• Autor: Victor Pinheiro
  • 11 Minutos de leitura
  • 29 de agosto de 2024

Conteúdo criado por humano

Melhores práticas para criar um site responsivo

A forma como o seu site se comporta em diferentes dispositivos pode ser a diferença entre gerar tráfego orgânico e conquistar um cliente ou perdê-lo para a concorrência. Afinal, existe uma parcela representativa que prefere acessar páginas através de smartphones e tablets, por exemplo.

Dessa forma, é através de um site responsivo que você consegue bons resultados em experiência do usuário, impulsionando o SEO, aumentando o tempo de permanência no site e gerando mais conversões.

Por isso, confira neste conteúdo quais são as melhores práticas para criar um site responsivo que supera as expectativas dos seus usuários. Confira as dicas!

O que é um site responsivo

É comum, por exemplo, usar um determinado site no desktop enquanto está no trabalho, passar para o tablet durante uma reunião e seguir usando páginas da web em smartphones enquanto se locomove.

Com essa diversidade de dispositivos e tamanhos de tela, os sites precisam oferecer uma experiência de navegação consistente e agradável.

É aqui que entra o conceito de site responsivo, que se adapta a qualquer tamanho de tela, não apenas de forma técnica, mas gerando uma satisfatória experiência de nevegação.

Ele se ajusta automaticamente, adaptando o seu layout e conteúdo a diferentes resoluções.

Essa estratégia envolve:

  • design flexível;
  • imagens adaptáveis;
  • elementos bem ajustados;
  • navegação fluida;
  • boa usabilidade e muito mais.

Tudo isso incentiva o usuário a permanecer, ler e interagir.

É importante lembrar que o Google favorece sites responsivos. Um design responsivo melhora o SEO, facilita a indexação do conteúdo e elimina a necessidade de URLs duplicadas para desktop e mobile.

Afinal, o site responsivo é único, com mesmo domínio, URLs e conteúdos. Após a estratégia de responsividade ele se adapta ao dispositivo, de forma que você não precisa desenvolver um novo site para cada tipo de aparelho.

Por que o site responsivo é importante para o tráfego orgânico - queen seo marketing

Por que o site responsivo é importante para o tráfego orgânico?

A ideia foi criada por Ethan Marcotte e publicada no blog A List Apart, no ano de 2010. Ele provocou diversos profissionais, como designers e desenvolvedores, na prática do design responsivo.

Ethan Marcotte indicou que seria muito melhor projetar uma experiência de visualização adaptável do que criar diversos designs para os diferentes dispositivos. E ele estava certo, pois, com o passar do tempo, a quantidade de telas cresceu ainda mais.

Segundo o Think With Google, o smartphone se tornou o principal dispositivo para acessar a internet, com 58% dos brasileiros acessando a web exclusivamente pelo celular.

Com o aumento do uso de dispositivos móveis, a importância de um site responsivo vai além de uma “boa prática”.

Desde 2015, o Google implementou a atualização “Mobilegeddon”, que favorece sites mobile-friendly nos resultados de busca.

Dessa forma, SEO e sites responsivos estão interligados, representando um grande impacto no tráfego orgânico.
Um site responsivo melhora seu SEO de várias formas, favorecendo a velocidade, facilitando a indexação.

Isso acaba gerando uma melhor experiência para o usuário, o que aumenta o tempo de permanência dele no site e evita frustrações, diminuindo a taxa de rejeição.

Lembre-se que a taxa de rejeição acontece quando o usuário acessa o site e sai sem realizar qualquer interação. Então, quando o site não é responsivo, a taxa de rejeição tende a ser alta.

Assim, quando o seu site responsivo mantém os usuários engajados por mais tempo, ele indica para o Google que é uma boa fonte. Isso acaba sendo um ótimo resultado com conteúdos relevantes e de qualidade, gerando a maior autoridade do seu domínio.

É natural que o site suba no ranqueamento do buscador, enviando sinais positivos ao Google, e ganhando posições na Página de Resultados (SERP ou Search Engine Results Pages).

As melhores práticas de site responsivo não só atraem mais tráfego orgânico, mas também melhoram as taxas de conversão.

Usuários que têm uma experiência positiva estão prontos para realizar ações como preencher formulários, contratar serviços ou se inscrever em consultorias, por exemplo.

Quer conhecer as melhores práticas para ranquear bem? Conheça o SEO técnico!

