• Autor: Victor Pinheiro
  • 13 Minutos de leitura
  • 23 de novembro de 2021

Conteúdo criado por humano

Produção de conteúdo: como criar conteúdo estratégico para Google

A produção de conteúdo é uma etapa importante se você quer investir em tráfego orgânico para o seu site.

Isso porque ela é uma das estratégias de marketing de conteúdo e inbound marketing, sendo grande responsável pela atração e nutrição de leads.

Porém, ao invés de sair criando conteúdo sem estratégia, é importante entender quais os pontos principais na hora de criar um planejamento eficaz e assertivo para ranquear no Google e atingir a persona certa do seu negócio.

E é através de técnicas de SEO que você consegue um bom posicionamento dos conteúdos em ferramentas de busca como o Google.

Neste artigo, você vai conhecer mais sobre o universo da produção de conteúdo com foco em SEO, dicas de ferramentas e um passo a passo para criar um conteúdo estratégico para um bom posicionamento no Google. Continue lendo! 

Entenda o que é a produção de conteúdo 

É impossível falar sobre marketing digital sem falar da importância da produção de conteúdo. 

O marketing passou por uma transformação, uma vez que deixou de focar única e exclusivamente na divulgação do produto, e passou a ter papel fundamental na educação do consumidor.

Assim, a produção de conteúdo é uma etapa indispensável para empresas que querem se posicionar e criar autoridade no mercado.

É possível produzir conteúdo relevante para redes sociais e blogs, bem como diversificar o tipo de mídia entre vídeos, imagens, e-book, podcasts e artigos, dentre outros.

Você sabia que de acordo com a consultoria Econsultancy, 73% dos consumidores sentem-se mais propensos a relacionar-se com marcas que produzem conteúdos os quais eles consideram relevantes?

Sabemos também que a produção de conteúdo também auxilia o seu site a ser encontrado mais facilmente nas buscas no Google.

Investir em tráfego orgânico  é uma das melhores estratégias, pois além de ganhar autoridade e visibilidade, também faz com que o lead que entre já esteja mais aquecido para a compra do seu serviço ou produto.  

Por isso, é tão importante que você entenda, de fato, quais os pontos essenciais na hora de montar um conteúdo estratégico para o Google.

Quais os benefícios de investir nessa atividade

Se, por um lado, é indiscutível a importância da produção de conteúdo para aumentar a autoridade da sua marca, por outro a estratégia SEO é essencial para garantir um bom posicionamento desses conteúdos no Google e destacar a sua empresa da concorrência.

Assim, vale destacar alguns dos benefícios da produção de conteúdo com foco em SEO:

  • Consolidar a sua presença digital;
  • Melhorar a percepção de valor do seu negócio para o potencial cliente;
  • Melhorar a experiência do seu usuário;
  • Afirmar a autoridade da sua marca;
  • Aumentar o tráfego orgânico da sua página;
  • Gerar mais leads para seu negócio;
  • Aumentar taxas de conversão.

Conheça algumas ferramentas que podem te ajudar na produção de conteúdo

A produção de conteúdo está longe de ser uma tarefa fácil! Aqui na Queen temos uma equipe especializada que há mais de 5 anos trabalha com a produção de conteúdos com foco em SEO.

Por isso gostaríamos de destacar algumas ferramentas que nos acompanham no dia a dia e nos ajudam a gerar resultados significativos para nossos parceiros. Aproveite para conhecer:

Semrush 

Contar com uma ferramenta que possibilite um planejamento de palavras-chave assertivo é o principal ponto na hora de criar uma estratégia eficiente.

O Semrush, por exemplo, é uma das ferramentas mais completas para planejamento e monitoramento de palavras-chave.

Isso porque ele consegue apresentar dentro da sua interface, informações como volume de busca, dificuldade de rankeamento, custo por clique, insights de conteúdos orgânicos, local para otimizar a redação do conteúdo durante a produção, comparação de conteúdo com a concorrência, dentre outras.

O dashboard do Semrush oferece diversos insights para você criar o melhor conteúdo para a palavra-chave escolhida, além de dados para você acompanhar os resultados e metas a serem alcançadas na sua estratégia.

E no final das contas, é importante lembrar que a ferramenta não faz nada sozinha, por isso a experiência de quem está analisando os dados e montando a estratégia faz toda a diferença!

Google Alerts

Além de criar um planejamento de palavras-chave, também faz parte da estratégia acompanhar o que está sendo publicado por outros portais de conteúdo e blog de concorrentes.

Por isso, vale a pena usar o Google Alerts para monitorar novas publicações de palavras-chave importantes no seu segmento, até mesmo para você poder ter insights inteligentes na hora de produzir o seu planejamento SEO.

