• Autor: Victor Pinheiro
  • 10 Minutos de leitura
  • 23 de novembro de 2021

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Consultor SEO: o que faz e como traz resultados para escalar seu negócio

Contratar um consultor SEO é a forma mais estratégica e otimizada de obter crescimento na busca orgânica da sua página.

Isso porque, na prática, são profissionais experientes e com expertise que conseguem realizar o trabalho de SEO de forma eficaz, assertiva e com foco em resultados a médio e longo prazo.

E engana-se quem pensa que um consultor SEO foca apenas na criação de conteúdo. Existem uma série de fatores que influenciam a sua visibilidade no ranking do Google e a produção de conteúdo estratégico é apenas uma delas. 

Mas, antes de contratar uma consultoria em SEO, separamos aqui alguns pontos de como funciona essa estratégia de marketing e quais os resultados que ela pode trazer para seu negócio. Confira a seguir. 

 

Afinal, o que faz um consultor SEO?

O trabalho feito por um analista em SEO baseia-se em otimizar pontos para melhorar o ranqueamento da sua empresa nos mecanismos de busca.

Se você quer ver seu site na primeira página do Google, deve investir em uma estratégia de SEO, isso porque esses mecanismos buscam seguir uma lógica para elencar os melhores conteúdos no topo.

Como é o caso de pontos como:

  • experiência do usuário no seu site;
  • seo on-page;
  • conteúdo relevante que responda as dúvidas dos usuários;
  • palavras-chaves relevantes utilizadas;
  • estratégia de link building;
  • redação especializada com técnicas de leitura dinâmica;
  • complemento da estratégia SEO em diferentes mídias do negócio.

Além disso, um consultor em SEO também pode ir além da otimização de sites, criando tendências e inovando em conteúdo e estratégia para conseguir escalar o seu negócio nos resultados de pesquisa. Entenda a seguir como funciona, de fato, o trabalho de um consultor SEO na prática. 

Como funciona na prática uma consultoria em SEO?

É importante entender como funciona o serviço de SEO. Isso porque, além do consultor SEO, a sua equipe interna de marketing também precisará trabalhar o tempo inteiro em parceria para que sua comunicação empresarial esteja alinhada com a estratégia SEO adotada.

Isso porque, além de criar conteúdo, é preciso entregar uma experiência personalizada para o seu usuário. E, é através da análise de pontos específicos e essenciais, que o planejamento de SEO pode ser feito de forma eficiente. Como, por exemplo, as etapas que vamos ver a seguir. Confira!

Entender o ICP

O primeiro passo é conhecer o Ideal Client Profile (ICP), ou seja, o perfil do seu público-alvo. Além disso, também é importante entender a persona. Assim, você conseguirá traçar uma estratégia que esteja interligada à jornada de compra, oferecendo o conteúdo e experiência adequada para seu usuário.

O ideal é que você crie uma persona semi-fictícia, indicando inclusive suas dores e objeções, pois é pensando dessa forma que você conseguirá adequar cada vez mais seu planejamento de SEO.

Preparar a auditoria de SEO

Um dos trabalhos mais importante de um serviço de consultoria em SEO é realizar o processo de auditoria, isso porque o site e os conteúdos precisam ser revisados para potencializar sua performance.

Caso você já tenha uma página web, a auditoria de SEO consiste em analisá-la para identificar problemas estruturais que estão travando seu site de alcançar as primeiras posições do Google.

Alguns aspectos técnicos que serão revisados são a qualidade do código do site, a hospedagem, o desempenho junto ao servidor, a velocidade de carregamento, as páginas indexadas, tamanho das imagens, urls, atributos alt, entre outros.

Já a auditoria de SEO, na parte de conteúdo, permite otimizar o que você já tem publicado para as oportunidades de ranqueamento de palavras-chaves estratégicas. 

