- Autor: Victor Pinheiro
- 8 Minutos de leitura
- 4 de agosto de 2023
Conteúdo criado por humano
Market share e crescimento: como calcular e onde inovar
Você sabe qual é a fatia de vendas que pertence à sua empresa no mercado? O market share é justamente essa parcela de clientes e lucros que irão te dizer quão bons estão os seus resultados.
Quanto maior for a parcela, mais perto da liderança está a empresa. Então, se você quer saber como se calcula o market share e quais as estratégias para aumentá-lo, confira o conteúdo a seguir. Separamos esses e outros pontos importantes para você entender como funciona essa análise. Boa leitura!
O que é market share?
Primeiro, é importante entender o que é market share.
Ele pode ser traduzido como “quota de mercado” ou “participação de mercado”, e representa justamente a parcela da empresa em um segmento. Dessa forma, o market share é uma comparação do total de vendas da sua empresa com relação as do setor no qual está inserida.
Essa métrica indica o desempenho dos seus produtos, o tamanho da organização e das suas operações.
Além disso, também representa o seu nível de competitividade e o quanto ela se sobressai em relação às outras. Sendo assim, esse é um dado importante inclusive para avaliar e planejar as ações de marketing.
O conceito é versátil, com várias possibilidades de cálculo, então é preciso ter cuidado na análise. A depender da empresa, se está no segmento da tecnologia e dos ativos digitais, é possível obter esse indicador até mesmo através do número de usuários, por exemplo.
Qual a importância do market share para negócio
O market share está ligado ao valor da marca no mercado. Dessa forma, é um indicador tão importante, pois ele entrega uma base essencial para a tomada de decisões empresariais.
O sucesso do market share é um excelente indicativo de que as campanhas de marketing e o planejamento estratégico da sua organização estão seguindo um bom caminho. Assim, analisar esse histórico é entender os resultados da própria organização.
Ele leva em consideração o ecossistema de outras empresas, e é uma forma de comparação de resultados do negócio com os seus concorrentes. Portanto, ele permite que a sua empresa consiga identificar as forças e fraquezas da companhia.
Dessa forma, os resultados do share de vendas indicam ao gestor:
- novas metas que podem ser criadas;
- oportunidades que podem ser aproveitadas;
- quanta credibilidade a empresa tem para formular parcerias e negociar com fornecedores;
- a garantia de vantagens competitivas e mais.
Como funciona o cálculo do market share?
Para fazer o seu cálculo, basta identificar a porcentagem de vendas da sua empresa em relação às vendas totais do mercado que ela atua. Também existem outros caminhos que você verá a seguir:
Fórmula geral
Para a fórmula básica da participação de mercado de uma empresa, é preciso ter o total de vendas dela num determinado período. Então, divida esse número pela receita total do setor para o mesmo período.
Depois, basta multiplicar o resultado por 100 para obter uma porcentagem. Confira:
Market share = (Vendas totais da empresa / Vendas totais do setor) x 100
O resultado é uma amostra geral da posição da organização no seu mercado, então o ideal é focar nos concorrentes diretos.
Cliente
Também é possível medir o market share pelo número de clientes. A fórmula é a mesma, apenas fazendo uma troca:
Market share de clientes =(Total de clientes da empresa / Total de clientes do setor) x 100
Faturamento
O faturamento também é um valor importante para definir o market share, e o cálculo é simples. Basta dividir a receita da empresa pela receita total do seu setor no mesmo período.
Market share de faturamento = (Receita da empresa / Receita total das empresas relevantes do setor) x 100
Esses dados costumam ser difíceis de obter, então o cálculo do faturamento não é o mais usado, sendo baseado em estimativas.
Concorrência
O cálculo do market share também pode ser feito através da comparação do desempenho da empresa com o do líder do setor. Por isso, é preciso começar dividindo o valor do market share da corporação pelo do concorrente.
