• Autor: Victor Pinheiro
  • 13 Minutos de leitura
  • 21 de março de 2024

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Estratégia para blog: como montar um planejamento de sucesso

A estratégia para blog é parte essencial de um planejamento de SEO, pois ela tem o potencial de impulsionar o alcance da empresa no mercado.

Isso acontece porque é comum que os usuários recorram ao Google para buscar informações, tirar dúvidas, contratar soluções e fazer compras. Nessa jornada, encontram diversos conteúdos com informações que podem influenciar na hora de tomar suas decisões.

Além disso, é um canal importante para criar relacionamento entre empresa e usuário. Dessa forma, o blog faz parte de uma estratégia de sucesso e precisa ser bem planejado.

Confira no post abaixo um guia sobre a importância da estratégia para blog e como montar um planejamento eficiente, com foco em crescer o tráfego orgânico do seu site. Vamos lá?

Importância da estratégia para blog para aumentar o tráfego orgânico

O termo blog surgiu em 1997. Ele vem da junção de duas palavras: web e log. Elas formaram a palavra weblog e, depois, blog. A ferramenta funciona como um diário, com publicações que disponibilizam conhecimento, com seção de comentários e outros recursos.

Os blogs começaram a ganhar uma popularidade maior depois de 1999. Eles acompanharam o mercado e, ao longo do tempo, viraram uma importante ferramenta de marketing.

A partir dos anos 2000, as mudanças no comportamento do público geraram um papel ainda mais ativo dos blogs nas compras. Tornou-se cada vez mais comum buscar opiniões, informações e avaliações na internet antes de contratar serviços.

E, finalmente, com o uso de técnicas de SEO (Search Engine Optimization ou otimização de mecanismos de busca), a estratégia para blog virou peça-chave para que empresas conseguissem ser encontradas online.

Quer saber mais? Entenda o que é SEO em detalhes!

Para que serve o blog

A ferramenta serve para publicar conteúdos ricos e importantes para seu público-alvo. É através dessas publicações que muitas empresas conseguem alcançar os usuários online, informando, educando, solucionando dúvidas e gerando verdadeiras conexões.

Ter uma estratégia de blog bem definida oferece uma série de benefícios, como a melhoria da visibilidade e autoridade do seu site. Isso acontece porque, quando você produz conteúdo regular e relevante, o Google classifica melhor a sua página no mecanismo de busca.

Isso significa que há mais oportunidades para que o seu site apareça nos primeiros resultados de pesquisa, o que pode aumentar o tráfego orgânico. Além disso, se o conteúdo do seu blog for de alta qualidade, pode ajudar a estabelecer a empresa como uma autoridade.

Mas não basta criar um perfil e começar a publicar. É preciso gerar conteúdos de valor que alcancem o seu público-alvo, desenvolvendo estratégias de palavras-chave e seguindo outras diretrizes importantes.

Benefícios de ter uma estratégia para blog - queen seo marketing

Benefícios de ter uma estratégia para blog

Como você viu, uma estratégia para blog pode trazer inúmeros benefícios para a sua empresa.
Confira abaixo mais vantagens de criar um planejamento eficiente para blog:

Melhoria na visibilidade e autoridade do site

Uma estratégia de blog bem planejada e implementada pode aumentar significativamente o tráfego orgânico para o seu site. Além disso, auxilia a gerar mais visibilidade e autoridade para a sua empresa no mercado.

Isso acontece porque a cada novo post de blog é uma nova página que o Google pode indexar.

E seguindo as boas práticas de tags, é possível informar ao Google os temas do seu site e os assuntos que a empresa domina, para que ele possa oferecer os seus conteúdos como resultado para o usuário.

Geração de leads qualificados

Outro benefício é a geração de leads qualificados. Quando a produção de conteúdo é interessante para o seu público-alvo, isso pode atrair visitantes mais decididos na compra ou contratação da solução.

Você pode guiar os potenciais clientes em uma verdadeira jornada de compra através dos conteúdos ricos do seu site, educando e conquistando até fechar negócio.

Além disso, você pode usar o seu blog para coletar informações de contato dos visitantes, como endereços de e-mail para futuras campanhas de marketing.

Como montar um planejamento estratégico eficiente - queen seo marketing

Como montar um planejamento estratégico eficiente

Para gerar uma estratégia para blog eficiente, é preciso começar pelo planejamento, parte vital do SEO. Aqui estão algumas etapas que você pode seguir:

Definição de metas e objetivos claros

Antes de começar qualquer planejamento, é essencial definir quais são as suas metas e objetivos para guiar o restante do seu planejamento estratégico.

  • Objetivos: Os passos específicos que você planeja alcançar, tangíveis e acionáveis. Eles irão guiar toda a estratégia e orientar a mensuração do sucesso do seu plano.
  • Metas: escolha metas SMART, ou seja, específicas, mensuráveis, alcançáveis, relevantes e com prazo. Elas devem ser definidas com base nos objetivos gerais do seu negócio.

Pesquisa de palavras-chave relevantes

Identifique palavras-chave que são relevantes para sua empresa e para seu público-alvo.

