• Autor: Victor Pinheiro
  • 6 Minutos de leitura
  • 9 de setembro de 2022

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O que é o Google Search Console e como fazer a configuração

Acompanhar dados de como o seu site está performando é essencial para otimizar cada vez mais a sua página. Por isso, o Google Search Console é uma ferramenta gratuita do Google que irá te ajudar a melhorar o posicionamento do seu site nos resultados de busca, dando insights para realização de melhorias.

Dessa forma, torna-se uma plataforma essencial para uma boa estratégia de marketing digital, principalmente quando o assunto é SEO.

Nesse post, vamos te explicar como usar o Google Search Console, quais são suas funcionalidades, qual a sua importância para a estratégia SEO e como fazer a configuração da ferramenta. Boa leitura!

O que é o Google Search Console?

O Google Search Console é uma ferramenta gratuita oferecida pelo próprio Google, que foi lançada com o nome de Google Webmaster Tools. Posteriormente, em 2018, o aplicativo foi relançado em sua versão Beta, juntamente com vários serviços como o Search Analytics. 

Apesar das mudanças, o principal objetivo do Google Search Console é ajudar você a monitorar e otimizar a presença do seu site nos mecanismos de busca.

O Search Console pode ser um guia eficiente para te ajudar a entender e melhorar a forma com a qual o Google vê o seu site. Afinal, nele você será capaz de analisar o tráfego da pesquisa orgânica, conferir o desempenho e verificar onde você pode agir para melhorar cada vez mais a sua posição média no Google.

Quais as funcionalidades da ferramenta?

A principal função do Google Search Console é oferecer dados que mostram como estão performando as páginas do seu site. Dessa forma, você consegue ter insights para guiar as suas ações na melhoria do seu site, corrigindo erros e ajustando conteúdos, por exemplo.

Conheça a seguir mais sobre suas funcionalidades:

Search Appearance ou Aparência de pesquisa

A aparência de pesquisa é como o Google lê cada parte das páginas do seu site, como os textos, títulos, descrições, as imagens e mais.

Problemas de segurança

O Google notifica problemas de segurança detectados em seu site. Por isso é essencial seguir as boas normas como possui o HTTPs, por exemplo.

Google Index ou Índice do Google

Indexação Google Search Console

Nesse índice, são mostradas as páginas que estão indexadas do seu site. Isso é importante para analisar quais páginas estão contando para o seu posicionamento no Google e quais não estão. Se houver problemas de indexação, ele indica como corrigir e como solicitar a reindexação.

Search Traffic ou Tráfego de pesquisa

No tráfego de pesquisa você tem acesso a informações sobre como as pessoas procuram no Google para chegar ao seu site de forma orgânica. No caso, quais são os termos utilizados por elas para conseguir chegar até a sua página.

São dados como com que frequência seu site aparece, quais consultas de pesquisa mostram seu site, etc.

Além dessas funções, a ferramenta inclui várias possibilidades de testes, produção de relatórios, assistentes para negócios, mostra quais sites têm links para seu site, como resolver problemas de usabilidade, alertas para spam e mais.

Quem pode usar o Google Search Console?

Qualquer pessoa que tenha um site e queira analisar dados para melhorar sua performance pode usar o Search Console. A ferramenta é intuitiva, podendo ser manuseada pelo usuário com conhecimentos básicos.

Ela também é recomendada para especialistas em marketing e SEO por apresentar uma base de dados importante para ajustes de otimização.

Para administradores de sites ou desenvolvedores, o Google Search Console é um grande aliado para monitoramento, resolução de erros de servidor, análise do carregamento do site, problemas de segurança e mais.

Qual a importância da ferramenta para a estratégia SEO

O termo SEO é a sigla em inglês para Search Engine Optimization ou Otimização de Motores de Busca. Trata-se de utilizar um conjunto de técnicas para fazer com que o site consiga um bom ranking no resultado de pesquisa do Google, garantindo um destaque para a sua empresa.

As técnicas vão desde criar conteúdos otimizados de forma que sejam mais relevantes e de acordo com as buscas dos usuários, a melhorar a performance e design do site.

Quer entender melhor o conceito do SEO ou aplicar as suas técnicas de forma otimizada? Conte com a nossa ajuda! Entenda aqui o que é SEO e aprenda aqui a usá-lo estrategicamente. 

Entenda a diferença do Google Search Console para o Google Analytics

O Google Analytics também é uma ferramenta gratuita do Google com grande usabilidade no SEO, e sua principal funcionalidade é o monitoramento de tráfego. Na realidade, mesmo diferentes, o Search Console e o Analytics podem ser complementares.

Enquanto o Google Analytics é capaz de analisar o comportamento dos usuários dentro do seu site de forma mais detalhada, o Google Search Console vai te mostrar de forma orgânica como os usuários chegam até a sua empresa no digital.

Portanto, é possível integrar esses serviços para que o monitoramento seja mais eficiente: enquanto o Google Search Console vai te oferecer dados sobre o comportamento de busca, problemas de segurança, spams, situação de indexação e outras informações, o Analytics vai monitorar o tráfego em tempo real.

Por isso, as duas plataformas estão unidas desde 2016. Dentro do próprio site do Analytics é possível visitar o Search Console. 

Está começando a usar essas ferramentas? Se quiser saber, afinal, como aparecer no Google, está no lugar certo. Nós te entregamos essa resposta aqui!

Como configurar o Google Search Console

Para configurar o Google Search Console e começar a usar, você deve acessar o site do serviço: search.google.com. Então, logue com a sua conta do google e informe o site que você quer utilizar – para isso, você deve ter acesso interno ao site.

Nesse caso, é necessária a verificação de DNS (Sistemas de Nome de Domínio) para ter acesso ao site e todos os seus subdomínios.

Ao invés dessa primeira opção, você também pode adicionar o site manualmente, no menu do próprio Google Search Console, em “adicionar propriedade”. Então, você aplica a URL do site em questão. Dessa forma, você pode aplicar páginas específicas a partir do seu endereço. O processo de verificação pode demorar alguns dias para que enfim você possa usar o serviço. 

Conseguiu entender melhor o funcionamento dessa ferramenta? Esperamos ter solucionado as suas dúvidas! Se quer ajuda especializada para a otimização SEO do seu site, clique aqui e fale conosco. O nosso time irá levar a seu negócio aos maiores destaques na busca Google.

Victor Pinheiro

Victor Pinheiro é o atual CEO da Queen, além de ser um administrador de empresas e consultor do mercado de SaaS com ampla experiência em projetos de SEO para Startups e empresas de tecnologia. Com mais de 7 anos de atuação, Victor é um especialista em SEO, Inbound Marketing e Marketing Digital. Entregando soluções estratégicas para impulsionar o crescimento dos negócios no Google. Seu conhecimento e expertise no segmento B2B são fundamentais para potencializar a visibilidade das empresas, garantindo que elas se destaquem nos motores de busca e conquistem seus mercados.

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