Quais são as melhores práticas para tornar um site responsivo - queen seo marketing

Quais são as melhores práticas para tornar um site responsivo?

Finalmente, vamos explorar as melhores práticas para reunir técnicas de SEO e site responsivo:

Lógica do Mobile First

O mobile-first significa começar pelo design para telas pequenas e, em seguida, adaptar o design para telas maiores.

Isso garante que a experiência do usuário em dispositivos móveis seja priorizada e otimizada desde o início.

A abordagem é uma estratégia de design e desenvolvimento web. Ela parte do princípio de que, ao projetar primeiro para telas menores e depois expandir para telas maiores, você garante uma experiência para os usuário mais eficiente.

Isso porque sites que funcionam em diferentes dispositivos tendem a ser mais rápidos e mais fáceis de navegar.

Dessa forma, é possível:

  • focar no conteúdo;
  • melhorar a usabilidade;
  • eliminar o que é desnecessário;
  • aproveitar uma navegação mais minimalista.

Assim, o desempenho passa a ser prioridade devido às limitações e o poder de processamento de alguns aparelhos.

O mobile-first é uma verdadeira filosofia que coloca o usuário em primeiro lugar, garantindo que todos, independentemente do dispositivo que usam, tenham uma experiência de navegação eficiente.

Trazer o site desktop para mobile

Transformar um site originalmente projetado para desktop em uma experiência amigável para dispositivos móveis é um desafio comum.

Antes de iniciar qualquer alteração, analise o site atual e planeje bem. Identifique os elementos essenciais e os que podem ser simplificados ou até removidos, criando ou revisando a arquitetura do seu site.

Determine quais conteúdos devem ser priorizados na versão mobile. Lembre também dos media queries, que permite ir além para ocultar, mostrar ou reposicionar elementos automaticamente, de acordo com a resolução.

Media queries são a base para criar designs responsivos. Elas permitem que você aplique estilos CSS específicos para diferentes tamanhos de tela.

Você pode, por exemplo, adaptar o menu, condensando em um modelo “hambúrguer” que, quando aberto, fica na vertical.

Também implemente imagens que se adaptem a diferentes resoluções e tamanhos de tela.

Impulsione a navegação intuitiva, adapte as fontes, os espaçamentos e melhore a legibilidade de todos os conteúdos. Isso inclui botões e outras partes interativas.

Tudo deve ser facilmente clicável em dispositivos móveis. Então, como fazer isso na prática? Através de um bom serviço de UX e UI. Entenda melhor a seguir.

Escolha por um bom UX/UI

A experiência do usuário (UX) e a interface do usuário (UI) são essenciais: enquanto o UX foca na usabilidade e na funcionalidade, o UI se concentra no design visual e nas interações.

Essa combinação pode resultar em uma experiência de usuário ótima, intuitiva, eficiente e agradável, aumentando a satisfação e, consequentemente, a retenção e a conversão.

Lembre-se que a experiência do usuário é essencial, e os dados comprovam: segundo o Think With Google, 89% das pessoas são propensas a recomendar uma solução após uma experiência positiva no site da empresa em seus smartphones.

Por isso, o UX inclui diversos aspectos da arquitetura da informação, bem como a usabilidade, a velocidade, a acessibilidade, os fluxos e mais, desde os protótipos até os testes finais.

Enquanto isso, o UI pensa no design visual da interface com a qual o usuário interage. Isso inclui a tipografia, cores, botões, ícones e outros elementos visuais.

Assim, evite elementos desnecessários que possam confundir o usuário, mantendo a consistência e prestando atenção em cada feedback recebido para permanecer melhorando a experiência.

Para aplicar essas duas noções, é importante ter ao seu lado uma equipe de especialistas no assunto. Isso vai ajudar a criar o seu site mantendo as melhores práticas para uma experiência do usuário eficiente.

Descubra como SEO e UX andam juntos!

Mantenha sempre uma boa velocidade de site

A velocidade do site é um fator essencial tanto para a experiência do usuário quanto para o SEO. Sites rápidos melhoram a satisfação de quem visita, reduzem a taxa de rejeição e aumentam as conversões.

Além disso, a velocidade do site é um fator de classificação importante para o Google, englobando os indicadores do Core Web Vitals.

