• Autor: Victor Pinheiro
  • 13 Minutos de leitura
  • 6 de março de 2024

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SERP: Melhores Estratégias para Alcançar Destaques no Google

Se sua empresa aplica estratégias de SEO e Marketing digital, então precisa se preocupar com a SERP. Afinal, uma boa estratégia para atrair, converter e fechar negócios exige visibilidade de mercado, alcance de clientes.

Então, nada melhor do que aparecer na SERP do maior buscador do mundo, certo?

Diariamente, inúmeros usuários usam o Google para buscar serviços, tirar dúvidas, reter informações e comprar. Quando procuram termos no buscador, eles visualizam a SERP do Google, um conjunto de resultados que podem acessar.

Dessa forma, estar em um bom posicionamento nesses resultados significa se destacar como uma solução para os usuários.

Encontre neste artigo as informações completas sobre a SERP (Search Engine Results Page) e saiba como alcançar destaques nesta posição.

Saiba o que é a SERP, qual a sua importância e influência sobre uma boa estratégia de SEO, diferentes features, estratégias e mais. Conheça as melhores práticas para otimizar o seu conteúdo e aumentar a sua visibilidade. Vamos lá?

O que é a SERP

A sigla SERP significa ou página de resultados do mecanismo de busca. Como o nome indica, é onde estão listados os conteúdos que o Google mostra aos usuários quando ele faz uma pesquisa.

Quando um usuário inclui o termo de busca na caixa de pesquisa e clica, o Google gera as informações e links relacionados à palavra-chave pesquisada.

Os dados surgem na SERP e várias páginas aparecem com uma variedade de resultados. Isso inclui links pagos, orgânicos, snippets, imagens, vídeos e mais, todos relacionados à consulta que o usuário digitou.

Cada SERP é única, mesmo para consultas de pesquisa que parecem ser semelhantes. O Google personaliza a experiência do usuário mostrando diferentes SERPs com base na localização, o histórico de pesquisa e outros fatores.
Assim, as SERPs para a mesma consulta de pesquisa podem ser diferentes de usuário para usuário.

Naturalmente, as primeiras posições do ranking são objetos de desejo das empresas, já que representam mais oportunidade de trazer resultados.

Segundo estudos “Google Organic Click Through Study”, o primeiro lugar na SERP ganha em média 21% dos cliques, o segundo 10% e o terceiro 7%. A diferença de resultados entre as primeiras posições e as demais é gigante.

Importância da SERP para o sucesso do seu site - queen seo marketing

Importância da SERP para o sucesso do seu site

Segundo pesquisa da SemRush, o buscador do Google segue sendo o buscador mais utilizado, liderando em países como Índia, Reino Unido, Alemanha, Estados Unidos, Coreia do Sul e Brasil.

Em junho de 2021, o Google tinha 87,76% da participação das pesquisas. Então, estar na primeira posição da SERP do Google significa colocar o site da sua empresa na rua mais movimentada e desejada do país.

Mais pessoas poderão ver as soluções oferecidas por sua empresa – e a probabilidade de fechar mais negócios cresce.
Confira mais benefícios:

1. Visibilidade e tráfego

Os primeiros resultados nas SERPs recebem a maioria dos cliques. Isso significa que, se o seu site estiver no topo da SERP, você terá uma maior visibilidade e mais tráfego.

2. Credibilidade

Os usuários tendem a confiar mais nos sites que aparecem no topo da SERP. Se o seu site está entre os primeiros resultados, isso pode gerar credibilidade, autoridade e mais espaço como referência no mercado.

3. Competição

Seus concorrentes também estão lutando para chegar ao topo da SERP. Se você não está otimizando o seu site para subir no ranking, está perdendo a chance de ganhar vantagem competitiva.

4. Oportunidades para negócios

Uma classificação alta nas SERPs pode levar a mais oportunidades de negócios. Por exemplo, se o seu site aparecer na SERP para uma palavra-chave, você poderá atrair visitantes que estão interessados nessas soluções e fechar negócios.

5. SEO é econômico

Ao contrário da publicidade paga, o SEO é uma estratégia de longo prazo. Uma vez que você tenha uma classificação alta na SERP, poderá atrair tráfego sem pagar por cada visita, equilibrando assim os custos dos canais de atração.

Se você quer se aprofundar no assunto, entenda como colocar a sua empresa em primeiro lugar no Google!

Qual a influência da SERP na estratégia SEO?

O SEO (Search Engine Optimization) reúne técnicas para otimização do seu site nos motores de busca. O objetivo principal de qualquer estratégia de SEO é obter um bom posicionamento na SERP.

Quando um usuário faz uma pesquisa, o Google usa um algoritmo complexo para determinar quais sites devem ficar bem posicionados na SERP. Os critérios usados pelo Google são analisados e seguidos por especialistas de SEO.

