• Autor: Victor Pinheiro
  • 13 Minutos de leitura
  • 13 de março de 2024

Conteúdo criado por humano

Métricas de SEO: conheça os 19 KPIs essenciais para monitorar

As métricas de SEO ou KPIs de SEO são a chave para uma estratégia mais precisa, baseada em dados e capaz de acelerar o crescimento da sua empresa.

Isso porque o acompanhamento de métricas ajuda a medir os resultados, de forma que você poderá de fato analisar a sua estratégia, tomando decisões assertivas para otimizá-la.

Para isso, é preciso contar com boas ferramentas de análise de SEO. Essas, podem otimizar esforços, auxiliando também na hora de tomar decisões mais estratégicas.

Portanto, confira a seguir no conteúdo que preparamos, por que você deve monitorar as métricas e quais são os 19 KPIs de SEO que você precisa ter no seu radar para garantir o sucesso da sua estratégia e aumentar o tráfego orgânico do seu site. Continue a leitura e anote as dicas para aplicá-las.

O que são KPIs de SEO

A sigla KPI significa Key Performance Indicators ou Indicador-Chave de Desempenho. São indicadores que avaliam como decorre uma ação ou um conjunto de ações estratégicas segundo as metas da empresa.

No caso do SEO, o desempenho do seu site no ranking do Google é o foco principal.

Os KPIs de SEO podem mostrar o diferencial entre um projeto de SEO negligenciado e um bem-sucedido, por exemplo. Dessa forma, eles precisam compor a base da sua estratégia, pois irão informar se o projeto está no caminho certo.

A importância das métricas de SEO está em sua capacidade de medir o progresso e o retorno sobre o investimento feito, evitando decisões erradas, imprecisas e baseadas em achismos.

Ao acompanhar estes indicadores regularmente, você pode identificar as principais melhorias que deve ser feitas. Dessa forma, o seu planejamento passa a ser baseado em dados e pode ser otimizado com eficiência.

Profissional de marketing monitorando métricas de SEO
Monitorando as métricas de SEO

Qual a importância de monitorar essas métricas

Como você viu, as métricas de SEO servem para medir e otimizar o desempenho, dando informações para que você adapte ações e possa alcançar a maior visibilidade do site no Google.

A partir das métricas, você pode monitorar o progresso da sua estratégia de SEO, vendo o que está funcionando e o que precisa ser melhorado. Dessa forma, a sua equipe economiza tempo e evita gastos com planos ineficientes.

As métricas de SEO também ajudam a entender a experiência do usuário no site. Observe quais páginas são mais visitadas, quanto tempo os visitantes passam em seu site, entre outros aspectos.

Os dados fornecidos também podem mostrar problemas que podem estar afetando o seu posicionamento nos motores de busca. Assim, é importante estar sempre atento ao conteúdo do seu site, a estrutura, as palavras-chave a serem usadas, etc.

A partir da análise de métricas de SEO, você pode ainda identificar tendências e oportunidades, analisar a concorrência e as mudanças no comportamento dos seus usuários.

Assim, você pode tomar decisões mais precisas e focar nas áreas que de fato geram os melhores resultados.

19 métricas de SEO para monitorar o sucesso - queen seo marketing

19 métricas de SEO para monitorar o sucesso

As técnicas de SEO (Search Engine Optimization) envolvem um conjunto de estratégias de otimização para mecanismos de busca.

O melhor exemplo é o Google, o buscador mais usado do mundo, e que exige diversos critérios para sua otimização.

E os indicadores de desempenho vão te ajudar a entender se você está indo pelo caminho certo e o que precisa melhorar. Portanto, confira a seguir quais são as 19 métricas de SEO mais importantes para estar atento(a) na sua estratégia.

1.Posição nos resultados de busca

Um dos mais importantes KPIs de SEO é o posicionamento no ranking dos mecanismos de busca. Este indicador mostra a posição de um site nos resultados de busca para palavras-chave específicas.

Afinal, uma alta classificação geralmente resulta em mais cliques e mais visibilidade para o seu site, já que a maioria dos usuários tende a clicar nos primeiros links que aparecem no topo do Google.

2.Número de impressões orgânicas

Se você quer saber quantas vezes o seu site aparece nos resultados de busca, essa é a métrica certa. As impressões orgânicas mostram a quantidade de vezes que um usuário viu um link para o seu site quando fez uma busca no Google.

Com esse KPI, você verá como está o alcance do seu conteúdo diante de uma palavra-chave relevante para a sua empresa.

Número de impressões orgânicas - Queen SEO Marketing

3.Taxa de cliques orgânicos (CTR)

Essa métrica mostra a porcentagem de usuários que clicam no seu site depois de vê-lo nos resultados de busca. A Taxa de Cliques (CTR) é um KPI significativo. Uma CTR alta geralmente indica que o título e a descrição do site são atraentes e relevantes, o que consequentemente pode chamar a atenção e gerar mais visitas.

