- Autor: Victor Pinheiro
- 7 Minutos de leitura
- 2 de maio de 2023
Conteúdo criado por humano
Melhores práticas para um bom SEO para Youtube
Você sabia que com uma boa estratégia de SEO para YouTube você consegue alcançar posições nos mecanismos de busca do Google?
Isso mesmo, o vídeo tem sido cada vez mais valorizado como uma ferramenta poderosa para dar visibilidade ao negócio. Por isso, o YouTube é uma das principais plataformas de conteúdo do mundo.
Com tanta demanda, o Google se viu obrigado a reorganizar os mecanismos e, por isso, estipulou as melhores práticas de SEO para essa plataforma. Utilizando essa estratégia, você consegue otimizar os seus canais e dar mais visibilidade ao seu negócio.
Por isso, confira a seguir como fazer um bom SEO para YouTube para que seus vídeos sejam encontrados e vistos por um público cada vez maior e mais qualificado. Boa leitura.
O que é o SEO para YouTube
O YouTube faz muito sucesso na internet, sendo a maior plataforma de vídeos da web. Foi criado em 2005, registrado por Chad Hurley, Steve Chen e Jawed Karim, e logo se tornou famoso.
Hoje, com grande parcela de influência do YouTube, os vídeos são um dos principais formatos de conteúdo consumido pelos usuários da web. Por isso, é importante entender que adotar estratégias de SEO para a plataforma pode gerar ótimos resultados.
E para ter uma boa experiência na plataforma, os usuários precisam encontrar facilmente os vídeos que desejam. Dessa forma, o YouTube precisou gerar o seu próprio algoritmo que rankeia os melhores conteúdos.
Todos que gravam vídeos para o YouTube lidam com o desafio de adotar estratégias para otimizar o conteúdo e ter mais visibilidade. Essas técnicas de otimização são justamente chamadas de SEO (Search Engine Optimization) para Youtube.
Quais os benefícios de fazer o SEO para YouTube
As diretrizes do SEO para YouTube são tão importantes para o Google quanto para a plataforma de vídeo.
As estratégias de vídeos conseguem ser potencializadas através de técnicas de SEO. Afinal, o algoritmo do YouTube também define critérios de engajamento e de qualidade para rankear bem os resultados.
A partir de uma boa otimização, você irá alcançar:
- Um maior número de impressões, inscritos, curtidas e comentários;
- Mais autoridade e credibilidade para a marca;
- Aumento de tráfego para outros canais, como o site e o blog;
- Maior força competitiva para o negócio;
- Fortalecimento do marketing orgânico e do relacionamento com o público-alvo;
- Monetização de vídeos;
E vários outros benefícios.
Melhores práticas de SEO para YouTube
Afinal, como fazer SEO para YouTube?
A plataforma de vídeos foi comprada pelo Google, por isso, o YouTube adota o mesmo propósito: oferecer a melhor experiência ao usuário. Confira a seguir como conseguir isso:
Pesquisa de palavras-chave
Para trabalhar com SEO, é preciso focar nas palavras-chave certas para o YouTube.
Comece mapeando os temas mais relevantes para os seus usuários e para o seu canal, os assuntos que irão gerar melhores resultados. Entenda o volume de buscas e a concorrência dos termos – se a palavra costuma ser bastante pesquisada, é um bom termo.
Se você está em dúvida sobre como saber os assuntos mais pesquisados no YouTube, algumas ferramentas podem ser usadas para essa tarefa.
A recomendação é o SemRush, ferramenta completa, capaz de monitorar dados, comparar resultados entre canais e mais. Ela possui plugin para YouTube e o filtro de Vídeo para a busca de Keywords para Vídeos. Inclusive, essa é a ferramenta utilizada pela Queen dado a sua alta eficiência.
Otimize a sua estratégia de SEO com o Google Keyword Planner!
Título do vídeo
O recomendado é incluir a palavra-chave da sua estratégia logo no início do título. Ele deve despertar curiosidade e estimular quem está lendo para que o usuário clique no conteúdo.
