- Autor: Victor Pinheiro
- 12 Minutos de leitura
- 24 de maio de 2024
Conteúdo criado por humano
SEO e UX: práticas essenciais para performance e ranqueamento
Diante de um grande número de endereços web competindo pela atenção dos usuários online, aprimorar as estratégias de SEO e UX é essencial para se destacar e conquistar o mercado.
Isto porque a Otimização para Motores de Busca (SEO) e a Experiência do Usuário (UX) são estratégias que devem andar juntas na hora de otimizar seu site. E uma vez implementadas de forma eficiente, elas podem impulsionar a sua presença online.
Portanto, confira a seguir no conteúdo como funciona essa junção de SEO com UX, como a experiência do usuário se tornou importante para o ranqueamento nos mecanismos de busca e boas práticas para você garantir performance e resultados na sua estratégia.
Continue a leitura e entenda as principais práticas para alinhar o SEO e o UX de forma eficiente.
O que é UX e como impacta a otimização de mecanismos de busca
Você sabia que, segundo dados da designers, 88% dos usuários têm menos probabilidade de retornar a um site após uma má experiência?
Além disso, 83% desses usuários afirmam que uma experiência perfeita em vários dispositivos é essencial, destacando o design responsivo.
E tem mais: ainda segundo a mesma pesquisa, 94% consideram primeiro as impressões sobre o design da página, 75% julgam o site pela sua estética e 46% dos usuários não voltariam a comprar de uma marca caso a experiência no mobile fosse negativa.
Todos esses dados têm uma semelhança: eles mostram como os clientes priorizam a experiência que o seu site fornece.
Por muitos anos, estar entre as primeiras posições nos mecanismos de busca foi sinônimo de usar palavras-chave e link building. Porém, hoje em dia, é preciso também construir cada um dos aspectos da sua página para oferecer a melhor experiência ao cliente.
Dessa forma, você precisa pensar no UX como um grande aliado do SEO. Como o nome indica, o termo se refere à experiência geral que um usuário tem ao interagir com a solução oferecida.
Por meio do UX, as empresas buscam resolver os problemas dos seus clientes com facilidade, acessibilidade e otimização.
Já que a experiência do usuário tem tudo a ver com a forma com que ele interage com o seu produto, serviço ou marca. Assim, é necessário melhorar cada aspecto para tornar a jornada de compra mais agradável.
Para isso, o UX preza pela navegação intuitiva, velocidade, responsividade, qualidade de conteúdo, usabilidade e mais. Embora pareçam diferentes, a SEO e UX estão profundamente interligados e trabalham alinhados para aumentar o seu tráfego orgânico.
O que é SEO
O SEO significa Searching Engine Optimization ou otimização para motores de busca. Em outras palavras, é uma estratégia que envolve várias técnicas onde o objetivo principal é fazer com que o seu site alcance boas posições no Google.
Dessa forma, os usuários que são potenciais clientes podem encontrar as soluções fornecidas pela sua empresa.
Mas, afinal, como funciona o SEO?
Existem algoritmos do Google bastante complexos para determinar quais serão as páginas exibidas primeiro nos resultados de uma pesquisa feita pelo usuário. Para isso, o buscador se baseia em características técnicas.
O Google considera:
- navegabilidade;
- otimização de palavras-chave;
- links;
- originalidade;
- URLs amigáveis;
- confiabilidade;
- velocidade;
- experiência do usuário;
- conteúdo;
- responsividade e mais.
Dessa forma, a análise do site e o ranqueamento do Google é feito segundo a qualidade encontrada.
Relação entre SEO e UX: por que alinhar essas estratégias
O SEO privilegia o usuário. O seu conjunto de técnicas e estratégias visa satisfazer quem navega no site, explora as informações e busca por respostas.
Assim, se a experiência for relevante, o site ganha autoridade e visibilidade. Por isso, o UX é essencial. Ele busca otimizar a forma como o usuário encontra e interage com todas as soluções da sua empresa: site, aplicativos, produtos e mais.
O UX foca na qualidade da experiência gerada, monitorando, testando, analisando e otimizando para resolver problemas e atender a necessidade do usuário.
Ao contrário do que muitos pensam, o UX vai além da área de design. O Google permanece analisando o comportamento dos usuários para entender o que eles consideram importante. E, com base nessas informações, as métricas do buscador evoluem, alinhando-se cada vez mais com o UX e pensando em fatores semelhantes.
