• Autor: Victor Pinheiro
  • 9 Minutos de leitura
  • 30 de junho de 2023

Conteúdo criado por humano

Growth hacking e SEO: o que essas estratégias têm em comum

Você quer que a sua empresa avance de forma consistente no mercado? Então entenda o potencial do growth hacking!

Essa é uma estratégia que propõe melhores práticas para o crescimento eficiente das empresas num curto período de tempo. Qual gestor iria se opor a essa promessa?

A boa notícia é que não é preciso ter um enorme time de especialistas ou uma metodologia detalhada. Ela é baseada em experimentos, como testes A/B para entender quais os pontos fortes a serem explorados nas campanhas de marketing.

Para que você entenda melhor sobre o assunto, confira o conteúdo abaixo. Nele, você ficará sabendo o que é o growth hacking, como ele funciona e como o SEO pode potencializar ainda mais seus resultados junto com o growth. Boa leitura!

O que é o Growth Hacking

O Growth Hacking é um subcampo do marketing que foca no crescimento acelerado de uma empresa. Assim, essa é forma de entender as melhores práticas construídas através de hipóteses e experimentos.

O growth pode ser considerado um processo ou um conjunto de habilidades. Ele nasceu justamente com o objetivo de sanar a necessidade dos gestores de crescer em um ritmo rápido para o mercado, sem perder a eficiência.

O growth hacking privilegia soluções experimentais e inovadoras, sempre baseadas em dados. Através dele, é possível criar campanhas de aquisição e retenção de clientes, identificação de oportunidades, melhorias no funil de vendas e mais.

Entenda por que a sua empresa precisa investir em marketing de conteúdo!

A estratégia utiliza canais como o marketing tradicional, SEO, tráfego pago, e-mail marketing, redes sociais e outros.

O growth hacking nasceu através de Sean Ellis, empreendedor dos Estados Unidos que cunhou o termo em 2010. Ele foi o responsável por estratégias de crescimento inovadoras e, a partir de suas percepções, lançou o livro “Hacking Growth”.

A metodologia funciona através de três premissas:

  • Crescer: através da aquisição, ativação, receita, retenção e indicação de usuários.
  • Métrica norte: definição do que é crescimento para a marca e do que precisa ser resolvido.
  • Experimentos: esse é o motor do growth hacking, já que os testes indicam o que funciona com base em dados.

Qual a diferença entre Growth Hacking e SEO e o que eles têm em comum

Growth hacking e SEO são estratégias distintas, mas se complementam muito bem. O growth hacking tem o objetivo de acelerar o crescimento da empresa de forma econômica, saudável e por meio de testes, experimentações e dados. 

Já o SEO (Search Engine Optimization) serve para otimizar o conteúdo de um site para que ele seja mais facilmente encontrado pelo Google. As técnicas de SEO aumentam a visibilidade, tráfego da página, a autoridade e melhoram o posicionamento de mercado do negócio.

O growth hacking experimenta e testa as campanhas de marketing para alcançar bons resultados, já o SEO otimiza especialmente o conteúdo e técnicas de desenvolvimento de páginas. 

Ambos buscam melhores resultados em tempo hábil, por meio dos testes, experimentos, da análise dos dados e do comportamento do usuário. Por fim, objetivam a captação de leads qualificados para o crescimento da empresa. 

Como metodologia, o growth hacking pode ser aplicado nas mais diferentes áreas do conhecimento.

Como funciona o Growth hacking e as boas práticas para aplicá-lo na empresa

Um processo de growth hacking inclui etapas para alcançar o crescimento desejado. Confira as 5 etapas, que devem engajar todo o time com agilidade e resultados sustentáveis:

Geração de ideias

Defina um objetivo, reúna a equipe e realize ações de brainstorming para levantar dados sobre os problemas e oportunidades presentes no cenário da empresa. De preferência, engaje o máximo possível de departamentos ligados à aplicação da técnica.

As ideias de experimentos devem surgir para resolver o problema em questão. Decida também quais serão as métricas usadas para analisar o impacto (novos clientes, novos leads, cadastros na Landing Page e mais).

A equipe deve ponderar as melhorias que precisam ser aplicadas nos diferentes âmbitos (página inicial do site, erros, a descrição do produto, o formato da newsletter e outros), sempre pensando no experimento e na métrica.

Priorização ou modelagem

A priorização começa pela seleção das melhores ideias, as que vão de fato ajudar o crescimento da empresa. Você deve filtrar o que foi conversado de acordo com o que faz mais sentido para a realidade da empresa.

Analise o potencial dessa melhoria, a importância do experimento para a corporação, se a ideia está adequada à métrica, e o quanto ela irá custar em tempo, recursos humanos e materiais. 

Olhando para esses atributos, será mais fácil tomar uma decisão. 

Então, na modelagem, você irá responder o que é o experimento e qual é a hipótese do resultado esperado dele. Adicione também as métricas, como será o acompanhamento, e as pessoas e ferramentas envolvidas, bem como o Workflow do experimento.