Em seguida, basta multiplicar esse resultado por 100.
Market share em relação aos concorrentes = (% de market share da empresa / % de market share do concorrente) x 100
O resultado demonstra a sua fatia de mercado em relação ao seu maior concorrente direto.
Penetração da marca
Esse é um fator mais subjetivo, e vai depender de uma ampla pesquisa de mercado. É preciso contatar os clientes e analisar os seus históricos. De preferência, deve ser feito através de uma empresa especializada, pois serão avaliadas as suas atividades em relação a marca em um período.
Observe quantas compras únicas o cliente fez, quando comprou mais de três vezes por ano, ou se ainda é um prospect. Tudo isso em qualquer estado no qual a sua empresa atue ou tenha potencial para atuar.
É um cálculo mais profundo, com conceitos estatísticos e certa margem de erro.
Estratégias para aumentar o market share
Mesmo que a sua empresa seja líder no mercado é preciso continuar inovando para manter-se no topo ou expandir o market share.
Invista em inovação
Para manter uma boa participação no mercado, a empresa precisa seguir introduzindo novos recursos de inovação e transformação digital. Afinal, o setor está mudando de forma acelerada, e a marca que não segue esse requisito pode ficar para trás.
Não se preocupe, pois a inovação não significa, necessariamente, lançar novos produtos.
Claro, desenvolver soluções inovadoras é uma excelente forma de conseguir um maior share de mercado, mas, principalmente para startups e empresas de tecnologia, a inovação deve ir além.
O mercado conta com softwares eficientes, inteligência artificial, técnicas de otimização da sua estratégia digital (SEO) e outros recursos que podem ser aproveitados para aumentar o market share.
A médio e longo prazo, eles podem acelerar os seus resultados. Afinal, a inovação torna a sua empresa mais competitiva e escalável, permitindo o seu crescimento.
Através dos dados que você já tem e dos feedbacks dos seus clientes, você deve analisar o seu setor e entender quais parâmetros são importantes para aumentar suas vendas.
Entenda tudo sobre o ChatGPT e saiba como usá-lo na sua estratégia!
Estratégias de marketing
O marketing bem feito é um excelente aliado para atrair novos clientes e aumentar a credibilidade do seu negócio. E o Search Engine Optimization (SEO) é um caminho eficiente para isso.
Trata-se de técnicas de otimização para que o seu site tenha um melhor posicionamento no Google. Isso faz com que o seu site lidere as pesquisas, gerando tráfego orgânico e maior autoridade digital.
Com a estratégia certa, a médio e longo prazo, é possível obter um bom retorno. Você irá captar, nutrir e qualificar usuários, aumentando o alcance, as vendas e, por consequência, o seu market share.
Leia mais para tirar as suas dúvidas sobre o que é SEO!
Experiência do cliente
Para ter a preferência do cliente e alcançar o crescimento do market share da empresa, é preciso fortalecer o relacionamento com o seu target. Então, mantenha o foco na satisfação do seu público-alvo.
Esse passo também inclui uma boa estratégia de SEO, que deve otimizar a jornada do usuário desde o primeiro contato com a sua empresa.
Forneça um bom atendimento ao cliente, um excelente pós-venda e promova a fidelização. Entregar uma boa experiência ao target é uma forma de facilitar a sua retenção.
O market share tem várias vertentes, e manter o seu monitoramento é necessário para garantir a evolução da empresa. Essa é uma forma de analisar como anda o planejamento e ajustá-lo até potencializar os seus resultados.
Se você quer que a sua empresa conquiste seu mercado, invista em estratégias que alavanquem o seu negócio de forma exponencial. Como, por exemplo, SEO que além de trazer mais visibilidade, também faz com que a sua empresa se destaque no mercado.
Para entender melhor como fazer isso, converse com a nossa equipe e tire todas as suas dúvidas sobre os resultados de uma estratégia SEO. Clique no botão abaixo e fale com a gente!