• Autor: Victor Pinheiro
  • 12 Minutos de leitura
  • 24 de maio de 2024

Conteúdo criado por humano

SEO e UX: práticas essenciais para performance e ranqueamento

Diante de um grande número de endereços web competindo pela atenção dos usuários online, aprimorar as estratégias de SEO e UX é essencial para se destacar e conquistar o mercado.

Isto porque a Otimização para Motores de Busca (SEO) e a Experiência do Usuário (UX) são estratégias que devem andar juntas na hora de otimizar seu site. E uma vez implementadas de forma eficiente, elas podem impulsionar a sua presença online.

Portanto, confira a seguir no conteúdo como funciona essa junção de SEO com UX, como a experiência do usuário se tornou importante para o ranqueamento nos mecanismos de busca e boas práticas para você garantir performance e resultados na sua estratégia.

Continue a leitura e entenda as principais práticas para alinhar o SEO e o UX de forma eficiente.

O que é UX e como impacta a otimização de mecanismos de busca

Você sabia que, segundo dados da designers, 88% dos usuários têm menos probabilidade de retornar a um site após uma má experiência?

Além disso, 83% desses usuários afirmam que uma experiência perfeita em vários dispositivos é essencial, destacando o design responsivo.

E tem mais: ainda segundo a mesma pesquisa, 94% consideram primeiro as impressões sobre o design da página, 75% julgam o site pela sua estética e 46% dos usuários não voltariam a comprar de uma marca caso a experiência no mobile fosse negativa.

Todos esses dados têm uma semelhança: eles mostram como os clientes priorizam a experiência que o seu site fornece.

Por muitos anos, estar entre as primeiras posições nos mecanismos de busca foi sinônimo de usar palavras-chave e link building. Porém, hoje em dia, é preciso também construir cada um dos aspectos da sua página para oferecer a melhor experiência ao cliente.

Dessa forma, você precisa pensar no UX como um grande aliado do SEO. Como o nome indica, o termo se refere à experiência geral que um usuário tem ao interagir com a solução oferecida.

Por meio do UX, as empresas buscam resolver os problemas dos seus clientes com facilidade, acessibilidade e otimização.

Já que a experiência do usuário tem tudo a ver com a forma com que ele interage com o seu produto, serviço ou marca. Assim, é necessário melhorar cada aspecto para tornar a jornada de compra mais agradável.

Para isso, o UX preza pela navegação intuitiva, velocidade, responsividade, qualidade de conteúdo, usabilidade e mais. Embora pareçam diferentes, a SEO e UX estão profundamente interligados e trabalham alinhados para aumentar o seu tráfego orgânico.

O que é SEO

O SEO significa Searching Engine Optimization ou otimização para motores de busca. Em outras palavras, é uma estratégia que envolve várias técnicas onde o objetivo principal é fazer com que o seu site alcance boas posições no Google.

Dessa forma, os usuários que são potenciais clientes podem encontrar as soluções fornecidas pela sua empresa.

Mas, afinal, como funciona o SEO?

Existem algoritmos do Google bastante complexos para determinar quais serão as páginas exibidas primeiro nos resultados de uma pesquisa feita pelo usuário. Para isso, o buscador se baseia em características técnicas.

O Google considera:

  • navegabilidade;
  • otimização de palavras-chave;
  • links;
  • originalidade;
  • URLs amigáveis;
  • confiabilidade;
  • velocidade;
  • experiência do usuário;
  • conteúdo;
  • responsividade e mais.

Dessa forma, a análise do site e o ranqueamento do Google é feito segundo a qualidade encontrada.

Relação entre SEO e UX_por que alinhar essas estratégias - QUEEN SEO MARKETING

Relação entre SEO e UX: por que alinhar essas estratégias

O SEO privilegia o usuário. O seu conjunto de técnicas e estratégias visa satisfazer quem navega no site, explora as informações e busca por respostas.

Assim, se a experiência for relevante, o site ganha autoridade e visibilidade. Por isso, o UX é essencial. Ele busca otimizar a forma como o usuário encontra e interage com todas as soluções da sua empresa: site, aplicativos, produtos e mais.

O UX foca na qualidade da experiência gerada, monitorando, testando, analisando e otimizando para resolver problemas e atender a necessidade do usuário.

Ao contrário do que muitos pensam, o UX vai além da área de design. O Google permanece analisando o comportamento dos usuários para entender o que eles consideram importante. E, com base nessas informações, as métricas do buscador evoluem, alinhando-se cada vez mais com o UX e pensando em fatores semelhantes.

Então, se um usuário navega com fluidez pelo seu site, interage, realiza ações e permanece na página, o Google entende que você oferece uma boa experiência, favorecendo o website no ranqueamento.

