• Autor: Victor Pinheiro
  • 6 Minutos de leitura
  • 29 de agosto de 2022

Conteúdo criado por humano

Saiba como o Google Trends pode ajudar o SEO do seu negócio

O Google Trends é uma das ferramentas que permitem trazer mais assertividade para a sua estratégia de marketing digital. Isso porque é através dele que você consegue ter acesso aos termos de pesquisa do Google.

A boa notícia é que essa é uma ferramenta gratuita e permite não apenas a pesquisa por localização mas dentro de um período específico também.

Desta forma, o Google Trends acaba sendo essencial para quem deseja criar conteúdo para atrair e converter novos clientes.

Se você quer entender melhor como usar o Google Trends para trazer mais resultados na sua estratégia de SEO e marketing, continue a leitura!

Saiba o que é o Google Trends

O Google Trends foi disponibilizado em 2006 pela empresa Google para expor as palavras-chaves mais pesquisadas em seu mecanismo de busca. Assim, os negócios podem acessar essa os dados e obter insights para produzir conteúdos assertivos para o seu público.

Ou seja, as informações do Google Trends vêm da própria base de dados do Google, gigantesca, dona de mais de 90% do domínio do mercado. Na ferramenta, você pode comparar termos, verificar em qual período um tema é mais pesquisado, ou até se ele se torna menos/mais buscado através do tempo e quais os assuntos do momento, ou seja, prever tendências.

É possível também saber quais regiões estão ligadas a termos específicos, quais são as dúvidas mais comuns sobre um tema, e muitas outras informações que tornam a ferramenta uma grande enciclopédia do Google Search.

Qual a importância dessa ferramenta para o Marketing Digital 

Se você quer montar uma estratégia de marketing digital 360, o Google Trends pode ser uma verdadeira mão na roda, principalmente se o seu foco é conteúdo.

Com a ferramenta é possível entender como o seu público está pesquisando na internet e aplicar boas técnicas de SEO (Search Engine Optimization), a fim de otimizar as páginas do seu negócio com os termos mais específicos para sua empresa, conseguindo ser encontrado mais facilmente pelo seu potencial cliente

Além disso, os trending topics representam os assuntos mais comentados que podem ajudar o seu conteúdo a engajar mais facilmente no digital.

Saiba mais sobre as práticas SEO, como criar autoridade no meio digital e como se posicionar bem nas buscas do Google, clique aqui e confira o conteúdo.

Como funciona o Google Trends e suas funcionalidades

O Google Trends funciona a partir do próprio armazenamento do Google de todas as pesquisas feitas pelos usuários até mesmo em plataformas pertencentes ao mecanismo, como o YouTube.

Dessa forma, o Google Trends cria gráficos que facilitam a observação do movimento dessas buscas em um certo período, localização, segmentação, tipo (imagens, vídeos, notícias…) e mais.

Informações do Google Pesquisa significam informações sobre o comportamento do usuário, e a plataforma traz facilidade ao disponibilizar o acompanhamento desses dados inclusive com relatórios sobre as tendências.

O que analisar no Google Trends para aprimorar seu planejamento de SEO

Você sabia que segundo a pesquisa apresentada pelo Datare Portal, 83,5% dos brasileiros que usam a internet estão buscando informações no Google?

E no último ano, mais de 93% dos brasileiros fizeram alguma busca online de informações pelo smartphone. Pois bem, diante desses dados, é imprescindível que o seu negócio esteja nos rankings do Google, principalmente nas primeiras posições.

Assim, uma estratégia de SEO bem estruturada e com foco nas intenções de buscas torna-se essencial para que o seu negócio seja facilmente encontrado. E para que o seu planejamento SEO seja eficiente, a ajuda do Google Trends pode ser muito importante. Então confira abaixo como usar o Google Trends para otimizar o seu SEO e ganhar força no digital.

Mas antes, se tem dúvidas sobre o conceito de SEO, leia mais

Aprimore a criação da persona do negócio

É necessário realizar um trabalho de pesquisa e monitoramento constante para conseguir alcançar a persona do seu negócio, afinal, o comportamento do consumidor tende a mudar e as ferramentas conseguem acompanhar esse desenvolvimento.  

Diante disso, a melhor forma de alcançar esses objetivos é reter informações sobre o que seus clientes procuram, como procuram, quem são, onde estão, dentre outros pontos vitais para a sua estratégia tornar-se mais direta e eficaz.

Crie conteúdos de palavras-chave que estão em alta

Que a produção de conteúdo é importante para o marketing do seu negócio, você já deve saber, porém o ideal é juntar a produção de conteúdo com palavras-chave que fazem sentido para o seu negócio.

Através dessa estratégia, você consegue atrair a persona certa e, inclusive, mais preparada para aderir à solução que você apresenta ou produto. 

Por isso, essas palavras-chave são importantes e devem ser escolhidas de acordo com a jornada de compra do seu cliente. Só assim você conseguirá alcançar essas pessoas no Google e, consequentemente, se posicionar com autoridade no seu mercado.

Como anda o seu Marketing de Conteúdo? Se ainda tem dúvidas sobre o tema, nós temos muitas dicas para te dar no nosso artigo! Aproveite para melhorar os seus resultados.

Use e abuse das tendências no planejamento

O Google Trends também é uma ótima estratégia para que você possa verificar tendências e atualizar o planejamento, aumentando a competitividade e a inovação da sua empresa.

A partir de consultas relacionadas e termos encontrados, é possível perceber quais são as mudanças nos interesses do consumidor, quais são os assuntos em alta e se atualizar constantemente com as novas oportunidades do mercado.

Compare palavras-chaves com sinônimos do seu negócio

Nem sempre a primeira palavra encontrada é a melhor para o seu negócio. O ideal é verificar os sinônimos e compará-los nas suas ações de Marketing, observando com qual você pode chegar a um melhor resultado.

Mas, olha, se você quiser a ajuda de especialistas para entender o seu negócio e montar a melhor estratégia de SEO para alavancar o seu Marketing Digital, clique aqui e fale conosco. Temos um time inteiramente capacitado para escalar o seu negócio e trazer resultados incríveis para sua empresa! 

Victor Pinheiro

Victor Pinheiro é o atual CEO da Queen, além de ser um administrador de empresas e consultor do mercado de SaaS com ampla experiência em projetos de SEO para Startups e empresas de tecnologia. Com mais de 7 anos de atuação, Victor é um especialista em SEO, Inbound Marketing e Marketing Digital. Entregando soluções estratégicas para impulsionar o crescimento dos negócios no Google. Seu conhecimento e expertise no segmento B2B são fundamentais para potencializar a visibilidade das empresas, garantindo que elas se destaquem nos motores de busca e conquistem seus mercados.

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