Então, se um usuário navega com fluidez pelo seu site, interage, realiza ações e permanece na página, o Google entende que você oferece uma boa experiência, favorecendo o website no ranqueamento.
Pontos importantes que precisam estar na sua estratégia de SXO
O conceito de Search Experience Optimization (SXO) reúne as técnicas de SEO e UX para oferecer uma experiência cada vez mais dinâmica, flexível e otimizada.
Nessa jornada para melhorar o seu site em relação a SEO e UX, é essencial considerar alguns pontos como parte da sua estratégia. Confira:
Intenção do usuário
O Google pensa na intenção do usuário. Então, entenda bem o seu ICP (Perfil de Cliente Ideal), as suas intenções, necessidades e preferências para melhorar sua estratégia de conteúdo.
Os seus esforços devem ser voltados para o usuário para gerar maior performance orgânica.
Sites que não conseguem suprir o que o usuário deseja geralmente têm taxas de rejeição mais altas ou nem chegam a aparecer para quem pesquisa.
Além disso, se o conteúdo não for relevante, os visitantes não ficarão no site por muito tempo. Assim, dificilmente a página irá gerar satisfação e bons resultados para a sua estratégia.
Palavras-chave
Quando se trata de SEO, as palavras-chave desempenham um papel essencial. Para que você entenda melhor, palavras-chave são os termos inseridos no Google quando o usuário busca informações.
Assim, as palavras-chave indicam ao buscador o que o visitante de fato deseja. Ao usá-las, o Google passa a entender do que se trata o seu conteúdo, indexando adequadamente para responder às pesquisas.
Portanto, realize pesquisas dos termos mais procurados pelos seus clientes em potencial em relação às soluções que você oferece. Use essas palavras-chave em todo o seu conteúdo, incluindo títulos, descrições, corpo do texto e URLs.
Ao otimizar seu site para palavras-chave, certifique-se de que você está considerando a experiência do usuário. Use palavras-chave que gerem fácil legibilidade ao seu conteúdo, aplique os termos sem exageros e de forma natural.
Arquitetura do site
A arquitetura do site é crucial tanto para SEO e UX. O termo é sobre a forma com a qual as páginas do seu site estão organizadas e interligadas, afetando a navegabilidade.
Além de prejudicar a experiência do usuário, a arquitetura de páginas do site afeta a capacidade dos mecanismos de pesquisa de rastrear e indexar as suas páginas. Se seu site for complexo e difícil, o Google poderá ter dificuldades em encontrar o conteúdo.
Por isso, é essencial ter conhecimento sobre a arquitetura que existe, evitando erros que podem prejudicar o seu tráfego orgânico.
Assim, faça a otimização da estrutura de URLs do site, gere hierarquia entre os conteúdos, relacione as páginas, faça links internos, agrupe páginas relacionadas e considere a facilidade de navegação e a capacidade do Google de indexar o seu conteúdo.
Navegação
A navegação deve ser intuitiva e natural para que os visitantes consigam suprir as suas necessidades. Então, ao estruturar o seu site, tente pensar como o usuário, gerando a navegabilidade segundo as suas preferências e seus comportamentos.
Considere formas de facilitar essa interação, ajude o usuário a encontrar as informações desejadas sem dar mais de quatro cliques.
Use uma estrutura simples, interativa, cativante, com conteúdos úteis, confiáveis, originais, acessíveis e valiosos.
A página deve fornecer o que o usuário espera, com elementos atraentes, que incentivem o engajamento, interface intuitiva e carregamento rápido. Os elementos importantes devem ser encontrados facilmente.
Mapa do site
Um mapa do site ou sitemap é uma ferramenta essencial para SEO e UX, já que ajuda na otimização da página para a navegação, mostrando a sua estrutura geral.
Do ponto de vista do UX, o mapa permite uma interação mais eficiente do usuário com a página. Ele organiza as informações de forma lógica, sistematiza o visual da página, o seu planejamento, a estrutura do conteúdo, a identificação de quais páginas se relacionam, seus níveis de navegação e muito mais.
O mapa permite visualizar toda a arquitetura da informação do seu site. Por isso, a maioria dos endereços web possuem o seu próprio sitemap.