4.Taxa de rejeição

A taxa de rejeição ou bounce rate é a porcentagem de usuários que saem do seu site depois de visualizar apenas uma página. Quando está alto, esse indicador representa más notícias e a necessidade de ajustes.

Uma alta taxa de rejeição indica que você deve dar mais atenção ao seu conteúdo. Isso porque ele pode não ser relevante ou útil para o visitante, indicando assim uma experiência do usuário insatisfatória.

5.Número total de visitas orgânicas

Como o nome indica, essa métrica mostra o número total de visitas ao seu site em um determinado período. Ela engloba todas as visitas, independentemente de onde tenham vindo: motores de busca, referências, links diretos e mais.

O indicador fornece uma ideia geral sobre o quão popular é um site/marca na web, como anda o seu desempenho, se ele é relevante, atraente e se as suas campanhas de branding para gerar tráfego estão funcionando.

Confira 7 dicas para aumentar o tráfego orgânico do seu site!

6. Origem do tráfego

A origem do tráfego é a fonte de onde os visitantes aparecem. É uma métrica que te mostra quais canais de marketing estão gerando a maior quantidade de tráfego. Pode ser tráfego:

  • Orgânico: visitantes que chegam naturalmente ao seu site por meio de motores de busca.
  • Pago: são os visitantes que chegam até seu site por meio de impulsionamentos, anúncios e publicidade no Google Ads, YouTube Ads, Meta Ads e outras plataformas.
  • Direto: quando um visitante digita a URL do seu site diretamente no navegador.
  • Referência: os visitantes chegam ao seu site por meio de um link em outro domínio.
  • Social: os visitantes que chegam através de plataformas de mídia social.

Quando monitoradas, cada uma dessas origens de tráfego podem fornecer informações valiosas: se as estratégias de SEO estão funcionando bem, se as parcerias estão funcionando e mais.

Origem do Tráfico - Queen SEO Marketing

7. Páginas mais visitadas

Como o próprio nome indica, com essa métrica você pode descobrir quais páginas do seu site são as mais populares e qual o número de visualizações de cada página durante um período de tempo. Esta métrica pode te ajudar a entender quais são as principais páginas e conteúdo do blog que geram tráfego para seu site.

8.Tempo médio no site

Quando avalia essa métrica, você observa quanto tempo, em média, os usuários passam no seu site. Se os visitantes passam muito tempo e interagem com conteúdo, isso pode indicar que a sua estratégia de SEO vai bem e os materiais são valiosos e relevantes.

9. Páginas por visita

Essa é uma medida de quantas páginas um visitante médio vê quando visita o seu site. É calculada dividindo o total de visualizações pelo total de visitas em um período.

Através dela, é possível entender se as páginas estão atraindo a atenção dos usuários e como anda a interação deles com os conteúdos apresentados.

10.Taxa de conversão

Um KPI crucial para uma boa estratégia de SEO, a taxa de conversão mede a porcentagem de visitantes que realizam uma ação específica no site, como preencher um formulário, baixar um material ou contratar um serviço.

11.Taxa de abandono

A taxa de saída ou taxa de abandono mostra em qual página os seus usuários costumam sair do site. É a porcentagem em que a página foi a última na sessão de exibições e, em seguida, o lead parou as interações e abandonou o seu endereço.

12.Velocidade de carregamento das páginas

A velocidade de carregamento das páginas é o tempo que leva para o conteúdo ser exibido completamente. A velocidade é essencial para a boa experiência do usuário e conta como critério para o ranqueamento do Google.

A baixa velocidade pode levar a uma maior taxa de saída. Então, implemente técnicas para otimizar imagens, reduzir o peso de vídeos e fotos, reduzir redirecionamentos e outras técnicas.

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13.Tempo de resposta do servidor

Essa métrica indica quanto tempo leva para o servidor responder a uma solicitação do navegador. Um tempo de resposta do servidor mais rápido é bom para o carregamento da página, o que pode melhorar a experiência do usuário e a posição do site no buscador.

14.Número de erros de rastreamento

Ao analisar os números de erros de rastreamento, você estará observando os problemas que os motores de busca encontram ao tentar acessar páginas específicas do seu site.

É uma métrica essencial para que você saiba como impedir os erros que o Google pode encontrar ao indexar o seu site, evitando uma visibilidade negativa.

15.Indexação do site

Na análise de métricas de SEO, não esqueça desse KPI. Ele avalia quantas páginas do seu site estão indexadas pelos motores de busca.

Ter um alto número de páginas indexadas pode aumentar a visibilidade do seu site nos resultados. Tome cuidado para que apenas as páginas de alta qualidade sejam indexadas.