Para criar os alertas basta usar a sua conta do Gmail e receber notificações/alertas diretamente na sua caixa de entrada.

Google Analytics

Monitorar a performance do seu blog e site é tão importante quanto o planejamento. Para isso, você pode adotar uma rotina de monitoramento pelo Google Analytics.

Essa ferramenta é gratuita e essencial para as equipes de produção de conteúdo. Isso porque ela oferece um dashboard e relatórios para que você possa acompanhar o desempenho de cada página do seu site e o fluxo com mais detalhes.

Algumas das métricas que podem ser acompanhadas são número de visitas, taxa de rejeição, tempo de permanência na página, bem como origem do tráfego, taxas de conversão e informações demográficas do seu público. 

O Google Analytics ou apenas “GA” como é chamado pelos profissionais da área é uma das ferramentas mais importantes de Web Analytics que existe.

Google Docs

A maioria dos projetos de SEO são feitos em equipe, normalmente estão envolvidos:

  • o(a) content manager ou analista de SEO que planeja as palavras-chaves, cria os briefings e revisa os conteúdos prontos;
  • o(a) copywriter ou redator que escreve o conteúdo;
  • o(a) design que faz as imagens e diagramações;
  • o(a) customer success que realiza a entrega para o cliente.

Dessa forma, uma dica é recorrer a uma ferramenta que seja colaborativa. Ou seja, o Google Docs ou “Documentos Google” é uma ferramenta excelente e gratuita que pode ser usada pelo Drive.

O principal benefício é que o conteúdo fica armazenado na nuvem e pode ser acessado por qualquer pessoa da equipe.

Para quem trabalha na etapa de redação da produção de conteúdo, o Google Docs também oferece um corretor automático efetivo e opções de formatação das headlines que é um dos principais fatores de ranqueamento SEO na etapa de auditoria de sites.

Já a funcionalidade de adicionar comentários também facilita a etapa de revisão e de aprovação com o cliente.

E o mais bacana é a extensão chamada Copywriter Assistent do Semrush com o Google Docs que permite criar o conteúdo com palavras-chave estratégicas para otimizar ao máximo o texto de acordo com os parâmetros do Google.

Anote o passo a passo para criar um conteúdo estratégico 

Agora que você já conhece ferramentas adequadas para a produção de conteúdo, é hora de entender as etapas mais importantes para criar um conteúdo estratégico para estar na primeira página do Google. Confira as dicas a seguir no passo a passo que criamos!

1) Conheça a sua persona

O primeiro passo é entender bem as necessidades da persona do seu negócio. Isso porque a persona é a representação do seu cliente ideal.

Uma vez que você entende as suas necessidades e jornada de compra é possível desenvolver conteúdos relevantes e estratégicos, respondendo às suas principais dúvidas, resolvendo suas dores e captando sua atenção.

Quando usamos a persona como base para escrever o conteúdo, podemos usar referências e exemplos do universo dessa pessoa. Além disso, é legal ter em mente quais palavras fazem parte do dia a dia e do contexto dessa pessoa para tentar ao máximo criar uma conexão.

2) Faça um planejamento de palavras-chave

Aqui já falamos da ferramenta Semrush e de como ela é essencial para a produção de conteúdo, isso porque ela ajuda muito na parte mais estratégica de um planejamento SEO: a definição das palavras-chave.

O próprio Semrush oferece funcionalidades para ajudar o analista a definir as palavras estratégicas, como Lacunas de Palavras-chave que compara as palavras-chave com as da concorrência, identificando quais foram trabalhadas e quais são oportunidades ainda.

Com isso, é possível fazer a busca de keywords através da funcionalidade principal do Semrush, a Keywords magictools, escolher as que mais condizem com o negócio a partir do volume de busca, cruzar com as que são oportunidades encontradas na concorrência e fechar o planejamento com as melhores opções estratégias para sua empresa.

Além do On Page SEO Checker, que é capaz de fazer uma revisão técnica da página do conteúdo para garantir que a página esteja abrindo e performando bem para os visitantes.

Lembrando que o Semrush auxilia, mas é a expertise de um profissional SEO que, conhecendo bem as exigências de ranqueamento do Google, poderá escolher a melhor estratégia para seu negócio.

3) Escreva conteúdos estratégicos

É importante saber que para escrever textos estratégicos para o Google existem algumas técnicas de redação e copywriter SEO que podem e devem ser aplicadas.

A primeira delas é usar a palavra-chave que foi definida através do planejamento em partes estratégicas do texto, como no título, em pelo menos um intertítulo, na introdução, na conclusão, por exemplo. .

E antes de partir para a redação, é importante montar a estrutura do texto: o chamado briefing ou guideline do conteúdo.