Pontos importantes que precisam estar na sua estratégia de SXO - QUEEN SEO MARKETING

Pontos importantes que precisam estar na sua estratégia de SXO

O conceito de Search Experience Optimization (SXO) reúne as técnicas de SEO e UX para oferecer uma experiência cada vez mais dinâmica, flexível e otimizada.

Nessa jornada para melhorar o seu site em relação a SEO e UX, é essencial considerar alguns pontos como parte da sua estratégia. Confira:

Intenção do usuário

O Google pensa na intenção do usuário. Então, entenda bem o seu ICP (Perfil de Cliente Ideal), as suas intenções, necessidades e preferências para melhorar sua estratégia de conteúdo.

Os seus esforços devem ser voltados para o usuário para gerar maior performance orgânica.

Sites que não conseguem suprir o que o usuário deseja geralmente têm taxas de rejeição mais altas ou nem chegam a aparecer para quem pesquisa.

Além disso, se o conteúdo não for relevante, os visitantes não ficarão no site por muito tempo. Assim, dificilmente a página irá gerar satisfação e bons resultados para a sua estratégia.

Palavras-chave

Quando se trata de SEO, as palavras-chave desempenham um papel essencial. Para que você entenda melhor, palavras-chave são os termos inseridos no Google quando o usuário busca informações.

Assim, as palavras-chave indicam ao buscador o que o visitante de fato deseja. Ao usá-las, o Google passa a entender do que se trata o seu conteúdo, indexando adequadamente para responder às pesquisas.

Portanto, realize pesquisas dos termos mais procurados pelos seus clientes em potencial em relação às soluções que você oferece. Use essas palavras-chave em todo o seu conteúdo, incluindo títulos, descrições, corpo do texto e URLs.

Ao otimizar seu site para palavras-chave, certifique-se de que você está considerando a experiência do usuário. Use palavras-chave que gerem fácil legibilidade ao seu conteúdo, aplique os termos sem exageros e de forma natural.

Arquitetura do site

A arquitetura do site é crucial tanto para SEO e UX. O termo é sobre a forma com a qual as páginas do seu site estão organizadas e interligadas, afetando a navegabilidade.

Além de prejudicar a experiência do usuário, a arquitetura de páginas do site afeta a capacidade dos mecanismos de pesquisa de rastrear e indexar as suas páginas. Se seu site for complexo e difícil, o Google poderá ter dificuldades em encontrar o conteúdo.

Por isso, é essencial ter conhecimento sobre a arquitetura que existe, evitando erros que podem prejudicar o seu tráfego orgânico.

Assim, faça a otimização da estrutura de URLs do site, gere hierarquia entre os conteúdos, relacione as páginas, faça links internos, agrupe páginas relacionadas e considere a facilidade de navegação e a capacidade do Google de indexar o seu conteúdo.

Navegação

A navegação deve ser intuitiva e natural para que os visitantes consigam suprir as suas necessidades. Então, ao estruturar o seu site, tente pensar como o usuário, gerando a navegabilidade segundo as suas preferências e seus comportamentos.

Considere formas de facilitar essa interação, ajude o usuário a encontrar as informações desejadas sem dar mais de quatro cliques.

Use uma estrutura simples, interativa, cativante, com conteúdos úteis, confiáveis, originais, acessíveis e valiosos.
A página deve fornecer o que o usuário espera, com elementos atraentes, que incentivem o engajamento, interface intuitiva e carregamento rápido. Os elementos importantes devem ser encontrados facilmente.

Mapa do site

Um mapa do site ou sitemap é uma ferramenta essencial para SEO e UX, já que ajuda na otimização da página para a navegação, mostrando a sua estrutura geral.

Do ponto de vista do UX, o mapa permite uma interação mais eficiente do usuário com a página. Ele organiza as informações de forma lógica, sistematiza o visual da página, o seu planejamento, a estrutura do conteúdo, a identificação de quais páginas se relacionam, seus níveis de navegação e muito mais.

O mapa permite visualizar toda a arquitetura da informação do seu site. Por isso, a maioria dos endereços web possuem o seu próprio sitemap.

Para o SEO, um mapa do site permite entender a estrutura da página, o que facilita a indexação e pode melhorar a sua posição nos resultados da pesquisa. Após gerar o mapa do seu site, submeta ele no Google Search Console para ajudar o Google a encontrá-lo.

Auditoria de conteúdo

Você sabia que, segundo a pesquisa UK Web Host Review, 70% dos clientes aprendem sobre uma nova empresa por meio do seu blog? Então, do que adianta um site com bom design se você não tem um conteúdo interessante?

