• Autor: Victor Pinheiro
  • 13 Minutos de leitura
  • 4 de abril de 2024

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SEO para SaaS: estratégias para crescer o tráfego orgânico

Sabia que o SEO para SaaS é a estratégia ideal se você quer alcançar visibilidade e autoridade no mercado?

O mercado de SaaS no Brasil tem tudo para crescer, visto que a digitalização de empresas é uma tendência. Segundo dados do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), o foco está na digitalização de pequenas e médias empresas, que hoje totalizam 6,4 milhões de estabelecimentos.

Diante desses dados, o cenário é bastante promissor para empresas de tecnologia SaaS, pois especialistas afirmam o potencial de crescimento de 20% nos próximos 4 anos.

E mesmo diante de tamanha demanda, é preciso entender como a sua empresa pode se diferenciar no mercado, alcançando visibilidade.

É nesse momento que uma estratégia de SEO para SaaS se torna essencial. Com uma estratégia de SEO otimizada, a sua empresa pode ser encontrada mais facilmente no Google, aumentando a visibilidade e oportunidades de vendas.

Dessa forma, com uma estratégia de SEO, a sua empresa pode aumentar o tráfego orgânico, prospectar leads qualificados e fechar novos negócios.

Então, se deseja alcançar esses resultados, confira no conteúdo a seguir como funciona o SEO para SaaS e as melhores práticas para alcançar esses resultados. Boa leitura!

O que são empresas SaaS

A sigla SaaS significa Software as a Service, ou, em português, Software como Serviço. Empresas SaaS desenvolvem e fornecem softwares hospedados na nuvem e disponibilizados para usuários através de diferentes planos.

Dessa forma, os softwares SaaS são acessados pela internet e normalmente são cobrados por meio de assinaturas.
Assim, outras empresas podem utilizar os benefícios da tecnologia sem precisar fazer grandes investimentos iniciais em hardware ou software.

O modelo de SaaS elimina a necessidade de manter uma equipe de TI ativa a todo momento para resolver problemas. Isso evita a compra de um grande maquinário e até da tecnologia necessária para mantê-lo longe de riscos.

Em vez disso, as empresas contratantes pagam uma taxa de assinatura contínua e usam os planos de forma escalável.
As empresas SaaS costumam ter serviços que podem ser acessados de qualquer lugar, basta ter conexão à internet.

Principais desafios do mercado SaaS no digital

O mercado de SaaS apresenta números animadores. Segundo os dados do estudo Latin America: Future of SaaS, parte do The LatAm Tech Report, as empresas públicas de SaaS aumentaram seus valores de mercado, valendo atualmente uma média de US$ 1,2 trilhão.

Com o financiamento total para empresas de SaaS batendo recorde na América Latina, as plataformas de e-commerce representam cerca de metade do total arrecadado!

Mas, apesar de ser um mercado em ascensão, segundo o Sebrae, das 6 milhões de pequenas e médias empresas, apenas 5% utilizam SaaS.

Antes de se preocupar, lembre-se que, dessa forma, o mercado do país ainda tem espaço para crescer cerca de 20% ao ano nos próximos cinco anos. Portanto, entenda os principais desafios nessa jornada e como superá-los.

Alta taxa de cancelamento dos clientes

A taxa de cancelamento de clientes, também conhecida como “churn rate”, é um desafio no mercado de SaaS. Uma alta taxa de cancelamento pode estar ligada a baixa educação dos clientes sobre o software, o que é capaz de gerar expectativas irreais e decepções.

Sendo assim, a empresa deve investir em SEO para nutrir o cliente, comunicar, educar e gerar conexão.
É importante trabalhar estreitamente com os clientes para entender e suprir as suas necessidades e expectativas.

Escalabilidade no setor

À medida que as empresas SaaS crescem, a escalabilidade pode ser um desafio. Nessa jornada, a empresa deve manter uma experiência do usuário de alta qualidade.

Pode ser preciso, inclusive, contar com times mais especializados e implementar plataformas de automação, como para a gestão de clientes (CRM) e de conteúdo (CMS), mantendo a otimização.

À medida que o produto ou serviço evolui, o conteúdo, a segurança e o atendimento devem acompanhar o crescimento. Escale estratégias com flexibilidade e planejamento, sempre priorizando o cliente.

Segurança e conformidade

A segurança dos dados é prioridade máxima no SaaS. Afinal, os softwares lidam com informações diversas dos clientes, e um problema com esses dados pode prejudicar permanentemente a imagem da empresa no mercado.

Diante disso, é indicado que empresas de SaaS utilizem:

  • criptografia;
  • autenticação de dois fatores;
  • auditorias;
  • políticas de privacidade;
  • total conformidade com as regulamentações e outras camadas de segurança.

Quais são as principais estratégias de SEO para empresas Saas - queen seo marketing

Por que as empresas SaaS devem investir em SEO?