Indexação - Queen SEO Marketing

16. ROI (Retorno Sobre Investimento)

O Retorno sobre Investimento, popularmente chamado de ROI, é uma métrica financeira bastante usada para medir, como o próprio nome indica, o retorno obtido a partir de um investimento feito pela sua empresa.

Em uma estratégia de SEO, o ROI é muito usado para medir a eficiência da campanha diante do valor investido.

17. Leads orgânicos

Os leads orgânicos são os que a sua empresa atrai sem o uso de anúncios pagos. Eles podem encontrar seu site por meio de uma pesquisa no Google, mídias sociais, blogs e mais.

A quantidade de leads orgânicos que você recebe é uma métrica importante para medir o desempenho do seu SEO, permitindo que você veja quais de seus esforços estão gerando os melhores resultados.

18. Conversões de vendas

A conversão de vendas é uma das métricas mais importantes, já que representa o número de visitantes que completaram uma ação desejada pela sua estratégia, como visita ao site, fazer a compra, contratar o serviço, se inscrever e mais.

A métrica mostra se seus esforços estão resultando em vendas reais. Ela permite analisar quais canais e táticas estão gerando resultados.

19. Tráfego com a marca x sem a marca

Os termos “tráfego com a marca” e “tráfego sem a marca” se referem aos diferentes tipos de pesquisas.

O tráfego com a marca é gerado quando os usuários pesquisam o nome da sua marca ou qualquer frase que inclua o termo. O tráfego sem a marca, por outro lado, é gerado por pesquisas que não incluem o nome. Em vez disso, são feitas usando termos genéricos ou palavras-chave relacionadas.

Para medir esses diferentes tipos de tráfego, você pode usar o Google Analytics. A métrica é essencial, pois mostra o nível de lealdade, familiaridade e retenção dos seus clientes.

O tráfego sem a marca, por outro lado, tem relação direta com os seus esforços de SEO para novos usuários.

Notes novo 01 - queen seo marketing

Ferramentas para monitorar e analisar métricas de SEO

Para monitorar tantas métricas, você precisa de boas ferramentas de SEO. Aqui estão algumas das mais populares e eficientes:

Google Analytics

O Google Analytics é uma ferramenta gratuita. A plataforma trabalha recolhendo dados dos seus sites e aplicativos para gerar relatórios com estatísticas preciosas sobre a sua empresa.

Analise informações detalhadas sobre o tráfego do seu site, incluindo dados sobre a origem do tráfego, comportamento do usuário, taxa de rejeição, conversões e muito mais.

Google Search Console

O Google Search Console é necessário para empresas que buscam um bom posicionamento no Google. Trata-se de outra ferramenta gratuita do próprio Google que ajuda a monitorar e resolver problemas de SEO no seu site.

Ela faz inspeção de URLs, fornece informações sobre o desempenho do seu site nos resultados de busca, incluindo impressões, tráfego, status de indexação, cliques, posição e muito mais.

A plataforma até envia alertas sobre problemas para que você possa corrigir rapidamente.

Ferramentas de análise de palavras-chave

Existem ainda as ferramentas que te ajudam a identificar as palavras-chave mais relevantes para a sua empresa.

Essas plataformas mostram a performance, a concorrência, o volume de pesquisa, temos relacionados e muito mais.
Um bom exemplo é o Semrush, uma das ferramentas mais populares. Ela fornece dados detalhados, mostrando até mesmo possíveis dificuldades de classificação e tendências.

analise 5

 

Conheça as três ferramentas de palavra-chave do Google!

É essencial utilizar essas ferramentas para acompanhar o desempenho do seu site e não perder oportunidades. Para continuar acompanhando métricas importantes para o crescimento da empresa, entenda como analisar o ROI do SEO e maximize resultados!

E para ser assertivo na sua estratégia, conte com a ajuda de especialistas. Aqui na Queen, desenvolvemos relatórios mensais de alta performance para que a nossa equipe consiga alinhar resultados e melhorar a estratégia.

Nosso objetivo é fazer com que a sua empresa conquiste tráfego orgânico, tornando sua página o seu principal canal de vendas. Conheça melhor nossas soluções.

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Victor Pinheiro

Victor Pinheiro é o atual CEO da Queen, além de ser um administrador de empresas e consultor do mercado de SaaS com ampla experiência em projetos de SEO para Startups e empresas de tecnologia. Com mais de 7 anos de atuação, Victor é um especialista em SEO, Inbound Marketing e Marketing Digital. Entregando soluções estratégicas para impulsionar o crescimento dos negócios no Google. Seu conhecimento e expertise no segmento B2B são fundamentais para potencializar a visibilidade das empresas, garantindo que elas se destaquem nos motores de busca e conquistem seus mercados.

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