• Autor: Victor Pinheiro
  • 14 Minutos de leitura
  • 23 de novembro de 2021

Conteúdo criado por humano

O que é SEO e 5 boas práticas para aumentar o tráfego orgânico

É simples entender o que é SEO na teoria. SEO é uma sigla que vem do inglês “Search Engine Optimization” e significa uma série de estratégias para otimizar um site inteiro ou um conteúdo para alcançar boas posições em ferramentas de busca como Google, Bing e outras.

Uma das vantagens de adotar estratégias de marketing de SEO é poder criar conteúdos relevantes, que servirão tanto para responder às dúvidas do seu potencial cliente, quanto para ajudar a trazer autoridade do seu negócio.  

Agora, para saber de fato o que é SEO , e ter bons resultados a partir dele, é preciso sair da teoria e colocar em prática através de um planejamento estratégico. 

E isso envolve um estudo mais afinco sobre qual o cliente ideal, como você pode resolver seu problema, como ele está buscando o seu serviço/produto, além de técnicas para contextualizar e otimizar o conteúdo de acordo com as diretrizes do Google. 

 Aproveite a leitura do artigo para entender de fato o que é SEO e como você pode gerar tráfego orgânico para o seu site. 

Afinal, o que é SEO?

Atualmente, se você quer encontrar alguma informações sobre algo ou tirar uma dúvida, recorremos às ferramentas de busca como o Google para encontrar o conteúdo certo.

Por exemplo, quem quer aprofundar seus conhecimentos sobre marketing digital ou sobre o que é SEO e faz uma busca no Google, vai se deparar com o site de uma agência de marketing, que compartilhou essa informação no seu blog post e otimizou de acordo com as diretrizes do Google. 

Ou seja, SEO é um conjunto de técnicas de otimização e escrita para criar conteúdos estratégicos, com foco no cliente potencial, porém também analisando a concorrência e seguindo as diretrizes de ranqueamento do Google.

O que são palavras-chave

A palavra-chave é o elemento que o algoritmo do Google usa com critério básico para organizar os conteúdos disponíveis.

Por um lado, a intenção de busca de um usuário é determinante para elencar as palavras-chave de um segmento. Pode ter certeza que vão ter muitos conteúdos disputando as palavras mais pesquisadas desse contexto.

E para ranquear um conteúdo seria preciso tentar adivinhar o que cada usuário vai digitar para fazer uma busca sobre  , e isto é inviável.

É por isso que existem ferramentas de análise de palavras-chave que são importantes para a estratégia de SEO, isso porque elas conseguem indicar as palavras-chave mais buscadas, tendências de palavras-chave, dentre outras análises, para um planejamento mais estratégico. 

Considera-se também que a dúvida do usuário pode ser ampla ou muito específica e pode ser uma única palavra ou praticamente uma frase inteira. 

Por isso, ao construir o planejamento das palavras-chave é fundamental usar ferramentas que auxiliarão a encontrar as opções mais estratégicas, além de monitorar o volume de buscas, o ranking do seu negócio, a visibilidade que as suas palavras-chaves estão trazendo, dentre outros fatores.

Uma das ferramentas mais eficientes é o Semrush, que está entre as melhores e mais completas ferramentas do mercado, mas também existem outras mais enxutas que podem ser úteis para ações mais simples, como Ubersuggest, Google Trends e o Google Analytics.

É por isso que não basta criar conteúdo e saber apenas o que é SEO ou como aplicá-lo. É necessário ter um planejamento completo de SEO, com ciência tanto da parte técnica, quanto estratégica.

Mas, para que serve uma estratégia SEO

As empresas notaram que ao produzir conteúdos e ajudar as pessoas que têm interesse em assuntos e produtos ligados ao seu segmento também pode aumentar as vendas.

Assim, passaram a investir em blogs corporativos justamente para auxiliar usuários na internet, atraindo cliques e, assim, aumentando o tráfego orgânico para os seus sites e sua visibilidade.