Assim, é importante a realização de uma auditoria de conteúdo. Nada mais é que um processo de revisão e análise de todo o conteúdo das suas páginas para a otimização da experiência do usuário (UX) e para a otimização dos mecanismos de busca (SEO).

Elimine ou modifique o conteúdo desatualizado ou irrelevante, delete os conteúdos duplicados e forneça materiais que de fato gerem valor para os seus usuários.

Aproveite a oportunidade para otimizar palavras-chave, resolver links quebrados, erros de rastreamento e baixa velocidade. A auditoria é a sua chance de otimizar o site para que ele seja indexado e bem posicionado pelo Google.

Acessibilidade

A acessibilidade é sobre a disponibilidade e facilidade de uso e interação do seu site por qualquer pessoa, mesmo diante de uma situação de má conexão que impede a visualização de imagens, por exemplo.

Vários elementos de acessibilidade impactam o SEO e UX, então, conheça algumas práticas essenciais para garantir esse ponto:

  • Use tags alt que descrevem o conteúdo das imagens para leitores de tela.
  • O site deve poder ser navegado apenas com o teclado, já que alguns usuários não usam mouse ou outras tecnologias relacionadas.
  • Evite tabelas no layout.
  • Use cabeçalhos e cores contrastantes para que o conteúdo permaneça legível.
  • Forneça legendas e transcrições.

Notes novo 02 - queen seo marketing

Como mensurar a performance do site

Analisar a performance é essencial, pois influencia a experiência do usuário, a visibilidade do site no Google e toda a capacidade da empresa de gerar tráfego orgânico.

Então, para mensurar e melhorar a sua performance do site, conheça os indicadores Core Web Vitals, métricas essenciais para o seu SEO e UX:

  • Largest Contentful Paint (LCP): Mensura o tempo que leva para a maior parte do conteúdo ser carregado. Segundo o Google, uma boa velocidade é de cerca de 2 a 3 segundos. Nessa etapa, use a ferramenta chamada PageSpeed Insights para medir a velocidade.
  • Interaction To Next Paint (INP): Avalia a experiência do usuário e mede a agilidade com a qual a página responde após a interação.
  • Cumulative Layout Shift (CLS): Mede a estabilidade visual da página ou a quantidade de movimento inesperado durante a navegação. Quanto menor o CLS, melhor.

Ao monitorar e otimizar essas métricas, você pode garantir que o seu site ofereça uma boa experiência ao usuário, bem como um melhor desempenho nos resultados do Google.

Um site rápido e responsivo é um componente-chave para SEO e UX. Então, comece a entender mais sobre Core Web Vitals.

Além dessas métricas, você também deve analisar:

  • A quantidade de tráfego que o seu site recebe;
  • O número de visitas;
  • O tráfego orgânico, que chega sem anúncios pagos;
  • A taxa de rejeição (a porcentagem de visitantes que saem sem interagir);
  • O tempo médio dos visitantes na página, dentre outros.

Confira também os 19 KPIs essenciais para monitorar em uma estratégia de SEO.

Como garantir um bom SEO e UX

Garantir uma boa Otimização para Mecanismos de Busca (SEO) e Experiência do Usuário (UX) é fundamental, mas requer conhecimento técnico para que a estratégia funcione.

Então, é essencial contar com profissionais qualificados que possam aplicar as melhores soluções de SEO e UX no seu site. Isso garante que as duas estratégias permaneçam alinhadas e gerem tráfego orgânico, visibilidade de mercado e outros resultados.

Com um time dedicado, você pode ter a criação de conteúdo relevante e de alta qualidade, a otimização de palavras-chave, auditorias de SEO, planejamento, otimização do seu site e desenvolvimento web.

No nosso time, os profissionais de SEO e UX são capacitados e trabalham juntos para garantir que o seu site converta mais leads qualificados e proporcione uma excelente experiencia de navegação. Conte com nossa consultoria para tornar o canal orgânico o seu principal canal de vendas! Conheça as nossas soluções.

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Victor Pinheiro

Victor Pinheiro é o atual CEO da Queen, além de ser um administrador de empresas e consultor do mercado de SaaS com ampla experiência em projetos de SEO para Startups e empresas de tecnologia. Com mais de 7 anos de atuação, Victor é um especialista em SEO, Inbound Marketing e Marketing Digital. Entregando soluções estratégicas para impulsionar o crescimento dos negócios no Google. Seu conhecimento e expertise no segmento B2B são fundamentais para potencializar a visibilidade das empresas, garantindo que elas se destaquem nos motores de busca e conquistem seus mercados.

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