A pesquisa de palavras-chave ajuda a entender o que seus clientes em potencial estão procurando. Por isso, é um aspecto essencial do SEO. Entenda os tipos de palavras-chave:

  • Caudas curtas (short tails): São mais genéricas e de alto volume, normalmente compreendendo uma ou duas palavras. Também são mais competitivas e podem ser mais difíceis de classificar.
  • Caudas longas (long tails): São mais específicas, geralmente de três a cinco palavras ou mais. Elas têm menos volume de pesquisa, mas também menos concorrência, tornando mais fácil de se classificar nas primeiras posições.

Identificação do público-alvo

Se a sua intenção é crescer o tráfico orgânico, ganhar visibilidade no mercado e fechar negócios de grande valor, precisa conhecer bem os seus clientes em potencial.

A estratégia para blog deve ser projetada segundo o comportamento, preferências, dores, dúvidas e necessidades dos seus clientes. Portanto, é importante fazer um estudo aprofundado que possa apontar claramente esses pontos acerca do seu cliente e a definição do ICP é essencial para ajudar nessa função.

Definição de ICP

A Identificação do Cliente Ideal (ICP ou Ideal Customer Profile) é uma descrição detalhada do tipo de cliente para cada solução que você oferece.

Portanto, na hora de descrever o ICP, considere características-chave como:

  • Demográficas: idade, gênero, localização, nível de educação e ocupação.
  • Comportamentais: quais são os interesses, o comportamento, padrões e mais.
  • Dados firmográficos: estão relacionados ao tamanho da empresa, porte, segmento, desempenho financeiro, presença global, etc.
  • Psicográficas: personalidade, atitudes, valores e estilo de vida.

Para empresas que vendem para outras empresas, considere características como o setor, o porte, número de funcionários, a receita e o papel do colaborador que está em contato com você.

Seleção de tópicos e temas relevante

Para gerar uma estratégia para blog, você deve publicar conteúdo que seja relevante e útil para o seu ICP, atraindo visitantes que estão interessados na sua solução.

Então, invista em conteúdo de alta qualidade, seguindo critérios de SEO. Use a originalidade, boas referências, um conteúdo escaneável, bem escrito e que gere boa experiência.

Criação de um calendário editorial

Uma estratégia para blog requer constância nas postagens. Dessa forma, manter um calendário editorial é essencial para garantir que o seu site não fique muito tempo sem entradas.

Identifique seus canais de conteúdo e planeje o que será publicado segundo os objetivos e metas. Inclua as datas, tópicos e informações relevantes. Sempre que preciso, revise o calendário e faça ajustes – ele não deve ser rígido, mas sim adaptável.

Otimização on-page

A otimização on-page refere-se a todas as medidas que podem ser tomadas para melhorar o seu site e alcançar boas posições no Google. Essa otimização deve ser usada na sua estratégia para blog, em elementos como:

  • O título da sua página é um dos fatores mais importantes. Ele deve ser atraente, relevante e incluir a palavra-chave principal.
  • Meta descrições, resumos curtos que descrevem o conteúdo e aparecem nos resultados de busca.
  • URL amigável, curta, com palavra-chave.
  • Uso de palavras-chave no título, subtítulos, conteúdo, alt text de imagens e mais.
  • As tags de cabeçalho (H1, H2, H3, etc.) para estruturar o conteúdo da página.

Confira ideias de títulos de SEO para usar gatilhos e converter!

Uso de CTAs (Calls-to-Action)

Os CTAs significam Calls to Action ou chamadas para a ação. Eles são uma parte essencial da sua estratégia para blog, pois incentivam os visitantes do seu site a tomarem uma determinada ação na jornada para fechar negócio.

Dessa forma, CTAs são uma ótima forma de converter simples visitantes do seu blog em clientes. Inclua CTAs atraentes em seus posts e incentive os visitantes a solicitarem um orçamento, se inscreverem em sua lista de e-mail, baixarem um e-book e mais.

Otimização de imagens e vídeos

Incluir fotos e vídeos é uma forma de tornar o seu texto mais amigável, interativo e interessante. Assim, você pode fazer com que o visitante passe mais tempo no blog.

Além disso, imagens e vídeos otimizados são ideais para o algoritmo do Google, e podem melhorar a velocidade de carregamento do seu site, promovendo uma experiência do usuário muito mais satisfatória.

Então, evite imagens e vídeos grandes que podem fazer seu site carregar lentamente. Use ferramentas de compressão para reduzir o tamanho do arquivo mantendo a qualidade.

Use formatos corretos, adicione o texto alt, a descrição da imagem que irá torná-la mais acessível para leitores e algoritmos. Cada elemento deve ser otimizado para o uso em dispositivos móveis.

Integração com as redes sociais

Para otimizar a estratégia para blog, compartilhe o seu conteúdo nas redes sociais para alcançar um público maior e direcionar mais tráfego entre os canais da sua empresa.

Monitoramento e análise de métricas

Monitorar e analisar as suas métricas é essencial. Não basta criar a estratégia e deixá-la funcionando. Ao analisar, você consegue evitar prejuízos, ajudando a identificar o que está funcionando e o que precisa ser melhorado.