A importância de ter seus conteúdos na primeira página do Google está ligada ao comportamento do usuário, bem como a outros fatores relevantes para a Google.

De acordo com dados de 2020 da ferramenta de SEO estadunidense Sistrix, os 3 primeiros conteúdos recebem 55,2% dos cliques.

Já no relatório feito em 2019 pela Backlink, apenas 0,78% dos usuários chegam a clicar em algum link que está na segunda página de resultados.

Hoje, uma estratégia de SEO é fundamental para que os conteúdos que a sua empresa cria sejam encontrados e ganhem autoridade.

E infelizmente, muitos blogs corporativos perdem seu potencial por não investirem em uma estratégia de SEO com o planejamento de palavras-chave com base em dados.

Como funciona o planejamento SEO

Primeiro de tudo, é preciso criar o perfil do cliente potencial.

Isso porque, no contexto do planejamento de palavras-chave para a sua estratégia de SEO, é essencial utilizar palavras-chave para cada etapa de compra do cliente.

Ou seja, incluir as palavras-chave head tail – que são as mais relacionadas com a etapa de descoberta, ou seja, topo do funil de interesse.

Assim como, palavras-chave long tail – que normalmente dão conta de conteúdos focados numa audiência que já está mais ‘certa’ do que quer adquirir ou do que pode resolver o seu problema. Esses, se encontram já no meio ou fundo de funil.

Tudo isso se relaciona muito bem com as estratégias de inbound marketing para as empresas. Esses conteúdos bem planejados podem contribuir para a atração de leads por meio do crescimento do tráfego orgânico, além de servirem como conteúdos de alto valor para a nutrição de leads.

Em resumo, as principais táticas de uma estratégia de SEO são construção de autoridade, criação de conteúdo, experiência do usuário e SEO On-Page.

Como funcionam os fatores de ranqueamento

A estratégia deve prezar, antes de tudo, por garantir uma boa experiência para o usuário. Isso pode ser obtido com conteúdos de qualidade e que realmente atendam à necessidade, mas principalmente pela navegação otimizada – que pode ser o diferencial do seu site.

O Google disponibiliza algumas informações e indicações que devem ser contempladas para colocar um conteúdo na primeira posição, mas nem tudo está mapeado e há diversas táticas criadas através da experiência na área.

Por isso, ninguém sabe exatamente quais são os mais de 200 fatores de ranqueamento que os motores de busca utilizam, por isso a experiência acaba sendo importante para os profissionais de SEO.

Com o objetivo de organizar o grande volume de informações e conteúdos disponíveis, os mecanismos de busca como o Google criaram algoritmos e regras para atribuir pontuação aos diferentes sites que produzem conteúdo. Isso é SEO.

Antes, é válido entender como os motores de busca funcionam.

A primeira etapa, chamada de crawling, consiste em encontrar os conteúdos disponíveis na web. Para isso, criam e utilizam robôs próprios para rastrear e fazer uma varredura pela internet buscando novos conteúdos.

Uma vez que consegue rastrear os novos conteúdos e os que foram atualizados, os motores de busca realizam a indexação. Assim, esses conteúdos passam a integrar o índice dos resultados de busca para as palavras-chave correspondentes e ficam aptos para aparecer como resultado das buscas.

Para organizar esses conteúdos e definir a ordem que serão apresentados no resultado das buscas, entra a etapa de ranqueamento.

Nesse caso, é importante entender quais são os fatores de ranqueamento decisivos que determinam se o seu conteúdo ficará entre os primeiros resultados, na primeira página ou na décima – até a próxima atualização e processo de crawling de determinada ferramenta de pesquisa na web.

Agora que você entende o que é SEO, fica mais fácil de explicar os dois principais tipos de fatores de ranqueamento.

Entenda o SEO On-Page

O primeiro fator é chamado de SEO On-Page e compreende tudo que está atrelado à própria página que aparece como resultado da busca.

