• Autor: Victor Pinheiro
  • 11 Minutos de leitura
  • 26 de novembro de 2021

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Como aparecer no Google: entenda como funcionam os mecanismos de busca para sites

A primeira coisa sobre como aparecer no Google que você precisa saber é que o Google não cobra nenhum valor para classificar ou incluir o site da sua empresa nos resultados orgânicos de busca.

No entanto, para aparecer nas primeiras posições do ranking orgânico, você deverá conhecer bem os mecanismos de buscas para tornar o seu site rastreável e garantir uma boa pontuação através de estratégias de SEO e marketing de conteúdo.

Sabemos o quanto o universo dos mecanismos de busca é desafiador e por isso reunimos neste artigo as informações mais relevantes para você aprender como aparecer no Google. Confira!

Entenda o que é Google SEO

Antes de saber exatamente o passo a passo de como aparecer no Google, é importante entender o que está por trás disso. A princípio, SEO é a sigla para Search Engine Optimization, que significa otimização do mecanismo de busca.

Cada ferramenta de busca na web tem sua própria engenharia para rastrear os conteúdos e indexar as páginas dos sites, como Bing, Yahoo e, claro, o Google que é o mais utilizado mundialmente. 

Assim, o Google SEO é o algoritmo do Google que executa tarefas automatizadas de rastreamento de páginas na web. E, para que o seu site seja encontrado por esse mecanismo de busca, é necessário atender a diversos critérios que você vai conferir ao longo deste texto. 

Saiba como inserir seu site para aparecer no Google

Agora você vai aprender algumas regras para entrar no jogo do Google e conseguir indexar e classificar as páginas do seu site. Confira!

A importância do Sitemap

O software Google SEO faz o seu trabalho de detectar novas páginas online através do crawling desbravando hiperlinks e páginas atualizadas, mas também quando o dono do site envia o sitemap para o Google encontrá-lo.

Para que seu site seja rastreado pelo Google e outras ferramentas de busca, é importante enviar o sitemap – que por sua vez consiste no compilado de arquivos no formato XML onde constam informações sobre as suas páginas e conteúdos, como vídeos, textos e imagens.

Se você estiver usando um sistema de gerenciamento de conteúdo, conhecido como CMS, como o WordPress e o Wix, você pode utilizar um plugin para gerar o sitemap automaticamente, porém não é o recomendado, já que plugins além de deixarem o carregamento do site lento podem ser uma porta de entrada para hackers e vírus.

Já um site que está sendo desenvolvido sem um CMS vai precisar enviar de forma manual o sitemap. Em ambos os casos, você precisará fazer o envio do sitemap para o Google Search Console.

Robots para bloquear as páginas que você não quer exibir

Se, por um lado, você deve garantir que o Google conheça a sua home, por outro lado, é importante saber quais páginas você deve deixar ocultas.

Isso é muito comum quando um site de e-commerce está sendo construído e precisa que a página teste não seja encontrada, por exemplo. 

Uma dica é não exibir os resultados de busca, por exemplo. As páginas internas do resultado da pesquisa podem incomodar o usuário, que ao clicar nas respostas do Google não vai gostar de ser direcionado para outra página de resultados no seu site antes de chegar no conteúdo de seu interesse.

Para este e outros casos de páginas comuns que você não quer que sejam encontradas, é válido criar um arquivo robots.txt a parte para este subdomínio. É isso que sites da deep web fazem para não serem encontrados pelos mecanismos de busca.

Faça sua página ser visualizada pelo Google da mesma forma que pelo seu usuário

É muito comum que as páginas do seu site tenham recursos visuais para envolver o usuário. Porém, evite que o arquivo robots.txt desative o rastreamento desses elementos.

Permita que o Googlebot acesse o JavaScript, CSS e os arquivos de imagem

Para que o googlebot seja capaz de renderizar e indexar corretamente, você precisa permitir que ele leia o site da mesma forma que o usuário. Assim, é preciso permitir acesso ao arquivo JavaScript, ao CSS e aos arquivos de imagem que você utilizou no site.

Então, verifique se o arquivo robots.txt do site não está desativando a exibição e rastreamento de recursos visuais para evitar que suas páginas não sejam bem rankeadas apenas por conta disso. 

Crie títulos eficientes para cada página

Entre os fatores que ajudam na indexação das suas páginas no Google está a elaboração de títulos estratégicos, além de colocar o título de cada página do site na tag <title>.

Uma dica importante é usar a palavra-chave no título da página e evitar palavras genéricas para páginas como “Home” ou “Sobre”, ao invés disso, use o nome da marca para ser mais específico ou o nome do seu principal serviço.

Quando a página é um conteúdo específico, como de um blog, por exemplo, é válido pensar na experiência do usuário, pois uma vez o título do blog post no title, ele poderá escolher nos resultados de pesquisa do Google qual artigo vai ler.

Desta forma, títulos descritivos, diretos e que mostrem os benefícios do artigo devem ser priorizados. Sem esquecer de usar a palavra-chave, é claro.

Não esqueça da meta description

Bom, antes de publicar um artigo de blog ou uma página no seu site, verifique campos como Título SEO, Slug (URL) e Meta Description.

A meta description é uma espécie de resumo do texto que aparece no snippet, ou seja, na descrição da sua página que aparece no resultado de busca do Google. A meta description só aparecerá completa se tiver até 160 caracteres, caso contrário, será cortada. E se você não definir, o Google acaba por selecionar automaticamente o começo do seu texto. 