Então, lembre-se de algumas das melhores práticas para SEO e site responsivo:

  • Imagens grandes podem desacelerar o carregamento do site. Portanto, otimize todas as imagens antes.
  • Formatos como WebP e AVIF são melhores em comparação com JPEG e PNG.
  • Minifique os arquivos CSS e JavaScript para reduzir o tamanho e melhorar o tempo de carregamento.
  • Aproveite o carregamento de arquivos JavaScript de forma assíncrona, evitando a sobrecarga.

O lazy loading permite que imagens e vídeos sejam carregados apenas quando eles entram na área visível do usuário.

Garanta que seu site seja acessível para todos os usuários. Adapte o conteúdo para as boas práticas de acessibilidade como a navegação por teclado, leitores de tela e mais.

Para que a escolha da fonte dos seus textos não interfira na velocidade da sua página, prefira as fontes do seu próprio sistema e use a menor quantidade necessária.

Além disso, faça manutenções regulares para garantir que seu site carregue rapidamente e ofereça uma experiência atualizada.

Confira um guia completo para garantir a melhor velocidade e alcançar a nota 100 no PageSpeed!

Utilize a AMP

O AMP (Accelerated Mobile Pages) é um framework de código aberto desenvolvido pelo próprio Google para criar páginas rápidas, leves e de bom desempenho.

O objetivo é melhorar a experiência do usuário em dispositivos móveis, reduzindo os tempos de carregamento e otimizando o conteúdo. Ele usa dados comprimidos para que as páginas mobile fiquem com tamanhos até oito vezes menores.

Portanto, páginas AMP são projetadas para carregar rapidamente, melhorando a experiência e sendo bem avaliadas pelo Google e pelos usuários. Elas também ajudam a reduzir as taxas de rejeição.

Uma página AMP é composta pelo AMP HTML, AMP JavaScript e AMP Cache.

Você pode usar um validador AMP para descobrir se tudo está correto, além de precisar testar a responsividade para ter certeza que o seu site segue funcionando bem nos dispositivos.

Razões para contratar profissionais especializados em responsividade - queen seo marketing

Razões para contratar profissionais especializados em responsividade

Como você viu, a responsividade pode trazer inúmeros benefícios para o seu site ao garantir uma experiência de usuário otimizada.

Mas, para implementar tantas técnicas específicas, você vai precisar de ajuda especializada.

Apenas profissionais capacitados têm um conhecimento aprofundado nas melhores práticas e tecnologias para criar sites responsivos.

E, como você sabe, sites adaptáveis têm maior chance de boa classificação no Google, sendo essencial para atrair os seus potenciais clientes.

Então, conte com a equipe que pode desenvolver e implementar soluções responsivas de forma eficiente e estratégica, entregando os resultados que você precisa.

Aqui na Queen, nosso time se destaca por seu compromisso com a inovação, tendências e as melhores estratégias de SEO.

Vamos te ajudar a manter uma navegabilidade fácil, intuitiva e consistente em todos os dispositivos, oferecendo a melhor experiência para atrair tráfego orgânico e fechar negócios.

Como foi o caso do nosso cliente Abaccus.

Ao ser procurada pela Abaccus, a Queen viu a oportunidade de dar um upgrade em seu site e transmitir suas soluções de maneira mais inteligente. Assim como colocar em prática estratégias para melhorar a performance do site e sua visibilidade no Google, incluindo a responsividade.

Aceitamos o desafio de braços abertos e, com nossa expertise em desenvolvimento web, aplicamos o Design Thinking para atender às demandas do projeto.

Utilizamos linguagens de programação e frameworks de última geração para garantir uma experiência de navegação impecável aos usuários. O resultado final foi um site moderno e funcional, que reflete a excelência da Abaccus de forma profissional.

Então, evite dores de cabeça com bugs, correções, atrasos no desenvolvimento do site e manutenções difíceis. Conte com o nosso time para gerar resultados, investindo em um site que representa o seu diferencial competitivo!

Conheça as nossas soluções em otimização de sites e desenvolvimento web!

fale conosco - queen seo marketing

Victor Pinheiro

Victor Pinheiro é o atual CEO da Queen, além de ser um administrador de empresas e consultor do mercado de SaaS com ampla experiência em projetos de SEO para Startups e empresas de tecnologia. Com mais de 7 anos de atuação, Victor é um especialista em SEO, Inbound Marketing e Marketing Digital. Entregando soluções estratégicas para impulsionar o crescimento dos negócios no Google. Seu conhecimento e expertise no segmento B2B são fundamentais para potencializar a visibilidade das empresas, garantindo que elas se destaquem nos motores de busca e conquistem seus mercados.

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