Em primeiro lugar está a performance do site, a velocidade de carregamento e o conteúdo em si, que deve estar respondendo ao que pretende. Ou seja, se você quer fazer um conteúdo sobre ‘normas para segurança no ambiente de trabalho’, é preciso que você explique, dentro do conteúdo, quais são as normas para segurança no ambiente de trabalho.

Em seguida, estão as configurações que você define na hora de publicar e que ajudam na indexação, como título, meta descrição, URL, título das imagens e os intertítulos. Vale ressaltar que tudo isso precisa destacar a palavra-chave.

Entenda o SEO Off Page

Enquanto que o outro fator de ranqueamento, o SEO Off Page, busca identificar, atribuir valor e autoridade aos conteúdos publicados na internet através de indicadores de referência/autoridade no assunto.

Assim, para ranquear melhor o seu site, os motores de busca consideram fatores como:

  • frequência de publicação;
  • relevância, qualidade, quantidade;
  • diversidade de backlinks, ou seja, de hiperlinks em outros sites que levam para o seu;
  • frequência de menções à sua marca em diferentes canais como as redes sociais (através de link building) e de buscas diretas pelo seu site.

Quais as principais vantagens de investir em SEO

Aqui na Queen, nós costumamos dizer que uma estratégia de SEO bem feita é o melhor presente que se pode dar para uma marca que precisa fortalecer seu posicionamento.

Quando estamos falando de startups e empresas de tecnologia que normalmente ocupam um nicho e uma fatia do mercado muito clara, investir em SEO é o ponto chave para um crescimento digital orgânico!

Confira algumas vantagens para a sua empresa investir em SEO:

  1. Construir autoridade da marca e se tornar referência no seu segmento;
  2. Ter conteúdos para cada etapa da jornada do cliente;
  3. Ocupar as primeiras posições do Google com as palavras-chave do seu core business;
  4. Publicar conteúdos aprofundados frequentemente;
  5. Gerar ativos e resultados duradouros para a reputação da empresa;
  6. Economizar com mídia paga a longo prazo.

5 boas práticas para gerar tráfego orgânico

1. Invista em ferramentas

O planejamento das palavras-chave é uma etapa fundamental para a estratégia SEO.

Para isso, é importante contar com uma ferramenta que mostre volume de palavras-chave, tendências, analise a concorrência, informe quais modificações podem ser feitas para melhorar seu conteúdo e seu ranqueamento, dentre outras informações importantes para o sucesso da sua estratégia.

Sabendo o que é SEO, é mais fácil conseguir extrair bons insights das ferramentas gratuitas ou da versão gratuita daquelas que são pagas. O Semrush está entre as melhores ferramentas, tanto na versão free quanto paga, mas outras como a Ubersuggest e o Google Search Console são mais simples e mesmo assim podem ajudar.

Nem todo produtor de conteúdo tem acesso a essas ferramentas, por isso é válido prestar atenção a esse ponto para garantir um planejamento estratégico que possa aproveitar os melhores recursos para aumentar o seu tráfego orgânico.

2. Crie conteúdo estratégico

Não é atoa que o SEO Marketing é o futuro deste segmento, isso acontece porque muitas pessoas passaram a criar conteúdo apenas visando as primeiras posições do Google e esqueceram de garantir que os conteúdos façam sentido para seu público alvo ou ICP.

E para gerar mais tráfego orgânico, você precisa criar conteúdos estratégicos para o seu negócio, levando em conta as palavras-chave que conversem com o seu público e com as suas soluções.

Lembre-se que conteúdos estratégicos também podem colaborar com a sua estratégia de inbound marketing e gerar mais vendas.

3. Ofereça uma boa experiência para o usuário

É difícil entender o que é SEO mesmo para quem já está no mercado há um tempo, isso porque são muitos fatores que influenciam o posicionamento. E sim, a experiência do usuário é um fator crucial quando o assunto é ranqueamento.

