• Autor: Victor Pinheiro
  • 8 Minutos de leitura
  • 23 de fevereiro de 2024

Conteúdo criado por humano

Descubra como a IA Generativa contribui para a estratégia SEO

A Inteligência Artificial Generativa – ou IA Generativa – tem se mostrado uma grande aliada quando o assunto é marketing digital.

O SEO é uma das áreas que já sente o impacto da IA Generativa. Isso não significa que ela está substituindo os profissionais de SEO (Search Engine Optimization), mas trazendo novas ferramentas, desafios e grandes potenciais para estratégias inovadoras.

Além do mais, ela também se mostra como uma ferramenta importante que influencia diretamente no aumento da produtividade e no refinamento de estratégias.

Porém, é importante entender como funciona a IA Generativa, quais as suas vantagens de uso e, sobretudo, como ela pode ser utilizada para somar na sua estratégia de SEO. Boa leitura!

O que é IA Generativa e como ela funciona?

A IA Generativa é um ramo da inteligência artificial que usa redes neurais para criar representações de dados, podendo gerar músicas, imagens, vídeos, textos e mais.

Ela funciona através do aprendizado profundo ou deep learning. Isso envolve o treinamento de uma rede neural sobre um conjunto de dados até que ela possa gerar novas informações e aprender padrões complexos.

O treinamento costuma envolver o uso de duas redes neurais: uma rede geradora e uma discriminadora. A rede geradora tenta criar novos dados, enquanto a rede discriminadora tenta distinguir entre dados gerados e reais.

Por exemplo, é possível treinar uma IA Generativa em várias fotos de gatos, para que ela mesma possa gerar uma imagem de um gato que nunca existiu.

Assim, por sua capacidade de aprender, ela se distingue da IA tradicional, mais antiga, programada para demandas específicas.

Qual o impacto da IA no SEO

Você deve ter percebido que a IA Generativa tem grande potencial, podendo ajudar no desenvolvimento de soluções. Por isso, ela pode transformar a criação de conteúdo, trazer modificações no uso do SEO, nas estratégias de marketing e na captação de leads.

O termo Search Engine Optimization (SEO) é o conjunto de práticas que devem ser usadas para que a sua empresa consiga um melhor posicionamento nos resultados de busca no Google e em outros buscadores.

Porém, com a incorporação da IA Generativa nos mecanismos de busca, o objetivo do SEO pode ser outro em breve. Como, por exemplo, ter como principal estratégia conteúdos de destaque no modelo SGE.

O Search Generative Experience, ou modelo SGE, é a ferramenta de IA do Google, com estilo conversacional para pesquisas, um passo transformador e inovador na internet.

O objetivo do SGE é facilitar pesquisas usando o conteúdo presente nos sites para apresentar respostas mais rápidas. Com a IA como uma tendência, a criação de conteúdo terá que ser de altíssimo nível.

Mas lembre-se que a IA ainda precisa de controle e manutenção humana, não podendo, por enquanto, substituir os trabalhos de um profissional de SEO. Ainda é preciso checar dados entregues pela IA, além de otimizar e desenvolver o seu conteúdo.

Principais plataformas de IA - queen seo marketing

Principais plataformas de IA

Afinal, os impactos da IA Generativa para as suas estratégias de marketing podem ser grandes. Então, é importante conhecer algumas plataformas de IA que já estão sendo usadas nessa jornada:

Gemini

O Gemini foi desenvolvido pelo Google. A plataforma de Inteligência Artificial Generativa foi criada para entregar informações, responder a perguntas complexas e fornecer dados. O Gemini é usado pelo Google para melhorar a experiência do usuário.

Chat GPT

O ChatGPT é um modelo de linguagem conversacional e generativo da OpenAI. Assim como o Bard, ele simula a conversa humana, podendo gerar respostas e entregar informações a partir de comandos.

Copilot

O Copilot é a plataforma de Inteligência Artificial fornecida pelo motor de busca Bing, da Microsoft. O sistema também capaz de entender e responder às perguntas complexas do usuário utilizando o aprendizado de máquina.

Google Cloud

Finalmente, o Google Cloud AI é uma suíte de serviços de Inteligência Artificial (IA) do Google que permite que as empresas implementem soluções de aprendizado de máquina e IA em várias tarefas, sem precisar ter uma grande expertise na tecnologia.

Isso inclui desde treinar modelos de aprendizado de máquina personalizados até obter análise de vídeos, transcrições, criação de chatbots, dentre outros.

Cada uma dessas poderosas plataformas pode contribuir e otimizar suas estratégias de marketing, incluindo o SEO.

Impacto da IA generativa nos mecanismos de busca - queen seo marketing

Impacto da IA generativa nos mecanismos de busca

É preciso adaptar as estratégias de marketing de acordo com o Google e como ele pretende incorporar a IA ao mecanismo de busca.

