• Autor: Victor Pinheiro
  • 9 Minutos de leitura
  • 2 de dezembro de 2021

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7 melhores técnicas de seo para sites

A utilização de técnicas de seo para sites é essencial para o crescimento orgânico de empresas no digital.

Assim como todo site, a sua empresa também precisa de estratégias de SEO para que seja indexado pelas principais ferramentas de pesquisa e busca na web, assim como alcançar os primeiros resultados neles. 

E algumas técnicas de SEO para site vão além de inserir a sua palavra-chave no texto. É o caso das boas práticas em UX/UI, assim como a responsividade para dispositivos móveis. Tudo isso influencia diretamente no SEO da sua página.

Confira neste artigo o que é otimização de sites na prática e as 7 melhores técnicas de SEO para você saber onde investir assertivamente para gerar tráfego orgânico.

O são técnicas SEO e otimização de sites 

Na prática, a otimização de sites serve para melhorar pontos importantes para o Google, como a experiência do seu usuário através de parâmetros de Core Web Vitals. 

E para que sua página alcance as primeiras posições, é preciso investir em técnicas de SEO para sites como melhorar a experiência do usuário, os fatores On-Page e Off-Page, dentre outras. 

Afinal, estima-se que existam mais de 200 fatores de ranqueamento que o Google leva em conta na hora de apresentar os resultados de busca, e são eles que definem a posição que o seu site vai aparecer.

De forma ampla, a otimização de sites consiste em preparar o ambiente digital da sua empresa para receber seus visitantes e entregar a melhor experiência possível.

Resumindo, um projeto completo de SEO para sites engloba planejamento de palavras-chave, técnicas de SEO, produção de conteúdo e desenvolvimento web.

Por que é importante aplicar as técnicas de SEO e ter um site otimizado?

Já que estamos falando também de uma estratégia de marketing, vale ressaltar as tendências de comportamento dos consumidores. Cada vez mais o primeiro contato com serviços e produtos é 100% digital.

Através de buscas online e até mesmo descobertas nas redes sociais, potenciais clientes podem chegar até o seu site. E é justamente esse fluxo que chamamos de tráfego orgânico!

O crescimento da presença e relevância da sua marca no digital dependem da otimização do seu site, uma vez que sem isso, os seus conteúdos não aparecem no topo dos resultados de buscas.

Vale ressaltar que a maior parte dos usuários clicam nos 3 primeiros links do Google. Então ter um site otimizado é a única forma de ter a chance de alcançar essas posições.

O mais difícil é ter o site funcionando e atualizado, não apenas com relação ao planejamento de palavras-chave e produção de conteúdo, mas principalmente quando se trata de experiência do usuário, navegabilidade, design, responsividade e outras técnicas de SEO para sites mais voltadas ao desenvolvimento web.

Por diversos motivos, desde reputação da marca até aumento percentual nas taxas de conversão de leads é que a otimização de site é indispensável. 

Conheça as 7 melhores técnicas SEO para sites 

É possível tratar a otimização de site em vários níveis! A princípio, vale destacar que as principais ferramentas de busca como Google, Baidu, Yahoo e Bing possuem diversos critérios para ranquear os conteúdos disponíveis na internet.

Esses critérios têm por objetivo rastrear os melhores conteúdos, indexar os mais relevantes e elencar aqueles que oferecem a melhor experiência para o usuário.

Para não ficar de fora dessa lista, separamos para você as 7 melhores técnicas SEO para sites. Confira a seguir! 

1) Auditoria de SEO 

Ela é quem vai avaliar como o seu site está performando a nível visual e funcional, ou seja, se ele está seguindo as normas do Google com relação à arquitetura e conteúdo.

Além disso, esse processo é de extrema importância, pois ele consegue entender qual a experiência que o seu usuário está tendo e quais os pontos que precisam ser melhorados. 

A auditoria de SEO usa de conhecimentos em desenvolvimento Web para identificar pontos a melhorar com relação à indexação, navegabilidade, erros de funcionamento, dentre outros fatores que envolvem diretamente a experiência do seu usuário.

Em uma auditoria de SEO também avaliamos o quão otimizada está a sua página com relação ao planejamento de palavras-chave estratégico para o ranqueamento do seu negócio. Ou seja, uso de atributos alt, title e meta-description, conteúdos e backlinks, dentre outros. 

2) UX (Experiência do Usuário)

Durante muito tempo se ouviu falar do uso repetido de palavras-chave para conseguir ranquear no Google.

Porém, após algumas modificações e atualizações nos mecanismos de busca, hoje um dos principais pontos para conseguir alcançar o topo é investir na experiência do usuário, ou seja, em UX. 

Alguns pontos que validam a experiência do usuário a partir de técnicas de UX e que contam para otimizar seu site e conseguir alcançar o topo dos mecanismos de busca, são: 

  • o tempo de carregamento da página;
  • nível de facilidade na hora de encontrar informações na página;
  • velocidade de download;
  • design intuitivo;
  • versão mobile otimizada;
  • taxa de rejeição;
  • tempo de permanência;
  • CTR (proporção entre impressões e cliques).

