- Autor: Victor Pinheiro
- 12 Minutos de leitura
- 10 de agosto de 2024
Conteúdo criado por humano
Melhore a visibilidade da sua empresa com SEO local
Imagine a seguinte situação: um potencial cliente está a poucos quarteirões da sua empresa, procurando exatamente o que você oferece, mas acaba optando pelo concorrente, pois não encontrou a sua empresa online. Frustrante, certo?
A verdade é que muitas pessoas buscam negócios na internet, aumentando as suas chances de ter o seu negócio encontrado na rede.
Para te ajudar a se destacar nesse meio, existe a técnica do SEO Local. A estratégia coloca a sua empresa no radar dos clientes que estão próximos. Por isso, é necessária para ganhar visibilidade no mercado.
Com mais pessoas utilizando dispositivos móveis para buscas rápidas e diretas, garantir que o seu negócio apareça nas primeiras posições é essencial para iniciar a jornada de vendas e fidelização de clientes.
Por isso, confira no conteúdo como funciona o SEO Local e suas vantagens.
O que é SEO local
O SEO Local é a otimização da sua presença online para aparecer em resultados de pesquisas locais relevantes, aumentando o tráfego, a visibilidade e a autoridade da empresa na região.
Isso funciona da seguinte forma:
As pesquisas do Google possuem um componente geográfico – o usuário digita, por exemplo, “consultorias SEO em Santa Catarina”.
Isso acaba acionando o algoritmo do buscador que altera a forma com a qual o Google apresenta os resultados para oferecer opções próximas de onde o usuário está.
Dessa forma, o SEO local é essencial para empresas que têm um endereço físico ou atendem a uma região.
Ele permite que seu negócio apareça no Google Maps e na seção “Local Pack” do Google, um conjunto de resultados do Google Maps quando um usuário pesquisa por negócios locais.
Boas estratégias de SEO local podem atrair mais visitantes ao seu site e, potencialmente, mais clientes à sua empresa. Além disso, aparecer nos primeiros resultados transmite credibilidade, relevância e autoridade.
Diferenças entre SEO Local e SEO Tradicional
Embora o SEO Local e o SEO Tradicional compartilhem algumas práticas parecidas, eles têm objetivos e estratégias diferentes.
O SEO local busca otimizar a presença online de uma empresa para atrair clientes de uma área geográfica específica.
Enquanto isso, o SEO tradicional quer alcançar um público mais amplo, independentemente da localização geográfica.
Por isso, o SEO local usa palavras-chave com modificadores geográficos para atrair buscas relacionadas a uma área específica, enquanto o SEO tradicional usa keywords mais gerais.
No SEO local, o Google Meu Negócio é essencial, e os resultados aparecem frequentemente no “Local Pack” do Google, que mostra um mapa com três ou mais negócios relevantes para a busca feita.
No SEO tradicional, os resultados aparecem nas famosas listagens orgânicas tradicionais da SERP (Search Engine Results Page) do Google, em featured snippets ou outras funcionalidades.
Entenda os rich snippets e a sua função para alcançar mais cliques no Google!
Como funciona o SEO local
Como você viu, o SEO Local é voltado para atrair clientes de uma área geográfica específica e o SEO tradicional foca em alcançar um público mais amplo. Mas como a técnica funciona na prática?
O SEO local normalmente começa com a criação da ficha da empresa no Google Meu Negócio. Preencha todas as informações relevantes, incluindo nome, endereço, telefone, site, horário de funcionamento e categorias.
Adicione fotos de alta qualidade e vídeos que representem as soluções oferecidas. Você pode acrescentar postagens com valores, atualizações, eventos, fotos da equipe e mais.
Você sabia que, segundo dados da pesquisa Local Consumer Review Survey 2024, 75% dos consumidores leem avaliações e as consideram uma base para tomar decisões?
Por isso, vale a pena incentivar clientes satisfeitos a deixar avaliações no perfil da empresa do Google.
Além disso, mantenha todas as redes sociais devidamente atualizadas em relação às informações importantes, como endereço, horários e contatos.
O site da empresa deve ser otimizado para receber esses potenciais clientes, com responsividade, acessibilidade, boa navegabilidade, boa velocidade e mais. Tudo para melhorar a experiência do usuário.