Por isso, a meta description tem a função de prender a atenção do leitor e muitas vezes é o que faz o usuário antever se aquele artigo será realmente útil para o que está querendo saber e, dessa forma, é o que garante o clique na sua página e não em outra.

Deixe seus dados mais fáceis para quem está buscando informação

Você pode inserir algumas informações importantes no snippet do conteúdo do seu site, como horário de funcionamento, localização, avaliações de clientes, logo da empresa, foto do local, entre outras.

A depender do serviço e produto que a sua empresa oferece, é muito vantajoso, até mesmo essencial, dedicar esforços para incluir essas informações.

Uma opção é fazer isso adicionando a marcação dessas informações importantes ao código HTML das páginas, mas não é indicado alterar o código-fonte do seu site se não souber realmente a maneira certa de fazer isso.

A alternativa mais prática é adicionar tags de marcação dos dados através desta ferramenta do Google Search Console

Crie uma página simples com URLs simples e exclusivas

Entre as diversas preocupações na hora de fazer o seu site aparecer no Google, considere também esforços para organizar a indexação através da estrutura da navegação e da elaboração das URLs.

A importância da experiência de navegação do site

Tanto para a experiência do usuário como para aparecer no Google, é importante que o seu site tenha uma boa navegação. Isso consiste em trabalhar a hierarquia e a organização das páginas para que o usuário encontre com facilidade o que está buscando.

Você pode apostar em categorias para o seu blog ou mesmo para produtos e serviços. Apesar do Google indexar as páginas individualmente, ele também tenta rastrear o papel daquela página no site como um todo.

É importante facilitar a navegabilidade, deixando tudo o mais intuitivo possível. Nesses casos, é sempre bom contar com um bom projeto de UX. 

URLs exclusivas e simples

O Google tem um princípio básico de indexação, trata-se da necessidade de que as URLs sejam únicas e não se repitam.  Levando em consideração esse ponto, o mais recomendado para seguir o passo a passo de como aparecer no Google é cadastrar a url com https://, porém www + domínio também funciona.

Lembre-se que as URLs também aparecem nos snippets do conteúdo nos resultados de busca do Google, por isso você deve evitar URLs cheias de números e códigos que inviabilizam a leitura.

Por isso, é válido adotar um padrão que seja coerente com a própria hierarquia e navegação. E também, páginas traduzidas precisam ter URLs diferentes, assim como qualquer outra.

Tenha uma página 404 personalizada

Eventualmente você pode tirar uma página do ar, ou alguém pode digitar uma url errada ou inexistente no seu domínio. E para evitar a completa frustração de uma página não encontrada, a sugestão é que seu site tenha uma página 404 personalizada e útil.

Nesse caso, acessando as configurações do servidor, você pode oferecer uma página que tenha um aviso sobre não ter sido possível encontrar a página preterida. Use uma linguagem amigável que orne com o tom de voz da marca. Aproveite para, em contrapartida, oferecer links para outros conteúdos e manter o usuário no seu site.

Otimize seu site para dispositivos móveis

Existem duas versões do Googlebot, uma se destina a navegar simulando um computador, enquanto que a outra avalia a navegabilidade por dispositivos móveis.

Você deve saber também que existe o Domain Score, uma pontuação que avalia a força do seu domínio, tanto em popularidade e relevância, quanto em responsividade do site aos diferentes dispositivos.

Essa pontuação influencia também no ranqueamento das suas páginas e pode ajudar a melhorar a posição dos seus conteúdos nos resultados de pesquisa do Google. Assim, você deve garantir que seu site esteja otimizado na versão mobile para aparecer no Google.

Produza conteúdo estratégico

Aumente suas chances de aparecer no Google produzindo conteúdo estratégico para o seu blog. O principal deve ser associar a sua marca a conteúdos que façam sentido e ajudem na jornada de compra do seu potencial cliente.

Entenda o marketing de conteúdo

O marketing de conteúdo tem por objetivo atrair o público-alvo da empresa oferecendo conteúdos relevantes, como artigos de blog, vídeos, e-books, entre outros.

Eles, por sua vez, buscam ajudar o usuário a solucionar problemas e tirar dúvidas sobre temas relacionados com o universo do serviço ou/e do produto.

Assim, ao gerar conteúdos estratégicos, você aumenta as chances da sua empresa aparecer no Google, uma vez que mais páginas poderão ser indexadas ao seu domínio geral.

É por esta razão que a produção recorrente de conteúdos pode fazer o seu site não só aparecer no Google, mas sim estar entre os primeiros resultados para determinada palavra-chave. Isso, é claro, vai depender da estratégia e da execução de um planejamento de conteúdo.

Aparecer no Google envolve esforço e expertise, mas é recompensador quando o tráfego orgânico começa a aumentar.

Porém, isso não ocorre de uma hora para outra, mas com a ajuda de uma estratégia de SEO Marketing, seu site pode alcançar autoridade no mercado e escalabilidade.

Por isso, conte com o serviço especializado da Queen para auditoria e otimização de sites, bem como planejamento estratégico de SEO para sua página alcançar o topo das pesquisas do Google.

Victor Pinheiro

Victor Pinheiro é o atual CEO da Queen, além de ser um administrador de empresas e consultor do mercado de SaaS com ampla experiência em projetos de SEO para Startups e empresas de tecnologia. Com mais de 7 anos de atuação, Victor é um especialista em SEO, Inbound Marketing e Marketing Digital. Entregando soluções estratégicas para impulsionar o crescimento dos negócios no Google. Seu conhecimento e expertise no segmento B2B são fundamentais para potencializar a visibilidade das empresas, garantindo que elas se destaquem nos motores de busca e conquistem seus mercados.

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