- Autor: Victor Pinheiro
- 8 Minutos de leitura
- 29 de setembro de 2023
Conteúdo criado por humano
Data Storytelling: como contar histórias impactantes com dados
Você quer aumentar a sua capacidade de comunicação, combinando dados precisos para contar uma narrativa envolvente e eficiente? Então você precisa entender como funciona o data storytelling.
Isso porque essa técnica vai te ajudar a transmitir informações complexas de forma persuasiva. E ela pode ser utilizada como uma ferramenta poderosa para os mais diversos profissionais, seja de marketing, comunicação e análise de dados.
Portanto, confira a seguir quais as vantagens do uso do data storytelling e como utilizá-lo para formar histórias com dados de forma eficiente. Boa leitura!
O que é data storytelling e sua importância no marketing
Data storytelling é o Storytelling (contar histórias, em inglês) baseado em dados. Essa é uma técnica que reúne as informações disponíveis e as transforma em uma história, que pode ser lida em diferentes formatos. Como é o caso de gráficos, mapas, áudio, vídeo, texto e mais.
O data storytelling combina esses e outros elementos narrativos para que uma quantidade complexa de dados possa contar uma história simples, concisa e fácil de ser assimilada.
É uma forma muito útil de apresentar a informação que pode ser usada para diversos públicos.
Os formatos e conteúdos usados pelo data storytelling buscam prender a atenção do seu público-alvo de uma forma que outras técnicas não podem fazer, facilitando o processamento de informações.
Como utilizar o data storytelling
Contar histórias com dados é uma necessidade no mercado atual.
A equipe que não se baseia em dados para tomar decisões acaba perdendo vantagem competitiva, pois fica a mercê de achismos arriscados, podendo até gerar prejuízos para a empresa.
Mas, nem sempre é fácil saber as melhores ferramentas de visualização de dados. Muito menos como usar esses dados para criar histórias impactantes que transmitem informações para diferentes públicos.
Para isso, você precisa utilizar as melhores práticas de data storytelling. Confira os passos a seguir:
Coletar dados
O Big Data é uma realidade para os setores, por isso, é preciso investir em planejamentos baseados em evidências tangíveis e reais. Para organizar e transmitir esses dados de forma acessível, você pode usar o data storytelling.
Defina objetivos claros para entender quais dados serão necessários, considere fontes relevantes e confiáveis, sempre respeitando a privacidade dos usuários envolvidos.
Você pode usar dados internos, demográficos, de mercado, tendências, concorrentes, mídia social, pesquisas online, comportamentais, feedbacks e mais.
Identificar histórias contidas nos dados
Os dados irão determinar a história que será contada. Por isso, devem ser dados acessíveis e que construam uma narrativa, um contexto e personagens. Esse é um processo de exploração de padrões, correlações, dados diferenciados e tendências.
Com base no seu objetivo, busque as respostas nos dados coletados. Tente reunir diferentes pontos de vista, adquirindo novas perspectivas, de preferência usando tecnologias de visualização de dados para que essa observação seja clara.
Transformar dados em narrativas
Os dados contam que as pessoas estão mudando hábitos? Que concorrentes estão adotando novas tecnologias? O mercado está aumentando? Entenda a narrativa que as informações mostram.
Você deve coletar os dados e comunicar as informações complexas de forma envolvente, memorável, compreensível e acessível, pensando para o seu público-alvo. Use diferentes formatos, conte histórias, aproveite metáforas, analogias e mais.
A história deve ser interessante, com foco, despertando emoções, mas sempre seguindo os dados. Você deve ajudar o seu público-alvo a entender a pesquisa de uma forma significativa.
Utilizar diferentes formatos para apresentar a narrativa
Contar um data storytelling não significa sempre usar textos! Outros formatos podem ser complementares e mais atraentes, destacando informações que devem ser fixadas e facilitando a compreensão da mensagem.
Aproveite recursos como gráficos, infográficos, fotos, vídeos, gifs, diagramas e áudios, por exemplo. Esses são diferenciais que atraem o público-alvo para a sua narrativa, envolvendo e fixando a atenção.