O seu vídeo precisa se destacar frente aos outros conteúdos que estão competindo pela atenção do usuário. Analise os seus concorrentes, use a ferramenta autocomplete de busca do YouTube para verificar opções pesquisadas e evite títulos longos demais (acima de 48 caracteres).
Ainda está com dúvidas? Confira ideias de títulos de SEO!
Analisar e inserir tags
As tags (marcadores ou etiquetas) são importantes para a otimização de SEO. Elas indicam para a plataforma a que tipo de tema o conteúdo pertence.
Por isso, elas ajudam a identificar os assuntos do vídeo, facilitam a indexação correta e também a sugestão de vídeos relacionados. Esse é considerado um modelo de busca eficiente por ser bem personalizado.
Nas tags, recomendamos que você use de 6 a 8 palavras. Use sempre a palavra-chave e termos ligados à intenção de busca do seu público-alvo.
Otimizar o nome do arquivo
As técnicas de SEO para YouTube também incluem inserir a palavra-chave do conteúdo no nome do arquivo no dispositivo que você está fazendo o Upload. Isto quer dizer, antes mesmo de subir o vídeo, o arquivo já deve conter a palavra-chave.
Use um nome descritivo, com a palavra-chave, sem espaços (use o meio-traço “-” para a separação de palavras). A plataforma poderá identificar com velocidade o tema principal do arquivo e ajudar a rankear o seu conteúdo com mais facilidade.
Descrições otimizadas SEO
Após o título, vamos para a descrição. Você pode fazer 4 ou 5 parágrafos com informações do próprio vídeo, um resumo do conteúdo que contenha a palavra-chave bem distribuída.
Também é interessante detalhar os tópicos do vídeo com a minutagem na descrição, como se fossem capítulos para o caso de o usuário querer acessar alguma parte mais rapidamente.
Além disso, com os tópicos, o Google e o YouTube vão entender o seu conteúdo de forma mais fácil.
Você pode ainda citar vídeos relacionados, links de contato, fontes de referência e outros links interessantes para o seu vídeo e outros canais.
Uso de legendas
A recomendação é que você adicione as legendas do próprio YouTube aos seus vídeos sempre que possível.
As legendas consideram a acessibilidade do conteúdo, inclusive pela facilidade de tradução para os mais diversos idiomas. Assim, mais pessoas assistem e a plataforma fica sabendo com facilidade do que se trata o seu conteúdo.
Monitoramento dos resultados
A sua estratégia de YouTube não termina quando você publica um vídeo. O monitoramento deve continuar, pois a análise de dados vai permitir que você consiga informações essenciais para otimizar futuras estratégias.
Alguns pontos devem ser analisados, como:
- se o seu conteúdo está rankeando para alguma palavra-chave das tags;
- posicionamento dos seus conteúdos nos resultados de pesquisa do Google;
- dados vindos do Google Analytics.
Entenda como funcionam os mecanismos de busca e saiba como aparecer no Google!
Alinhar o SEO para YouTube com outros canais do negócio
A sua estratégia do Youtube não deve ser isolada dos outros canais que a sua empresa utiliza. Por isso, integre as estratégias para que elas andem em harmonia.
Você pode publicar sobre o novo vídeo em outros canais para gerar tráfego orgânico, assim como também complementar o orgânico com anúncios.
O importante é que todas as plataformas que você utilizar conversem com a comunicação que você deseja passar. Isso fará com que o seu usuário consiga entrar em contato facilmente com a sua empresa, além de indicar ao Google que você está colocando em prática boas estratégias de marketing para o seu negócio.
A Queen possui um time de especialistas que vai te guiar nas melhores estratégias de SEO para YouTube! Conte com a nossa Consultoria de SEO para otimizar todos os canais da sua empresa de forma estratégica e eficiente, gerando os melhores resultados. Clique aqui e fale conosco!