A influência do SERP na estratégia de SEO (Search Engine Optimization) é profunda e abrangente. Entenda mais:

1. Classificação e visibilidade

A principal meta de uma estratégia de SEO é obter uma classificação elevada na SERP. Quanto mais alto o site aparecer na SERP, maior visibilidade site, tráfego e, potencialmente, as conversões e vendas.

2. Concorrência

A SERP é um verdadeiro campo de batalha onde sites competem para aparecer. Então, você precisa garantir que sua estratégia de SEO seja eficiente para gerar boa classificação.

3. Algoritmos

O Google usa algoritmos complexos para determinar quais páginas são exibidas em sua SERP e em que ordem. Esses algoritmos levam em consideração diversos fatores desde experiência do usuário à qualidade de conteúdos.

4. Análise de desempenho

A SERP fornece dados valiosos para avaliar o desempenho da sua estratégia de SEO. Por exemplo, você pode monitorar a sua classificação na SERP para determinadas palavras-chave, verificando se a sua estratégia de SEO está funcionando.

Para ter sucesso em um plano de SEO, é essencial entender como a SERP funciona e como você pode otimizar o seu site para aparecer nela.

Quais são as diferentes features do SERP?

A Search Engine Results Page (SERP) não é apenas uma lista simples de links.

Há também diferentes tipos de resultados que podem aparecer, sejam orgânicos ou pagos. A SERP também pode conter elementos que ficam destacados e informações que o Google separa para responder ao usuário.

Finalmente, SERP features são os elementos personalizados para os diferentes resultados trazidos pelo Google. As features fornecem informações úteis e geram uma experiência mais interativa para o usuário. Confira alguns formatos desses elementos:

Resultados orgânicos

Os resultados orgânicos são os listados naturalmente, já que o Google os considera mais relevantes para o usuário com base em seus critérios (palavras-chave, site otimizado, conteúdos e mais). O posicionamento é determinado pelo algoritmo do Google.

Anúncios do Google Ads

Empresas podem pagar para que o link apareça na SERP como anúncio relacionado a determinada palavra-chave. Os links patrocinados são sinalizados para que exista transparência com os usuários.

Rich Snippets

Rich Snippets possuem informações adicionais além do título, URL e descrição. Isso pode incluir estrelas de avaliação, preços, imagens e mais. Eles chamam a atenção e fornecem mais informações.

Perguntas e respostas

Esta é uma seção na SERP que mostra perguntas relacionadas à consulta de pesquisa original do usuário. Clicar em uma pergunta expandirá uma resposta que o Google acredita ser útil.

Imagens ou vídeos

A SERP pode incluir um carrossel de imagens ou vídeos na parte superior da página, sempre relacionados ao que o usuário pediu. Isso é comum para consultas de pesquisa que pedem conteúdo visual.

Local

Para consultas de pesquisa que buscam um local, como restaurantes, universidades e outros estabelecimentos, a SERP incluirá um mapa destacando as localizações relevantes. Além disso também oferece uma lista de empresas, avaliações, horários de funcionamento e mais.

Resultados de compras

Para pesquisas relacionadas a produtos, o Google pode exibir uma seleção de produtos que os usuários podem comprar diretamente dos resultados, com informações como preços, site e título.

Melhores estratégias para alcançar a SERP - queen seo marketing

Melhores estratégias para alcançar a SERP

Como você viu, a SERP tem uma influência significativa na estratégia de SEO. Então, é importante contar com técnicas que vão te ajudar a aumentar o tráfego, aparecer na SERP e ganhar visibilidade.

Aqui estão algumas práticas:

Pesquisa de palavras-chave relevantes

É essencial contar com uma estratégia de escolha de palavras-chave nos conteúdos do site. Então, faça a escolha das palavras-chave relevantes para o conteúdo e segundo as intenções de busca dos usuários.

Conteúdos que apresentam conceitos e palavras-chave devem apresentá-los no início, nos títulos, legendas, descrições e mais. Para aparecer em snippets de conhecimento e nos resultados tradicionais da SERP, isso é muito relevante.

Pense na escaneabilidade, organize os conteúdos em tópicos e construa uma boa experiência para o usuário.

Criação de conteúdo de qualidade

EEAT é a sigla para Experience, Expertise, Authoritativeness e Trustworthiness, que se traduz em português como Experiência, Especialização, Autoridade e Confiança. É um conjunto de fatores que o Google usa para avaliar conteúdos. Confira abaixo o que representam:

  • Experiência: priorização de conteúdos que foram desenvolvidos por pessoas com experiência naquele tema.
  • Especialização: o nível de conhecimento ou habilidade que o criador do conteúdo tem sobre o tema.
  • Autoridade: a credibilidade e reconhecimento do criador do conteúdo ou do site.
  • Confiança: a confiabilidade e transparência do site e do criador do conteúdo.