O planejamento estratégico para blog é um processo contínuo e precisa de adaptações ou melhorias para alcançar seus objetivos.

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Melhores práticas para criação de conteúdo relevante e otimizado

Dentre as etapas que você leu anteriormente, existem práticas que não podem faltar na estratégia para blog. Confira dicas imperdíveis:

Pesquisa de palavras-chave

Lembre-se, a pesquisa de palavras-chave é uma parte essencial da estratégia de SEO no seu blog. Ela deve ser feita segundo as intenções do ICP e dos termos relacionados a sua empresa.

Depois de definir as palavras-chave, você pode não saber quantas vezes usá-la. Essa é uma pergunta comum, e a resposta é ter equilíbrio. Não repita o uso de forma exagerada, mas use a palavra estrategicamente.

Buscador de palavras-chave do Semrush para mecanismos de busca

Uso de títulos e subtítulos relevantes

Os títulos e subtítulos devem ser claros, atraentes, concisos e com as palavras-chave. Eles não apenas ajudam a estruturar a informação, mas também facilitam a leitura.

Eles devem transmitir a ideia principal do conteúdo e seguir uma hierarquia de cabeçalhos. Comece com um H1 para o título principal, seguido por H2s para subtítulos principais, H3s para subtítulos secundários, e assim por diante.

Escrita de conteúdo original e de qualidade

Ao publicar conteúdos de qualidade no blog, você caminha para melhorar o posicionamento nos buscadores e atrair mais visitas.

Então, invista no conteúdo que fornece valor aos seus leitores. Evite cópias ou duplicações, use boas referências, forneça informações úteis e relevantes.

Uso de formatação adequada

É comum usar negrito, itálico, listas e outros elementos para destacar informações importantes. Afinal, a formatação adequada pode melhorar a legibilidade do conteúdo. Nesse caso, você pode usar:

  • Negrito para destacar pontos importantes.
  • Itálico para enfatizar um ponto ou citar.
  • Listas para dividir informações.
  • Cabeçalhos e sub-cabeçalhos para organizar o conteúdo.
  • Links para conteúdos relevantes, gerando tráfego no seu site.

Lembre-se, o objetivo é criar uma experiência de usuário positiva, então não exagere nos usos desses elementos.

Uso de links internos e externos relevantes

Estratégias com links devem fazer parte do seu blog. Eles são necessários para um bom SEO, pois links internos ajudam a manter os usuários em seu site e a melhorar a autoridade, enquanto links externos podem gerar credibilidade para o conteúdo.

Links internos vão de uma página em um domínio para outra página no mesmo domínio. Então, são excelentes para que você ganhe maior tráfego, aumentando o tempo que os visitantes passam em seu site e melhorando o SEO.

Links externos vão para um domínio diferente. Quando você cita sites confiáveis para referenciar o seu conteúdo, demonstra que possui boas fontes e ganha credibilidade.

É possível, inclusive, fazer parcerias, de forma que outros sites linkem o seu conteúdo e gerem visibilidade para a sua empresa.

Otimização de imagens

Como você sabe, as imagens devem ser otimizadas para manter boa velocidade de carregamento no seu site e melhorar o SEO.

Não se esqueça de comprimir imagens e vídeos, mantendo a qualidade. Use formatos de imagem adequados com tamanhos de arquivo menores.

No caso do Google, os formatos mais indicados são o WebP para imagens e SVG para ícones com vetores. Use o alt text no nas imagens e, nos vídeos, você pode usar legendas.

Uso de meta tags corretas

As meta tags são usadas pelo Google para entender o conteúdo de suas páginas. Então, são essenciais para que o algoritmo entenda o que está no seu blog e posicione bem a sua página.

Elas fornecem detalhes sobre seu site e seu conteúdo em áreas variadas. Como, por exemplo:

  • a title tag, que é o próprio título;
  • a meta description, um breve resumo do conteúdo da sua página.
  • as robot tags, para rastrear a indexação do site.

Se você quiser continuar a otimização e impulsionar resultados, confira técnicas de copywriting e melhore os conteúdos do seu blog!

Além disso, contar com uma consultoria especializada de SEO pode fazer com que você escale o seu blog, aumentando rapidamente o tráfego orgânico do seu site. É o que fazemos na Queen.

Nossa equipe de especialistas prioriza o planejamento estratégico, alinhando com as metas e objetivos dos clientes para tornar o seu site, o principal canal de vendas e conversão da empresa. Se você quer trazer esses resultados para o seu negócio, conheça melhor as nossas soluções e resultados.

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Victor Pinheiro

Victor Pinheiro é o atual CEO da Queen, além de ser um administrador de empresas e consultor do mercado de SaaS com ampla experiência em projetos de SEO para Startups e empresas de tecnologia. Com mais de 7 anos de atuação, Victor é um especialista em SEO, Inbound Marketing e Marketing Digital. Entregando soluções estratégicas para impulsionar o crescimento dos negócios no Google. Seu conhecimento e expertise no segmento B2B são fundamentais para potencializar a visibilidade das empresas, garantindo que elas se destaquem nos motores de busca e conquistem seus mercados.

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