Vale ressaltar que o tempo de carregamento da página é um fator decisivo , seja na versão mobile ou desktop, e é por isso que você deve investir também no SEO técnico, com desenvolvimento de sites (UX/UI) otimizados.

Em muitos casos as pessoas não entendem porque escrevem ótimos conteúdos e não conseguem, uma boa posição. Talvez o motivo esteja ligado ao desempenho do site e a experiência do usuário, além de técnicas de inserção de palavras-chave e escrita SEO.

Para garantir esse aspecto, você pode buscar por uma auditoria completa do site para avaliar a pontuação que o Google está atribuindo e realizar as melhorias necessárias em seguida.

4. Faça boas parcerias de backlinks

Para gerar mais tráfego orgânico para o seu site, é preciso garantir uma estratégia de SEO Off Page.

Os backlinks são o recurso mais importante para que os motores de busca reconheçam que o seu conteúdo é referência no segmento.

É claro que os seus conteúdos podem ser referenciados e seu site pode ser indicado de forma espontânea. No entanto, é provável que isso nem sempre aconteça.

Por isso, você deve procurar fazer parceria com outros blogs, empresas e portais que sejam relevantes no seu segmento ou para a sua audiência, mas sem serem concorrentes diretos.

Nesse tipo de parceria, o objetivo é conseguir que esses outros sites incluam links para os seus conteúdos dentro de seus artigos, assegurando que seu conteúdo está sendo usado como referência, além de gerar um potencial tráfego orgânico para o seu site.

Nessas parcerias é sempre bom que o target, ou seja, a palavra que recebe o hiperlink seja relacionada com a palavra-chave do seu conteúdo.

5. Divulgue seus conteúdos com seus outros canais sociais

Naturalmente, se você já está investindo em SEO, deve contar com perfis nas redes sociais para fortalecer a presença da sua marca no digital.

E nada mais justo do que fortalecer a interação e adicionar mais um touch point com o conteúdo do blog nas redes sociais (link building). Além disso, a repercussão nas redes sociais também é um fator de ranqueamento.

Os backlinks para o seus conteúdos que vêm do compartilhamento do conteúdo em publicações nas redes sociais também ajudam a ranquear melhor. Está tudo integrado e os motores de busca também estão atentos para esse fluxo dos usuários entre diferentes plataformas.

Além disso, o bom de ter conteúdos criados através de uma estratégia de SEO é que eles normalmente respeitam uma frequência e garantem profundidade. Assim, é possível cruzar estratégias para potencializar os ativos e seguir um cronograma. 

Com isso você sempre deve incluir nas suas estratégias de redes sociais uma programação de postagens que levem o usuário para o seu blog, como forma de agregar mais valor e aproximar.

Aprenda com uma consultoria SEO especializada

Por fim, vale ressaltar que só saber o que é SEO não é suficiente para começar a sua estratégia, mas você já pode começar a aplicar algumas das boas práticas que recomendamos para melhorar o posicionamento dos seus conteúdos.

Por conta própria, de fato, pode ser que eles ainda não cheguem na primeira posição, mas aos poucos você irá aprimorar suas táticas e poderá colher resultados cada vez melhores.

Aproveite o nosso blog para aprender mais sobre o universo do SEO Marketing e descobrir como a Queen pode ajudar a sua empresa a crescer organicamente no digital e ocupar as primeiras posições do Google.

Victor Pinheiro

Victor Pinheiro é o atual CEO da Queen, além de ser um administrador de empresas e consultor do mercado de SaaS com ampla experiência em projetos de SEO para Startups e empresas de tecnologia. Com mais de 7 anos de atuação, Victor é um especialista em SEO, Inbound Marketing e Marketing Digital. Entregando soluções estratégicas para impulsionar o crescimento dos negócios no Google. Seu conhecimento e expertise no segmento B2B são fundamentais para potencializar a visibilidade das empresas, garantindo que elas se destaquem nos motores de busca e conquistem seus mercados.

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