Quais são os elementos-chave de uma história de dados eficaz
O data storytelling faz com que o conteúdo autêntico gere mais engajamento. Para isso, existem elementos-chave que são parte essencial de um data storytelling eficaz. Confira abaixo quais são eles.
Contextualização dos dados
Contar histórias com dados possibilita uma simplificação de informações complexas, pois cria um contexto formado por informações que permitem a interpretação dos fatos. Assim, o seu público-alvo verá um sentido para a narrativa.
Não subestime o poder do contexto. Defina bem porque conta essa história para essas pessoas através desses dados em específico. E assim, faça a contextualização dos insights que obteve dos dados.
Definição de personagens e enredo
Defina os atores da sua história com base nos seus dados: sejam os stakeholders, consumidores, a equipe, o mercado, os concorrentes, os profissionais diversos e outros.
Esses personagens devem agir dentro de um enredo, normalmente um conflito, onde a raiz do problema deve ser mostrada através de dados. Nessa parte da história, você deve incluir as pesquisas com seus padrões e tendências.
E, claro, os personagens devem ter um desfecho. São as metas que devem ser alcançadas para concentrar esforços e vencer o problema visualizado nos dados.
Visualização e interpretação dos dados
A visualização e interpretação dos dados são essenciais para o data storytelling. Você deve representar os dados de forma visual e facilitar o entendimento do seu significado.
A visualização deve comunicar as informações complexas de forma clara, mostrando os padrões analisados a partir dos dados brutos. Ela deve atrair e prender a atenção do público-alvo, criar empatia e envolvimento.
Use a criatividade ao visualizar e interpretar seus dados, criando uma narrativa original, informativa e interessante.
Ferramentas e exemplos de data storytelling
O data storytelling para marketing é uma técnica capaz de influenciar as ações do seu target e até a tomada de decisões empresariais. A narrativa usa os dados para se comunicar na criação de um contexto que inspira quem está absorvendo as informações.
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Para usar o data storytelling, você pode apostar em ferramentas de visualização de dados, como:
Stilingue
Ferramenta para o monitoramento de redes sociais, que fornece dados sociodemográficos sobre os usuários, fazendo inclusive comparativos com a concorrência e mais.
Google Search Console
O GSC, ferramenta do próprio Google, é essencial para monitorar o seu site no buscador, permitindo entender desempenhos, corrigir problemas, otimizar palavras-chave, técnicas de SEO e mais.
Google Analytics
O Google Analytics ajuda os proprietários de sites a entenderem a interação dos visitantes nas páginas. Você receberá dados sobre os próprios visitantes, o tráfego, conversões, os melhores canais e mais.
Exemplos de data storytelling bem-sucedidos
Confira abaixo alguns exemplos de data storytelling que deram certo e que servem como referência para o uso dessa ferramenta nos negócios.
Google Maps
O Google Maps fornece relatórios mensais de viagem aos usuários com “histórico de localização” ativado. Ele mostra os lugares que o usuário mais visitou, quais meios de transporte utilizou, quais fotos tirou em cada lugar e mais.
Nessa narrativa, o personagem é o próprio usuário, as suas lembranças e momentos felizes.
Spotify
A campanha anual “Wrapped” é um excelente exemplo de data storytelling do Spotify. A plataforma apresenta aos próprios usuários uma linha do tempo com os artistas, músicas e podcasts mais ouvidos naquele ano.
O Spotify usa os dados para envolver e divertir os seus clientes, e é comum, nessa época do ano, encontrar diversos compartilhamentos dos resultados dessa pesquisa nas redes sociais.
Globoplay
Mensalmente, o Globoplay envia um email marketing ao seu assinante com um resumo personalizado em formato de vídeo, mostrando o que ele mais assistiu, quantas horas ele passou assistindo e quantos conteúdos ele começou a ver.
O vídeo é feito especialmente para o usuário, envolvendo e divertindo com as informações sobre os seus próprios comportamentos na plataforma.
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