- Autor: Victor Pinheiro
- 9 Minutos de leitura
- 26 de janeiro de 2024
Conteúdo criado por humano
SGE do Google e sua influência para otimizar o SEO
O SGE do Google, também chamado de Search Generative Experience, promete revolucionar a forma como os usuários fazem buscas na internet – e pode afetar também os resultados de SEO da sua empresa.
As inteligências artificiais estão surgindo, inovando e facilitando tarefas diárias. Por isso, o Google lançou recentemente o SGE, no intuito de incorporar os benefícios da IA nas suas buscas.
Mas, afinal, como essa novidade pode influenciar a forma com a qual a sua empresa deve otimizar a estratégia de SEO?
Não se preocupe: tire as suas dúvidas neste conteúdo. Entenda mais sobre o SGE do Google, o seu funcionamento, os possíveis impactos no mecanismo de busca e no seu planejamento de SEO.
O que é o SGE do Google
O SGE do Google é a sigla para Search Generative Experience ou “Experiência Generativa de Pesquisa”, termo que resume a união entre a IA generativa com o mecanismo do buscador.
É uma nova abordagem, na qual a interface de pesquisa passa ter respostas geradas e/ou filtradas por inteligência artificial.
Com o modelo SGE, as pesquisas serão facilitadas, já mostrando o conteúdo dos sites a partir de respostas rápidas. Isso acaba diminuindo o esforço que o usuário precisa fazer para encontrar a informação que deseja.
Os algoritmos do Google passam a incorporar contextos e intenções por trás da pesquisa, além da palavra-chave. Cada vez mais, as intenções de busca devem dominar a sua estratégia.
Quais os impactos da IA nos mecanismos de busca
Mas como a IA e SGE funcionam juntas? Quais os impactos da inteligência artificial nas buscas?
É importante saber que, primeiramente, os impactos poderão ser muitos – e vários ainda não podem ser medidos. Para já, algumas mudanças podem fazer grande diferença na sua estratégia de SEO e captação de leads:
- Maior personalização das buscas;
- Diminuição dos anúncios;
- Aprofundamento do conteúdo para ganhar posições na SERP;
- Detalhamento de informações pelo modo conversacional;
- Rapidez e facilidade para o usuário, dentre outros.
Os conteúdos passam a ser destacados e as fontes mostradas logo na página de pesquisa. Assim, apenas os conteúdos de alta qualidade ganham destaque nos resultados.
Como funciona o SGE do Google
A IA generativa ou Inteligência Artificial Generativa é um subcampo da inteligência artificial que usa algoritmos para produzir conteúdos originais e de qualidade. Para isso, a IA generativa emprega técnicas como aprendizado de máquina e redes neurais.
Esses algoritmos ou modelos podem criar conteúdo em vários formatos, como textos, vídeos, imagens e até códigos para programação.
Os grandes modelos de linguagem (LLMs) da IA generativa são treinados em uma volumosa quantidade de dados. Existem diferentes modelos para diversas tecnologias, como o LLM denominado GPT-4 do ChatGPT.
No caso do Google, o LLM é chamado de Pathways Language Model 2 ou PaLM 2.
Essas tecnologias permitem que o SGE do Google entenda o que o usuário deseja, processe conteúdos e produza respostas. Assim, serão destacadas informações de forma a entregar a melhor experiência.
Depois, a SGE também permite acompanhar o progresso da pesquisa.
Por exemplo: se você buscar por serviços de SEO, a SGE pode solicitar respostas para perguntas relacionadas, como “quais empresas prestam consultoria de SEO?”.
Ao clicar em uma dessas sugestões de acompanhamento, você terá dados adicionais ao tema de forma ágil e fácil.
SGE e a melhora na experiência do usuário
A experiência de busca alimentada por IA generativa promete otimizar a experiência do usuário, tornando a jornada mais rápida, humanizada e interessante.
A interface é facilitada e intuitiva, fornecendo imediatamente os dados rápidos que o usuário busca, sempre baseando-se em contexto e intenção para entregar o melhor resultado possível.
Por causa da possibilidade de escolher o modelo conversacional, o SGE do Google também entrega humanização e mais interatividade. O usuário conversa com o Google como perguntaria uma dúvida a outra pessoa, por exemplo.
Como utilizar o SGE do Google
A aplicação do Search Generative Experience é praticamente geral. No futuro, é possível que quase todas as pesquisas feitas no Google tenham a opção de usar IA generativa.
Por enquanto, o Search Engine Experience está disponível no navegador Google Chrome pelo desktop e mobile (Android e iOS) através do aplicativo do Google. O SGE foi lançado inicialmente nos Estados Unidos, mas, em novembro, alcançou mais de 120 países em fase de teste.
A experimentação da SGE do Google está disponível através do Search Labs, mas, por enquanto, em número limitado de países. Acesse e clique em “Get Started” para tentar.