Nele, o(a) analista de SEO, ou o(a) próprio(a) redator(a), deve definir quais tópicos serão abordados de acordo com uma breve pesquisa e reunião de referências. Em seguida, é importante que o briefing contemple as principais dúvidas da persona sobre aquele tema e os hiperlinks que vão no texto.

Já na hora de escrever é bom prestar atenção nas boas práticas de conteúdos em texto para a internet, como:

  • usar parágrafos curtos de 3 a 4 linhas;
  • recursos que facilitem a leitura dinâmica como alinhamento à esquerda e trechos importantes destacados em negrito;
  • listas e tópicos ao longo do texto.

A produção de conteúdo estratégico deve pensar na experiência do usuário e também nos fatores de ranqueamento do Google.

Já a quantidade de palavras do texto também é um fator relevante para ambos, uma vez que um texto com cerca de 2 mil palavras – que é o tamanho médio de textos que chegam nas primeiras posições dependendo do tema – consegue responder o leitor com maior profundidade.

Para atrair a atenção dos leitores é importante definir um título verdadeiro e que será respondido ao longo do texto.

O uso correto da hierarquia de headlines – além de ajudar a guiar o leitor a encontrar a resposta que ele realmente quer, também é fato importante na pontuação do Google com relação ao bom funcionamento do seu site.

 

Saiba o que é preciso para iniciar agora sua produção de conteúdo

Para começar a produção de conteúdo o primeiro passo é definir o workflow de trabalho para contemplar todas as etapas de planejamento, produção e implementação.

Existem 3 modelos já conhecidos de como uma produção recorrente e efetiva de conteúdos deve funcionar. Confira!

Produção interna 

Esse modelo é adotado quando a equipe de comunicação da empresa consegue abraçar a demanda.

Para isso, é importante que tenha alguém especializado em SEO e que entenda bem do planejamento de conteúdo estratégico para o Google e acompanhamento de métricas.

Também é importante que o setor de marketing tenha alguém com conhecimento em redação e copywriter para SEO disponível para redigir os conteúdos, bem como publicá-los.

Além disso, você deve contratar as ferramentas adequadas para uso interno.

A principal vantagem de produzir o conteúdo dentro de casa é que seu time conhece tudo sobre o negócio, podendo somar à estratégia, pontos essenciais da sua comunicação empresarial. 

Produção terceirizada

A principal vantagem de contratar um serviço de produção de conteúdo terceirizada é que a equipe é formada por especialistas em SEO, com ampla experiência no mercado e que já possuem um case de sucesso em mãos.

Assim, cabe a você e a sua equipe procurarem uma boa consultoria de SEO que tenha fit com a cultura da sua empresa. A partir da contratação, é normal ter reuniões iniciais de alinhamento, definição de metas, deadlines e acompanhamento de resultados.

A vantagem aqui é a produtividade e otimização de tempo que um time externo pode trazer, fazendo com você tenha uma constante produção de conteúdo, o que conta também para o ranqueamento da sua página.

Produção Híbrida

A produção híbrida também é uma solução possível. Assim, você deve ter um ponto focal no seu time que fique a frente do planejamento do conteúdo, contratando redatores freelancers, por exemplo.

Outra possibilidade mais estratégica é contratar uma consultoria de SEO que poderá cuidar desde o planejamento estratégico de conteúdo até a parte de redação.

Assim, você precisará contar com um colaborador interno que vai articular com a empresa para garantir o alinhamento dos seus objetivos e da sua comunicação empresarial. Além disso, é esse profissional que deverá cuidar da aprovação do planejamento, podendo revisar os conteúdos ao final.

Esse modelo híbrido é interessante porque alia o know-how dos profissionais da empresa com a estratégia já consolidada da consultoria de SEO contratada.

No final das contas, o que mais importa é contar com profissionais especializados para entregar a melhor estratégia de produção de conteúdo, aproveitando todo o potencial para trazer visibilidade, autoridade e escalabilidade para o negócio.

Saiba qual a melhor forma de produzir conteúdo estratégico para escalar o seu negócio. Entre em contato com um dos nossos especialistas SEO e tire suas dúvidas! 

Victor Pinheiro

Victor Pinheiro é o atual CEO da Queen, além de ser um administrador de empresas e consultor do mercado de SaaS com ampla experiência em projetos de SEO para Startups e empresas de tecnologia. Com mais de 7 anos de atuação, Victor é um especialista em SEO, Inbound Marketing e Marketing Digital. Entregando soluções estratégicas para impulsionar o crescimento dos negócios no Google. Seu conhecimento e expertise no segmento B2B são fundamentais para potencializar a visibilidade das empresas, garantindo que elas se destaquem nos motores de busca e conquistem seus mercados.

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