• Autor: Victor Pinheiro
  • 6 Minutos de leitura
  • 19 de maio de 2023

Conteúdo criado por humano

Chat GPT e seus impactos na estratégia SEO

Se você acompanha as notícias, certamente já ouviu falar em Chat GPT. Essa ferramenta tem gerado impactos nas mais diversas áreas online e também pode auxiliar nas estratégias de SEO.

Por mais que o lançamento da plataforma seja recente, ela já conquistou mais de 100 milhões de usuários. Mas, o uso da Inteligência Artificial e sua relação com o Marketing Digital tem gerado muitos debates. Principalmente, quando se trata de otimização e eficiência.

Separamos neste conteúdo, alguns pontos importantes do uso do Chat GPT nas estratégias SEO e quais os impactos gerados por essa ferramenta. Boa leitura!

O que é o Chat GPT 

O Chat GPT (sigla para Generative Pre-Trained Transformer) é um modelo de linguagem construído através da Inteligência Artificial Generativa. Ele é disponibilizado por um laboratório de pesquisas dos EUA chamado OpenAI.

A tecnologia utiliza Deep Learning (aprendizagem profunda), um braço da IA, e algoritmos baseados em redes neurais para estabelecer conversas com os usuários. Para isso, o Chat GPT precisou processar um gigantesco volume de dados e muitos exemplos de linguagem humana.

Ele surpreende pela precisão e profundidade com a qual responde às demandas, de forma totalmente diferente de um Chat tradicional.

Chat GPT e a estratégia de SEO: como podemos relacionar e extrair bons insights

Chat GPT e Google: como anda essa relação

Desde o final de 2022, o Chat GPT vem causando uma revolução para quem trabalha com SEO, programação e otimização de sites. Especialistas começaram a debater o quanto a ferramenta iria prejudicar o Google, já que respondia a todas as dúvidas dos usuários.

Em resposta, o Google lançou o Bard, a sua própria ferramenta de Inteligência Artificial que conversa com os usuários. A novidade já está disponível para os Estados Unidos e o Reino Unido em sua versão beta. 

Por trás do Bard, está o Language Model for Dialogue Applications (LaMDA), a inteligência artificial do Google que gera textos com uma habilidade surpreendente. 

Quando o Chat GPT se popularizou, grandes dúvidas surgiram sobre o futuro do SEO. Afinal, sem cliques, a dinâmica de busca por respostas mudaria completamente.

Mas a verdade é que, por enquanto, os modelos do Chat GPT e Bard são completamente diferentes das buscas pelo Google. Para o buscador, o Bard é um complemento à experiência de busca, mas os resultados aprofundados são encontrados na SERP. 

O Google também anunciou que os textos gerados por mecanismos como os chats não são suficientes para otimizar estratégias de SEO. Isso porque bons conteúdos devem seguir a diretriz E-E-A-T (Expertise, Experience, Authority e Trustworthiness).

O buscador consegue identificar conteúdos gerados por Inteligência Artificial, e reconhece o uso dessas ferramentas. Portanto, o Google se compromete a não penalizar tais artifícios, desde que não sejam utilizados para tentar manipular o buscador.

Quer saber como otimizar os seus textos para performar bem no buscador? Entenda como fazer a Produção de conteúdo estratégico para o Google.

Como o Chat GPT pode ajudar no planejamento e produção de conteúdo SEO

Mas, como usar o Chat GPT para ajudar no planejamento de conteúdo SEO? Confira as dicas abaixo.

Busca de palavras-chave mais utilizadas

A IA pode te auxiliar na pesquisa e análise de palavras-chaves relevantes para o conteúdo que você planeja.

Basta pedir a “lista de palavras-chave” para que a Inteligência Artificial entregue os resultados.

A ferramenta é capaz de analisar grandes volumes de dados de palavras-chave e também pode te ajudar a verificar com qual termo é mais fácil obter bons resultados. Porém, ela não entrega os dados em si, como volume de pesquisa, por exemplo. 

Assim como outros dados importantes que você só encontra em ferramentas específicas de SEO, como CPC, Dificuldade de uso da palavra-chave, dentre outros.

Tópicos importantes para inserir nos conteúdos

O Chat GPT pode indicar tópicos interessantes para guiar o seu conteúdo e ajudar no bom posicionamento nos mecanismos do Google. 

Ideias de conteúdos interessantes

O Chat GPT também pode ser usado para gerar ideias de conteúdo, mostrando temas relevantes e envolventes – até mesmo para pautas jornalísticas.

A tecnologia vai te enviar palavras-chave relacionadas, exemplos de conteúdo que o seu usuário busca e listas de temas interessantes.

Confira as nossas dicas de técnicas de Copywriting

Criar títulos e meta-descriptions otimizados

Por vezes é difícil pensar em bons títulos, e você pode contar com o Chat GPT para garantir boas ideias. Confira abaixo um exemplo de uso da ferramenta para insights de títulos. 

Exemplo de uso do Chat GPT para descobrir títulos interessantes para conteúdos SEO

Asssim, o chat vai te ajudar a criar títulos voltados para SEO, evitando cair nas armadilhas clichês como o famoso “Como fazer”. Além disso, você também pode aproveitar o Chat GPT para tirar ideias de como formular a sua meta description.

Análise das dores dos clientes

O chat GPT pode te mostrar quais são as principais dores do seu público-alvo e como eles têm buscado pelo assunto nos mecanismos de busca. Por isso, pode ser utilizado para a criação de ICP, que servirá para guiar as suas estratégias de marketing.

Antes de começar qualquer planejamento de conteúdo, é preciso entender Como aparecer no Google.

Gerar dados estruturados

O Chat GPT levanta dados a respeito de qualquer tema que você quiser desenvolver na sua estratégia. Apenas lembre-se que o chat não é atualizado além do ano de 2019, então é bom checar os fatos antes de usá-los.

Gerar arquivo robots

O robots.txt, arquivo que deve ser salvo na pasta raiz do seu site e fala diretamente com os algoritmos do Google, pode ser gerado pelo Chat GPT.

O chat gera uma estrutura básica, pode te explicar o que ela significa, como cada linha age e como preencher o necessário.

É importante atentar para o uso da ferramenta, pois ela trabalha como um suporte complementar para planejamentos e insights que você pode ter para a sua estratégia. Além disso, é importante saber que os dados não são totalmente atualizados. Por isso, muito cuidado ao passar informações que já sofreram atualizações. 

 utilize o Chat GPT como suporte e fermenta, procurando sempre validar suas informações e tendo ele como uma ferramenta complementar nos planejamentos e produção de conteúdo…algo assim.

A Queen foi criada para quem acredita no potencial da tecnologia! Por isso, a nossa equipe segue diariamente atualizando conhecimentos e entendendo as maiores novidades do mercado para direcionar os clientes que confiam na nossa consultoria especializada.

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Victor Pinheiro

Victor Pinheiro é o atual CEO da Queen, além de ser um administrador de empresas e consultor do mercado de SaaS com ampla experiência em projetos de SEO para Startups e empresas de tecnologia. Com mais de 7 anos de atuação, Victor é um especialista em SEO, Inbound Marketing e Marketing Digital. Entregando soluções estratégicas para impulsionar o crescimento dos negócios no Google. Seu conhecimento e expertise no segmento B2B são fundamentais para potencializar a visibilidade das empresas, garantindo que elas se destaquem nos motores de busca e conquistem seus mercados.

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