- Autor: Victor Pinheiro
- 17 Minutos de leitura
- 20 de setembro de 2024
Conteúdo criado por humano
SEO On Page: como aplicar para obter bons resultados no Google
Na internet, ter um site não é suficiente: para gerar leads e fechar negócios, é preciso garantir que a sua página seja encontrada pelos usuários. É aqui que entra a SEO On Page, a técnica de otimização para colocar sua página entre os primeiros resultados do Google.
A partir dessa técnica e de um bom ranqueamento no mecanismo de busca, a sua empresa pode atrair um fluxo constante de visitantes qualificados. Portanto, é uma estratégia essencial para crescer online!
Para te ajudar a implementar o melhor do SEO On Page, mostramos neste guia o passo a passo para aplicar práticas eficientes. Vamos lá?
O que é SEO On Page
O SEO On Page reúne práticas de otimização realizadas dentro dos elementos de um site para melhorar a sua posição nos resultados do Google.
Diferentemente do SEO Off Page, que envolve fatores externos como backlinks e redes sociais, o SEO On Page foca nos elementos internos do site, como o título da página, a meta descrição, as URLs amigáveis, tags e mais.
O SEO On Page também pensa no conteúdo, prezando para que ele seja relevante, útil, original, informativo e bem escrito, sempre respondendo ao que o usuário pede e oferecendo valor.
Uma das etapas do SEO On Page é a escolha estratégica de palavras-chave e sua aplicação nas páginas para que sejam reconhecidas pelo Google.
A otimização On Page também inclui links internos, navegabilidade, responsividade, imagens no formato adequado e tudo o que pode influenciar na experiência do usuário.
Dessa forma, é natural que o SEO On Page seja uma das bases fundamentais para qualquer estratégia de SEO bem-sucedida.
Se quer saber mais sobre a experiência do usuário, entenda a conexão entre SEO e UX!
Como o SEO On Page influencia no Ranqueamento do Google
Uma página otimizada ajuda o Google a entender o seu conteúdo, facilitando o seu rastreamento, indexação e ranqueamento na SERP.
Por isso, o SEO On Page é um desdobramento do SEO (Search Engine Optimization).
Portanto, logo de antemão, você já sabe que o SEO On Page se especializa exatamente na otimização das páginas para que elas sejam adequadas aos fatores de ranqueamento.
Como você viu, o SEO On Page envolve a melhoria de diversos elementos dentro de uma página. Com essa otimização, é possível torná-los mais “legível” pelos Googlebots. Como, por exemplo:
- Escolha e o uso adequado de palavras-chave;
- URL amigável;
- Conteúdo original, informativo e relevante;
- Boa experiência mobile, acessibilidade, velocidade e navegabilidade.
Boas técnicas e métricas de SEO, no geral, sinalizam ao Google que a sua página é relevante, o que pode melhorar a sua posição nas buscas.
Principais Estratégias de SEO On Page
O Google prioriza a experiência do usuário, e para isso existem algumas estratégias que devem ser implementadas para alcançar bons resultados. São elas:
Title tag
A Title Tag é a primeira impressão que os usuários têm da sua página, o elemento HTML que especifica o título que é exibido na aba do navegador e também como título clicável nos resultados do Google.
Por isso, esse elemento deve ser descritivo e incluir palavras-chave relevantes para que os algoritmos do buscador possam entender o seu conteúdo.
Além disso, um título bem escrito e atraente pode aumentar a taxa de cliques (CTR), já que os usuários geralmente escolhem clicar em títulos que são mais relevantes e atraentes.
Bem como, ao ser descritivo, o título prepara o usuário para o que ele encontrará ao clicar, reduzindo a taxa de rejeição.
Então, crie títulos únicos, atraentes. Evite ser vago, e use as palavras-chave relevantes, sempre pensando no limite de 50 a 60 caracteres.
Estratégia de palavra-chave
Para começar uma estratégia de SEO On-Page, você deve pensar na palavra-chave.
Afinal, toda página deve ter uma palavra-chave principal e as variações secundárias, sempre pensando na intenção de busca do usuário, ou seja, no que o seu potencial cliente pensa ao digitar o termo no Google – o SEO semântico.
O seu site deve trabalhar conteúdos para construir experiências baseadas em intenção de busca.
Portanto, comece pela pesquisa de palavras-chave, identificando quais termos são relevantes e entendendo a concorrência, a intenção dos usuários e o volume de buscas.
Para isso, você pode verificar quais termos são responsáveis pelo tráfego no site dos concorrentes para ter insights no seu planejamento.
