• Autor: Victor Pinheiro
  • 8 Minutos de leitura
  • 7 de novembro de 2023

Conteúdo criado por humano

O que é e como aproveitar ao máximo o Google Suggest para SEO

Você provavelmente já percebeu que, quando começa a digitar um termo no campo de pesquisa do Google, o próprio buscador sugere algumas palavras-chave relacionadas ao que você procura. Esse recurso simples e útil é chamado de “Google Suggest”.

Ele é uma excelente ferramenta que, além de facilitar as pesquisas, pode ajudar o seu negócio a impulsionar os resultados através de insights valiosos! Por isso, aprenda no conteúdo a seguir o que é a inteligência Google Suggest, como funciona e confira dicas práticas para otimizar o seu conteúdo.

Boa leitura! 

O que é Google Suggest

O Google Suggest é uma ferramenta do Google que está presente no dia a dia de grande parte dos usuários. Com ela, o buscador sugere termos a serem pesquisados abaixo do campo no qual o usuário digita a sua intenção de procura.

Na prática, à medida que o usuário digita, o Google Suggest exibe a lista de sugestões que podem ser escolhidas ou não. Através das sugestões feitas abaixo da barra de pesquisa, o Google Suggest pode ajudar quem busca informações relevantes, complementares e eficientes de forma rápida.

Essas sugestões podem variar desde palavras-chave até frases completas, nomes de marcas, perguntas frequentes e mais.

Já que as sugestões são baseadas em dados reunidos sobre pesquisas anteriores, o Google Suggest vira uma verdadeira ferramenta de análise. Se tornando, então, uma fonte valiosa de insights para otimização de conteúdo, pesquisa de palavras-chave e estratégias de SEO.

É essencial saber como usá-lo em favor dos seus resultados, já que estar entre as principais sugestões pode aumentar a visibilidade e o tráfego orgânico para o seu site.

Como funciona essa ferramenta

Como você viu, a inteligência Google Suggest é uma função que sugere termos populares relacionados à palavra-chave digitada pelo usuário. A função é disponibilizada como uma lista suspensa abaixo do campo de busca e funciona automaticamente enquanto você digita. 

Tudo ocorre com base no algoritmo complexo que analisa padrões nos termos buscados e nas combinações para as palavras digitadas. As sugestões também são baseadas no histórico de busca, localização, resultados relevantes e assuntos frequentes.

Diante do termo digitado completamente ou não, as variações são sugeridas com inúmeras possibilidades de combinações, mesmo que tenham sido digitadas de forma incorreta.

A inteligência Google Suggest é uma ferramenta gratuita, disponível para todos os usuários do Google e pode ser usada em qualquer navegador e dispositivo.

Por que é importante aparecer nas sugestões do Google - queen seo marketing

Por que é importante aparecer nas sugestões do Google?

São várias as vantagens de utilizar o Google Suggest, como economia de tempo, precisão de pesquisa, atualização sobre tendências, facilidade, agilidade, otimização da procura e mais.

Portanto, a inteligência Google Suggest é útil para ajudar os usuários a encontrarem o que estão procurando, mas também pode ser usada por empresas para:

  • Gerar visibilidade para diferentes soluções e sites da marca que aparecem como sugestões do Google Suggest;
  • Indicar quais são as principais pesquisas na região, como um filtro para descobrir palavras-chave e melhorar os seus conteúdos.

Não é possível comprar um espaço no Google Suggest, mas aparecer na ferramenta de preenchimento automático e estudá-la é de fato interessante para você que tem um site e quer aumentar as visitas. 

Quais fatores influenciam o posicionamento no Google Suggest?

Estar em uma boa posição no Google é a meta de toda empresa que investe em estratégias de SEO. Para alcançar esse nível de autoridade, comece com o nome da sua empresa sendo citado no Google Suggest! Entenda quais fatores influenciam nesse posicionamento:

Relevância e popularidade do conteúdo

A relevância do conteúdo é fundamental para a sua aparição nas sugestões do Google. Os termos alinhados com o que os usuários mais procuram têm maior probabilidade de surgir.

Por isso, é muito importante criar conteúdos relevantes e de alta qualidade, com foco nas palavras-chave mais otimizadas para o seu público-alvo.

Aprenda a criar um blog de sucesso e alcançar um ótimo posicionamento no Google!

Volume de pesquisas e tendências

A inteligência Google Suggest considera o volume de pesquisas para um termo: se ele é muito buscado, tem mais chances de aparecer nas sugestões do Google. Além disso, o Google considera as tendências e os termos que estão em alta.

