• Autor: Victor Pinheiro
  • 7 Minutos de leitura
  • 8 de maio de 2023

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Marketing orgânico: seu papel na visibilidade do negócio

O marketing orgânico é essencial para garantir visibilidade para a sua empresa. Essa solução é conhecida por trazer resultados de forma sólida e consistente para o negócio.

No entanto, para aproveitar todas essas vantagens, é essencial saber quais são as estratégias eficazes para trazer resultados orgânicos expressivos.

Confira quais são as principais táticas para o sucesso do marketing orgânico e qual o seu papel para aumentar a visibilidade do negócio. Boa leitura!

O que é marketing orgânico 

O marketing digital orgânico é uma estratégia que difere do investimento de anúncios e outros modos de tráfego pago.

Essa é capaz de trazer resultados expressivos sem precisar de um investimento alto em tráfego pago. Com estratégias de marketing orgânico, a sua página se mantém bem posicionada entre os primeiros resultados da SERP, aumentando a visibilidade do seu negócio e, consequentemente, as vendas.

Assim, o marketing orgânico é uma estratégia que atende aos requisitos do Google para gerar uma boa experiência ao usuário e visitas de forma natural. 

Isso porque, para alcançar as primeiras posições do Google, a sua página é analisada diariamente. Esse check up considera diferentes parâmetros, como responsividade, uso de palavras-chave, relevância e qualidade do conteúdo, dentre outros.

Essas estratégias direcionadas para otimização do marketing orgânico são do campo do SEO (Search Engine Optimization). Confira a seguir como funciona na prática.

Marketing orgânico e SEO

O que é o tráfego orgânico e estratégia SEO

O tráfego orgânico, que vem do marketing orgânico, são as visitas ao seu site que foram conquistadas de forma espontânea, sem anúncios pagos.

Geralmente esse tipo de tráfego vem de mecanismos de busca, sendo o principal o Google. Porém, também existem outras ferramentas como o Bing, Yahoo!, Duck Duck Go, etc.

Por isso, o SEO (Search Engine Optimization ou a Otimização para os Mecanismos de Busca) se torna tão essencial. Ele reúne as diretrizes usadas para melhorar as páginas, fazendo com que sejam encontradas pelo buscador e pelo cliente. 

É totalmente possível que um negócio consiga se posicionar de forma eficiente apenas com a estratégia orgânica. Isso porque ela constrói a reputação da empresa de forma natural, baseada em conteúdo de qualidade e uma boa experiência para os usuários. 

Quais as vantagens do marketing orgânico para o negócio 

Além de trazer visitas de forma orgânica, o SEO também auxilia a complementar a estratégia de tráfego pago. Isso porque o marketing orgânico entrega uma base orgânica de informações para que a empresa invista no marketing pago com mais assertividade.

Além disso, como já citado antes, o marketing orgânico também traz credibilidade, boa reputação e reconhecimento para o negócio.

Ao garantir a melhor experiência ao usuário, o marketing orgânico gera resultados e ganhos permanentes, como mais leads, vendas e lucro.  

No marketing orgânico, todo engajamento gerado é baseado no investimento inicial da produção do conteúdo. E, uma vez online, esse conteúdo continua gerando visitas e contando para a autoridade do negócio. Por isso, o ROI (retorno sobre investimento) da empresa é impulsionado. 

Os dados adquiridos de forma orgânica também vão ajudar a sua equipe a entender melhor o seu ICP (Perfil de Cliente Ideal). Assim, você pode otimizar os seus conteúdos de acordo com o target certo.

Principais formas de implementar o marketing orgânico na sua estratégia

É fundamental a implementação de um marketing orgânico otimizado para a sua empresa. Entenda o passo a passo:

Análise de dados

Para formular a sua estratégia orgânica, é preciso guiar o seu planejamento através de dados assertivos.

Entenda o seu ICP: como ele chega até a sua empresa? Quais são as palavras-chave usadas no momento da pesquisa? Qual é seu segmento? Quais são as suas dores, dúvidas e necessidades?

Analise os dados encontrados para formular a sua estratégia e permaneça monitorando essas informações durante toda a execução do marketing orgânico. Entenda mais sobre quais dados analisar a seguir.

Acompanhamento de métricas

Depois de planejar e implementar uma estratégia de marketing, a empresa deve continuar monitorando resultados.

As métricas definem se sua estratégia alcançou o objetivo ou se é preciso fazer ajustes. Você poderá analisar dados como taxas de cliques na página, número de visitantes convertidos em leads, visitas ao seu site, taxa de permanência do usuário e mais. 

O CTR, por exemplo, é a frequência com a qual as pessoas clicam no título da sua página. Ele é um dos indicadores importantes para a sua estratégia orgânica e mostra se os seus conteúdos estão gerando curiosidade e gerando visitas. Saiba aqui como calcular a Taxa de Clique!

Marketing de conteúdo

O marketing de conteúdo é a estratégia de atração de clientes por meio da criação de conteúdos relevantes para o seu ICP. Você pode utilizar os mais variados formatos (textos, vídeos, posts e mais) para isso. A ideia não é promover o negócio de forma incisiva, mas atrair o usuário ao fornecer soluções para os seus problemas.

Isto quer dizer, educar o seu ICP para que a sua solução seja a mais adequada para resolver seu problema.

Dessa forma, essa estratégia engaja o usuário e alcança potenciais clientes por meio da criação de conteúdo relevante, gerando valor para sua audiência e tendo a venda como consequência.

Ao criar conteúdos de acordo com os critérios SEO, a sua empresa vai alcançar melhores posições no ranking do Google de forma orgânica. Além disso, como efeito, melhorar a visibilidade do seu negócio e a autoridade da empresa.

SEO 

De acordo com a pesquisa da Backlinko, os três primeiros links orgânicos na SERP recebem cerca de 30% dos cliques.

O termo Search Engine Optimization é justamente o conjunto de estratégias e técnicas de otimização para que a sua página fique no topo do Google. Isso faz com que o seu negócio receba uma grande quantidade de cliques.  

Estratégias de SEO levam sites a melhores posições no Google de forma orgânica, gerando tráfego de forma constante. Diferentemente do tráfego pago, que se você deixa de investir, o seu negócio perde a visibilidade e deixa de aparecer nos mecanismos de busca.

Por isso, o aumento do retorno sobre o investimento (ROI) e a redução do custo de aquisição de clientes (CAC) costumam ser resultados que vêm através do SEO.

Confira as melhores técnicas de SEO!

A Queen é referência no mercado em marketing orgânico, com ampla experiência em otimização para motores de busca, produção de conteúdo, auditoria de SEO, desenvolvimento web e otimização de sites e mais.

Conte com o nosso time para potencializar o tráfego orgânico do seu negócio! Fale conosco e alcance as primeiras posições do Google.

Victor Pinheiro

Victor Pinheiro é o atual CEO da Queen, além de ser um administrador de empresas e consultor do mercado de SaaS com ampla experiência em projetos de SEO para Startups e empresas de tecnologia. Com mais de 7 anos de atuação, Victor é um especialista em SEO, Inbound Marketing e Marketing Digital. Entregando soluções estratégicas para impulsionar o crescimento dos negócios no Google. Seu conhecimento e expertise no segmento B2B são fundamentais para potencializar a visibilidade das empresas, garantindo que elas se destaquem nos motores de busca e conquistem seus mercados.

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