- Autor: Victor Pinheiro
- 7 Minutos de leitura
- 10 de julho de 2023
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Especialista em SEO: como a Queen tem trabalhado para se tornar a consultoria n.1 do Brasil
Em média, empresas que usam a estratégia SEO obtêm um retorno de investimento de 14,6 vezes o valor gasto! Só que para ter o resultado esperado, é preciso contar com especialistas em SEO expertise no seu negócio. Por isso a importância de contar com uma consultoria especialista SEO.
O objetivo da estratégia SEO é fazer com que a sua empresa seja encontrada facilmente no Google. Ao entender que a sua empresa está no topo das pesquisas, o potencial cliente está mais inclinado a clicar na sua página e converter. Mas, sem uma boa estratégia, os usuários certos não encontrarão o seu site, impedindo bons resultados.
Para saber como otimizar esse caminho e atrair clientes potenciais, entenda a seguir o que faz o profissional em SEO. Saiba também como funciona a estratégia SEO, as ferramentas necessárias e como a Queen tem trabalhado para melhorar seus resultados caminhando para se tornar a consultoria n.1 do Brasil. Confira!
Afinal, por que procurar um especialista de SEO?
O Search Engine Optimization (SEO) é a sigla em inglês que significa a otimização de conteúdos online para os mecanismos de busca. Isso porque o Google tem um algoritmo com regras que devem ser seguidas se o site quiser ficar em evidência na primeira página do buscador.
Segundo um conjunto de práticas, é possível melhorar as páginas da web para que fiquem nas primeiras posições do Google. Isso faz com que seu site receba mais tráfego e conquiste autoridade no âmbito digital.
Para se tornar especialista em SEO conhece técnicas eficientes para melhorar o desempenho orgânico com foco no seu ICP (perfil ideal de cliente), nas regras do Google e nas necessidades da empresa.
Seu trabalho requer a combinação de estratégias técnicas e de conteúdo. Ele deve saber como levar boas experiências aos usuários enquanto segue o solicitado pelo mecanismo de busca.
Com o apoio desse especialista, seu negócio pode construir uma presença digital forte, com bons resultados, já que, segundo estudo:
- Os três primeiros links orgânicos recebem em média 30% dos cliques;
- Apenas 0,78% dos usuários vão até a segunda página dos resultados para clicar em algum link;
Cada pesquisa é uma oportunidade para que a sua empresa atraia os usuários, ganhe visibilidade, cliques e presença online.
Quais as principais funções do especialista de SEO
Entre os serviços oferecidos pelo consultor em SEO para que a otimização seja feita de forma eficiente, estão:
Análise de concorrência e mercado
O especialista deve fazer uma análise comparativa do desempenho e posicionamento da sua empresa em relação à concorrência. Ele irá observar quem está em melhores posições e o que pode ser mudado no seu site para subir no ranking.
Nesse caso, os seus concorrentes são os sites que trabalham com as mesmas palavras-chave que a sua empresa.
SEO On-Page
O profissional que trabalha com SEO deve utilizar estratégias de otimização on-Page, ou seja, técnicas como: otimização da URL e das imagens usadas na página, ajuste de títulos, uso de alt-text, meta-tags, uso da palavra-chave e mais.
Marketing de conteúdo
O Marketing de Conteúdo atrai clientes com conteúdos relevantes nos mais variados formatos. Ele busca solucionar problemas que o usuário tem através de conteúdos que criam conexão entre empresa e público-alvo.
Para isso, o especialista em SEO terá que formar um planejamento para a empresa, estudando o ICP (perfil ideal de cliente), criando e publicando o conteúdo. Depois, seguirá monitorando os resultados.
SEO técnico
O SEO técnico otimiza o código e estrutura interna de um site para que os links sejam encontrados e indexados no diretório do Google. Sem essa melhoria, a página pode não ter uma boa performance web e até mesmo não aparecer nas pesquisas.