Por isso, as palavras-chave com alto volume de pesquisas têm mais chances de aparecer nas sugestões do Google. 

Localização geográfica e histórico de pesquisa do usuário

Para o posicionamento no Google Suggest, são considerados fatores como localização geográfica e histórico de pesquisa do usuário. A ferramenta pode variar as sugestões de acordo com a região de quem busca, as tendências dessa localização e as suas pesquisas anteriores.

Outros fatores de personalização da pesquisa

A inteligência Google Suggest também considera diversas variáveis para personalizar e otimizar as sugestões, como:

  • Preferências do usuário;
  • Informações demográficas;
  • Perfil comportamental;
  • Histórico;
  • Dispositivo usado;
  • Configurações;
  • Frequência da busca e muito mais.

notas - queen seo marketing

Como otimizar seu conteúdo para aparecer nas sugestões do Google Suggest? 

Como você observou, investir na divulgação das suas soluções pode, além de influenciar no posicionamento no Google, também ajudar o Suggest a relacionar pesquisas ao seu site. 

Confira dicas para conseguir bons resultados:

Pesquisa de palavras-chave relevantes e populares

Busque palavras-chave relevantes, populares e atualizadas fazendo pesquisas relacionadas ao seu negócio! 

A inteligência Google Suggest indica termos de pesquisa baseados em dados complexos, palavras-chave específicas com diversas combinações. Saiba quais são essas palavras-chave e como usá-las nos seus conteúdos.

Inclusão estratégica de palavras-chave no conteúdo

Essa prática é essencial para as suas estratégias de SEO (Search Engine Optimization). Ao otimizar o seu conteúdo com palavras-chave relevantes, você ajuda o Google a entender do que ele se trata e em quais resultados deve aparecer.

Para usar o Google Suggest ao seu favor na inclusão estratégica de palavras-chave, comece pesquisando os termos relevantes e observando as sugestões relacionadas e populares.

Selecione as palavras-chave que tenham bom volume de pesquisa e sejam eficientes para atrair o seu público-alvo qualificado. Depois, inclua essas palavras-chave no seu conteúdo: artigos, títulos, cabeçalhos, meta tags e mais – mas cuidado com os excessos para não ser considerado spam.

O seu conteúdo deve ser útil, otimizado, informativo, bem escrito e confiável para atender às necessidades do seu público-alvo. Também é importante fazer análises em outras ferramentas de SEO, como o Planejador de Palavras-Chave.

Conheça 3 ferramentas de palavras-chave do Google para otimizar as suas estratégias de SEO!

Utilização de títulos e subtítulos relevantes

Títulos e subtítulos relevantes são essenciais para conseguir a otimização de conteúdo, o bom posicionamento no Google e o aumento do tráfego orgânico. E a inteligência Google Suggest pode te ajudar nisso.

Então, realize uma pesquisa de palavras-chave com a ajuda do Google Suggest e inclua o termo principal nos seus títulos.

Use tags de cabeçalho para criar uma hierarquia e organizar o texto (H1, H2, H3…). Escreva títulos concisos, curtos, claros, atraentes, relevantes, fáceis de ler e informativos.

Melhoria da experiência do usuário e usabilidade do site

Por fim, melhore a experiência do usuário com a usabilidade do seu site. Construa uma navegação mais fácil, eficiente e agradável para reter os visitantes, aumentar o tempo de permanência, as taxas de conversão e a satisfação do cliente. 

Invista no design responsivo, na boa velocidade de carregamento, em uma estrutura de site bastante fácil, organizada e clara. Crie bons conteúdos – informativos, úteis, divertidos, em vários formatos.

E não esqueça de seguir monitorando o seu site com a ajuda de ferramentas de análise, realizando auditorias e testes para corrigir problemas que possam afetar a sua performance.

Se você precisa de ajuda especializada nessa jornada até o melhor posicionamento no Google? Nós podemos te ajudar a potencializar resultados com uma consultoria personalizada. Conheça as nossas soluções e acelere o crescimento do seu negócio! 

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Victor Pinheiro

Victor Pinheiro é o atual CEO da Queen, além de ser um administrador de empresas e consultor do mercado de SaaS com ampla experiência em projetos de SEO para Startups e empresas de tecnologia. Com mais de 7 anos de atuação, Victor é um especialista em SEO, Inbound Marketing e Marketing Digital. Entregando soluções estratégicas para impulsionar o crescimento dos negócios no Google. Seu conhecimento e expertise no segmento B2B são fundamentais para potencializar a visibilidade das empresas, garantindo que elas se destaquem nos motores de busca e conquistem seus mercados.

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