É importante utilizar ferramentas de SEO para encontrar palavras-chave com intenção relacionada à região, como termos geográficos, além de produzir conteúdos específicos para esses casos.
Quando o usuário faz uma busca, o Google apresenta uma lista de empresas cadastradas e a sua localização – os três primeiros resultados compõem o famoso grupo “Local Pack”.
Caso o usuário clique em “Mais lugares”, poderá ver a lista completa de empresas. Para o ranqueamento, o Google usa critérios como:
- Proximidade, ou seja, a distância da empresa em relação ao usuário ou ao termo digitado.
- Destaque ou o nível de visibilidade, credibilidade e autoridade da empresa online e offline, incluindo as suas avaliações.
- Relevância para a intenção de busca do usuário e o termo de pesquisa que ele usou.
Como melhorar sua visibilidade com aplicação do SEO local
As buscas locais aumentam a visibilidade da empresa. Isso permite que pessoas que nunca ouviram falar dela a encontrem facilmente.
Para isso, o SEO local envolve uma combinação de estratégias. Confira guia detalhado de como otimizar o seu site para buscas locais:
Criação do perfil da empresa no Google
Crie e verifique a sua conta no Google Meu Negócio ou Perfil da Empresa no Google, incluindo informações completas e precisas.
Adicione todos os detalhes que o seu potencial cliente precisaria para achá-lo com facilidade. Não se preocupe, pois você pode editar as informações quando quiser.
Assim, você passa a facilitar a identificação da sua empresa pelo Google e pelos usuários.
Adicione fotos de alta qualidade e vídeos que mostrem a empresa, os serviços, produtos e soluções oferecidas.
O processo é simples, com instruções claras e um formulário fácil, mas deve ser feito com precisão para ajudar os seus potenciais clientes.
Confirme a autorização e espere para ver a página com um código de verificação postal do endereço.
No futuro, você receberá uma carta do Google com um código que deverá ser colocado na conta para que ela possa ser usada livremente.
Pesquisa de palavras-chave específicas
Use ferramentas como o Semrush para identificar palavras-chave com relação ao local.
Você também pode usar essa ferramenta para fazer análise de concorrentes e pesquisar os termos que correspondem às intenções de busca dos usuários que são seus potenciais clientes.
Inclua o nome da cidade, bairro ou região nas palavras-chave, bem como a criação de conteúdos no seu site, blog e redes sociais que envolvam esses mesmos termos.
Afinal, otimizar o seu site para essas buscas, você deve evidenciar para o Google onde a empresa está localizada e onde atende.
Citações em páginas locais
Certifique-se de que o nome, endereço e telefone da sua empresa (além de outras informações importantes) sejam consistentes em todas as plataformas.
Inclusive nos diretórios locais importantes para o seu setor, como o TripAdvisor.
Mantenha informações sempre atualizadas e corretas, pois essa padronização, além de ser fundamental para ajudar o cliente, é a forma de atender às políticas do Google e evitar que informações errôneas prejudiquem a sua visibilidade.
Depois, invista em ser mencionado em outros sites para gerar autoridade. Se a sua página é uma referência para outros blogs da região, por exemplo, pode ser bem vista pelo Google.
Avaliações
Lembre-se que o marketing por indicação é uma das melhores maneiras de gerar vendas!
Quando um cliente fica satisfeito, ele pode recomendar a sua empresa para outros conhecidos, fazendo um marketing gratuito.
Então, sistematize pedidos para que clientes satisfeitos deixem avaliações. Como solicitações feitas após atendimentos via telefone, e-mail ou chat, consultorias, assinatura de contratos, contratação de soluções e mais.
Facilite o processo, fornecendo links diretos para que seja totalmente intuitivo deixar as avaliações.
Também é importante responder a todas, mostrando que você valoriza o feedback dos clientes. Você pode usar as informações desses feedbacks para implementar ajustes e otimizações na sua estratégia.
Backlinks
A construção de backlinks também é uma estratégia de SEO local.
Estabeleça parcerias com outras empresas locais para trocas de backlinks, marcando presença em eventos locais para fazer networking e ganhar backlinks de parceiros relevantes.