As palavras-chave principais devem ser relevantes e ter um bom volume de buscas, enquanto as secundárias devem contextualizar.
Lembre-se de incluir também as palavras-chave long tail, ou de cauda longa, que são mais específicas e menos competitivas.
Leia também esse conteúdo sobre como deve ser feita a pesquisa de palavras-chave.
Meta-descriptions
A Meta-description é um atributo HTML com um resumo do conteúdo de uma página. Ela oferece aos usuários uma prévia, ajudando a decidir se a página é relevante para a sua consulta.
Quando bem escrita, ela pode aumentar a taxa de cliques (CTR) e, consequentemente, melhorar o tráfego orgânico para o seu site.
Então, gere uma meta-description atraente e informativa, capaz de persuadir os usuários a clicarem no seu link nos resultados de busca, o que deve contribuir para a sua posição no Google.
A descrição deve ser única, clara, construída entre 150-160 caracteres, com a palavra-chave e um Call to Action no final (CTA) – ou seja, uma chamada para a ação que incentiva o clique dos usuários.
Uso de alt text
O Alt Text (ou texto alternativo) é uma descrição que você deve adicionar às suas imagens no site.
Ele serve para descrever o conteúdo e a função das imagens em uma página, gerando acessibilidade e sendo essencial para o SEO.
Os usuários que dependem de leitores de tela precisam desse texto alternativo para navegar na web, descrevendo as imagens e gerando uma experiência otimizada.
O próprio Google não “vê” imagens, então ele também depende do Alt Text para indexar o conteúdo.
Além disso, se uma imagem não carregar por algum motivo, o Alt Text será exibido no lugar dela, ajudando a entender o que deveria estar ali. Assim, esse elemento pode melhorar o ranking da sua página no buscador.
Na hora de construir o Alt Text, descreva com precisão, clareza, sem excesso de detalhes, com palavras-chave relevantes – e, de preferência, com menos de 125 caracteres.
URLs amigáveis
A URL é um dos elementos visíveis do seu site, e um dos fatores mais importantes na estratégia de SEO.
Cada página possui um endereço pelo qual ela é acessada, e é natural que esse endereço deva ser facilmente entendido pelo Google e pelos usuários.
Então, as URLs amigáveis são justamente esses endereços fáceis de ler e entender tanto para humanos quanto para os robôs do Google.
Elas são curtas e geralmente contêm palavras-chave que descrevem o conteúdo da página.
As palavras devem ser separadas por hífens e sem símbolos que geram confusão.
Exemplo: https://queenseo.com.br/blog/
As URLs amigáveis também são claras, descritivas e ajudam os usuários no entendimento do que existe no seu site antes que eles cliquem.
Assim, também são mais fáceis de compartilhar em redes sociais e outros canais.
Exemplo: https://queenseo.com.br/blog/algoritmo-do-google/
Link building
O Link Building é a prática de adquirir links externos (backlinks) de outros sites para o seu próprio site. Esses links são vistos como votos de confiança e podem melhorar o ranqueamento e a autoridade da sua página.
Afinal, o Google utiliza os links como um caminho para rastrear a web, descobrir novas páginas e determinar a autoridade de cada endereço.
Existem várias formas de impulsionar a sua estratégia de Link Building:
- guest posting: escrever artigos para outros sites e incluir links para o seu endereço;
- outreach: parcerias com blogueiros e outros profissionais para promover o seu conteúdo;
- conteúdo de qualidade e compartilhável para atrair linkagens naturais, entre outras.
Também é interessante que você encontre links quebrados em outros sites e sugira seu conteúdo como uma alternativa, ajudando o endereço a corrigir um problema e já ganhar um link de qualidade.
Mas é importante lembrar que links de sites respeitáveis e relevantes são mais valiosos do que um grande número de links de baixa qualidade.
Conteúdos ricos
Se você pensa em como melhorar o SEO On Page, precisa focar nos conteúdos ricos. Isso envolve materiais para blogs, páginas de produto, de serviços ou qualquer outro formato.
Eles são essenciais para alcançar os usuários e mostrar relevância para o Google.
Na realidade, hoje em dia, o conteúdo de uma página e a experiência que ela oferece é o que determina o seu ranqueamento no Google.
Você deve convencer o seu usuário a continuar lendo o seu conteúdo. Isso fará com que ele tenha mais atenção no que você diz, gerando um material interessante e que converta.
Conteúdos ricos são abrangentes, dinâmicos e podem ter os seguintes formatos: infográficos, podcasts, e-books, dentre outros.
