteúdos através de suas palavras-chave e outras informações relevantes para o SEO.
Para ser indexada, a página deve ter qualidade, não ser duplicada e nem ser um spam. O ideal é sempre buscar seguir os fatores que o buscador considera importantes, como backlinks, uma boa estrutura, responsividade, etc.
Afinal, o Google quer sempre entregar os melhores resultados aos usuários, e você terá vantagem se seguir esse mesmo lema.
Qual a importância da indexação para o SEO
O Google organiza todo o conteúdo da web para que ele esteja bem filtrado e seja acessível aos usuários. A todo momento, está ocorrendo a descoberta, o rastreamento, a indexação e a classificação de páginas e sites.
Então, para que a sua página seja vista pelo Google e os seus resultados aconteçam, é preciso facilitar o trabalho do robô, tornando a indexação mais fácil.
Porém, é importante saber que a indexação não garante que uma página seja classificada no topo dos mecanismos de pesquisa. Mas, sem a indexação, a página nem ao menos será exibida nos resultados – sendo invisível para os usuários.
Entenda como funcionam os mecanismos de buscas para sites e descubra como aparecer no Google!
Afinal, indexação de SEO e ranqueamento do Google são a mesma coisa?
É só após realizar o processo de indexação que o conteúdo entra em uma situação de classificação, ranking – ou ranqueamento. Então, esses processos não são a mesma coisa.
Ao criar o conteúdo da sua página, é preciso já pensar nas estratégias SEO. Assim que você colocá-la no ar e ela estiver indexada, então poderá começar a subir no ranking.
Para se posicionar bem no Google, você deve considerar os fatores que o robô do Google analisa para classificar os sites. Esse utiliza critérios como importância do assunto, utilização de palavras-chave, uso de links, dentre outros.
Apenas através de um bom SEO é possível chegar na primeira página – e na primeira posição dos resultados orgânicos.
Boas práticas para indexar uma página no Google
Entenda o que fazer para indexar uma página no Google:
1. Mostre a sua URL para o Google
O envio para o pedido de rastreamento pode ser feito aqui.
2. Tenha um blog
Criar um blog para o seu site serve até para ajudar na indexação! Ele gera muitos links e uma boa quantidade de material que ajudam a aumentar a autoridade do seu negócio nas buscas.
3. Tenha um sitemap
O mapa do site é uma listagem de URLs das suas páginas. Ele mostra ao Google as prioridades e os conteúdos que precisam ser indexados, além de outras informações, como vídeos, imagens, notícias, frequências de alteração e mais. Portanto, o próprio Google recomenda que você crie e envie o sitemap completo.
4. Use o Google Analytics
O Google Analytics é a ferramenta de análise do Google. Ela permite que você acompanhe dados importantes sobre o seu site. Para isso, você precisa fazer a instalação e copiar um código de rastreamento no código-fonte do seu site.
Assim, você acompanhará as informações, além de enviar ao Google o sinal de que o seu site existe e precisa ser indexado.
Dúvidas? Saiba como usar o Google Analytics!
5. Use o arquivo robots.txt
Os bots costumam automaticamente procurar por um arquivo chamado robots.txt nos sites. Nele, você fala o que deve ou não ser indexado, acelerando esse processo.
6. Faça marketing de conteúdo
Durante a produção de novos posts, o Google irá indexar as páginas e apresentá-las aos leitores. Assim, seu site ganha autoridade nos mecanismos de busca do Google, tornando mais fácil chegar ao topo das pesquisas e adquirir mais tráfego qualificado e orgânico.
7. Use o link building
Quanto melhor a qualidade dos links, melhor. Então, invista na estratégia de link building. Use links internos que apresentem ao leitor os seus posts, bem como em links externos, demonstrando autoridade e confiabilidade.
8. Seja ativo nas redes sociais
Sim, as redes sociais ajudam na indexação de páginas! Ao colocar o link do seu novo site em um post, você irá facilitar o trabalho dos robôs para encontrar a página, além de transmitir confiança.
Como verificar se o Google está indexando as páginas
Para isso, basta acessar o Google e digitar no operador de pesquisa “site:”, seguido pelo seu domínio.
exemplo: site:queenseo.com.br
Você terá uma estimativa de quantas páginas já foram indexadas observando os resultados da pesquisa.
Se nenhum resultado surgir, significa que a página ainda não está indexada. Essa é a forma mais rápida de conferir essa informação.
Como descobrir e solucionar os problemas de indexação
Às vezes, podem existir problemas com o seu site, causando dificuldades de indexação.
Então, o recomendado é que você use uma ferramenta como o Google Search Console. Ela serve tanto para a indexação quanto para a manutenção das páginas. Nela, é possível obter relatórios de erros, conferindo os problemas e o que deve ser feito para resolvê-los.
A ferramenta ainda disponibiliza o recurso de receber notificações por e-mail no caso de problemas graves, como incompatibilidades com dispositivos móveis, baixa velocidade e mais.
Entenda como fazer a configuração do Google Search Console!
Você também pode usar a ferramenta de auditoria da Semrush. Basta criar uma conta, configurar o seu primeiro rastreamento e iniciar a auditoria. O Semrush também te entrega um relatório detalhado sobre o seu site.
Clique na aba Problemas e veja tudo o que está relacionado à indexação na seção de Erros, sejam erros no arquivo robots.txt, links internos, tags e mais.
Para evitar os erros, seguir as melhores estratégias e manter o seu site ranqueando no Google, conte com uma equipe especializada.
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