Implemente o famoso Guest Posts, ou seja, escreva posts como convidado em blogs ou sites locais.
Além disso, invista no seu blog, criando conteúdo valioso, original e relevante que outros sites queiram usar como referência.
SEO on page
SEO on page é sobre otimizar o conteúdo de uma página para gerar uma classificação mais alta nos resultados do Google.
Para isso, você deve incluir palavras-chave locais nos títulos e meta descrições, bem como nas tags de cabeçalho e claro, nos conteúdos.
Crie URLs amigáveis e otimizadas com termos locais, além dos fatores gerais importantes para o SEO on page, como:
- otimização de imagens com alt text;
- boa velocidade do site;
- adaptação para dispositivos móveis e mais.
Lembre-se que os dispositivos móveis usam a geolocalização de forma recorrente para mostrar resultados em buscas feitas no Google. Isso acaba dados importantes para a sua estratégia e direcionando clientes para o seu site.
Vantagens de aplicar o SEO Local
O SEO local é capaz de destacar seu negócio nas pesquisas locais. É gigante a sua importância para pequenas empresas e para corporações que querem ser encontradas naquela região específica.
Otimizar seu site e perfis online para SEO local melhora suas chances de aparecer nos resultados de pesquisa importantes para os clientes que, muitas vezes, buscam contratar serviços naquele exato momento.
Afinal, as buscas locais normalmente são mais próximas da conversão. Elas incentivam a ação, já que o potencial cliente pode entrar em contato com o negócio imediatamente.
Segundo dados do Think With Google, 76% dos usuários que fazem uma busca local no smartphone visitam o negócio em até 24 horas.
Portanto, a sua empresa pode ser exibida nas pesquisas de mapas, atraindo visitantes que estão mais propensos a converter.
Isso não só aumenta a conversão, como reduz a concorrência, já que, em comparação com palavras-chave mais genéricas, as keyword locais costumam ter menos concorrência.
Outra vantagem é que com o SEO local, a sua empresa pode se destacar em nichos específicos no setor com uma estratégia mais econômica.
Você estará competindo em um local mais específico e menor. Assim, o retorno sobre o investimento (ROI) tende a ser maior.
Entenda melhor como você pode maximizar o ROI de SEO.
Ferramentas e métricas para mensurar o SEO local
Para implementar, analisar e mensurar o desempenho do seu SEO local, use ferramentas para acompanhar métricas de SEO, como:
Google Search Console
O Google Search Console é uma ferramenta gratuita que ajuda a monitorar e manter a presença do seu site nos resultados de pesquisa do Google.
A plataforma possui diversas funcionalidades para te ajudar a monitorar o SEO local, como:
- relatórios para acompanhar cliques;
- termos que geram tráfego, impressões e posicionamento das suas páginas nas pesquisas locais.
É preciso também verificar se há problemas de indexação que precisam ser corrigidos, como anda a usabilidade do seu site, a responsividade e quais melhorias precisam ser implementadas.
Através do Google Search Console, é possível enviar sitemaps para que o buscador de fato indexe o seu site de forma completa.
Google Analytics
O Google Analytics é uma ferramenta essencial para analisar o comportamento dos usuários no seu site.
Através dela, é possível analisar como os usuários navegam pelo seu site e quais páginas são mais visitadas.
Além disso, você também monitora as conversões e o impacto do tráfego local nas suas vendas e até a taxa de rejeição, entendendo como os usuários estão navegando no seu site e o que está levando eles a saírem da sua página.
Veja quanto tempo os usuários passam no seu site, o número de páginas que visualizam, se preenchem formulários e mais.
Além de usar as ferramentas com os objetivos já citados, lembre-se de:
- Ver o que seus concorrentes estão fazendo para reunir ideias.
- Estudar os próprios resultados do Google, como o recurso de autocompletar da pesquisa, que normalmente mostra os termos mais buscados.
- Prestar atenção no NAP, ou seja, os sites com nome, endereço e número de telefone da sua empresa. Essas listas são usadas pelo Google e devem ser atualizadas.
Gostou das dicas para implementar o SEO local? Agora que você entende como otimizar seu site para buscas locais, é hora de continuar investindo em estratégias para gerar visibilidade e autoridade para o seu site.
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