O conceito de EEAT é crucial para o SEO, pois o Google usa esses fatores para avaliar a qualidade dos seus conteúdos. O conteúdo de alta qualidade é mais provável de ser classificado no topo da SERP.

Estruturação do conteúdo com cabeçalhos e marcadores

Estruturar o conteúdo de forma correta é crucial para o SEO. O uso de cabeçalhos e marcadores ajuda a organizar o conteúdo e facilita a leitura para os usuários e para o algoritmo. Esse é também um critério para melhorar a visibilidade do seu site na SERP.

São exemplos de diretrizes para estruturar o conteúdo:

  • Cabeçalhos (H1, H2, H3, etc.), usados para estruturar o conteúdo da página em seções. O título do seu conteúdo deve ser o H1, que é o mais importante. Depois disso, use cabeçalhos H2 e H3 para títulos secundários e terciários.
  • Marcadores são ótimos para listar itens ou etapas. Eles tornam o conteúdo mais fácil de ler e seguir. Use tabelas para dados, apresentando informações com organização.

Uso de meta tags relevantes

As meta tags ajudam os mecanismos de pesquisa a entenderem o conteúdo da sua página, ajudando também a melhorar a sua classificação na SERP. Elas fornecem informações sobre a página o Google e também para os visitantes.

Confira exemplos de algumas das meta tags mais comuns e importantes:

  • Meta Title Tag ou tag do título, a linha que fica no topo da janela do navegador e como o título do resultado da pesquisa no Google.
  • Meta Description Tag, um resumo geralmente de até 155 caracteres que descreve o conteúdo da página.
  • Meta Robots Tag, que indica como o buscador deve interagir com a sua página.

Otimização de imagens e vídeos

As imagens e os vídeos podem aparecer na SERP e mudam a experiência do usuário na página. Por isso, ele também devem ser otimizados.

Assim, nomeie seus arquivos de imagens e vídeos de forma simples. Ao invés de um nome de arquivo como “IMG1234.jpg”, use um nome que de fato descreva o que está na imagem, ajudando o Google a entender o conteúdo e gerando acessibilidade.

Use tags alt text para explicar o que uma imagem representa e certifique-se de que suas tags alt sejam descritivas e relevantes.

Também é importante reduzir o tamanho do arquivo da imagem ou vídeo para evitar que atrapalhem a velocidade do site.

Melhoria da velocidade de carregamento do site

Criar um site otimizado incentiva cliques e engajamento, além de ser fundamental para o sucesso de empresas. Principalmente, quando se trata daquelas que trabalham com tecnologia e devem transmitir autoridade no tema.

Além disso, a velocidade de carregamento do site é um fator de classificação na SERP. Os sites que carregam mais rapidamente proporcionam uma melhor experiência. Então, aqui estão algumas dicas:

  • Otimizar imagens: Se preciso, use ferramentas de compressão de imagem para reduzir o tamanho do arquivo sem perder a qualidade.
  • Minimizar o uso de JavaScript e CSS: Certos processos podem tornar o seu site mais lento. Certifique-se de minimizar e compactar seus arquivos JS e CSS.
  • Usar o cache do navegador: Armazenar arquivos em cache pode ajudar a melhorar a velocidade de carregamento.
    Reduzir redirecionamentos: Cada redirecionamento gera mais espera para o usuário.

Entenda mais sobre código html e boas práticas para otimizar o seu site!

Notes novo 01 - queen seo marketing

Impacto da SERP no tráfego e visibilidade do site

Como você viu, a SERP tem um grande impacto no tráfego e na visibilidade do seu site. Entao, não esqueça:

  • Há aumento ou diminuição de tráfego com base na posição na SERP;
  • É preciso manter-se atualizado com as mudanças da SERP.

Conte com a ajuda de especialistas para alcançar mais páginas na SERP. Você precisa ter um time de especialistas ao seu lado para não ficar para trás em meio a tantos conceitos e alterações.

Para alcançar as melhores posições e ganhar visibilidade no mercado, conheça as soluções de SEO capazes de potencializar resultados!

Aqui na Queen temos toda a expertise necessária para fazer com que a sua empresa alcance a SERP, conquistando mais usuários e vendas a partir do seu canal orgânico. Converse com nossos especialistas e entenda como podemos tornar o trafégo orgânico o principal canal de vendas do seu negócio.

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Victor Pinheiro

Victor Pinheiro é o atual CEO da Queen, além de ser um administrador de empresas e consultor do mercado de SaaS com ampla experiência em projetos de SEO para Startups e empresas de tecnologia. Com mais de 7 anos de atuação, Victor é um especialista em SEO, Inbound Marketing e Marketing Digital. Entregando soluções estratégicas para impulsionar o crescimento dos negócios no Google. Seu conhecimento e expertise no segmento B2B são fundamentais para potencializar a visibilidade das empresas, garantindo que elas se destaquem nos motores de busca e conquistem seus mercados.

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