• Autor: Victor Pinheiro
  • 7 Minutos de leitura
  • 21 de dezembro de 2023

Conteúdo criado por humano

Como o SEO first pode impulsionar seu negócio online

A implementação de uma cultura de SEO-first pode não parecer uma tarefa fácil, mas é necessária. Ela coloca o SEO (otimização para mecanismos de busca) no centro da estratégia, ajudando empresas a alcançarem ótimos resultados.

Para conseguir mais chances de se destacar no mercado através do tráfego orgânico, saiba mais sobre SEO-first, entenda o conceito, sua importância e a forma de implementação. Vamos lá!

O que é SEO First?

A cultura SEO-first ou a SEO First Strategy enxerga o SEO como estratégia de marketing base para uma empresa. Ela privilegia as experiências do usuário em cada interação com a marca no digital, de forma que o SEO não é apenas uma estratégia complementar, mas permanente.

A abordagem SEO-first se baseia no SEO como fundamental para a estratégia de marketing, que deve estar no centro do desenvolvimento do site e dos seus conteúdos, levando a um melhor posicionamento nos resultados do Google, mais tráfego orgânico e vendas.

Por que SEO First é importante para os resultados da empresa no digital - quuen seo marketing

Por que SEO First é importante para os resultados da empresa no digital?

Na cultura SEO-first, todos devem pensar na otimização: conteúdo, mídias sociais, copywriting, e-mail marketing, relações públicas e mais. Deve haver alinhamento entre o SEO e o desenvolvimento das soluções para que elas pensem nas necessidades do público-alvo.

As áreas de vendas devem ajudar as equipes de conteúdo a entender objeções, críticas, necessidades e dúvidas frequentes dos clientes, como problemas com o site ou para o pagamento online.

A área de design deve focar na experiência do usuário, com boa navegação, funcionalidade, velocidade, responsividade e estética.

Com todas essas funções e muitas outras, a estratégia de SEO-first gera otimização de todo o marketing digital e até de outros departamentos da empresa, como por exemplo, a área de produto. Cada área passa a ter um entendimento de como afeta a presença online, passando a colaborar para atingir objetivos.

O sucesso com SEO-first ajuda a garantir que o seu site seja encontrado por potenciais clientes, gerando melhor posicionamento nos resultados de pesquisa, o que pode levar a mais tráfego, leads, vendas e, claro, lucro.

Como implementar SEO First

Se você pensa em entrar no mundo de SEO First Strategy, saiba que precisará de planejamento e esforço contínuo. Confira alguns passos:

Defina objetivos

Para a correta implementação de SEO, você precisa saber os seus objetivos, como aumentar o tráfego orgânico, aumentar a visibilidade da empresa, reduzir o custo de aquisição de clientes ou outras metas. Assim, a criação da estratégia vai seguir as necessidades encontradas.

Integre departamentos

Para implementar o SEO-first com sucesso, integre os departamentos relevantes da empresa, garantindo que todos estejam trabalhando em direção aos mesmos objetivos de SEO. Afinal, o SEO deve ser considerado em todas as etapas do marketing, das vendas e do atendimento.

De preferência, crie uma equipe com representantes de todos os departamentos relevantes (marketing, desenvolvimento web, design e conteúdo, por exemplo), com comunicação regular, bom alinhamento e colaboração.

Capacite os seus colaboradores

O treinamento é fundamental. Todos na empresa devem entender a importância do SEO e as suas premissas. Então, invista no treinamento da equipe, garantindo que todos saibam os princípios do SEO e as metas da empresa no marketing digital.

Faça o monitoramento constante

As práticas de SEO devem ser avaliadas e ajustadas periodicamente, analisando métricas e indicadores de desempenho com ferramentas para revisão dos KPIs. Sempre que necessário, parta para a adaptação das estratégias.

Estimule a cultura SEO-first

Estimule a cultura SEO-first para que a empresa tenha a participação de todos. A comunicação sobre os objetivos do SEO deve ser clara, com recompensas e incentivos para encorajar a equipe. Invista em transparência para alinhar o time segundo as melhores práticas de SEO.