Teste

É hora da execução! Nesse momento, você deve saber os responsáveis por cada etapa e especificidade do projeto. A etapa deve se basear no que foi modelado, mantendo o monitoramento como combinado.

Utilize as ferramentas e prepare o terreno para facilitar a execução. Realize os testes, no formato previsto, de forma bem pensada e com relevância estatística. Informações erradas irão prejudicar os resultados e gerar retrabalhos. 

Conte com uma amostra de tamanho significativo para que de fato tenha valor na sua pesquisa. 

Análise de resultados

Avalie os resultados obtidos, verifique se foram validados para se certificar que o experimento foi bem realizado. Analise as informações buscando captar as novidades, entender o contexto e seguir para as próximas etapas com base nos dados.

As melhorias contínuas do seu projeto serão baseadas nesses testes. 

Então, confira se ele nega ou confirma a hipótese que você estabeleceu lá no início e use esse aprendizado para sistematizar e documentar o experimento, avaliando as novas ideias que surgiram com os resultados e implementando as otimizações necessárias.

Aplicação em larga escala

Se os testes entregarem bons resultados, é hora de replicá-los em outras ações. Agora, as informações que você captou devem causar impacto em maiores escalas. Não se esqueça de seguir monitorando os resultados e gerando otimização.

Growth hacking e SEO

Como o SEO pode ser aplicado dentro da lógica do Growth hacking

Tanto no growth hacking quanto no SEO existe a necessidade de traçar hipóteses, decidir o melhor caminho, analisar dados e captar clientes como resultado final.

O SEO pode ser usado na técnica conjunta do growth hacking, já que um bom posicionamento nos resultados de busca tem objetivos similares a uma estratégia de growth, como:

  • Aumentar o tráfego orgânico;
  • Aumentar a autoridade da marca;
  • Trazer mais leads qualificados;
  • Aumentar a conversão;
  • Ajustar estratégias de acordo com dados.

E aplicar as duas estratégias pode fazer com que você obtenha resultados mais escaláveis.

Aproveite o growth hacking para testar hipóteses de SEO como as palavras-chave, estruturas das headings tags, mudanças, otimização de linkagem interna e mais.

Não importa qual seja o resultado, o growth hacking será efetivo se quem o utiliza for capaz de analisar dados e, a partir deles, promover mudanças.

Para isso, é essencial que você conheça o funil de vendas do growth hacking, uma abordagem que ajuda a compreender as etapas da jornada do cliente dentro da empresa e a estratégia de SEO certa para cada momento, confira:

Aquisição

A aquisição é o momento de atrair novos leads e se apoia em estratégias de SEO essenciais, como o marketing de conteúdo, por exemplo. Através de conteúdos no topo das pesquisas do Google, você consegue trazer para a sua página tráfego qualificado.

Otimize o seu marketing de conteúdo através de técnicas de copywriting

Ativação

É onde ocorre a conversão. Aqui, o usuário parte para o próximo passo, virando cliente da empresa. De acordo com o growth, você deve usar o SEO para gerar gatilhos no usuário para que ele avance até a próxima etapa do funil. Isso pode acontecer com banners dentro do conteúdo, copywriting mais incisiva, dentre outros recursos muito utilizados no SEO.

Você já conhece a jornada que o usuário percorre na sua estratégia? Conheça o funil de conteúdo.

Retenção

É essencial construir um relacionamento com o cliente para que ele permaneça com a empresa e volte a adquirir as suas soluções. Então, use estratégias SEO como o marketing de conteúdo para manter os clientes engajados.

Receita

Nessa etapa, o objetivo é aumentar a receita gerada pelos clientes que já estão com a sua empresa – upgrade. Utilize o growth hacking para encontrar novas oportunidades de canais e revenda para essa etapa, e aproveite as estratégias de SEO para chegar até o cliente de forma assertiva.

Indicação

Por último, a indicação, o famoso “marketing boca a boca”, que funciona muito bem no meio digital, onde uma opinião rapidamente se populariza. 

Use os testes do growth hacking e as estratégias de SEO para descobrir como incentivar os seus clientes na indicação da sua marca. Você irá manter uma técnica sustentável, saudável e econômica de ganhar autoridade no mercado. 

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Victor Pinheiro

Victor Pinheiro é o atual CEO da Queen, além de ser um administrador de empresas e consultor do mercado de SaaS com ampla experiência em projetos de SEO para Startups e empresas de tecnologia. Com mais de 7 anos de atuação, Victor é um especialista em SEO, Inbound Marketing e Marketing Digital. Entregando soluções estratégicas para impulsionar o crescimento dos negócios no Google. Seu conhecimento e expertise no segmento B2B são fundamentais para potencializar a visibilidade das empresas, garantindo que elas se destaquem nos motores de busca e conquistem seus mercados.

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