Para o SEO, um mapa do site permite entender a estrutura da página, o que facilita a indexação e pode melhorar a sua posição nos resultados da pesquisa. Após gerar o mapa do seu site, submeta ele no Google Search Console para ajudar o Google a encontrá-lo.
Auditoria de conteúdo
Você sabia que, segundo a pesquisa UK Web Host Review, 70% dos clientes aprendem sobre uma nova empresa por meio do seu blog? Então, do que adianta um site com bom design se você não tem um conteúdo interessante?
Assim, é importante a realização de uma auditoria de conteúdo. Nada mais é que um processo de revisão e análise de todo o conteúdo das suas páginas para a otimização da experiência do usuário (UX) e para a otimização dos mecanismos de busca (SEO).
Elimine ou modifique o conteúdo desatualizado ou irrelevante, delete os conteúdos duplicados e forneça materiais que de fato gerem valor para os seus usuários.
Aproveite a oportunidade para otimizar palavras-chave, resolver links quebrados, erros de rastreamento e baixa velocidade. A auditoria é a sua chance de otimizar o site para que ele seja indexado e bem posicionado pelo Google.
Acessibilidade
A acessibilidade é sobre a disponibilidade e facilidade de uso e interação do seu site por qualquer pessoa, mesmo diante de uma situação de má conexão que impede a visualização de imagens, por exemplo.
Vários elementos de acessibilidade impactam o SEO e UX, então, conheça algumas práticas essenciais para garantir esse ponto:
- Use tags alt que descrevem o conteúdo das imagens para leitores de tela.
- O site deve poder ser navegado apenas com o teclado, já que alguns usuários não usam mouse ou outras tecnologias relacionadas.
- Evite tabelas no layout.
- Use cabeçalhos e cores contrastantes para que o conteúdo permaneça legível.
- Forneça legendas e transcrições.
Como mensurar a performance do site
Analisar a performance é essencial, pois influencia a experiência do usuário, a visibilidade do site no Google e toda a capacidade da empresa de gerar tráfego orgânico.
Então, para mensurar e melhorar a sua performance do site, conheça os indicadores Core Web Vitals, métricas essenciais para o seu SEO e UX:
- Largest Contentful Paint (LCP): Mensura o tempo que leva para a maior parte do conteúdo ser carregado. Segundo o Google, uma boa velocidade é de cerca de 2 a 3 segundos. Nessa etapa, use a ferramenta chamada PageSpeed Insights para medir a velocidade.
- Interaction To Next Paint (INP): Avalia a experiência do usuário e mede a agilidade com a qual a página responde após a interação.
- Cumulative Layout Shift (CLS): Mede a estabilidade visual da página ou a quantidade de movimento inesperado durante a navegação. Quanto menor o CLS, melhor.
Ao monitorar e otimizar essas métricas, você pode garantir que o seu site ofereça uma boa experiência ao usuário, bem como um melhor desempenho nos resultados do Google.
Um site rápido e responsivo é um componente-chave para SEO e UX. Então, comece a entender mais sobre Core Web Vitals.
Além dessas métricas, você também deve analisar:
- A quantidade de tráfego que o seu site recebe;
- O número de visitas;
- O tráfego orgânico, que chega sem anúncios pagos;
- A taxa de rejeição (a porcentagem de visitantes que saem sem interagir);
- O tempo médio dos visitantes na página, dentre outros.
Confira também os 19 KPIs essenciais para monitorar em uma estratégia de SEO.
Como garantir um bom SEO e UX
Garantir uma boa Otimização para Mecanismos de Busca (SEO) e Experiência do Usuário (UX) é fundamental, mas requer conhecimento técnico para que a estratégia funcione.
Então, é essencial contar com profissionais qualificados que possam aplicar as melhores soluções de SEO e UX no seu site. Isso garante que as duas estratégias permaneçam alinhadas e gerem tráfego orgânico, visibilidade de mercado e outros resultados.
Com um time dedicado, você pode ter a criação de conteúdo relevante e de alta qualidade, a otimização de palavras-chave, auditorias de SEO, planejamento, otimização do seu site e desenvolvimento web.
No nosso time, os profissionais de SEO e UX são capacitados e trabalham juntos para garantir que o seu site converta mais leads qualificados e proporcione uma excelente experiencia de navegação. Conte com nossa consultoria para tornar o canal orgânico o seu principal canal de vendas! Conheça as nossas soluções.