O SEO (Search Engine Optimization) bem feito pode escalar a sua empresa no digital, gerando tráfego orgânico direcionado. Entenda em detalhes alguns benefícios dessa prática:

Gerar mais leads qualificados

O SEO ajuda a atrair visitantes que estão ativamente procurando soluções como as da sua empresa. Assim, os leads gerados por meio do SEO tendem a ser mais qualificados, com maior probabilidade de conversão.

Esse cenário é essencial, já que o seu time comercial perderá tempo e eficiência caso tenha que lidar com leads que não estão prontos para a contratação.

Melhorar o ROI de SEO

O SEO é uma estratégia de marketing de longo prazo que, quando feita corretamente, pode oferecer um excelente retorno sobre o investimento (ROI) feito pela sua empresa.

Ao contrário da publicidade paga, você não precisa pagar por cada clique ou impressão. As estratégias de SEO para SaaS são capazes de gerar crescimento orgânico de forma mais rentável, recorrente e escalável quando comparada aos anúncios pagos.

Confira também no nosso conteúdo estratégias para maximizar o ROI de SEO.

Diminuir o CAC

O SEO, quando aplicado de forma eficiente, é capaz de reduzir o Custo por Aquisição dos seus clientes. Com o tempo, em outras estratégias, esse custo tende a aumentar, mas o SEO pode te ajudar a mantê-lo estável.

O Custo de Aquisição de Clientes (CAC) é uma das principais métricas para medir o investimento em campanhas. Nele, você considera tudo que é investido para gerar conversões.

O SEO ajuda a diminuir esse valor por diversos motivos, como o aumento de leads qualificados que despendem menos tempo para fechar o negócio, por exemplo.

Então, embora você precise investir a longo prazo para o SEO, a boa notícia é que ele não aumenta o custo a cada clique. Ao invés disso, pode até reduzi-lo.

Reduzir a taxa de cancelamento dos clientes

Como você viu, o SEO ajuda a atrair leads mais qualificados, o que pode resultar em clientes mais satisfeitos e uma taxa de cancelamento mais baixa.

A taxa de churn também pode ser reduzida por meio de estratégias de SEO para educação, fidelização e engajamento dos usuários.

Educar o cliente

O SEO permite que você gere conteúdos úteis, relevantes e que de fato educam o seu potencial cliente. Além disso, essa estratégia deixa evidente ao usuário que o seu serviço ou produto é o que ele precisa para sanar as suas dores.

Para isso, você deve usar palavras-chave relacionadas às perguntas e problemas comuns dos clientes. Ao criar o conteúdo que responde a essas perguntas, você pode ajudá-lo a entender o valor do seu serviço.

Aumentar o tráfego orgânico

O SEO é a forma ideal para aumentar o tráfego orgânico do seu site. A estratégia, quando aplicada de forma eficiente, não só melhora a visibilidade da sua empresa, mas também aumenta a probabilidade de conversões.

Afinal, SEO é justamente o compilado de técnicas de otimização do seu site para que o Google te coloque no topo das pesquisas.

Através de métodos como criação de conteúdo, otimização do site, pesquisa de palavras-chave e mais, é possível construir números otimizados de tráfego orgânico.

Escalar o negócio no digital

O SEO é uma estratégia escalável. Ela pode ser adaptada ao que a sua empresa e os seus clientes precisam, sem aumentar os custos de forma considerável como acontece na técnica de anúncios pagos.

À medida que seu site começa a classificar para mais palavras-chave, você pode atrair mais tráfego sem investimento adicional e de forma mais duradoura.

SEO na prática e o crescimento no tráfego orgânico

O SEO significa otimização para mecanismos de busca, e resume o conjunto de técnicas para otimizar o seu site para o Google.

O buscador usa algoritmos complexos para determinar o ranking de um site nos seus resultados. Ou seja, quando um usuário faz uma busca, o Google estuda cuidadosamente qual site aparecerá e em qual ordem.

Ao otimizar o seu site para SEO, você pode melhorar essa classificação, ajudando o seu negócio a aparecer nos primeiros resultados.

O SEO pode representar um ganho de visibilidade, já que a técnica faz com que você seja visto e receba mais cliques. Assim, é natural que aconteça o aumento no tráfego: mais pessoas podem entrar no seu site, navegar, interagir e contratar soluções.

O SEO busca tráfego qualificado, relevante, traduzido em visitantes que estão procurando o software que sua empresa oferece. Assim, a probabilidade de obter bons resultados é ainda maior.

Quais são as principais estratégias de SEO para empresas Saas?

Para usar boas estratégias e gerar resultados bem-sucedidos, é preciso fazer análises e implementar estratégias, como:

Otimização de palavras-chave relevantes para o nicho de mercado

A otimização de palavras-chave é uma estratégia essencial. As palavras-chave relevantes ajudam a atrair tráfego qualificado para o seu site, contribuindo para aumentar o tráfego orgânico.

Comece por identificar quais palavras-chave devem ser usadas com ferramentas de pesquisa como o Keyword Magic Tool do Semrush, para identificar os termos populares e relevantes relacionados às suas soluções.