Por enquanto, entenda como adaptar a sua estratégia SEO para o SGE do Google:
Crie conteúdos mais aprofundados
Produza conteúdos cada vez mais completos, através de profissionais especialistas, de forma original, personalizada, aprofundada e otimizada.
Aproveite a tecnologia
Aproveite as ferramentas que podem te ajudar a criar conteúdos com maior eficiência. A IA, por enquanto, não deve criar textos de forma autônoma, mas pode refinar o seu conteúdo ou reavaliar o que foi produzido.
Você pode utilizar a inteligência artificial no marketing digital para trazer resultados positivos a sua estratégia. Entenda como!
Use SEO para SGE
O SGE pode ajudar a gerar mais autoridade para o seu site e aumentar o tráfego orgânico.
Afinal, com respostas tão detalhadas logo na interface, pode ser que os usuários prefiram o seu conteúdo a outros.
Além disso, como se trata de respostas à perguntas direcionadas, os usuários que entrarem estarão mais bem informados e prontos para uma conversão.
Use palavras-chave de cauda longa
A SGE incentiva os usuários a pesquisas detalhadas e mais profundas. Por isso, otimize o seu conteúdo para palavras-chave de cauda longa.
Foque na intenção do usuário
Use fontes confiáveis, opiniões de especialistas e informações precisas, sempre baseado no motivo da pesquisa. São exemplos de tipos de intenções de busca:
- Intenção de navegação: os usuários procuram uma página em particular;
- Intenção informativa: os usuários desejam aprender;
- Intenção comercial: são feitas pesquisas antes da decisão de compra;
- Intenção transacional: os usuários desejam concluir uma ação, como a compra;
Use a linguagem natural
Na SGE, você pode falar com o seu público, sem uma linguagem tão formal. Esse método, na realidade, já é recomendado para ajudar a pesquisa por voz.
Implemente dados estruturados
Os dados estruturados, marcadores de dados estruturados ou rich snippets, são um padrão de código para ajudar o Google a compreender o seu conteúdo. Isso fornece informações adicionais que poderão impulsionar o desempenho do seu SEO.
Saiba como otimizar a sua plataforma a partir da inteligência artificial para sites!
Principais diferenças entre SGE do Google e outras inteligências artificiais: ChatGPT, Bing, Bard
Agora que você conhece a nova proposta da Google, a Search Generative Experience (SGE), é importante saber como ela funciona em comparação com outras IAs já famosas:
ChatGPT da OpenAI
O ChatGPT é um famoso modelo de AI capaz de gerar respostas realistas a perguntas e prompts. No entanto, ele é bem mais limitado do que o SGE, já que não foi projetado para acessar informações ou busca na web.
Bing da Microsoft
O Bing é um motor de busca que usa IA para fornecer resultados. Embora semelhante ao SGE, a tecnologia do Bing não foi projetada para aprendizado e adaptação com autonomia.
O SGE do Google também se destaca por permitir uma maior personalização da experiência do usuário, algo que o Bing ainda está otimizando.
Bard do Google
O Bard é um sistema de IA do próprio Google. Ele é capaz de produzir respostas de alta qualidade, mas requer treinamento e ajustes, diferentemente do SGE, que demonstra certa autonomia.
Os sistemas de IA têm diferentes vantagens, mas a SGE do Google promete revolucionar o formato de pesquisa. A tecnologia mostra adaptabilidade, profundidade, eficiência e capacidade de aprendizado. A SGE tem uma posição única no campo IA e busca na web.
Benefícios do SGE do Google
Usando algoritmos de aprendizado de máquina para gerar respostas precisas, a proposta do SGE é criar uma verdadeira experiência de pesquisa personalizada. Nesse formato, o nível de melhoria na experiência deve ir além, ganhando:
- Precisão: os resultados de pesquisa são mais precisos, entendendo até mesmo as consultas complexas e o que o usuário de fato deseja encontrar.
- Método conversacional: o usuário poderá realizar buscas conversacionais, fazer perguntas, fornecer contexto e obter respostas detalhadas.
- Diversos formatos de mídias: o SGE pode incluir diversos tipos de mídia (vídeos, imagens, textos, etc.) para oferecer uma experiência de busca otimizada.
- Resultados aprofundados: a experiência de busca baseada em intenção e contexto ficará mais natural, interativa, humanizada, aprofundada e rápida.
São muitas novidades, certo? Não se preocupe, você precisa apenas garantir bons especialistas ao seu lado para não ficar para trás.
Para trazer mais autoridade e alcançar os melhores resultados no Google, conheça as nossas soluções de SEO!
Somos uma consultoria especializada em aumentar o tráfego orgânico de empresas a partir de uma estratégia SEO sólida e por dentro das novidades e atualizações do Google. Se preferir, clique na imagem abaixo e converse com nossos especialistas para entender como trazer esses resultados para a sua página.