Analisar a performance e definir metas

Toda estratégia precisa de metas. É assim que a sua empresa e a consultoria poderão avaliar os resultados à medida que as otimizações vão sendo feitas.

Confira alguns exemplos de metas que um consultor SEO pode ajudar o seu negócio a alcançar: 

  • crescer em 35% o volume do tráfego orgânico;
  • levar 7 novos conteúdos para o top 3 em posição no ranking do Google;
  • conseguir backlinks de alta qualidade;
  • diminuir o tempo de carregamento das páginas e imagens.
  • melhorar o tempo de resposta do servidor. 

Analisar concorrentes e fazer o benchmarking

Sim, a análise de concorrentes é mais importante do que você imagina!

O trabalho de SEO tem tudo a ver com posicionamento de mercado e com o desenvolvimento do seu negócio.

Por isso, uma consultoria em SEO vai te ajudar a entender melhor o que seus concorrentes estão fazendo no site deles e quais palavras-chave eles estão ranqueando que são relevantes para seu negócio e sua empresa também deveria ranquear. 

Além disso, em SEO, existe uma particularidade: nem sempre o concorrente de mercado será um concorrente de palavras-chave no Google.

Por exemplo, se a sua empresa vende um software para gestão de obras, talvez seu conteúdo otimizado para a palavra-chave “gestão de obras” encontre concorrentes do setor de educação vendendo cursos sobre o tema.

Então, a análise de concorrentes possui essa particularidade: analisar o que seus concorrentes diretos estão fazendo para ganhar autoridade; bem como analisar o conteúdo que está concorrendo com o seu para determinada palavra-chave.

Criar um planejamento estratégico

A base do trabalho de otimização em SEO é o pensamento analítico e o planejamento estratégico.

O planejamento estratégico está ligado à forma de analisar os dados e desenhar uma estratégia inteligente e que dê resultados diante da concorrência e do mercado.

Esse planejamento precisa levar em conta dados como o nível de dificuldade de ranqueamento, o volume de busca, as tendências, oportunidades, o interesse da persona, análise da concorrência, dentre outros fatores.

E uma das principais maneiras de criar um planejamento estratégico de SEO, além da experiência do profissional, é utilizando as melhores ferramentas de busca de palavras-chave. Como é o caso do Semrush.

Nele, o profissional consegue ter acesso a todos os dados necessários tanto para criar o planejamento, quanto para executá-lo da melhor forma.

Produzir conteúdos otimizados

Essa é a hora que os copywriters especializados em marketing de conteúdo colocam a mão na massa para criar um conteúdo otimizado de acordo com as palavras-chaves que você deseja ranquear.

Aqui, a agilidade é fundamental para ter uma boa frequência de publicações, mas além disso, os conteúdos precisam de profundidade e estratégica.

Isso porque o seu conteúdo precisa cumprir algumas das ‘boas práticas’ que o Google sugere e que conta na hora de ranquear o seu conteúdo, como é o caso de:

  • responder ao que você propõe no título;
  • usar a hierarquia de headlines corretamente;
  • redigir de maneira dinâmica com leitura fácil;
  • utilizar as palavras-chaves adequadamente e em boa quantidade;
  • aplicar imagens com atributos alt;
  • inserir meta-description e title;

Desenvolver o link building

Uma consultoria em SEO está sempre disposta a revisar e propor melhorias!

Assim, as campanhas de link building são necessárias para ajudar os usuários a navegarem através de links internos nas páginas e irem emergindo no seu site, melhorando sua experiência e engajamento. 

Para isso também existem estratégias como os topic clusters – que consistem em uma série de posts sobre temas correlacionados que levam para um post central. 

Esse tipo de estratégia, além de ajudar na navegação e criar interesse no usuário, também é percebido pelos motores de busca como uma boa prática, principalmente porque é um indicador de que o seu site é especializado naquele assunto.

Também é válido lembrar que produzir conteúdos ricos e baseados em dados de mercado é importantíssimo para conseguir uma boa estratégia de backlinks.