Também é importante levar em consideração as palavras-chave que seus concorrentes estão usando. Para entender qual o caminho mais estratégico para o uso dessas keywords, conte com a ajuda de especialistas em SEO.

Criação e otimização de conteúdo relevante e de qualidade

Como você viu, no SEO para SaaS, você precisa fazer pesquisas de palavras-chave para entender as buscas dos clientes em potencial. Depois, você deve gerar conteúdo a partir das melhores palavras-chave encontradas.

Entenda quem é o seu ICP (Perfil de Cliente Ideal), o que eles estão procurando, quais as suas dores e necessidades. Em seguida, crie uma estratégia de conteúdo que leve os clientes em potencial pelo funil de conteúdo.

Esse conteúdo deve ser útil, informativo e relevante, em diferentes formatos, como: blogs, redes sociais, e-books, infográficos, vídeos, áudios e mais.

Link building estratégico para aumentar a autoridade do domínio

O link building é essencial, pois pode ajudar a aumentar a autoridade de domínio do seu site. Trata-se de um conjunto de estratégias para construir uma rede de links que direcionam tráfego para a sua página.

Você também pode fazer a linkagem dentro do seu conteúdo para outras páginas externas ou internas, redirecionando o usuário para materiais, indicando fontes e ganhando credibilidade.

Mas, atenção! Faça linkagem com sites confiáveis, evitando concorrentes ou más procedências. Se preciso, faça parcerias para dar e receber redirecionamentos.

Melhoria da experiência do usuário e otimização do site

Finalmente, para o seu SEO ser bom, o conteúdo e o site precisam oferecer uma ótima experiência para os usuários.
Então, privilegie o design limpo e intuitivo, com navegação fácil e de grande acessibilidade às informações. Aplique um layout claro e conciso, com menu intuitivo e barra de pesquisa visível.

A velocidade do site também é crucial. Sites lentos podem ser abandonados facilmente, levando a altas taxas de rejeição. Então, use técnicas como a compressão de imagens e arquivos e minimização do uso de JavaScript e CSS.

O seu site deve ser responsivo, pronto para ser usado em qualquer dispositivo móvel, e o conteúdo deve ser relevante e útil. Ao melhorar a experiência do usuário, você também está otimizando o seu site para o Google.

A importância de monitorar os resultados

Além dos passos já comentados, você deve monitorar o desempenho da sua estratégia com constância, analisando o tráfego, as classificações e as conversões geradas.

Para isso, use os Indicadores-chave de Desempenho (KPIs), métricas que ajudam a sua empresa a entender se está alcançando os objetivos. No SEO, os KPIs podem te ajudar a avaliar o sucesso das estratégias.

A escolha dos KPIs deve ser orientada pelos objetivos da empresa e da sua estratégia de SEO. Essa análise de dados pode revelar informações valiosas sobre o comportamento do usuário, preferências e tendências dos seus clientes.

Aproveite os testes A/B, por exemplo, para comparar versões das peças da sua estratégia (e-mails, Landing Pages, imagens e mais) e entender, com base em métricas, qual resulta em melhor desempenho.

Ao avaliar esses dados, você passa a tomar decisões mais embasadas. Então, confira exemplos de KPIs úteis no SEO para SaaS:

  • Número de visitantes: a taxa mede o número total de visitantes que o seu site recebe, através dos mecanismos de busca, sem publicidade paga.
  • Ranking de resultados das palavras-chave: a métrica serve para monitorar a posição do seu site nos resultados do Google em relação às palavras-chave específicas.
  • Comparação do ranking com os concorrentes: é essencial analisar os seus concorrentes, observar as palavras-chave usadas, a linguagem, técnicas, posicionamento e outros aspectos.
  • Divisão de tráfego com marca x sem marca: a divisão de tráfego com marca versus sem marca é um indicador importante para entender a origem do tráfego do seu site.
  • Número total de palavras-chave indexadas: a métrica refere-se ao número de palavras-chave únicas pelas quais o seu site é identificado no Google.

Como você viu, a estratégia de SEO para SaaS engloba diversas práticas. Mas, para alcançar a performance desejada, contar com especialistas de SEO é essencial.

Por isso, para ajudar a sua empresa a conquistar o mercado de forma orgânica, conte com o nosso time! Somos uma consultoria de SEO especializada e adotamos estratégias avançadas para que o seu canal orgânico seja a principal fonte de vendas da sua empresa. Alcance leads qualificados diariamente para o seu time de vendas através das nossas soluções!

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Victor Pinheiro

Victor Pinheiro é o atual CEO da Queen, além de ser um administrador de empresas e consultor do mercado de SaaS com ampla experiência em projetos de SEO para Startups e empresas de tecnologia. Com mais de 7 anos de atuação, Victor é um especialista em SEO, Inbound Marketing e Marketing Digital. Entregando soluções estratégicas para impulsionar o crescimento dos negócios no Google. Seu conhecimento e expertise no segmento B2B são fundamentais para potencializar a visibilidade das empresas, garantindo que elas se destaquem nos motores de busca e conquistem seus mercados.

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