3) Mobile 

Como dito no tópico anterior, a versão mobile precisa estar otimizada. Isso porque, de acordo com o relatório feito pelo We Are Social e Hootsuite de janeiro de 2021, cerca de 5,22 bilhões de pessoas estão conectadas por seus dispositivos móveis, o equivalente a 66,6% da população mundial. 

Ou seja, é fato que o seu cliente está conectado via dispositivo móvel e isso só afirma que é preciso criar versões para a sua página que ofereçam todas as otimizações necessárias para a navegabilidade através desses dispositivos.  

4) Protocolo HTTPS

Como abreviação de ‘HyperText Transfer Protocol Secure’, ou protocolo de transferência de texto, ele permite que o usuário troque informações com a rede. 

Basicamente, esse protocolo cria uma barreira e protege os dados do seu usuário de hackers, como senhas, logins, e-mails, dentre outros. 

Caso a sua página não tenha o protocolo HTTPS, aparece no navegador que é um site inseguro. Por isso alguns navegadores já possuem um aviso assim que você tenta entrar em uma página que não possui esse protocolo. 

Ou seja, se o seu usuário acessa o seu site e ele usa o protocolo, o Google identifica como inseguro, afetando inclusive no ranqueamento da página nos mecanismos de busca. O ideal é que todas as páginas indexadas do site tenham o protocolo HTTPS.  

5) LCP (Largest Contentful Paint) 

Essa é uma das principais métricas do Core Web Vitals (métricas de SEO Web Vitals), isso porque o LCP é justamente o tempo que leva para a página carregar a maior imagem ou bloco de texto da página a ser exibida. 

Quanto mais rápido ela é carregada, melhor será o índice de LCP. E uma das formas de mensurar é utilizando o PageSpeed Insights, do próprio Google, e o recomendado é que o carregamento seja de até 2,5 segundos para 75% dos usuários.

6) FID (First Imput Delay) 

Outra métrica do Core Web Vitals, o FID, ou em português, atraso da primeira entrada. Isso quer dizer, essa métrica mede o tempo de atraso entre a primeira interação na página e o tempo que o navegador responde a ela. 

Atenção, ele não mede o tempo, ele vai apenas mostrar qual o atraso da resposta do navegador após a primeira interação.

Uma situação comum para exemplificar o FID é justamente quando você entra em um site, solicita o acesso a uma das abas da página web, mas nada acontece.

E, assim como acontece com você, a primeira impressão é a que conta. Para o Google não é diferente. Se o seu usuário tem uma primeira experiência com problemas, isso vai gerar consequências para o ranqueamento do seu site. 

7) CLS (Cumulative Layout Shift)

Essa é uma métrica ligada ao design da página, ou seja, na estabilidade de design que a página apresenta para seu usuário. 

Isso porque ter uma página que muda constantemente seu layout pode interferir diretamente na experiência do usuário. 

Por isso, a CLS, ou em português, a mudança cumulativa de layout, também é parte importante do Core Web Vitals e merece atenção especial na hora de aplicar melhorias de desenvolvimento no site. 

Afinal, quem é o profissional que pode te ajudar a aplicar técnicas de SEO e otimizar seu site? 

Antes de tudo, um único profissional normalmente não possui todas as competências necessárias para realizar a otimização de sites, isso porque uma estratégia completa de SEO envolve múltiplas áreas do conhecimento.

Por esta razão, contratar uma agência especializada em SEO que oferece serviços de auditoria de site, planejamento de palavras-chave, produção de conteúdos e ainda expert na área de desenvolvimento web, é uma escolha mais prática e, na maioria das vezes, até mais econômica.

O jeito de trabalhar com marketing mudou e as estratégias de SEO também se adaptam conforme as atualizações dos mecanismos de busca.

Por isso, uma consultoria completa em SEO deve conter o profissional de SEO técnico, pois é ele que conseguirá, junto com ferramentas eficientes, apontar quais são os pontos a melhorar e adotar. 

Portanto, é preciso estar ciente de que, não é preciso apenas contratar um consultor SEO para fazer o seu site ranquear, mas sim uma consultoria completa de profissionais de copywriting, planejamento estratégico, desenvolvimento web e customer success. 

Ao reunir todas essas competências, você terá a equipe de profissionais em SEO que podem te ajudar a otimizar o seu site e escalar o seu negócio no digital de forma orgânica.

 

Quer entender melhor como você pode melhorar a experiência do seu usuário dentro dos parâmetros do Google? Então clique abaixo e converse com um dos nossos especialistas SEO. 

Victor Pinheiro

Victor Pinheiro é o atual CEO da Queen, além de ser um administrador de empresas e consultor do mercado de SaaS com ampla experiência em projetos de SEO para Startups e empresas de tecnologia. Com mais de 7 anos de atuação, Victor é um especialista em SEO, Inbound Marketing e Marketing Digital. Entregando soluções estratégicas para impulsionar o crescimento dos negócios no Google. Seu conhecimento e expertise no segmento B2B são fundamentais para potencializar a visibilidade das empresas, garantindo que elas se destaquem nos motores de busca e conquistem seus mercados.

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