Heading tags
As tags de cabeçalho (ou heading tags) são elementos HTML usados para definir a hierarquia do conteúdo em uma página, ajudando o Google e o usuário a entender o que está no seu site.
As heading tags vão de <h1> a <h6>, onde <h1> é o nível mais alto e <h6> é o nível mais baixo.
Elas ajudam a organizar o conteúdo em seções, tornando mais fácil a legibilidade e a navegabilidade.
Você também deve incluir as palavras-chaves nas heading tags. Isso deve ser feito de forma natural, sem exageros.
Você deve usar a keyword principal na H1, já que é o título principal da página, que não deve ser longo.
Use <h2> para dividir o conteúdo em seções principais, subtemas relevantes, enquanto <h3> a <h6> são níveis adicionais. Siga uma estrutura lógica e hierárquica, sem pular níveis.
Design responsivo
Você sabia que mais de 70% dos brasileiros não saem de casa sem levar os seus smartphones? Por isso, investir em um site responsivo é indispensável para a visibilidade e o sucesso de qualquer empresa no mercado atual.
Então, ter uma linha de mobile first é essencial para oferecer uma boa experiência do usuário em todos os tipos de tela.
Esta é uma técnica que garante que você pense seu conteúdo primeiro para mobile e adapte a diversos tipos de dispositivos, proporcionando uma experiência de usuário agradável independentemente da escolha do usuário.
O próprio Google recomenda altamente a responsividade, com indexação que prioriza dispositivos móveis.
Velocidade do site
A velocidade do site é um fator crítico tanto para a experiência do usuário quanto para SEO.
Um site rápido pode melhorar a satisfação do usuário, reduzir a taxa de rejeição e aumentar a sua posição no ranking do Google.
Além disso, sites mais rápidos tendem a ter taxas de conversão mais altas, pois os usuários são menos propensos a abandonar a página.
Por isso, você deve:
- Escolher um serviço de hospedagem confiável e rápido.
- Evitar imagens grandes que podem desacelerar significativamente o tempo de carregamento. Use formatos otimizados e comprima as imagens.
- Evitar muitos scripts e plugins que podem tornar o site mais lento.
- Partir para a minificação dos arquivos CSS e JavaScript para reduzir o tamanho.
- Carregar scripts de forma assíncrona para que eles não bloqueiem o carregamento da página.
- Implementar o cache do navegador para que os recursos frequentemente usados não precisem ser recarregados.
- Reduzir redirecionamentos desnecessários.
Indexação
A indexação é o processo pelo qual o Google analisa e armazena o conteúdo do seu site em seu banco de dados.
Um site bem indexado tem maior chance de aparecer nas primeiras posições, sendo encontrado mais facilmente por usuários em buscas orgânicas.
Por isso, crie um Sitemap XML, um arquivo que lista todas as páginas do seu site e ajuda o Google a encontrá-las.
Também use o Google Search Console para te ajudar. A ferramenta gratuita permite monitorar e manter a presença do seu site na SERP.
Envie o seu Sitemap no Google Search Console e aproveite para identificar e corrigir erros de rastreamento.
A boa estrutura de links internos também ajuda o Google a entender a hierarquia e a relevância das páginas do seu site.
Então, evite links quebrados e invista nos bons conteúdos – atualizados, úteis e originais, os preferidos do buscador.
Por fim, use a Tag Robots.txt, que informa ao Google quais páginas devem ou não ser rastreadas.
Ferramentas Essenciais para SEO On Page
Lembre-se que a otimização On Page precisa de continuidade. A recorrente reavaliação e otimização constante podem fazer toda a diferença para figurar no topo dos buscadores.
SEMrush
O SEMrush é uma ferramenta bem abrangente de marketing digital que oferece várias funcionalidades para SEO, incluindo análise de concorrentes, pesquisa de palavras-chave, auditoria de SEO em sites e muito mais.
Na plataforma, você pode identificar keywords de alto desempenho e descobrir novas oportunidades.
Também é possível fazer análises detalhadas para identificar problemas de SEO técnico no seu site, monitorar os backlinks da sua empresa e até dos concorrentes.
Google Insights
O Google PageSpeed Insights é uma ferramenta gratuita do próprio buscador. Ele analisa a velocidade e a performance de uma página em dispositivos móveis e desktops, além de fornecer sugestões para melhorias.
O sistema avalia a velocidade de carregamento da página, dá dicas para otimizar a performance e atribui uma pontuação baseada nos resultados da análise, entre outras questões. Basta inserir a URL e partir para a revisão.