É através de uma rede de troca de links com outros sites relevantes, que você conseguirá mostrar ao Google que o seu negócio também é uma referência no setor. O que trará autoridade para sua página.

Analisar resultados: KPIs de SEO

E no fim de todo o processo, a análise de KPIs de SEO se faz altamente robusta. Isso porque um consultor SEO precisa ser eficiente em data-driven.

A definição de metas do começo da estratégia precisa ser monitorada no dia a dia pelo acompanhamento de KPIs, pois os resultados do trabalho de SEO aparecem à medida que as melhorias vão sendo feitas, ou seja, todos os dias eles tendem a mudar um pouco.

Segue abaixo alguns dos KPIs a serem acompanhados:

  • Taxa de crescimento de tráfego orgânico;
  • Novas palavras-chave nas Top 3 posições do Google;
  • Novas palavras-chave na primeira página;
  • Tempo de permanência na página;
  • Taxa de crescimento da visibilidade;
  • Posição em relação à concorrência.

Mas, afinal, quando o SEO começa a dar resultados?

Quando o assunto é medir o ROI (retorno sobre investimento), com uma estratégia de SEO marketing, existem mais nuances a serem levadas em conta.

Por um lado, é importante rastrear a jornada do cliente para identificar quais conteúdos estão estimulando a conversão de leads e, posteriormente, quantos deles estão fechando uma compra. Tendo isso registrado, é possível medir esse tipo de resultado.

Por outro lado, é importante ter em mente que não existe uma única métrica que indique o retorno financeiro de toda estratégia de tráfego orgânico. 

Dependendo da estratégia, você poderá colher os primeiros resultados a partir do 2º mês e ver os resultados de forma mais robusta perto do 6º mês.

É por esta razão que um trabalho de SEO pode ser considerado um investimento de médio e longo prazo, especialmente porque normalmente leva um ano para atingir o ápice da performance dos conteúdos.

E na hora de avaliar se o investimento realizado está dando resultados, leve em conta o período a ser analisado, os dados dos KPIs nesse período e coloque as metas em perspectiva. O importante é sempre visitar as metas traçadas no começo do projeto e ver se os resultados estão convergindo para isso.

Além das métricas, uma estratégia de SEO também traz benefícios intangíveis como o crescimento do capital intelectual da empresa, além de favorecer métricas de outras estratégias, como as taxas de conversão de campanhas pagas, por exemplo.

Comece o quanto antes 

Agora que você entendeu o que é uma consultoria em SEO e como ela funciona na prática, é preciso saber como você pode otimizar tempo e esforços para criar a melhor estratégia para o seu negócio.

Isso porque você terá 2 opções para trazer de fato profissionais com expertise e prática na hora de criar o seu próprio planejamento SEO: treinar os seus profissionais de marketing ou contratar uma consultoria em SEO. 

A segunda opção pode se tornar mais eficaz uma vez que você deixar tempo livre para a sua equipe interna se dedicar a outros pontos de melhoria, além de confiar a escalabilidade do seu negócio a profissionais realmente preparados e com know-how para entregar a melhor estratégia SEO. 

Quer entender melhor como um planejamento de SEO se adequaria perfeitamente para escalar o seu negócio? Então clique no botão abaixo e converse agora com um dos nossos especialistas. 

Victor Pinheiro

Victor Pinheiro é o atual CEO da Queen, além de ser um administrador de empresas e consultor do mercado de SaaS com ampla experiência em projetos de SEO para Startups e empresas de tecnologia. Com mais de 7 anos de atuação, Victor é um especialista em SEO, Inbound Marketing e Marketing Digital. Entregando soluções estratégicas para impulsionar o crescimento dos negócios no Google. Seu conhecimento e expertise no segmento B2B são fundamentais para potencializar a visibilidade das empresas, garantindo que elas se destaquem nos motores de busca e conquistem seus mercados.

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