As pesquisas tendem a ser, no futuro, cada vez mais personalizadas, com conteúdo aprofundado. Dessa forma, o Google irá usar a Inteligência Artificial Generativa na SGE para otimizar a experiência do usuário.

Enquanto a IA Conversacional tende a destrinchar as informações trocadas durante as pesquisas e interações, o uso da IA Generativa ajuda a garantir uma visão mais completa e detalhada dos resultados.

Exemplo: se o cliente quer adquirir planos de softwares para gestão de projetos, pode pedir à IA Generativa especificamente planos com valores X e das empresas que desejar.

Assim, decisões de compra que antes eram complexas podem ficar mais rápidas e fáceis, basta adicionar os detalhes desejados e esperar a IA Generativa agir.

Entenda melhor como você pode usar a Inteligência Artificial ao seu favor:

Monitoramento de erros técnicos

Com a ajuda da IA, monitore com agilidade o desempenho do site, analisando o SEO técnico e identificando problemas que possam afetar a posição do seu site no Google.

Entenda como colocar a sua empresa em primeiro lugar no Google!

Ideias de palavras-chave

Aproveite a IA Generativa para analisar volumes de dados de palavras-chave e identificar oportunidades de segmentação. A IA pode entregar sugestões valiosas para a sua estratégia de marketing e de SEO.

Insights para melhoria no tráfego e estratégia

Analise, com a IA Generativa, os dados de tráfego do site. Assim, é possível identificar padrões para melhorar o desempenho e construir melhores estratégias de SEO. A IA pode entregar sugestões para melhorar o conteúdo, sua estrutura e mais.

Ideias para criação de Pillar Pages e Top Clusters

A IA Generativa pode identificar os tópicos mais relevantes para te ajudar em um planejamento de SEO. Assim, você pode criar clusters relacionados, ganhar mais relevância no conteúdo e trabalhar uma melhor posição nos resultados do Google.

Velocidade na produção de conteúdos x qualidade

Explore a IA Generativa para a criação de conteúdos: títulos, descrições e artigos, por exemplo. Sempre revise e faça as alterações necessárias, mantendo a boa qualidade enquanto economiza tempo.

Geração de dados jornalísticos para conteúdos SEO

Você pode usar a IA Generativa para gerar dados jornalísticos e aproveitá-los em seu conteúdo de SEO, como estatísticas, pesquisas, citações de especialistas e mais.

O que esperar do SGE - Search Generative Experience - queen seo marketing

O que esperar do SGE – Search Generative Experience

Como você viu, aplicar a IA Generativa de forma cuidadosa e criteriosa é essencial. Cada IA Generativa é treinada segundo dados específicos.

Portanto, é sempre bom checar os dados, ter cuidado ao inserir prompts imparciais, para não influenciar na resposta da IA e ficar permanentemente atento ao que o Google entrega como atualização.

O Search Generative Experience está em fase de testes, podendo mudar, no futuro, a forma como a pesquisa acontece e os clientes se comportam no buscador.

Não se preocupe, o Google continuará privilegiando tudo o que você já aprendeu sobre experiência do usuário. Mas, no SGE abre novas possibilidades do seu negócio alcançar visibilidade e resultados de busca mais refinados e focados no seu usuário.

Além disso, na Search Generative Experience, os anúncios continuarão a ser exibidos em locais específicos, podendo listar soluções com características específicas e apresentar avaliações de outros clientes.

Segundo o próprio relatório oficial do Google sobre SGE, a nova funcionalidade de busca permite fazer perguntas mais complexas, completas e descritivas, obtendo resultados mais ágeis e relevantes.

Será possível escrever rascunhos, gerar imagens e chegar ao tópico-chave com mais rapidez, diretamente pelo Google. Por fim, o usuário pode progredir nas pesquisas, solicitando acompanhamento ou próximos passos.

E se você deseja se preparar para essas mudanças nos mecanismos de busca, conte com a Queen. Nosso time de especialistas está alinhado com as estratégias e exigências do Google, com o objetivo de fazer o seu negócio conquistar o mercado de forma orgânica.

Através do SEO, é possível tornar o seu site, o principal canal de vendas da sua empresa. Para entender melhor como tornar isso realidade, clique na imagem abaixo e fale com nossos consultores.

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Victor Pinheiro

Victor Pinheiro é o atual CEO da Queen, além de ser um administrador de empresas e consultor do mercado de SaaS com ampla experiência em projetos de SEO para Startups e empresas de tecnologia. Com mais de 7 anos de atuação, Victor é um especialista em SEO, Inbound Marketing e Marketing Digital. Entregando soluções estratégicas para impulsionar o crescimento dos negócios no Google. Seu conhecimento e expertise no segmento B2B são fundamentais para potencializar a visibilidade das empresas, garantindo que elas se destaquem nos motores de busca e conquistem seus mercados.

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