Siga as premissas da estratégia de SEO

Já que você viu que é essencial indicar ao time as melhores práticas de SEO, lembre-se que, claro, é preciso segui-las. Com conteúdos de alta qualidade, boa pesquisa de palavras-chave, sites bem estruturados, velozes e responsivos, sempre seguindo os critérios do Google.

Melhores práticas em SEO First

As melhores práticas de SEO-first ajudam a garantir que o seu site seja otimizado para o Google e que atenda às necessidades do seu público-alvo.

Para isso, como você viu, é preciso integrar os departamentos empresariais, cuidando para que setores como marketing, produtos, design, programação, vendas, atendimento e suporte estejam alinhados segundo as premissas de SEO e os dados obtidos.

Você precisa fazer uma pesquisa de palavras-chave para identificar os termos que as pessoas usam para pesquisar soluções semelhantes às suas. Use essas palavras-chave como foco da sua estratégia de SEO.

Otimize títulos, meta descrições e tags de cabeçalho com as palavras-chave relevantes, incluindo os atributos alt em imagens.

Crie um conteúdo de alta qualidade, relevante, bem escrito, organizado, informativo, confiável, escaneável e útil para o seu público-alvo. Garanta a legibilidade e evite conteúdos duplicados.

Priorize a experiência do usuário: o seu site deve ser responsivo, veloz, com boa navegabilidade, arquitetura lógica e fácil de navegar. Utilize uma estrutura de URL amigável tanto para humanos quanto para motores de busca.

Construa links de alta qualidade, citando e sendo citado por sites relevantes e de alta autoridade. Sempre monitore os resultados para ajustar a sua estratégia segundo for necessário.

Você também pode usar a Inteligência Artificial para otimizar o seu site!

notes 2 - Estratégias de conteúdo para se destacar no Google - queen seo marketing

Como SEO First pode melhorar a visibilidade online do seu negócio?

A importância do SEO-first está na sua capacidade de melhorar a visibilidade online do seu negócio ao impulsionar o posicionamento no Google. Assim, você aumenta as chances de surgir para o lead que procura as palavras-chave da sua solução.

Mais pessoas poderão encontrar o seu site e os seus produtos ou serviços, a sua plataforma terá mais tráfego orgânico, mais visitas e, provavelmente, mais vendas.

O SEO-first também pode melhorar a experiência do usuário no seu site, já que se concentra em otimizar a página para que seja fácil de navegar e agradável. A metodologia é essencial para alcançar as metas de marketing digital da sua empresa.

Que ferramentas podem auxiliar na implementação de SEO First?

Não se preocupe, várias ferramentas podem te ajudar na jornada com o SEO-first.

  • Ferramentas de pesquisa de palavras-chave, para identificar os termos relevantes para o seu público-alvo e para as suas soluções. Conheça o Google Keyword Planner!
  • Ferramentas de análise de SEO, para rastrear o desempenho do seu site, identificar problemas e monitorar a sua estratégia. Conheça o Google Search Console!
  • Ferramentas de auditoria, para identificar problemas técnicos de SEO que podem prejudicar o desempenho do seu site. Conheça a Ahrefs!
  • Ferramentas de construção de links, para construir links de alta qualidade para o seu site. Conheça o LinkBuilder!

A escolha das ferramentas certas dependerá das suas necessidades, mas não pode faltar uma consultoria especializada para ajudar a sua empresa a crescer. Afinal, quando se trata de SEO-first, você precisa de uma equipe capacitada. Estamos com você nessa jornada! Conheça as nossas soluções e potencialize os seus resultados.

fale conosco - queen seo marketing

Victor Pinheiro

Victor Pinheiro é o atual CEO da Queen, além de ser um administrador de empresas e consultor do mercado de SaaS com ampla experiência em projetos de SEO para Startups e empresas de tecnologia. Com mais de 7 anos de atuação, Victor é um especialista em SEO, Inbound Marketing e Marketing Digital. Entregando soluções estratégicas para impulsionar o crescimento dos negócios no Google. Seu conhecimento e expertise no segmento B2B são fundamentais para potencializar a visibilidade das empresas, garantindo que elas se destaquem nos motores de busca e conquistem seus mercados.

Conteúdos recentes

TÓPICOS DESTE ARTIGO