Essa otimização faz com que o site se torne mais rápido, rastreável e compreensível pelo buscador, além de otimizado para o usuário. Qualquer detalhe no HTML ou CSS pode atrapalhar, então é essencial ter um desenvolvedor front-end especialista nessa tarefa.
SEO Off page
O especialista em SEO usa as técnicas de SEO off page para otimização fora da página. A prática serve para mostrar como outros sites veem o seu e o quão relevante ele é no mercado.
Afinal, o Google também quer saber como o seu site se relaciona com o restante da web. Assim, é sempre bom receber menções, ser linkado, compartilhado e parecer confiável.
Análise de dados e métricas
Para garantir que os resultados estejam andando bem, o especialista em SEO segue monitorando os indicadores. Por isso, o uso de relatórios é bastante recorrente, pois através deles que os resultados são analisados.
É preciso captar dados de forma contínua para guiar os próximos passos das estratégias de SEO e entender o que precisa ser mudado/melhorado. Por fim, o especialista está sempre atento para inovações do mercado e necessidades de atualizações.
5 ferramentas que fazem parte da rotina de um especialista em SEO
Toda vez que um usuário faz uma busca, o buscador exibe um ranking com resultados, estando os melhores no topo das pesquisas. Para chegar nas primeiras posições, além das técnicas que falamos acima, o profissional deve contar com boas ferramentas:
Planejador de palavras-chave
O planejador de palavras-chave é essencial para uma boa estratégia de SEO, e serve para encontrar os termos que são mais relevantes para sua empresa. Esses, devem ajudar a aumentar a visibilidade e atrair mais leads.
Com o planejador, é possível descobrir novas palavras-chave para criar conteúdos específicos com o tema, guiar o planejamento de SEO e mais.
Quer um planejador gratuito? Saiba como otimizar a sua estratégia de SEO com o Google Keyword Planner!
Google Analytics
O Google Analytics é uma plataforma oficial e gratuita do Google. Ele serve para monitoramento e coleta de dados de acesso e navegação dos usuários em sites ou aplicativos.
O GA, como é conhecido, funciona por meio de códigos de rastreamento. Ele proporciona relatórios para que o especialista possa analisar o tráfego do site, encontrar o que precisa ser melhorado e criar melhores estratégias.
Entenda como usar o Google Analytics!
Google Search Console
O Google Search Console é uma ferramenta utilizada pelo especialista em SEO para monitorar e resolver problemas da saúde e presença do seu site nos resultados do Google.
Nela, é possível acompanhar a visibilidade da página no buscador, verificar se o site foi indexado, além de várias funções de coleta de dados sobre o domínio.
Lighthouse
O Google Lighthouse é uma ferramenta que serve para ajudar os desenvolvedores com recomendações de melhorias sobre segurança, acessibilidade, técnicas de SEO, performance web do site e mais.
É um método de código aberto para auditar o site de forma manual e automática.
Como a Queen tem trabalhado para se tornar a consultoria n.1 do Brasil
Somos uma consultoria especializada em SEO Marketing. Temos o propósito de escalar os resultados orgânicos de empresas de tecnologia e startups que buscam crescer e se posicionar no mercado.
Para isso, trabalhamos com metodologias desenvolvidas com base na inovação, análise dos dados, principais critérios de desempenho do Google e personalização em cada projeto.
Nosso objetivo enquanto consultoria de SEO é aumentar a visibilidade, performance e as vendas das empresas no digital.
Para isso, utilizamos as tecnologias mais inovadoras do mercado do setor:
- Inteligência artificial para construção de planejamentos e produção de conteúdo;
- Desenvolvimento de projetos utilizando linguagens de programação modernas;
- Software para gestão de projetos;
- Relatórios completos e analíticos;
- Desempenho máximo em nossas otimizações e desenvolvimento web, trabalhando com HTML5, CSS, Next.js, Node.js, Vue.js e React.
Confira também os cases de sucesso da Queen.
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