Niara
A Niara é uma ferramenta de Inteligência Artificial focada em SEO. Ela faz análise de conteúdo e otimização on-page, ajuda a melhorar a relevância do conteúdo, a experiência do usuário e mais.
Ela também avalia a qualidade e a relevância do conteúdo, fornece sugestões, cria briefings, dentre outras funcionalidades. É uma verdadeira assistente de IA que pode te auxiliar em tarefas simples ou complexas.
ChatGPT
O ChatGPT é um modelo de linguagem desenvolvido pela OpenAI. Bastante famoso, ele pode ser utilizado para gerar conteúdo, responder perguntas e fornecer sugestões de SEO de maneira interativa.
Apesar de não ser especializado nisso, o ChatGPT pode criar descrições, artigos para blogs, gerar palavras-chave, títulos, frases e mais. Ele também pode te entregar sugestões para melhorar o conteúdo existente.
Utilize o ChatGPT para automatizar tarefas repetitivas, sempre melhorando o que ele entrega para evitar imprecisões.
Google Search Console
O Google Search Console é uma ferramenta gratuita oferecida pelo próprio buscador para monitorar e solucionar problemas de presença do seu site nos resultados de pesquisa.
No sistema, você pode ver quais palavras-chave estão gerando tráfego para seu site, analisar a indexação e corrigir problemas.
Google Analytics
O Google Analytics é uma ferramenta gratuita de análise de sites que oferece insights detalhados sobre o tráfego e o comportamento dos usuários.
Nele, você consegue uma compreensão completa de seus potenciais clientes em vários dispositivos: veja o número de visitantes, sessões, páginas vistas, dentre outros.
Basta criar uma conta no Google Analytics e adicionar o código de rastreamento ao seu site.
Google Trends
O Google Trends é uma ferramenta gratuita que mostra a popularidade de termos de pesquisa em várias regiões e idiomas.
Nele, você consegue entender como o interesse por diferentes termos mudou ao longo do tempo e dos lugares.
Você pode usar o Google Trends em suas estratégias de SEO On Page para comparar a popularidade de diferentes termos de pesquisa, entender como andam os termos nas regiões, quais tópicos são mais populares, quais as tendências para as campanhas, dentre outras funcionalidades.
A ferramenta também pode fazer a comparação para analisar múltiplos termos ao mesmo tempo.
Como acompanhar o resultado da estratégia
Saiba como acompanhar seus resultados e entender se estão funcionando de acordo com suas metas.
Google Search Console
Você pode e deve fazer o monitoramento da sua performance com o Google Search Console.
Os recursos e os relatórios formados pelo Search Console ajudam a avaliar o tráfego, os cliques, as impressões e a performance, corrigir problemas e caminhar em direção ao destaque da sua página no buscador.
Nele, você pode ver cliques, analisar o CTR (taxa de clique), a posição média das suas palavras-chave, como andam os links internos ou externos, etc.
Google Analytics
Com o Google Analytics, você monitora como os clientes interagem com o seu site, com análises que podem te ajudar até mesmo a melhorar o Retorno sobre Investimento (ROI).
No Google Analytics, você pode ver o número de usuários, visitas, sessões, de qual canal eles chegam, quais páginas estão sendo mais visitadas, como andam as conversões segundo os seus objetivos, dentre outros resultados.
Google PageSpeed Insights
O Google PageSpeed Insights também é bom para o monitoramento de performance da página. Ele faz análise de velocidade, dando uma pontuação da performance e sugestões de melhorias.
Ele também gera relatórios com um conjunto de métricas sobre a experiência do usuário com o seu site em dispositivos móveis ou desktop, e oferece sugestões sobre como melhorar a página.
Garanta o SEO On Page da sua página com a ajuda de experts no assunto
Como você viu, o SEO On Page é uma parte essencial do SEO, englobando práticas diversas e bastante técnicas.
O checklist de SEO On Page é longo, por isso, é importante ter especialistas para fazer uma auditoria do seu site. Eles ajudam a encontrar áreas que precisam de melhorias, garantindo que não haja erros.
Profissionais capacitados podem otimizar o código do seu site, melhorar a velocidade de carregamento e garantir que todas as práticas recomendadas de SEO sejam seguidas. Além disso, também são capazes de gerar conteúdos com de alta qualidade para ganho de autoridade no Google.
Os nossos especialistas têm as soluções certas para a sua estratégia. Conosco, você pode otimizar cada aspecto do seu site e alcançar os melhores resultados em tráfego orgânico.
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